Acessibilidade / Reportar erro

ESTRATÉGIAS PARA EDUCAR JOVENS COM DIABETES MELLITUS TIPO 1 SOBRE INSULINOTERAPIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

Objetivo:

identificar evidências disponíveis na literatura sobre estratégias educativas utilizadas no ensino da insulinoterapia às crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1.

Método:

revisão sistemática, realizada em cinco bases de dados, com os descritores Insulin/therapeutic use, Patient education as topic, Diabetes mellitus type 1, Child, Infant, Adolescent e palavras-chave, sem delimitação de período. Incluídos estudos primários acerca do ensino da insulinoterapia e excluídas pesquisas sobre bomba de insulina.

Resultados:

identificados 243 estudos, dos quais foram incluídos 13. Os resultados apresentam estratégias educativas direcionadas às crianças, adolescentes e jovens de até 24 anos de idade, aplicadas de forma individual ou em grupos; por contato telefônico ou mensagens de texto por celular; dramatização e acampamentos educativos; por um único profissional ou equipe multidisciplinar. As estratégias descritas nos estudos analisados abordaram ajuste da insulina em situações cotidianas e educação para manejo da insulina, associados com a estratégia nutricional de contagem de carboidratos, educação em diabetes com módulo específico sobre insulinoterapia e uso da insulina de forma intensiva. Os estudos analisaram o efeito da intervenção educativa sobre diversos desfechos clínicos e comportamentais, como a hemoglobina glicada e autoeficácia.

Conclusão:

não foi possível determinar uma única estratégia sobre a insulinoterapia capaz de melhorar o controle metabólico e psicossocial. O desenvolvimento de estratégias educativas voltadas à insulinoterapia de crianças e adolescentes com diabetes, independentemente do contexto em que serão implementadas, tem, em sua maioria, o enfermeiro como profissional responsável, o que reafirma seu papel educador.

DESCRITORES
Diabetes Mellitus Tipo 1; Educação em saúde; Insulina; Revisão; Criança; Adolescente; Enfermagem pediátrica

ABSTRACT

Objective:

to identify evidence available in the literature on educational strategies used in the teaching of insulin therapy to children and adolescents with Type 1 diabetes mellitus.

Method:

systematic review undertaken in five databases, using the descriptors Insulin/therapeutic use, Patient education as topic, Diabetes mellitus type 1, Child, Infant, Adolescent and keywords, without any time limit. Primary studies on insulin therapy teaching were included, while research on insulin pumps was excluded.

Results:

243 studies were identified, 13 of which were included. The results present educational strategies focused on children, adolescents and young people of up to 24 years of age, applied individually or in groups; by telephone contact or text messages by mobile phone; dramatization and educational camps; by a single professional or a multidisciplinary team. The strategies described in the analyzed studies addressed the adjustment of insulin dosages in everyday situations and education for insulin management, associated with the nutritional strategy of carbohydrate counting, diabetes education with a specific module on insulin therapy and intensive insulin use. The studies analyzed the effect of the educational intervention on several clinical and behavioral outcomes, such as glycated hemoglobin and self-efficacy.

Conclusion:

this review could not identify a single educational strategy able to improve metabolic and psychosocial outcomes. In most cases, nurses are the professionals responsible for the development of educational strategies focused on insulin therapy in children and adolescents with diabetes, regardless of the context in which they will be deployed. This confirms their role as educators.

DESCRIPTORS
Type 1 Diabetes Mellitus; Health Education; Insulin; Review; Child; Adolescent; Pediatric Nursing

RESUMEN

Objetivo:

identificar la evidencia disponible en la literatura sobre las estrategias educativas utilizadas para enseñar la terapia con insulina a niños y adolescentes con diabetes mellitus tipo 1.

Método:

revisión sistemática, realizada en cinco bases de datos, con los descriptores Insulina / uso terapéutico, Educación del paciente como tema, Diabetes mellitus tipo 1, Niño, Lactante, Adolescente y palabras clave, sin delimitación de períodos. Se incluyeron estudios primarios sobre la enseñanza de la terapia con insulina y se excluyó la investigación sobre la bomba de insulina.

Resultados:

se identificaron 243 estudios, de los cuales se incluyeron 13. Los resultados presentan estrategias educativas dirigidas a niños, adolescentes y jóvenes hasta los 24 años, aplicadas individualmente o en grupos; por contacto telefónico o mensajes de texto por teléfono celular; juegos de rol y campamentos educativos; por un solo equipo profesional o multidisciplinar. Las estrategias descritas en los estudios analizados abordaron el ajuste de la insulina en situaciones cotidianas y la educación para el manejo de la insulina, asociadas a la estrategia nutricional de conteo de carbohidratos, educación en diabetes con módulo específico sobre terapia insulínica y uso intensivo de insulina. Los estudios analizaron el efecto de la intervención educativa sobre varios resultados clínicos y conductuales, como la hemoglobina glucosilada y la autoeficacia.

Conclusión:

no fue posible determinar una única estrategia sobre la terapia con insulina capaz de mejorar el control metabólico y psicosocial. El desarrollo de estrategias educativas orientadas a la terapia con insulina para niños y adolescentes con diabetes, independientemente del contexto en el que se implementen, tiene, en su mayor parte, al enfermero como profesional responsable, lo que reafirma su rol educativo.

DESCRIPTORES
Diabetes Mellitus Tipo 1; Educación para la salud; Insulina; Revisión; Niño; Adolescente; Enfermería pediátrica

INTRODUÇÃO

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, mais de 88 mil crianças e adolescentes brasileiros têm diabetes mellitus tipo 1 (DM1) e o Brasil é o terceiro país com maior número de casos.11. International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas [Internet]. 9th ed. Brussels(BE): 2019. Available from: https://www.diabetesatlas.org
https://www.diabetesatlas.org...
Desde o início do diagnóstico de DM1, crianças, adolescentes e seus familiares necessitam desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos para realizar o autocuidado. O processo que leva à aquisição de novos comportamentos, com a incorporação de ferramentas que contribuem para alcançar as metas do tratamento, é denominado educação em diabetes.22. Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020 [Internet]. São Paulo, SP(BR): Clannad; 2019 [cited 2018 Sept 18]. Available from: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/diretrizes-completa-2019-2020.pdf
https://www.diabetes.org.br/profissionai...

A American Association of Diabetes Educators preconiza sete comportamentos para o autocuidado que devem ser desenvolvidos no processo educativo33. AADE. AADE7 Self-Care Behaviors. Diabetes Educ [Internet]. 2008 May-Jun [cited 2018 Sept 18];34(3):445-9. Available from: https://doi.org/10.1177/0145721708316625
https://doi.org/10.1177/0145721708316625...
. Um deles envolve a adesão ao esquema medicamentoso, que se configura como um desafio para aqueles que trabalham com a faixa etária pediátrica. O tratamento intensivo do DM1, com três ou mais doses diárias de insulina, visa a diminuir a incidência das complicações agudas e crônicas, além de oferecer flexibilidade para o ajuste de doses de acordo com a atividade física realizada e a alimentação.44. Saboo B. Key elements of successful intensive therapy in patients with type 1 diabetes. Indian J Endocrinol Metabol [Internet]. 2015 [cited 2018 Sept 18];19(Suppl 1):S44-6. Available from: https://doi.org/10.4103/2230-8210.155395
https://doi.org/10.4103/2230-8210.155395...
-55. The Diabetes Control and Complications Trial Research Group. The effect of intensive treatment of diabetes on the development and progression of long-term complications in insulin-dependent diabetes mellitus. N Engl J Med [Internet]. 1993 [cited 2018 Sept 18]; 29(14):977-86. Available from: https://doi.org/10.1056/NEJM199309303291401
https://doi.org/10.1056/NEJM199309303291...

Para incentivar a adesão de jovens e familiares ao esquema intensivo com múltiplas doses de insulina, a educação em diabetes deve abranger desde os tipos de insulina disponíveis no mercado, incluindo os respectivos perfis de ação, concentração, pico e duração do efeito terapêutico, até aspectos sobre as práticas seguras da técnica de injeção. Dessa forma, orientações sobre armazenamento, locais de aplicação e velocidade de absorção, manuseio da seringa ou caneta, seleção de agulha, ângulo de inserção, indicação de prega cutânea, associação de dois tipos de insulina na mesma seringa e descarte de insumos são imprescindíveis para a adequada adesão ao esquema medicamentoso.22. Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020 [Internet]. São Paulo, SP(BR): Clannad; 2019 [cited 2018 Sept 18]. Available from: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/diretrizes-completa-2019-2020.pdf
https://www.diabetes.org.br/profissionai...

