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São Paulo em Perspectiva, Volume: 14, Issue: 1, Published: 2000
  • Nota do editor Nota Do Editor

  • Educação para a competitividade ou para a cidadania social?

    SOBRAL, FERNANDA A. DA FONSECA

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste artigo é discutir a abordagem contemporânea dada à educação na sociedade brasileira, sobretudo às idéias de educação como promotora de competitividade e de cidadania social, mostrando, outrossim, como essas concepções de educação se refletem na política educacional brasileira da década de 90 e como estão relacionadas a certas transformações da sociedade brasileira, nas quais se incluem o processo de globalização e a consolidação da democracia.
  • Um salto para o presente: a educação básica no Brasil

    GOUVÊA, GILDA FIGUEIREDO PORTUGAL

    Abstract in Portuguese:

    A educação básica no Brasil está num momento especialmente delicado. Os dados têm mostrado que há uma evolução positiva em vários indicadores, o que pode estar demonstrando que os rumos estão corretos, mas há ainda um bom caminho a percorrer. O artigo apresentou esses indicadores e discutiu esses rumos, procurando destacar alguns pontos considerados mais dramáticos.
  • Histórias infantis e aquisição de escrita

    SIMÕES, VERA LUCIA BLANC

    Abstract in Portuguese:

    Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados na área da educação infantil é o de conseguir adaptar à sala de aula uma prática pedagógica que atenda às necessidades das crianças que já estão "vivendo" o processo de aquisição de leitura e escrita. Discutindo sobre esse processo, e também a respeito da relevância do papel que cumpre a literatura infantil, tenta-se atenuar as soluções para a questão, levantando algumas sugestões práticas que se baseiam nas correlações encontradas.
  • Aprendizagem de jovens e adultos: avaliação da década da educação para todos

    HADDAD, SÉRGIO; DI PIERRO, MARIA CLARA

    Abstract in Portuguese:

    O artigo avalia a satisfação do direito básico da cidadania à alfabetização e ao ensino básico, abordando a evolução da educação escolar de jovens e adultos no Brasil na década de 90. Analisa o desempenho dos indicadores de alfabetização, cobertura escolar e eqüidade, critica os limites do financiamento público, revela a tendência à descentralização do atendimento escolar e faz uma apreciação dos programas federais de educação de jovens e adultos em curso no final da década.
  • O ensino superior brasileiro nos anos 90

    MARTINS, CARLOS BENEDITO

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo procura apresentar e discutir determinados aspectos morfológicos que constituem o ensino superior brasileiro em sua fase contemporânea e salientar que nos últimos 30 anos formou-se no país um complexo campo acadêmico. Destaca também os processos de crescimento quantitativo e de diferenciação institucional que fizeram parte da reestruturação do campo do ensino superior brasileiro. O artigo procura evidenciar um dos desafios centrais para o ensino superior brasileiro nos dias atuais: a formulação de uma política voltada para a totalidade do sistema, capaz de dialogar com os diferentes formatos e vocações acadêmicas das instituições que o integram.
  • Universidades mercantis: a institucionalização do mercado universitário em questão

    CALDERÓN, ADOLFO IGNACIO

    Abstract in Portuguese:

    O sistema universitário brasileiro começou a vivenciar uma profunda transformação a partir de dois fatos concretos: a emergência de instituições que denominamos como universidades mercantis e a institucionalização do mercado de ensino universitário. No presente artigo, tendo como referência a realidade do Município de São Paulo, abordaremos a complexidade destes processos, fenômenos novos para a realidade brasileira que se legitimam com a crise fiscal do Estado, sob a hegemonia neoliberal.
  • A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos

    FAVA-DE-MORAES, FLAVIO; FAVA, MARCELO

    Abstract in Portuguese:

    O artigo demonstra a importância do programa de iniciação científica para o estudante do curso superior, enfatizando o papel complementar de melhoria da sua análise crítica, maturidade intelectual, compreensão da ciência e possibilidades futuras tanto acadêmicas como profissionais. Descreve as vantagens, mas também enumera alguns aspectos vulneráveis que refletem riscos a serem evitados. É ainda destacada a necessidade de formação de gente capacitada na área tecno-científica como premissa para o nosso desenvolvimento social e econômico.
  • Editoras universitárias: uma contribuição à indústria ou à artesania cultural?

