Acessibilidade / Reportar erro

PROTAGONISMO DE ADOLESCENTES NO PLANEJAMENTO DE AÇÕES PARA A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL

RESUMO

Objetivo:

investigar o conhecimento e a atitude de adolescentes escolares a respeito da violência sexual.

Método:

estudo qualitativo, com apreensão dos dados, embasada na Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty, realizada em abril de 2018 com 12 adolescentes de uma escola estadual do Recife, por meio da técnica de grupo focal. Para sistematização dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo temática nas seguintes etapas: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação.

Resultados:

foram estabelecidas três categorias temáticas: percepções dos adolescentes sobre violência sexual; construção reflexiva de adolescentes sobre os fatores de exposição à violência sexual; e aspectos facilitadores para a prevenção da violência sexual dos adolescentes.

Conclusão:

a percepção dos adolescentes em relação a violência sexual é influenciada por aspectos culturais, estruturais, sociais, econômicos, psicológicos e biológicos, que devem ser considerados no planejamento de ações que visem a prevenção da violência sexual para esse público.

DESCRITORES:
Violência sexual; Adolescentes; Promoção da saúde; Educação em saúde; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br