Apesar dos evidentes benefícios do tratamento intensivo, a maioria dos brasileiros com DM1 não possui boa adesão ao regime intensivo com insulina. Sabe-se que 40% dos pacientes pediátricos recém-diagnosticados referem medo ou dor durante a aplicação66. Gomes MB, Negrato CA. Adherence to insulin therapeutic regimens in patients with type 1 diabetes. A nationwide survey in Brazil. Diabetes Res Clin Pract [Internet]. 2016 Oct [cited 2018 Sept 18];120:47-55. Available from: https://doi.org/10.1016/j.diabres.2016.07.011
https://doi.org/10.1016/j.diabres.2016.0...
-77. Howe CJ, Ratcliff SJ, Tuttle A, Dougherty S, Lipman TH. Needle anxiety in children with type 1 diabetes and their mothers. Am J Matern Child Nurs [Internet]. 2011 [cited 2018 Sept 18]; 36(1):25-31. Available from: https://doi.org/10.1097/NMC.0b013e3181fc6093
https://doi.org/10.1097/NMC.0b013e3181fc...
Com base nesses achados, considera-se este um tema de alta complexidade, que demanda planejamento e abordagem adequada à faixa etária, especialmente se analisada a clientela infantojuvenil, para que possam adquirir habilidades práticas para a autonomia na insulinoterapia.

Com o intuito de contribuir para a construção do conhecimento sobre as melhores condutas para o ensino deste comportamento na educação em diabetes pediátrica, este estudo teve como objetivo identificar evidências disponíveis na literatura sobre estratégias educativas utilizadas no ensino da insulinoterapia às crianças e adolescentes com DM1.

MÉTODO

Revisão sistemática da literatura, descrita conforme o PRISMA Statement, que adotou a seguinte pergunta norteadora: “quais são as estratégias utilizadas para o ensino da insulinoterapia às crianças e adolescentes com DM 1?”, elaborada de acordo com a estratégia PICO.88. Hutton B, Salanti G, Caldwell DM, Chaimani A, Schmid CH, Cameron C, et al. The PRISMA extension statement for reporting of systematic reviews incorporating network meta-analyses of health care interventions: checklist and explanations. Ann Intern Med [Internet]. 2015 [cited 2018 Sept 18];62(11):777-84. Available from: https://doi.org/10.7326/M14-2385
https://doi.org/10.7326/M14-2385...
-99. Considine J, Shaban RZ, Fry M, Curtis K. Evidence based emergency nursing: designing a research question and searching the literature. Int Emerg Nurs [Internet]. 2017 May [cited 2018 Sept 18];32:78-82. Available from: https://doi.org/10.1016/j.ienj.2017.02.001
https://doi.org/10.1016/j.ienj.2017.02.0...

Os critérios de inclusão foram estudos primários, sem delimitação de idioma e ano de publicação, publicados na íntegra, que tiveram como objeto de investigação estratégias de ensino da insulinoterapia para crianças e adolescentes com DM1. Os estudos que abordaram apenas a insulinoterapia com bomba de infusão subcutânea contínua foram excluídos, por se tratar de uma tecnologia que possui especificidades de ensino que diferem da insulinoterapia convencional. Também foram excluídos relatos de experiência, estudos de caso, editoriais, cartas-resposta, revisões e pesquisas que não apresentassem os dados da estratégia educativa para a população pediátrica separadamente dos demais resultados. Foram classificados como unobtainable aqueles estudos cujos textos completos não puderam ser obtidos, mesmo após solicitação ao periódico em que foram publicados e aos autores.

As buscas nas bases de dados PubMed, EMBASE, CINAHL, LILACS/BDENF e ERIC foram realizadas em dezembro de 2017 e, como já referido, sem delimitação de período. Os descritores foram selecionados no Medical Subject Headings (MeSH) e nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). A estratégia de busca na base de dados PubMed, exemplificada na Quadro 1, retrata o uso dos operadores boleanos AND e OR.

Quadro 1 -
Estratégia de busca na base de dados PubMed. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2018.

Duas revisoras avaliaram, de modo independente, os títulos e resumos de todas as citações identificadas nas bases de dados e eliminaram as duplicadas. Os estudos elegíveis foram consultados na íntegra em situações nas quais o estudo era relevante ou o título e resumo insuficientes para a inclusão. Com o objetivo de obter consenso, solicitou-se o parecer de uma terceira revisora em casos de divergência. As pesquisadoras também realizaram a busca manual de estudos primários. Após identificar as citações nas bases de dados, procuraram, nas listas de referências, outros potenciais títulos que sugerissem estudos sobre estratégias educativas para insulinoterapia.

Para extração e síntese, as revisoras elaboraram uma quadro no editor de planilhas Microsoft Excel ®, composta pelos itens: autores, país, ano de publicação, delineamento do estudo, detalhamento amostral, tipo de intervenção educativa e profissional envolvido, conteúdo da intervenção e duração, resultados clínicos e comportamentais e limitações. Duas revisoras preencheram separadamente o quadro com os dados dos artigos selecionados, sendo que resultados discrepantes foram julgados por uma terceira pesquisadora, a fim de obter consenso.

O julgamento quanto ao risco de viés foi realizado por meio da ferramenta desenvolvida pela Colaboração Cochrane, uma vez que os estudos identificados eram ensaios clínicos randomizados e quase experimentos.1010. Higgins JPT, Altman DG, Sterne JAC . Chapter 8: Assessing risk of bias in included studies. In: Higgins JPT, Churchill R, Chandler J, Cumpston MS, editors, Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 5.2.0 (updated June 2017), Cochrane; 2017 [cited 2018 Sept 18]. Available from: http://www.training.cochrane.org/handbook
http://www.training.cochrane.org/handboo...

RESULTADOS

Os resultados identificaram 243 citações: 18 da CINAHL, 15 na EMBASE, uma na ERIC, 34 na LILCAS/BDENF, 169 na PubMed e seis estudos foram recuperados por busca manual. Após remover os duplicados e efetuar a leitura de resumos e títulos, 17 estudos foram lidos na íntegra, dos quais 13 relatavam estratégias educativas para a população pediátrica e abordavam questões sobre insulinoterapia, conforme o fluxograma apresentado na Figura 1.

Figura 1 -
Fluxograma de busca nas bases de dados.

