Acessibilidade / Reportar erro

O trabalho e o afeto: prazer e sofrimento no trabalho dos professores da escola pública de Brasília

RESUMOS DAS TESES E DISSERTAÇÕES APRESENTADAS NO PPG-SOL/UNB DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2009

DISSERTAÇÕES

O trabalho e o afeto: prazer e sofrimento no trabalho dos professores da escola pública de Brasília

Carolina Grande

Curso: Mestrado em Sociologia

Data da defesa: 14 de agosto de 2009

Orientadora: Profª Drª Analía Laura Soria Batista

RESUMO

O tema prazer e sofrimento na profissão docente é abordado de forma geral, e, mais especificamente, no ensino médio da escola pública brasileira. O objetivo principal é comunicar os resultados da observação participante realizada no turno vespertino de uma escola pública do Distrito Federal. Com base nas representações sociais sobre prazer e sofrimento construídas pelo grupo observado, buscou-se identificar quais fatores originam um e/ou outro desses sentimentos, ao mesmo tempo em que se analisa a utilização de mecanismos de enfrentamento da realidade cotidiana da organização do trabalho no contexto observado.

Alicerçada na Psicodinâmica do Trabalho de Dejours, nos estudos de Moscovici sobre representações sociais e na aplicação in loco da metodologia do sociodrama pedagógico, a pesquisa de campo propiciou entender os vínculos entre prazer, sofrimento e a profissão docente, a influência dos fatores constitutivos da real organização do trabalho sobre a saúde dos professores participantes e a importância da subjetividade de cada um perante as oportunidades e dificuldades vivenciadas.

Palavras-chave: trabalho; trabalho docente; prazer e sofrimento; representação social; identidade profissional.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2010
  • Data do Fascículo
    Dez 2009
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br