Acessibilidade / Reportar erro

A SOCIEDADE CONTRA O ACASO: TEORIA DE REDES E A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS1 1 Agradecemos à equipe editorial do Blog da Biblioteca Virtual do Pensamento Social, em especial Andre Bittencourt e Lucas van Hombeeck, a acolhida deste texto e a Jackson Maia (CGEE), especialista em teoria de redes, os comentários e sugestões. Reiteramos que eventuais equívocos dos argumentos aqui expostos são de responsabilidade exclusiva dos autores. Agradecemos igualmente o apoio da Faperj por meio do programa JCNE.

SOCIETY AGAINST CHANCE: NETWORK THEORY AND THE NEW CORONAVIRUS PANDEMIC

Resumo

Neste breve trabalho, procuramos apresentar de maneira didática alguns fundamentos da chamada teoria de redes [network theory], mais especificamente os conceitos de “efeito de mundo pequeno”, “componente gigante” e “percolação”, que auxiliam no entendimento do rápido alastramento da pandemia do novo coronavírus. Enquanto teoria organizada com base no diálogo entre diferentes disciplinas, como a física, a matemática, a biologia e a própria sociologia, reputamos fundamental ampliar o contato dos cientistas sociais com os principais conceitos e achados empíricos desse campo transdisciplinar.

Palavras-chave
Teoria de redes; SARS-Cov-2; efeito de mundo pequeno; percolação

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com