Dos 13 artigos incluídos para a síntese, sete eram ensaios clínicos randomizados1111. Simell T, Kaprio EA, Maenpaa J, Tuominen J, Simell O. Randomised prospective study of short-term and long-term initial stay in hospital by children with diabetes mellitus. The Lancet. 1991; 337(8742):656-60.-1717. Coates V, Chaney D, Bunting B, Shorter GM, Shevelin M, McDougall A, Lon A. Evaluation of the effectiveness of a structured diabetes education programme (CHOICE) on clinical outcomes for adolescents with type 1 diabetes: a randomized controlled trial. J Diabetes Metab [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];4(6):280. Available from: https://doi.org/10.4172/2155-6156.1000280
https://doi.org/10.4172/2155-6156.100028...
(ECR) e seis estudos quase experimentais,1818. Price KJ, Knowles JA, Fox M, Wales JKH, Heller S, Eiser C, et al. Educational and psychological issues effectiveness of the kids in control of food (KICk-OFF) structured education course for 11-16 year olds with Type 1 diabetes. Diabet Med [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 18];33(2):192-203. Available from: https://doi.org/10.1111/dme.12881
https://doi.org/10.1111/dme.12881...
-2323. Mukama LJ, Moran A, Nyindo M, Philemon R, Msuya L. Improved glycemic control and acute complications among children with type 1 diabetes mellitus in Moshi, Tanzania. Ped Diabet [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];14:211-216. Available from: https://doi.org/10.1111/pedi.12005
https://doi.org/10.1111/pedi.12005...
tendo em vista que um mesmo estudo gerou duas publicações.1212. Grey M, Boland EA, Davidson M, Yu C, Sullivan-Bolyai SS, Tamborlane WV. Short-term effects of coping skills training as adjunct to intensive therapy in adolescents. Diabetes Care. 1998; 21(6):902-8.-1313. Grey M, Boland EA, Davidson M, Li J, Tamborlane WV. Coping skills training for youth with diabetes mellitus has long-lasting effects on metabolic control and quality of life. J Pediatr. 2000 Jul;137(1):107-13.As investigações foram publicadas entre 1991 e 2016 e desenvolvidas nos seguintes países: Alemanha,2121. Von Sengbusch S, Muller-Godeffroy E, Hager S, Reintjes R, Hiort O, Wagner V. Mobile diabetes education and care: intervention for children and young people with type 1 diabetes in rural areas of northern Germany. Diabet Med [Internet]. 2006 [cited 2018 Sept 18];23(2):122-7. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005.01754.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005...
Canadá,1515. Lawson M, Cohen N, Richardson C, Orrbine E, Pham B. A randomized trial of regular standardized telephone contact by a diabetes nurse educator in adolescents with poor diabetes control. Ped Diabet [Internet]. 2005 [cited 2018 Sept 18];6:2-40. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005...
,2020. Lawson ML, Frank MR, Fry MK, Perlman K, Sochett EB, Daneman D. Intensive diabetes management in adolescents with type 1 diabetes: the importance of intensive follow-up. J Pedc Endocrinol Metabol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];13:79-84. Available from: https://doi.org/10.1515/JPEM.2000.13.1.79
https://doi.org/10.1515/JPEM.2000.13.1.7...
Escócia,1414. Howells L, Wilson TC, Skinner R, Newtont AD, Morrist D, Greene SA. A randomized control trial of the effect of negotiated telephone support on glycaemic control in young people with Type 1 diabetes. Diabetic Med [Internet]. 2002 [cited 2018 Sept 18];19:643-8. Available from: https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002.00791.x
https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002...
,1616. Franklin VL, Waller A, Pagliarit C, Greene SA. A randomized controlled trial of sweet talk, a text-messaging system to support young people with diabetes. Diabet Med [Internet]. 2006 Dec [cited 2018 Sept 18];23(12):1332-8. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006...
Estados Unidos,12-13 Finlândia,11 Irlanda do Norte,1717. Coates V, Chaney D, Bunting B, Shorter GM, Shevelin M, McDougall A, Lon A. Evaluation of the effectiveness of a structured diabetes education programme (CHOICE) on clinical outcomes for adolescents with type 1 diabetes: a randomized controlled trial. J Diabetes Metab [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];4(6):280. Available from: https://doi.org/10.4172/2155-6156.1000280
https://doi.org/10.4172/2155-6156.100028...
Paquistão,2222. Qayyum AA, Lone SW, Ibrahim MN, Atta I, Raza J. Effects of diabetes self-management education on glycaemic control in children with insulin-dependent diabetes mellitus. J Coll Physicians Surg Pak [Internet]. 2010 Dec [cited 2018 Sept 18];20(12):802-5. Available from: https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805.
https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805....
Reino Unido,1818. Price KJ, Knowles JA, Fox M, Wales JKH, Heller S, Eiser C, et al. Educational and psychological issues effectiveness of the kids in control of food (KICk-OFF) structured education course for 11-16 year olds with Type 1 diabetes. Diabet Med [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 18];33(2):192-203. Available from: https://doi.org/10.1111/dme.12881
https://doi.org/10.1111/dme.12881...
Tanzânia2323. Mukama LJ, Moran A, Nyindo M, Philemon R, Msuya L. Improved glycemic control and acute complications among children with type 1 diabetes mellitus in Moshi, Tanzania. Ped Diabet [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];14:211-216. Available from: https://doi.org/10.1111/pedi.12005
https://doi.org/10.1111/pedi.12005...
e Turquia.1919. Semiz S, Bilgin UO, Bundak R, Bircan I. Summer camps for diabetic children: an experience in Antalya, Turkey. Acta Diabetol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];37(4):197-200. Available from: https://doi.org/10.1007/s005920070005
https://doi.org/10.1007/s005920070005...
Os contextos onde as estratégias educativas ocorreram foram acampamentos educativos,1919. Semiz S, Bilgin UO, Bundak R, Bircan I. Summer camps for diabetic children: an experience in Antalya, Turkey. Acta Diabetol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];37(4):197-200. Available from: https://doi.org/10.1007/s005920070005
https://doi.org/10.1007/s005920070005...
clínica de diabetes pediátrica,1212. Grey M, Boland EA, Davidson M, Yu C, Sullivan-Bolyai SS, Tamborlane WV. Short-term effects of coping skills training as adjunct to intensive therapy in adolescents. Diabetes Care. 1998; 21(6):902-8.-1313. Grey M, Boland EA, Davidson M, Li J, Tamborlane WV. Coping skills training for youth with diabetes mellitus has long-lasting effects on metabolic control and quality of life. J Pediatr. 2000 Jul;137(1):107-13.,2222. Qayyum AA, Lone SW, Ibrahim MN, Atta I, Raza J. Effects of diabetes self-management education on glycaemic control in children with insulin-dependent diabetes mellitus. J Coll Physicians Surg Pak [Internet]. 2010 Dec [cited 2018 Sept 18];20(12):802-5. Available from: https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805.
https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805....
centros médicos,1818. Price KJ, Knowles JA, Fox M, Wales JKH, Heller S, Eiser C, et al. Educational and psychological issues effectiveness of the kids in control of food (KICk-OFF) structured education course for 11-16 year olds with Type 1 diabetes. Diabet Med [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 18];33(2):192-203. Available from: https://doi.org/10.1111/dme.12881
https://doi.org/10.1111/dme.12881...
centros de diabetes,2020. Lawson ML, Frank MR, Fry MK, Perlman K, Sochett EB, Daneman D. Intensive diabetes management in adolescents with type 1 diabetes: the importance of intensive follow-up. J Pedc Endocrinol Metabol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];13:79-84. Available from: https://doi.org/10.1515/JPEM.2000.13.1.79
https://doi.org/10.1515/JPEM.2000.13.1.7...
hospitais1111. Simell T, Kaprio EA, Maenpaa J, Tuominen J, Simell O. Randomised prospective study of short-term and long-term initial stay in hospital by children with diabetes mellitus. The Lancet. 1991; 337(8742):656-60.,1717. Coates V, Chaney D, Bunting B, Shorter GM, Shevelin M, McDougall A, Lon A. Evaluation of the effectiveness of a structured diabetes education programme (CHOICE) on clinical outcomes for adolescents with type 1 diabetes: a randomized controlled trial. J Diabetes Metab [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];4(6):280. Available from: https://doi.org/10.4172/2155-6156.1000280
https://doi.org/10.4172/2155-6156.100028...
,2121. Von Sengbusch S, Muller-Godeffroy E, Hager S, Reintjes R, Hiort O, Wagner V. Mobile diabetes education and care: intervention for children and young people with type 1 diabetes in rural areas of northern Germany. Diabet Med [Internet]. 2006 [cited 2018 Sept 18];23(2):122-7. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005.01754.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005...
,2323. Mukama LJ, Moran A, Nyindo M, Philemon R, Msuya L. Improved glycemic control and acute complications among children with type 1 diabetes mellitus in Moshi, Tanzania. Ped Diabet [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];14:211-216. Available from: https://doi.org/10.1111/pedi.12005
https://doi.org/10.1111/pedi.12005...
e a distância, por contato telefônico1414. Howells L, Wilson TC, Skinner R, Newtont AD, Morrist D, Greene SA. A randomized control trial of the effect of negotiated telephone support on glycaemic control in young people with Type 1 diabetes. Diabetic Med [Internet]. 2002 [cited 2018 Sept 18];19:643-8. Available from: https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002.00791.x
https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002...
-1515. Lawson M, Cohen N, Richardson C, Orrbine E, Pham B. A randomized trial of regular standardized telephone contact by a diabetes nurse educator in adolescents with poor diabetes control. Ped Diabet [Internet]. 2005 [cited 2018 Sept 18];6:2-40. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005...
e mensagens de texto via celular.1616. Franklin VL, Waller A, Pagliarit C, Greene SA. A randomized controlled trial of sweet talk, a text-messaging system to support young people with diabetes. Diabet Med [Internet]. 2006 Dec [cited 2018 Sept 18];23(12):1332-8. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006...

Participaram dos estudos analisados 1.219 crianças, adolescentes e adultos jovens, de cinco a 24 anos de idade. A inclusão dos jovens de até 24 anos em três estudos1414. Howells L, Wilson TC, Skinner R, Newtont AD, Morrist D, Greene SA. A randomized control trial of the effect of negotiated telephone support on glycaemic control in young people with Type 1 diabetes. Diabetic Med [Internet]. 2002 [cited 2018 Sept 18];19:643-8. Available from: https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002.00791.x
https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002...
,1919. Semiz S, Bilgin UO, Bundak R, Bircan I. Summer camps for diabetic children: an experience in Antalya, Turkey. Acta Diabetol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];37(4):197-200. Available from: https://doi.org/10.1007/s005920070005
https://doi.org/10.1007/s005920070005...
-2020. Lawson ML, Frank MR, Fry MK, Perlman K, Sochett EB, Daneman D. Intensive diabetes management in adolescents with type 1 diabetes: the importance of intensive follow-up. J Pedc Endocrinol Metabol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];13:79-84. Available from: https://doi.org/10.1515/JPEM.2000.13.1.79
https://doi.org/10.1515/JPEM.2000.13.1.7...
justifica-se pelo fato de ser comum a inclusão de maiores de 18 anos em clínicas pediátricas e, consequentemente, estes jovens são alvos dos programas educativos desenvolvidos no serviço. Em outros dois estudos, foi impossível determinar a idade mínima dos participantes, pois os autores apresentaram a idade dos participantes em faixas etárias de zero a quatro anos de idade.1111. Simell T, Kaprio EA, Maenpaa J, Tuominen J, Simell O. Randomised prospective study of short-term and long-term initial stay in hospital by children with diabetes mellitus. The Lancet. 1991; 337(8742):656-60.,2323. Mukama LJ, Moran A, Nyindo M, Philemon R, Msuya L. Improved glycemic control and acute complications among children with type 1 diabetes mellitus in Moshi, Tanzania. Ped Diabet [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];14:211-216. Available from: https://doi.org/10.1111/pedi.12005
https://doi.org/10.1111/pedi.12005...
A síntese detalhada sobre os estudos incluídos encontra-se no Quadro 2.

Quadro 2 -
Estudos incluídos para a elaboração da síntese.