    GUEDES, MARIA DO CARMO; PEREIRA, MARIA ELIZA MAZZILLI

    Abstract in Portuguese:

    Rápida apresentação do que a parca literatura na área oferece mostra a diversidade de interpretações para o que deve e pode estar sendo a publicação institucional da/na universidade brasileira. São Paulo parece ter, nesse contexto, uma posição peculiar -- inferida de uma rápida comparação das editoras paulistas com as editoras da UnB e UFSC. Segue-se uma análise de sua contribuição à educação -- com base na leitura de catálogos e entrevista com responsáveis por editoras universitárias, institucionais ou comerciais. Completam o texto considerações sobre um possível papel educacional das editoras universitárias institucionais para além da publicação de textos para a área educacional.
  • Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências

    KRASILCHIK, MYRIAM

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho inclui uma revisão histórica das propostas de reforma do ensino de Ciências ao longo dos últimos anos. O caso descrito ilustra alguns dos caminhos percorridos por vários projetos desde a sua elaboração nos órgãos normativos como parte de políticas públicas até o dia-a-dia das salas de aula. A análise do processo compreendendo aspectos legais, modalidades e recursos didáticos, temáticas dos programas, e processos de avaliação contribui para o estudo de propostas de inovação.
  • O MEC e a reorganização curricular

    PRADO, IARA GLÓRIA AREIAS

    Abstract in Portuguese:

    O texto apresenta um resumo sobre o movimento de reorganização curricular promovido pela Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação do Brasil e aborda os seguintes temas, entre outros: organização da educação básica; questão curricular e qualidade da educação; Parâmetros Curriculares Nacionais; referências curriculares e concepções norteadoras; e formação de professores.
  • Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical

    MELLO, GUIOMAR NAMO DE

    Abstract in Portuguese:

    Para que a aprendizagem escolar seja uma experiência intelectualmente estimulante e socialmente relevante, é indispensável a mediação de professores com boa cultura geral e domínio dos conhecimentos que devem ensinar e dos meios para fazê-lo com eficácia. O artigo analisa o sistema brasileiro de formação de professores: apontando sua inadequação para colocar em prática o paradigma curricular requerido pela sociedade da informação e prescrito pela LDB; sugerindo caminhos e estratégias para a construção de modelos de formação; indicando condições mínimas para que os cursos de formação inicial de professores cumpram sua finalidade.
  • Modernidade pedagógica e modelos de formação docente

    CARVALHO, MARTA MARIA CHAGAS DE

    Abstract in Portuguese:

    O artigo objetiva discernir, na proliferação dos discursos que, no Brasil, a partir do final do século XIX e nas primeiras quatro décadas do século XX, buscaram legitimar-se como saber pedagógico de tipo novo, moderno, experimental e científico, estilos distintos de organização do campo dos saberes representados como necessários à prática docente. Compreendendo o impresso destinado ao uso de professores como dispositivo de constituição desse campo, distingue dois modelos de formação docente inscritos na configuração material de revistas, livros e coleções que circularam no período: a "Caixa de Utensílios" e a "Biblioteca".
  • Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais

    CASTRO, MARIA HELENA GUIMARÃES DE

    Abstract in Portuguese:

    A estruturação de Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informação cumpre papel estratégico no processo de implementação de reformas educacionais, em especial, em países cujos sistemas de ensino caracterizam-se pela extrema descentralização político-institucional e heterogeneidade regional, como o caso do Brasil. Estes sistemas apresentam-se como ferramenta básica para o planejamento, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas, subsidiando a tomada de decisões.
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