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A mercantilização anunciada da Pesquisa na Espanha dos anos 2000* * Este artigo foi possível devido à Bolsa Unión Europea-Next Generation/Ministerio de Universidades de España RD 289/2021 y UNI/551/2021), Universidad de Cádiz (UCA/R155REC/2021), concedida ao Professor Víctor Manuel Marí Sáez, e à bolsa de doutorado sanduíche concedida à professora Clara Martins do Nascimento, financiada pelo PRINT-CAPES- Programa Institucional de Internacionalização, Edital n. 41/2017. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Capes como instituição de fomento. Também contou com o financiamento da Agencia Estatal de Investigación (AEI) de España: proyecto “Comunicación Solidaria Digital. Análisis de los imaginarios, los discursos y las prácticas comunicativas de las ONGD en el horizonte de la Agenda 2030” (PID2019-106632GB-IOO/AEI/10.13039/501100011033). Agradecemos também ao Programa UCA Internacional para a realização de teses em regime de cotutela.

The announced commodification of Research in Spain in the 2000s

Resumo:

Este artigo problematiza o processo de mercantilização universitária na Espanha, relacionando-o às tendências globais, mediante realização de pesquisa bibliográfica. Destaca o papel crucial desempenhado pela Agência Nacional de Avaliação da Qualidade e Acreditação (ANECA) e a imposição progressiva de fatores de impacto em periódicos científicos como expressão do fortalecimento do denominado capitalismo acadêmico e do trabalho digital nas universidades, no âmbito das reformas universitárias dos anos 2000.

Palavras-chave:
Mercantilização; Geopolítica; Capitalismo acadêmico; Pesquisa; Índice de impacto

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