Foram evidenciadas nesta revisão as seguintes estratégias educativas: aulas expositivas em grupo1818. Price KJ, Knowles JA, Fox M, Wales JKH, Heller S, Eiser C, et al. Educational and psychological issues effectiveness of the kids in control of food (KICk-OFF) structured education course for 11-16 year olds with Type 1 diabetes. Diabet Med [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 18];33(2):192-203. Available from: https://doi.org/10.1111/dme.12881
https://doi.org/10.1111/dme.12881...
,2020. Lawson ML, Frank MR, Fry MK, Perlman K, Sochett EB, Daneman D. Intensive diabetes management in adolescents with type 1 diabetes: the importance of intensive follow-up. J Pedc Endocrinol Metabol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];13:79-84. Available from: https://doi.org/10.1515/JPEM.2000.13.1.79
https://doi.org/10.1515/JPEM.2000.13.1.7...
-2121. Von Sengbusch S, Muller-Godeffroy E, Hager S, Reintjes R, Hiort O, Wagner V. Mobile diabetes education and care: intervention for children and young people with type 1 diabetes in rural areas of northern Germany. Diabet Med [Internet]. 2006 [cited 2018 Sept 18];23(2):122-7. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005.01754.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005...
; educação individualizada1111. Simell T, Kaprio EA, Maenpaa J, Tuominen J, Simell O. Randomised prospective study of short-term and long-term initial stay in hospital by children with diabetes mellitus. The Lancet. 1991; 337(8742):656-60.,1717. Coates V, Chaney D, Bunting B, Shorter GM, Shevelin M, McDougall A, Lon A. Evaluation of the effectiveness of a structured diabetes education programme (CHOICE) on clinical outcomes for adolescents with type 1 diabetes: a randomized controlled trial. J Diabetes Metab [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];4(6):280. Available from: https://doi.org/10.4172/2155-6156.1000280
https://doi.org/10.4172/2155-6156.100028...
,2020. Lawson ML, Frank MR, Fry MK, Perlman K, Sochett EB, Daneman D. Intensive diabetes management in adolescents with type 1 diabetes: the importance of intensive follow-up. J Pedc Endocrinol Metabol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];13:79-84. Available from: https://doi.org/10.1515/JPEM.2000.13.1.79
https://doi.org/10.1515/JPEM.2000.13.1.7...
,2222. Qayyum AA, Lone SW, Ibrahim MN, Atta I, Raza J. Effects of diabetes self-management education on glycaemic control in children with insulin-dependent diabetes mellitus. J Coll Physicians Surg Pak [Internet]. 2010 Dec [cited 2018 Sept 18];20(12):802-5. Available from: https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805.
https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805....
-2323. Mukama LJ, Moran A, Nyindo M, Philemon R, Msuya L. Improved glycemic control and acute complications among children with type 1 diabetes mellitus in Moshi, Tanzania. Ped Diabet [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];14:211-216. Available from: https://doi.org/10.1111/pedi.12005
https://doi.org/10.1111/pedi.12005...
com doação de kits de cuidado2222. Qayyum AA, Lone SW, Ibrahim MN, Atta I, Raza J. Effects of diabetes self-management education on glycaemic control in children with insulin-dependent diabetes mellitus. J Coll Physicians Surg Pak [Internet]. 2010 Dec [cited 2018 Sept 18];20(12):802-5. Available from: https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805.
https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805....
e jantares;1717. Coates V, Chaney D, Bunting B, Shorter GM, Shevelin M, McDougall A, Lon A. Evaluation of the effectiveness of a structured diabetes education programme (CHOICE) on clinical outcomes for adolescents with type 1 diabetes: a randomized controlled trial. J Diabetes Metab [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];4(6):280. Available from: https://doi.org/10.4172/2155-6156.1000280
https://doi.org/10.4172/2155-6156.100028...
dramatização,1212. Grey M, Boland EA, Davidson M, Yu C, Sullivan-Bolyai SS, Tamborlane WV. Short-term effects of coping skills training as adjunct to intensive therapy in adolescents. Diabetes Care. 1998; 21(6):902-8.-1313. Grey M, Boland EA, Davidson M, Li J, Tamborlane WV. Coping skills training for youth with diabetes mellitus has long-lasting effects on metabolic control and quality of life. J Pediatr. 2000 Jul;137(1):107-13.acampamento educativo,1919. Semiz S, Bilgin UO, Bundak R, Bircan I. Summer camps for diabetic children: an experience in Antalya, Turkey. Acta Diabetol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];37(4):197-200. Available from: https://doi.org/10.1007/s005920070005
https://doi.org/10.1007/s005920070005...
contato telefônico com a equipe de saúde1414. Howells L, Wilson TC, Skinner R, Newtont AD, Morrist D, Greene SA. A randomized control trial of the effect of negotiated telephone support on glycaemic control in young people with Type 1 diabetes. Diabetic Med [Internet]. 2002 [cited 2018 Sept 18];19:643-8. Available from: https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002.00791.x
https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002...
-1515. Lawson M, Cohen N, Richardson C, Orrbine E, Pham B. A randomized trial of regular standardized telephone contact by a diabetes nurse educator in adolescents with poor diabetes control. Ped Diabet [Internet]. 2005 [cited 2018 Sept 18];6:2-40. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005...
e mensagens de texto por celular.1616. Franklin VL, Waller A, Pagliarit C, Greene SA. A randomized controlled trial of sweet talk, a text-messaging system to support young people with diabetes. Diabet Med [Internet]. 2006 Dec [cited 2018 Sept 18];23(12):1332-8. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006...
-1717. Coates V, Chaney D, Bunting B, Shorter GM, Shevelin M, McDougall A, Lon A. Evaluation of the effectiveness of a structured diabetes education programme (CHOICE) on clinical outcomes for adolescents with type 1 diabetes: a randomized controlled trial. J Diabetes Metab [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];4(6):280. Available from: https://doi.org/10.4172/2155-6156.1000280
https://doi.org/10.4172/2155-6156.100028...
Os assuntos abordados foram: ajuste da insulina em situações cotidianas1212. Grey M, Boland EA, Davidson M, Yu C, Sullivan-Bolyai SS, Tamborlane WV. Short-term effects of coping skills training as adjunct to intensive therapy in adolescents. Diabetes Care. 1998; 21(6):902-8.-1515. Lawson M, Cohen N, Richardson C, Orrbine E, Pham B. A randomized trial of regular standardized telephone contact by a diabetes nurse educator in adolescents with poor diabetes control. Ped Diabet [Internet]. 2005 [cited 2018 Sept 18];6:2-40. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005...
,1919. Semiz S, Bilgin UO, Bundak R, Bircan I. Summer camps for diabetic children: an experience in Antalya, Turkey. Acta Diabetol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];37(4):197-200. Available from: https://doi.org/10.1007/s005920070005
https://doi.org/10.1007/s005920070005...
,2121. Von Sengbusch S, Muller-Godeffroy E, Hager S, Reintjes R, Hiort O, Wagner V. Mobile diabetes education and care: intervention for children and young people with type 1 diabetes in rural areas of northern Germany. Diabet Med [Internet]. 2006 [cited 2018 Sept 18];23(2):122-7. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005.01754.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005...
,2323. Mukama LJ, Moran A, Nyindo M, Philemon R, Msuya L. Improved glycemic control and acute complications among children with type 1 diabetes mellitus in Moshi, Tanzania. Ped Diabet [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];14:211-216. Available from: https://doi.org/10.1111/pedi.12005
https://doi.org/10.1111/pedi.12005...
e educação para o manejo da insulina em associação com a estratégia nutricional de contagem de carboidratos,17-18,20 educação em diabetes com módulo específico sobre insulinoterapia1616. Franklin VL, Waller A, Pagliarit C, Greene SA. A randomized controlled trial of sweet talk, a text-messaging system to support young people with diabetes. Diabet Med [Internet]. 2006 Dec [cited 2018 Sept 18];23(12):1332-8. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006...
,2222. Qayyum AA, Lone SW, Ibrahim MN, Atta I, Raza J. Effects of diabetes self-management education on glycaemic control in children with insulin-dependent diabetes mellitus. J Coll Physicians Surg Pak [Internet]. 2010 Dec [cited 2018 Sept 18];20(12):802-5. Available from: https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805.
https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805....
e uso da insulina de forma intensiva, ou seja, três ou mais doses por dia.1111. Simell T, Kaprio EA, Maenpaa J, Tuominen J, Simell O. Randomised prospective study of short-term and long-term initial stay in hospital by children with diabetes mellitus. The Lancet. 1991; 337(8742):656-60.

Na maioria dos estudos, o enfermeiro especialista em pediatria ou educador em diabetes compôs a equipe responsável pela intervenção junto a pediatras, diabetólogos, endocrinopediatras, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Apenas um estudo1616. Franklin VL, Waller A, Pagliarit C, Greene SA. A randomized controlled trial of sweet talk, a text-messaging system to support young people with diabetes. Diabet Med [Internet]. 2006 Dec [cited 2018 Sept 18];23(12):1332-8. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006...
não destacou a categoria do profissional de saúde responsável pela elaboração da intervenção educativa.

