O apoio técnico-pedagógico do Nasf às Equipes de Saúde da Família. |
A importância do Nasf no apoio técnico-pedagógico às equipes de saúde da família na transformação do processo de acolhimento na APS. |
Eu entendo o Nasf primeiro enquanto apoio matricial. É o papel principal. Ajudar as equipes a fazer esse processo de acolhimento é uma das funções do Nasf: na sensibilização pra a realização, no entendimento do que é o acolhimento... Considero importante esse trabalho. Foi fundamental a participação em relação a essa conscientização do pessoal porque a gente de repente tem uma visão que eles não tinham. Então, a gente foi capaz de mudar toda a forma como ocorria o acolhimento e, às vezes, na verdade, a gente dava só o estalo pra eles pensarem e conseguirem se movimentar. O Nasf foi importante pra sair dessa zona de conforto que a equipe tinha, julgando fazer acolhimento.
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Resultados do apoio do Nasf na transformação do processo de acolhimento. |
Organização do processo de trabalho, satisfação profissional, maior interação, ressignificação de conhecimentos e otimização dos atendimentos identificados como resultados do apoio técnico-pedagógico do Nasf na transformação do processo de acolhimento para as equipes. |
O Nasf trouxe uma nova visão pra os profissionais das Unidades. Por exemplo, eles achavam que faziam acolhimento, mas de acordo com as diretrizes do acolhimento, eles não faziam. Então a gente conseguiu quebrar isso. Eu acho que as equipes estão podendo respirar um pouquinho mais porque você trabalhar organizado é muito melhor. Teve essa quebra, teve uma organização, que as pessoas julgavam ter, mas, na verdade, no processo, a gente viu que não tinham. Não se tinha de fato um fluxograma do que se fazia com o paciente quando o paciente chega. Eu acho que o trabalho deles foi otimizado. Isso a gente percebe quando circula pelas Unidades e que as equipes estão mais felizes com o resultado do trabalho. Eles começaram a se conhecer porque a gente percebeu em algumas Unidades que nem a própria equipe se conhecia, o que o outro fazia.
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Sobrecarga de trabalho para o profissional médico. |
Pra o médico pode não ser tão legal, que atende mais pessoas num dia do que antes do acolhimento.
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Aumento do número de acessos, inclusive pela população de áreas sem Agentes Comunitários de Saúde (ACS) cadastrados, e atendimento humanizado identificados como resultados do apoio técnico-pedagógico do Nasf na transformação do processo de acolhimento para a população. |
Em relação à população, otimiza a ida à Unidade de saúde. Então, eles não precisam mais enfrentar fila, não tem mais isso de pegar ficha, de chegar de madrugada, se submeter a um atendimento desumano. Teve muito mais acesso pra comunidade que não era atendida, não era coberta pela Unidade. Aumentou a quantidade de atendimentos. Acho que isso foi muito relevante.
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Novos conhecimentos, visibilidade, autossatisfação e organização do acesso identificados como resultados do apoio técnico-pedagógico do Nasf na transformação do processo de acolhimento para o próprio grupo. |
Primeiro a questão de conhecimento porque eu não tinha noção do que era acolhimento. E a outra que trouxe visibilidade pra gente. As pessoas passaram a enxergar mais o nosso papel, passaram a solicitar a gente. Nossa coordenadora encheu a nossa bola por causa dessa questão do acolhimento. O grupo ganha principalmente em satisfação por saber que está modificando mesmo a vida das pessoas. O trabalho em conjunto de matriciamento a gente tem como mensurar e ter um retorno dele. Organiza o acesso também pra chegar no Nasf e o fluxo.
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Quantidade de solicitação do Nasf pelas equipes sem sofrer variação. |
Eu achei que o Nasf seria muito mais solicitado depois do acolhimento, e não foi muito mais.
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Desafios do trabalho técnico-pedagógico no acolhimento. |
O desafio de convencer as equipes para a transformação do processo de acolhimento. |
Nós estamos chegando em ambientes que já funcionavam de uma maneira, e a gente chega, uma equipe nova, com novas ideias, e às vezes as equipes tão fechadinhas, tem gente que às vezes é fechada pro novo. O desafio na verdade é tirar o grupo da zona de conforto, principalmente os ACS que já estão há mais tempo nas equipes. Eles tavam acomodados na rotina de trabalho deles. O desafio é despertar no pessoal a vontade de querer mudar, de oferecer o melhor pra comunidade. A gente precisa convencer as equipes de que o acolhimento traz ganho não só pra população, que é o nosso alvo principal, como também para as próprias equipes. Então, o principal desafio pra mim foi a sensibilização da equipe pra que todos participem.
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Desafio de conhecer fielmente as equipes antes de apoiá-las |
Então, eu senti um pouco falta disso: de conhecer! Porque praticamente a gente foi a uma reunião pra saber como funcionava lá, e é difícil a gente tentar mudar a realidade daquele local sem conhecer tão fielmente como funciona.
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Superação dos desafios do trabalho técnico-pedagógico |
Diálogo, partilha do conhecimento e oficinas com situações práticas como formas de superação dos desafios à transformação do processo de acolhimento. |
Apoiando as equipes, sensibilizando, trazendo elas pra entender o que é o acolhimento, por meio de muita conversa e, não só de conversa, mas inclusive demonstrando e mostrando o que deu certo nas outras Unidades. Botando situações práticas, a gente conseguiu quebrar isso. A gente conseguiu botar eles na situação do outro. E apoiando durante o processo pra que no meio do dele elas não desistam da realização do acolhimento. Acho que o importante foi isso, a gente abriu a oportunidade pra tentativas e não impôs nada, a gente construiu junto.
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Sugestões de continuidade do apoio técnico-pedagógico. |
Necessidade de avaliação e reavaliação do processo de transformação do acolhimento. |
O que a gente tem que fazer é voltar lá pra ver como é que tá indo porque a gente nunca mais foi. Tem que ter uma conversa. Depois que terminou, chamar essas pessoas que tiveram de certa forma mais resistência para saber o que que tá acontecendo, porque não quer. E a partir daí a gente se junta e pensa numa forma de otimizar isso.
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