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São Paulo em Perspectiva, Volume: 14, Número: 2, Publicado: 2000
  • Nota do editor Nota Do Editor

  • Perspectivas atuais da educação

    GADOTTI, MOACIR

    Resumo em Português:

    O conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro. Por isso há um consenso de que o desenvolvimento de um país está condicionado à qualidade da sua educação. Nesse contexto, as perspectivas para a educação são otimistas. A pergunta que se faz é: qual educação, qual escola, qual aluno, qual professor? Este artigo busca compreender a educação no contexto da globalização e da era da informação, tira conseqüências desse processo e aponta o que poderá permanecer da "velha" educação, indicando algumas categorias fundantes da educação do futuro.
  • Da linguagem oral à linguagem da hipermídia: reflexões sobre cultura e formação do educador

    FISCHMANN, ROSELI

    Resumo em Português:

    Reflexões acerca de cultura e de linguagem, procurando direcioná-las à questão da formação de professores. Para isso, analisam-se resultados de duas pesquisas: uma conduzida por Betty Mindlin entre diversos grupos indígenas, publicada no livro Terra grávida; e outra, de cunho interdisciplinar, coordenada por Sérgio Bairon, publicada em linguagem de hipermídia, em CD-ROM, Hipermídia, psicanálise e história da cultura. Procura-se demonstrar como a temática das culturas se encontra subjacente à escolha do uso de diferentes linguagens para expressar diversas visões de mundo e diferentes problematizações sobre o destino humano, do oral ao para-além-da-escrita.
  • Educação e publicidade

    SOUZA, LUIZ CARLOS CARNEIRO DE FARIA E

    Resumo em Português:

    Nesse trabalho, procurou-se analisar a publicidade televisiva dirigida ao público adolescente-juvenil. Dentre todas as mídias, escolheu-se a TV, por ser a mais significativa de todas. O objetivo da publicidade, hoje, além da venda de produtos, serviços e bens simbólicos, é de demonstrar modelos a serem seguidos. Desta forma, ela apresenta um objetivo explícito, que consiste em oferecer as vantagens de determinados produtos, e um objetivo implícito, por intermédio do qual flui sua ação pedagógica.
  • A teoria educacional no Ocidente: entre modernidade e pós-modernidade

    GHIRALDELLI JR., PAULO

    Resumo em Português:

    O artigo trata das principais forças em filosofia da educação no Ocidente Moderno e Contemporâneo. Particularmente, destaca a posição do Brasil nos últimos anos, dado que localiza na contribuição de Paulo Freire, junto com o alemão Herbart e com o norte-americano Dewey, a formulação das linhas mestras da pedagogia moderna. O texto também faz menção ao trabalho atual do neopragmatismo, sob o qual nasce a filosofia da educação inspirada nos filósofos norte americanos Richard Rorty e Donald Davidson, que revolucionam atualmente não só a filosofia mas seus campos aplicados, como o direito, a religião, a política e, como não poderia deixar de ser, a educação.
  • Americanismo e educação: um ensaio no espelho

    WARDE, MIRIAN JORGE

    Resumo em Português:

    O artigo tem como questão principal como e por que, a partir de meados do século XIX, os Estados Unidos representam um espelho no qual o Brasil deveria se mirar. Sem suspender as especulações em torno do que o Velho Mundo poderia oferecer ao nosso futuro, a cultura norte-americana se apresenta como o melhor dos horizontes possíveis, porque além de ser a expressão de uma sociedade que constrói a sua própria identidade, oferece a todos as chances de uma vida de progresso e democracia. Ao mesmo tempo, porém, que passamos a alimentar o imaginário de um dia construirmos em nosso país o laborioso homem norte-americano, desenvolvemos, por outro lado, a nossa imagem como feia e atrasada.
  • Para entender a relação escola-família: uma contribuição da história da educação

    FARIA FILHO, LUCIANO MENDES DE

    Resumo em Português:

    O texto pretende contribuir com as discussões sobre a relação entre a escola e a família, analisando a forma como nas páginas de um periódico mineiro, a Revista do Ensino, cujos responsáveis se auto-reconheciam como escolanovistas, um grupo bastante diversificado de sujeitos (professores, técnicos de ensino, diretores de instrução...) concebia e colocava em circulação a temática das relações entre essas duas instituições.
  • Portadores de deficiência: a questão da inclusão social

    MACIEL, MARIA REGINA CAZZANIGA

    Resumo em Português:

    A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular. Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias. Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade brasileira no próximo milênio.
  • Educação e psicologia social: uma perspectiva crítica

    SASS, ODAIR

    Resumo em Português:

    O presente artigo analisa a relação da psicologia com a educação a partir da perspectiva da psicologia social. Procura evidenciar que a exigência de uma ciência psicológica, na configuração do campo educativo, é desenvolvida, desde o início do século XX, como psicologia social, tais como: John Dewey e George Mead, em contraposição à psicologia intelectualista.
  • Educação, trabalho e cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico

    SEVERINO, ANTÔNIO J.

    Resumo em Português:

    O texto desenvolve uma reflexão filosófico-educacional sobre a condição da educação como prática mediadora da existência histórica dos homens, explicitando seus desafios e compromissos diante da sua situação concreta no contexto social brasileiro da atualidade.
  • Educação e trabalho: uma relação tão necessária quanto insuficiente

    SEGNINI, LILIANA ROLFSEN PETRILLI

    Resumo em Português:

    Este artigo estabelece relação entre educação, trabalho e desenvolvimento. Para tanto, são construídos argumentos na contra-corrente dos discursos e políticas observadas neste momento, formulados com freqüência pelos organismos internacionais reguladores, pelo Estado e outras instituições.
  • Ações empresariais e formação profissional: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

    MORAES, CARMEN SYLVIA VIDIGAL

    Resumo em Português:

    Examinam-se as ações institucionais de ajuste do "modelo de educação profissional" do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai às mudanças em curso na economia e no sistema educacional brasileiro. As reformulações na política interna da agência estão definidas no seu Plano Estratégico para o qüinqüênio 1996-2001. Embora a análise priorize as modalidades de cursos ofertados aos trabalhadores do ramo metalúrgico, a abrangência das informações levantadas permite abordar o panorama geral da formação profissional realizada na instituição e apontar problemas comuns às políticas formativas.
  • Os Bacharéis em Direito na reforma do Judiciário: técnicos ou curiosos?

    SADEK, MARIA TEREZA; DANTAS, HUMBERTO

    Resumo em Português:

    O artigo aponta a continuidade de uma tendência que teve início no século passado: a predominância de bacharéis em Direito na Câmara dos Deputados. Praticamente todos os partidos com representação no Legislativo -- independentemente de sua posição no espectro ideológico -- possuem em suas fileiras um grande número de advogados. Este traço também não distingue nenhuma região do país. Além disso, o predomínio de bacharéis em Direito foi critério adotado pelos partidos para a constituição da Comissão encarregada da reforma do Poder Judiciário.
  • Roberto de Oliveira Campos: homem de ação do governo Castelo Branco Política Brasileira

    SANTOS, MARCELO HENRIQUE PEREIRA DOS

    Resumo em Português:

    A análise das ações executadas por Roberto de Oliveira Campos como Ministro do Planejamento do governo Castelo Branco. Através desta experiência no governo mostra-se as diferenças entre idealizações, implantação e funcionamento de instituições e discorre-se a respeito da relação conflituosa entre governo e trabalhadores e entre governo e empresários nacionais.
  • Violência entre torcidas organizadas de futebol Violência

    PIMENTA, CARLOS ALBERTO MÁXIMO

    Resumo em Português:

    O presente artigo busca compreender o fenômeno da violência entre "torcidas organizadas", a partir das justificativas de explicação dos atos de violências utilizadas pelas "autoridades públicas" e torcedores. Mostra, em síntese, que a violência produzida pelos grupos de torcedores é parte da dimensão cotidiana dos grandes centros urbanos na sociedade brasileira contemporânea, conseqüência do esvaziamento político-cultural-coletivo dos novos sujeitos sociais.
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