Todos os estudos analisaram o efeito da intervenção educativa sobre a hemoglobina glicada (HbA1c), porém, outros desfechos de interesse foram o efeito da intervenção no Índice de Massa Corpórea (IMC);1212. Grey M, Boland EA, Davidson M, Yu C, Sullivan-Bolyai SS, Tamborlane WV. Short-term effects of coping skills training as adjunct to intensive therapy in adolescents. Diabetes Care. 1998; 21(6):902-8.,1414. Howells L, Wilson TC, Skinner R, Newtont AD, Morrist D, Greene SA. A randomized control trial of the effect of negotiated telephone support on glycaemic control in young people with Type 1 diabetes. Diabetic Med [Internet]. 2002 [cited 2018 Sept 18];19:643-8. Available from: https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002.00791.x
https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002...
-1717. Coates V, Chaney D, Bunting B, Shorter GM, Shevelin M, McDougall A, Lon A. Evaluation of the effectiveness of a structured diabetes education programme (CHOICE) on clinical outcomes for adolescents with type 1 diabetes: a randomized controlled trial. J Diabetes Metab [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];4(6):280. Available from: https://doi.org/10.4172/2155-6156.1000280
https://doi.org/10.4172/2155-6156.100028...
,1919. Semiz S, Bilgin UO, Bundak R, Bircan I. Summer camps for diabetic children: an experience in Antalya, Turkey. Acta Diabetol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];37(4):197-200. Available from: https://doi.org/10.1007/s005920070005
https://doi.org/10.1007/s005920070005...
número de injeções e doses diárias de insulina;1212. Grey M, Boland EA, Davidson M, Yu C, Sullivan-Bolyai SS, Tamborlane WV. Short-term effects of coping skills training as adjunct to intensive therapy in adolescents. Diabetes Care. 1998; 21(6):902-8.-1313. Grey M, Boland EA, Davidson M, Li J, Tamborlane WV. Coping skills training for youth with diabetes mellitus has long-lasting effects on metabolic control and quality of life. J Pediatr. 2000 Jul;137(1):107-13.,1515. Lawson M, Cohen N, Richardson C, Orrbine E, Pham B. A randomized trial of regular standardized telephone contact by a diabetes nurse educator in adolescents with poor diabetes control. Ped Diabet [Internet]. 2005 [cited 2018 Sept 18];6:2-40. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005...
,1717. Coates V, Chaney D, Bunting B, Shorter GM, Shevelin M, McDougall A, Lon A. Evaluation of the effectiveness of a structured diabetes education programme (CHOICE) on clinical outcomes for adolescents with type 1 diabetes: a randomized controlled trial. J Diabetes Metab [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];4(6):280. Available from: https://doi.org/10.4172/2155-6156.1000280
https://doi.org/10.4172/2155-6156.100028...
,2323. Mukama LJ, Moran A, Nyindo M, Philemon R, Msuya L. Improved glycemic control and acute complications among children with type 1 diabetes mellitus in Moshi, Tanzania. Ped Diabet [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];14:211-216. Available from: https://doi.org/10.1111/pedi.12005
https://doi.org/10.1111/pedi.12005...
episódios de hiperglicemia com cetoacidose (CAD) e hipoglicemia grave;1111. Simell T, Kaprio EA, Maenpaa J, Tuominen J, Simell O. Randomised prospective study of short-term and long-term initial stay in hospital by children with diabetes mellitus. The Lancet. 1991; 337(8742):656-60.,1515. Lawson M, Cohen N, Richardson C, Orrbine E, Pham B. A randomized trial of regular standardized telephone contact by a diabetes nurse educator in adolescents with poor diabetes control. Ped Diabet [Internet]. 2005 [cited 2018 Sept 18];6:2-40. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005...
,1616. Franklin VL, Waller A, Pagliarit C, Greene SA. A randomized controlled trial of sweet talk, a text-messaging system to support young people with diabetes. Diabet Med [Internet]. 2006 Dec [cited 2018 Sept 18];23(12):1332-8. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006...
,2323. Mukama LJ, Moran A, Nyindo M, Philemon R, Msuya L. Improved glycemic control and acute complications among children with type 1 diabetes mellitus in Moshi, Tanzania. Ped Diabet [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];14:211-216. Available from: https://doi.org/10.1111/pedi.12005
https://doi.org/10.1111/pedi.12005...
número de testes de glicemia capilar realizados em casa;1111. Simell T, Kaprio EA, Maenpaa J, Tuominen J, Simell O. Randomised prospective study of short-term and long-term initial stay in hospital by children with diabetes mellitus. The Lancet. 1991; 337(8742):656-60. número de contatos de emergência com a equipe de saúde por telefone;1515. Lawson M, Cohen N, Richardson C, Orrbine E, Pham B. A randomized trial of regular standardized telephone contact by a diabetes nurse educator in adolescents with poor diabetes control. Ped Diabet [Internet]. 2005 [cited 2018 Sept 18];6:2-40. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005...
-1616. Franklin VL, Waller A, Pagliarit C, Greene SA. A randomized controlled trial of sweet talk, a text-messaging system to support young people with diabetes. Diabet Med [Internet]. 2006 Dec [cited 2018 Sept 18];23(12):1332-8. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006...
e frequência nas consultas médicas.1111. Simell T, Kaprio EA, Maenpaa J, Tuominen J, Simell O. Randomised prospective study of short-term and long-term initial stay in hospital by children with diabetes mellitus. The Lancet. 1991; 337(8742):656-60.,1616. Franklin VL, Waller A, Pagliarit C, Greene SA. A randomized controlled trial of sweet talk, a text-messaging system to support young people with diabetes. Diabet Med [Internet]. 2006 Dec [cited 2018 Sept 18];23(12):1332-8. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006...

Autoeficácia, depressão, dificuldade de enfrentamento, barreiras para adesão ao tratamento, qualidade de vida, apoio social, dinâmica familiar, conhecimento sobre diabetes, adesão à dieta e a consultas de retorno médico e satisfação com a intervenção foram mensurados em dez estudos,1111. Simell T, Kaprio EA, Maenpaa J, Tuominen J, Simell O. Randomised prospective study of short-term and long-term initial stay in hospital by children with diabetes mellitus. The Lancet. 1991; 337(8742):656-60.-1919. Semiz S, Bilgin UO, Bundak R, Bircan I. Summer camps for diabetic children: an experience in Antalya, Turkey. Acta Diabetol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];37(4):197-200. Available from: https://doi.org/10.1007/s005920070005
https://doi.org/10.1007/s005920070005...
,2121. Von Sengbusch S, Muller-Godeffroy E, Hager S, Reintjes R, Hiort O, Wagner V. Mobile diabetes education and care: intervention for children and young people with type 1 diabetes in rural areas of northern Germany. Diabet Med [Internet]. 2006 [cited 2018 Sept 18];23(2):122-7. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005.01754.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005...
mediante a utilização de escalas específicas para avaliação desses construtos. Entretanto, apenas sete deles mencionaram processos de validação das escalas nos contextos onde foram utilizadas.1212. Grey M, Boland EA, Davidson M, Yu C, Sullivan-Bolyai SS, Tamborlane WV. Short-term effects of coping skills training as adjunct to intensive therapy in adolescents. Diabetes Care. 1998; 21(6):902-8.-1616. Franklin VL, Waller A, Pagliarit C, Greene SA. A randomized controlled trial of sweet talk, a text-messaging system to support young people with diabetes. Diabet Med [Internet]. 2006 Dec [cited 2018 Sept 18];23(12):1332-8. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006...
,1818. Price KJ, Knowles JA, Fox M, Wales JKH, Heller S, Eiser C, et al. Educational and psychological issues effectiveness of the kids in control of food (KICk-OFF) structured education course for 11-16 year olds with Type 1 diabetes. Diabet Med [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 18];33(2):192-203. Available from: https://doi.org/10.1111/dme.12881
https://doi.org/10.1111/dme.12881...
O momento de verificação dos desfechos variou nas pesquisas, sendo a maioria após três, seis e doze meses da intervenção.

Quanto ao risco de viés, cinco dos ensaios clínicos relataram o método de randomização adequadamente,1414. Howells L, Wilson TC, Skinner R, Newtont AD, Morrist D, Greene SA. A randomized control trial of the effect of negotiated telephone support on glycaemic control in young people with Type 1 diabetes. Diabetic Med [Internet]. 2002 [cited 2018 Sept 18];19:643-8. Available from: https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002.00791.x
https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002...
-1818. Price KJ, Knowles JA, Fox M, Wales JKH, Heller S, Eiser C, et al. Educational and psychological issues effectiveness of the kids in control of food (KICk-OFF) structured education course for 11-16 year olds with Type 1 diabetes. Diabet Med [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 18];33(2):192-203. Available from: https://doi.org/10.1111/dme.12881
https://doi.org/10.1111/dme.12881...
e a ocultação de alocação foi citada em quatro deles.1414. Howells L, Wilson TC, Skinner R, Newtont AD, Morrist D, Greene SA. A randomized control trial of the effect of negotiated telephone support on glycaemic control in young people with Type 1 diabetes. Diabetic Med [Internet]. 2002 [cited 2018 Sept 18];19:643-8. Available from: https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002.00791.x
https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002...
-1515. Lawson M, Cohen N, Richardson C, Orrbine E, Pham B. A randomized trial of regular standardized telephone contact by a diabetes nurse educator in adolescents with poor diabetes control. Ped Diabet [Internet]. 2005 [cited 2018 Sept 18];6:2-40. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005...
,1717. Coates V, Chaney D, Bunting B, Shorter GM, Shevelin M, McDougall A, Lon A. Evaluation of the effectiveness of a structured diabetes education programme (CHOICE) on clinical outcomes for adolescents with type 1 diabetes: a randomized controlled trial. J Diabetes Metab [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];4(6):280. Available from: https://doi.org/10.4172/2155-6156.1000280
https://doi.org/10.4172/2155-6156.100028...
-1818. Price KJ, Knowles JA, Fox M, Wales JKH, Heller S, Eiser C, et al. Educational and psychological issues effectiveness of the kids in control of food (KICk-OFF) structured education course for 11-16 year olds with Type 1 diabetes. Diabet Med [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 18];33(2):192-203. Available from: https://doi.org/10.1111/dme.12881
https://doi.org/10.1111/dme.12881...
O mascaramento de participantes e profissionais é passível de viés, já que ambos sabem quem será incluído ou não no grupo que receberá a educação, com exceção da intervenção por mensagem de texto (Sweet Talk)1616. Franklin VL, Waller A, Pagliarit C, Greene SA. A randomized controlled trial of sweet talk, a text-messaging system to support young people with diabetes. Diabet Med [Internet]. 2006 Dec [cited 2018 Sept 18];23(12):1332-8. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006...
, em que os profissionais desconhecem quais adolescentes receberão as mensagens. Todos os ensaios clínicos relataram mascaramento dos participantes, o que não ocorreu nos quase experimentos. Sobre o mascaramento dos avaliadores de desfecho, apenas quatro relataram medidas para ocultar os resultados daqueles envolvidos nas análises dos dados.1111. Simell T, Kaprio EA, Maenpaa J, Tuominen J, Simell O. Randomised prospective study of short-term and long-term initial stay in hospital by children with diabetes mellitus. The Lancet. 1991; 337(8742):656-60.-1414. Howells L, Wilson TC, Skinner R, Newtont AD, Morrist D, Greene SA. A randomized control trial of the effect of negotiated telephone support on glycaemic control in young people with Type 1 diabetes. Diabetic Med [Internet]. 2002 [cited 2018 Sept 18];19:643-8. Available from: https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002.00791.x
https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002...

Sete estudos mencionaram perdas de dados e exclusão, como desistência dos participantes ou incompletude dos dados para a análise da HbA1C, caracterizando baixo risco de viés para os desfechos incompletos.1212. Grey M, Boland EA, Davidson M, Yu C, Sullivan-Bolyai SS, Tamborlane WV. Short-term effects of coping skills training as adjunct to intensive therapy in adolescents. Diabetes Care. 1998; 21(6):902-8.-1616. Franklin VL, Waller A, Pagliarit C, Greene SA. A randomized controlled trial of sweet talk, a text-messaging system to support young people with diabetes. Diabet Med [Internet]. 2006 Dec [cited 2018 Sept 18];23(12):1332-8. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006...
,1818. Price KJ, Knowles JA, Fox M, Wales JKH, Heller S, Eiser C, et al. Educational and psychological issues effectiveness of the kids in control of food (KICk-OFF) structured education course for 11-16 year olds with Type 1 diabetes. Diabet Med [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 18];33(2):192-203. Available from: https://doi.org/10.1111/dme.12881
https://doi.org/10.1111/dme.12881...
-1919. Semiz S, Bilgin UO, Bundak R, Bircan I. Summer camps for diabetic children: an experience in Antalya, Turkey. Acta Diabetol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];37(4):197-200. Available from: https://doi.org/10.1007/s005920070005
https://doi.org/10.1007/s005920070005...
Apenas três dos ensaios clínicos evidenciaram o protocolo da intervenção ou incluíram corretamente em sua descrição a publicação dos desfechos desejados.1515. Lawson M, Cohen N, Richardson C, Orrbine E, Pham B. A randomized trial of regular standardized telephone contact by a diabetes nurse educator in adolescents with poor diabetes control. Ped Diabet [Internet]. 2005 [cited 2018 Sept 18];6:2-40. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005...
,1818. Price KJ, Knowles JA, Fox M, Wales JKH, Heller S, Eiser C, et al. Educational and psychological issues effectiveness of the kids in control of food (KICk-OFF) structured education course for 11-16 year olds with Type 1 diabetes. Diabet Med [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 18];33(2):192-203. Available from: https://doi.org/10.1111/dme.12881
https://doi.org/10.1111/dme.12881...
,2121. Von Sengbusch S, Muller-Godeffroy E, Hager S, Reintjes R, Hiort O, Wagner V. Mobile diabetes education and care: intervention for children and young people with type 1 diabetes in rural areas of northern Germany. Diabet Med [Internet]. 2006 [cited 2018 Sept 18];23(2):122-7. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005.01754.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005...

DISCUSSÃO

O estudo permitiu identificar diversas estratégias educativas para o ensino da insulinoterapia às crianças e adolescentes com DM1 desenvolvidas em distintos contextos, como clínicas pediátricas, centros de diabetes, ambiente hospitalar, acampamentos educativos e educação a distância. A diversidade evidencia que a educação em diabetes não ocorre somente nos hospitais ou no momento do diagnóstico nos centros de saúde, mas auxilia positivamente no tratamento, uma vez que, a exemplo dos acampamentos educativos, o ambiente favorece a promoção da autonomia, o que leva à internalização de comportamentos de autocuidado.2424. Barone MTU, Vivolo MA, Madden PB. Are diabetes camps effective? Diabetes Res Clin Pract [Internet]. 2016 Apr [cited 2018 Sept 18];14:15-22. Available from: https://doi.org/10.1016/j.diabres.2016.01.013
https://doi.org/10.1016/j.diabres.2016.0...
O delineamento das estratégias nesses contextos deve se adequar à necessidade de educação da sua clientela e, em se tratando de crianças e adolescentes, o espaço escolar merece atenção de futuras pesquisas.2525. American Diabetes Association. Children and Adolescents: Standards of Medical Care in Diabetes - 2018. Diabet Care [Internet]. 2018 Jan [cited 2018 Sept 18]; 41(Supp 1):S126-S136. Available from: https://doi.org/10.2337/dc18-S012
https://doi.org/10.2337/dc18-S012...

A literatura recomenda que a educação em diabetes voltada a esta clientela seja planejada de forma que a idade, o estágio de desenvolvimento e questões socioculturais sejam considerados.2525. American Diabetes Association. Children and Adolescents: Standards of Medical Care in Diabetes - 2018. Diabet Care [Internet]. 2018 Jan [cited 2018 Sept 18]; 41(Supp 1):S126-S136. Available from: https://doi.org/10.2337/dc18-S012
https://doi.org/10.2337/dc18-S012...
Recursos como dramatização,1212. Grey M, Boland EA, Davidson M, Yu C, Sullivan-Bolyai SS, Tamborlane WV. Short-term effects of coping skills training as adjunct to intensive therapy in adolescents. Diabetes Care. 1998; 21(6):902-8.-1313. Grey M, Boland EA, Davidson M, Li J, Tamborlane WV. Coping skills training for youth with diabetes mellitus has long-lasting effects on metabolic control and quality of life. J Pediatr. 2000 Jul;137(1):107-13.elaboração de folhetos educativos1414. Howells L, Wilson TC, Skinner R, Newtont AD, Morrist D, Greene SA. A randomized control trial of the effect of negotiated telephone support on glycaemic control in young people with Type 1 diabetes. Diabetic Med [Internet]. 2002 [cited 2018 Sept 18];19:643-8. Available from: https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002.00791.x
https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002...
e ilustrativos2222. Qayyum AA, Lone SW, Ibrahim MN, Atta I, Raza J. Effects of diabetes self-management education on glycaemic control in children with insulin-dependent diabetes mellitus. J Coll Physicians Surg Pak [Internet]. 2010 Dec [cited 2018 Sept 18];20(12):802-5. Available from: https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805.
https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805....
foram utilizados em alguns estudos desta revisão. Somente um estudo utilizou, em sua estratégia, um boneco com os locais de aplicação de insulina em destaque,2222. Qayyum AA, Lone SW, Ibrahim MN, Atta I, Raza J. Effects of diabetes self-management education on glycaemic control in children with insulin-dependent diabetes mellitus. J Coll Physicians Surg Pak [Internet]. 2010 Dec [cited 2018 Sept 18];20(12):802-5. Available from: https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805.
https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805....
Os demais programas educativos não mencionaram como as informações foram transmitidas aos participantes, o que evidencia uma lacuna nos estudos a respeito de como os programas educativos têm sido desenvolvidos.

Apesar dos esforços empreendidos pelos profissionais de saúde, três em cada quatro jovens com DM1 relatam ao menos um fator que inibe sua adesão ao tratamento e que pode estar associado ao controle glicêmico inadequado, ou seja, a valores de HbA1c acima de 7,5%.2626. Valenzuela JM, Seid M, Waitzfelder B, Anderson AM, Beavers DP, Dabelea DM, et al. Prevalence of and disparities in barriers to care experienced by youth with type 1 diabetes. J Pediatr [Internet]. 2014 [cited 2018 Sept 18];164(6):1369-75. Available from: https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2014.01.035
https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2014.01....
Questões como medo e dor são barreiras para o alcance do tratamento intensivo, mas podem ser superadas mediante a implementação de estratégias de educação efetivas. A equipe deve estar atenta para o diagnóstico educacional da população pediátrica e definir se as estratégias implementadas contemplam essas questões individuais.2525. American Diabetes Association. Children and Adolescents: Standards of Medical Care in Diabetes - 2018. Diabet Care [Internet]. 2018 Jan [cited 2018 Sept 18]; 41(Supp 1):S126-S136. Available from: https://doi.org/10.2337/dc18-S012
https://doi.org/10.2337/dc18-S012...

Mais do que incentivar a adesão à insulinoterapia, o enfermeiro tem o papel de empoderar o jovem com DM1 para o autocuidado, de forma planejada, para que a transição da infância para a vida adulta ocorra sem prejuízos no seguimento. A equipe de saúde deverá conduzir o tratamento do jovem até a transição para a vida adulta, tal como têm assinalado alguns estudos.2727. Gelder C. Best practice injection technique for children and young people with diabetes. Nurs Child Young People [Internet]. 2014 Sep [cited 2018 Sept 18];26(7):32-6. Available from: https://doi.org/10.7748/ncyp.26.7.32.e458
https://doi.org/10.7748/ncyp.26.7.32.e45...
-2828. Garnica P. Transition of care for patients with diabetes. Curr Diabetes Rev. 2017 [cited 2018 Sept 18];13(3):263-79. Available from: https://doi.org/10.2174/1573399813666161123104407
https://doi.org/10.2174/1573399813666161...
Atentos às preferências desta clientela, pesquisadores têm utilizado a tecnologia como forma de educação em diabetes. O contato telefônico da equipe e as mensagens de texto enviadas por celular aos pacientes são exemplos encontrados nesta revisão.1414. Howells L, Wilson TC, Skinner R, Newtont AD, Morrist D, Greene SA. A randomized control trial of the effect of negotiated telephone support on glycaemic control in young people with Type 1 diabetes. Diabetic Med [Internet]. 2002 [cited 2018 Sept 18];19:643-8. Available from: https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002.00791.x
https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002...
,1616. Franklin VL, Waller A, Pagliarit C, Greene SA. A randomized controlled trial of sweet talk, a text-messaging system to support young people with diabetes. Diabet Med [Internet]. 2006 Dec [cited 2018 Sept 18];23(12):1332-8. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006...

Essas intervenções independem do envolvimento do familiar, pois focam nas necessidades de aprendizagem do adolescente, porém, em crianças menores, o cuidado centrado na família mostra-se mais apropriado.2929. Okido ACC, Almeida A, Vieira MM, Neves ET, Mello DF, Lima RAG. As demandas de cuidado das crianças com diabetes mellitus tipo 1. Esc Anna Nery [Internet]. 2017 [cited 2018 Sept 18]; 21(2):e20170034. Available from: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20170034
https://doi.org/10.5935/1414-8145.201700...
Uma revisão sobre o uso de videogames e ambientes virtuais na educação para o autocuidado em diabetes ressaltou que ainda são numericamente escassos os estudos sobre a adesão medicamentosa e, assim como destacado nos achados desta revisão, as estratégias precisam ser melhor delineadas para que seu efeito possa ser medido objetivamente.3030. Theng YL, Lee JWY, Patinadan PV, Foo SSB. The use of videogames, gamification, and virtual environments in the self-management of diabetes: A Systematic Review of Evidence. Games Health J [Internet]. 2015 Oct [cited 2018 Sept 18];4(5):352-61. Available from: https://doi.org/10.1089/g4h.2014.0114
https://doi.org/10.1089/g4h.2014.0114...

Embora a implementação de estratégias lúdicas como o Brinquedo Terapêutico e tecnologias interativas estejam pautadas nas diretrizes nacionais de educação em diabetes, de forma a alcançar as especificidades educacionais da clientela infantil22. Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020 [Internet]. São Paulo, SP(BR): Clannad; 2019 [cited 2018 Sept 18]. Available from: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/diretrizes-completa-2019-2020.pdf
https://www.diabetes.org.br/profissionai...
, estas não foram contempladas nos artigos recuperados nesta revisão. Somente dois estudos evidenciaram estratégias apropriadas para crianças menores, faixa etária em que o número de casos novos de DM1 tem crescido exponencialmente,11. International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas [Internet]. 9th ed. Brussels(BE): 2019. Available from: https://www.diabetesatlas.org
https://www.diabetesatlas.org...
o que constitui outra lacuna que necessita de atenção futura.

Em função da ampla variedade de estratégias educativas avaliadas nos artigos incluídos neste estudo, não foi possível determinar uma única estratégia capaz de melhorar o conhecimento sobre a insulinoterapia, aliado a uma melhora psicossocial ou metabólica. Esses achados são condizentes com aqueles descritos em revisão sobre intervenções psicossociais para crianças e jovens do Reino Unido.3131. Charalampopoulos D, Hesketh KR, Amin R, Paes VM, Viner RM, Stephenson T. Psycho-educational interventions for children and young people with type 1 diabetes in the UK: how effective are they? A systematic review and meta-analysis. PLoS One [Internet]. 2017 Jun [cited 2018 Sept 18];12(6):e0179685. Available from: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0179685
https://doi.org/10.1371/journal.pone.017...

O uso de instrumentos validados para avaliar os construtos propostos é o primeiro passo para zelar pelo rigor metodológico destas intervenções. A avaliação do risco de viés dos estudos experimentais e quase experimentais desta revisão destaca a necessidade de descrição minuciosa dos protocolos. Em 2014, estudo demonstrou que os instrumentos disponíveis para avaliar os comportamentos de autocuidado em diabetes apresentam diversas fragilidades em seus processos de validação.3232. Caro-Bautista J, Martín-Santos FJ, Morales-Asencio JM. Systematic review of the psychometric properties and theoretical grounding of instruments evaluating self-care in people with type 2 diabetes mellitus. J Adv Nurs [Internet]. 2014 Jun [cited 2018 Sept 18]; 70(6):1209-27. Available from: https://doi.org/10.1111/jan.12298
https://doi.org/10.1111/jan.12298...

Evidenciar os instrumentos validados para a população pediátrica é uma das lacunas do conhecimento que necessita ser revista, a exemplo do estudo publicado em 20113333. Curcio R, Lima MHM, Alexandre NMC. Instrumentos relacionados ao diabetes mellitus adaptados e validados para a cultura brasileira. Rev Eletr Enf [Internet]. 2011 [cited 2018 Sept 18];13(2):331-7. Available from: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v13i2.9476
http://dx.doi.org/10.5216/ree.v13i2.9476...
. Também é necessário investir na avaliação de outros quesitos extremamente importantes na educação que envolve a insulinoterapia, tais como reconhecer eventual aumento do número de injeções após a participação em uma estratégia educativa, avaliar ocorrência de menor número de casos de hipo e hiperglicemia relacionados a uma medicação intensiva, aumento da frequência de realização dos testes de glicemia capilar ou redução no número de contatos com a equipe de saúde, os quais, embora citados em alguns estudos, não foram avaliados como desfecho de interesse. A HbA1C, marcador biológico avaliado em todas as investigações, constitui um parâmetro que revela o controle glicêmico, mas que, isoladamente, não evidencia esses ajustes de habilidades tão necessários e que apoiam a insulinoterapia.

Observou-se também o envolvimento de diferentes profissionais nas estratégias educativas descritas, incluindo enfermeiros, pediatras, diabetólogos, endocrinopediatras, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. A presença da equipe multiprofissional no ensino à criança e ao adolescente com DM1 é fundamental, e ela deve ser a responsável pelo monitoramento das intervenções educativas, a fim de assegurar a qualidade na assistência prestada.2525. American Diabetes Association. Children and Adolescents: Standards of Medical Care in Diabetes - 2018. Diabet Care [Internet]. 2018 Jan [cited 2018 Sept 18]; 41(Supp 1):S126-S136. Available from: https://doi.org/10.2337/dc18-S012
https://doi.org/10.2337/dc18-S012...

A capacitação do profissional especialista em educação em diabetes é uma realidade em países como os Estados Unidos da América e o Brasil, garantindo a formação profissional de lideranças para as equipes multiprofissionais que atendem crianças e adolescentes com DM1.2525. American Diabetes Association. Children and Adolescents: Standards of Medical Care in Diabetes - 2018. Diabet Care [Internet]. 2018 Jan [cited 2018 Sept 18]; 41(Supp 1):S126-S136. Available from: https://doi.org/10.2337/dc18-S012
https://doi.org/10.2337/dc18-S012...
,3434. Pieper C, Camara G, Franco D, Duarte G, Castiilho S, Branco FC, et al. A successful diabetes education project: educating educators without borders. In: Annals of 2017 IDF Congress [Internet], 2017 Dec 4-8 [cited 2018 Sept 18]; Abu Dhabi, United Arab Emirates. Available from: https://doi.org/10.26226/morressier.59d51842d462b80296ca358c
https://doi.org/10.26226/morressier.59d5...
O enfermeiro foi o profissional presente na maioria dos estudos elencados nesta pesquisa, o que reitera seu papel de educador em saúde e promotor do autocuidado do jovem com DM1. Independentemente do momento diagnóstico em que as crianças ou os adolescentes se encontrem, esse profissional desempenha um papel importante no manejo da doença.3535. Hamilton H, Knudsen G, Vaina CL, Smith M, Paul SP. Children and young people with diabetes: recognition and management. Br J Nurs [Internet]. 2017 Mar [cited 2018 Sept 18];26(6):340-347. Available from: https://doi.org/10.12968/bjon.2017.26.6.340.
https://doi.org/10.12968/bjon.2017.26.6....

A abordagem de diferentes assuntos, como ajuste da insulina em situações cotidianas, educação para o manejo da insulina associada a estratégia nutricional de contagem de carboidratos, educação em diabetes com módulo específico sobre insulinoterapia e uso da insulina de forma intensiva, possibilitou importantes desfechos: melhora, ainda que discreta, dos resultados de HbA1c, especialmente em longo prazo1111. Simell T, Kaprio EA, Maenpaa J, Tuominen J, Simell O. Randomised prospective study of short-term and long-term initial stay in hospital by children with diabetes mellitus. The Lancet. 1991; 337(8742):656-60.-1313. Grey M, Boland EA, Davidson M, Li J, Tamborlane WV. Coping skills training for youth with diabetes mellitus has long-lasting effects on metabolic control and quality of life. J Pediatr. 2000 Jul;137(1):107-13.,1515. Lawson M, Cohen N, Richardson C, Orrbine E, Pham B. A randomized trial of regular standardized telephone contact by a diabetes nurse educator in adolescents with poor diabetes control. Ped Diabet [Internet]. 2005 [cited 2018 Sept 18];6:2-40. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005...
,1717. Coates V, Chaney D, Bunting B, Shorter GM, Shevelin M, McDougall A, Lon A. Evaluation of the effectiveness of a structured diabetes education programme (CHOICE) on clinical outcomes for adolescents with type 1 diabetes: a randomized controlled trial. J Diabetes Metab [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];4(6):280. Available from: https://doi.org/10.4172/2155-6156.1000280
https://doi.org/10.4172/2155-6156.100028...
-1818. Price KJ, Knowles JA, Fox M, Wales JKH, Heller S, Eiser C, et al. Educational and psychological issues effectiveness of the kids in control of food (KICk-OFF) structured education course for 11-16 year olds with Type 1 diabetes. Diabet Med [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 18];33(2):192-203. Available from: https://doi.org/10.1111/dme.12881
https://doi.org/10.1111/dme.12881...
,2222. Qayyum AA, Lone SW, Ibrahim MN, Atta I, Raza J. Effects of diabetes self-management education on glycaemic control in children with insulin-dependent diabetes mellitus. J Coll Physicians Surg Pak [Internet]. 2010 Dec [cited 2018 Sept 18];20(12):802-5. Available from: https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805.
https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805....
, melhores resultados quanto à autoeficácia1212. Grey M, Boland EA, Davidson M, Yu C, Sullivan-Bolyai SS, Tamborlane WV. Short-term effects of coping skills training as adjunct to intensive therapy in adolescents. Diabetes Care. 1998; 21(6):902-8.-1515. Lawson M, Cohen N, Richardson C, Orrbine E, Pham B. A randomized trial of regular standardized telephone contact by a diabetes nurse educator in adolescents with poor diabetes control. Ped Diabet [Internet]. 2005 [cited 2018 Sept 18];6:2-40. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005...
, melhor adesão ao tratamento1616. Franklin VL, Waller A, Pagliarit C, Greene SA. A randomized controlled trial of sweet talk, a text-messaging system to support young people with diabetes. Diabet Med [Internet]. 2006 Dec [cited 2018 Sept 18];23(12):1332-8. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006...
,1818. Price KJ, Knowles JA, Fox M, Wales JKH, Heller S, Eiser C, et al. Educational and psychological issues effectiveness of the kids in control of food (KICk-OFF) structured education course for 11-16 year olds with Type 1 diabetes. Diabet Med [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 18];33(2):192-203. Available from: https://doi.org/10.1111/dme.12881
https://doi.org/10.1111/dme.12881...
, aumento de conhecimento sobre a doença1919. Semiz S, Bilgin UO, Bundak R, Bircan I. Summer camps for diabetic children: an experience in Antalya, Turkey. Acta Diabetol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];37(4):197-200. Available from: https://doi.org/10.1007/s005920070005
https://doi.org/10.1007/s005920070005...
,2121. Von Sengbusch S, Muller-Godeffroy E, Hager S, Reintjes R, Hiort O, Wagner V. Mobile diabetes education and care: intervention for children and young people with type 1 diabetes in rural areas of northern Germany. Diabet Med [Internet]. 2006 [cited 2018 Sept 18];23(2):122-7. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005.01754.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005...
e seu enfrentamento1212. Grey M, Boland EA, Davidson M, Yu C, Sullivan-Bolyai SS, Tamborlane WV. Short-term effects of coping skills training as adjunct to intensive therapy in adolescents. Diabetes Care. 1998; 21(6):902-8., assim como mais qualidade de vida1212. Grey M, Boland EA, Davidson M, Yu C, Sullivan-Bolyai SS, Tamborlane WV. Short-term effects of coping skills training as adjunct to intensive therapy in adolescents. Diabetes Care. 1998; 21(6):902-8.-1313. Grey M, Boland EA, Davidson M, Li J, Tamborlane WV. Coping skills training for youth with diabetes mellitus has long-lasting effects on metabolic control and quality of life. J Pediatr. 2000 Jul;137(1):107-13.,1515. Lawson M, Cohen N, Richardson C, Orrbine E, Pham B. A randomized trial of regular standardized telephone contact by a diabetes nurse educator in adolescents with poor diabetes control. Ped Diabet [Internet]. 2005 [cited 2018 Sept 18];6:2-40. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005...
,1818. Price KJ, Knowles JA, Fox M, Wales JKH, Heller S, Eiser C, et al. Educational and psychological issues effectiveness of the kids in control of food (KICk-OFF) structured education course for 11-16 year olds with Type 1 diabetes. Diabet Med [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 18];33(2):192-203. Available from: https://doi.org/10.1111/dme.12881
https://doi.org/10.1111/dme.12881...
,2121. Von Sengbusch S, Muller-Godeffroy E, Hager S, Reintjes R, Hiort O, Wagner V. Mobile diabetes education and care: intervention for children and young people with type 1 diabetes in rural areas of northern Germany. Diabet Med [Internet]. 2006 [cited 2018 Sept 18];23(2):122-7. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005.01754.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005...
, porém não mantida ao longo do tempo.1515. Lawson M, Cohen N, Richardson C, Orrbine E, Pham B. A randomized trial of regular standardized telephone contact by a diabetes nurse educator in adolescents with poor diabetes control. Ped Diabet [Internet]. 2005 [cited 2018 Sept 18];6:2-40. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005...
Não foram observadas reduções no número de complicações agudas na maioria dos estudos.1212. Grey M, Boland EA, Davidson M, Yu C, Sullivan-Bolyai SS, Tamborlane WV. Short-term effects of coping skills training as adjunct to intensive therapy in adolescents. Diabetes Care. 1998; 21(6):902-8.,1414. Howells L, Wilson TC, Skinner R, Newtont AD, Morrist D, Greene SA. A randomized control trial of the effect of negotiated telephone support on glycaemic control in young people with Type 1 diabetes. Diabetic Med [Internet]. 2002 [cited 2018 Sept 18];19:643-8. Available from: https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002.00791.x
https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002...
-1818. Price KJ, Knowles JA, Fox M, Wales JKH, Heller S, Eiser C, et al. Educational and psychological issues effectiveness of the kids in control of food (KICk-OFF) structured education course for 11-16 year olds with Type 1 diabetes. Diabet Med [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 18];33(2):192-203. Available from: https://doi.org/10.1111/dme.12881
https://doi.org/10.1111/dme.12881...
,2121. Von Sengbusch S, Muller-Godeffroy E, Hager S, Reintjes R, Hiort O, Wagner V. Mobile diabetes education and care: intervention for children and young people with type 1 diabetes in rural areas of northern Germany. Diabet Med [Internet]. 2006 [cited 2018 Sept 18];23(2):122-7. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005.01754.x
https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005...

Aspectos importantes relacionados à insulinoterapia como presença de lipohipertrofias, rodízio dos locais de aplicação e reutilização de agulhas não foram citados como questões avaliadas após as intervenções educativas, embora sejam fundamentais para o alcance do adequado controle metabólico e redução de complicações a curto e em longo prazo.3636. Frid AH, Hirsch LJ, Menchior AR, Morel DR, Strauss KW. Worldwide injection technique questionnaire study: population parameters and injection practices. Mayo Clin Proc [Internet]. 2016 Sep [cited 2018 Sept 18];91(9):1212-23. Available from: https://doi.org/10.1016/j.mayocp.2016.06.011
https://doi.org/10.1016/j.mayocp.2016.06...

A manutenção da mudança de comportamento relacionada com a insulinoterapia depende também da qualidade dos programas educativos, que devem priorizar, além de estratégias que considerem as necessidades e particularidades da população-alvo, o apoio contínuo3737. Beck J, Greenwood DA, Blanton L, Bollinger ST, Butcher MK, Condon JE, et al. 2017 National Standards for Diabetes Self-Management Education and Support. Diabetes Educ [Internet]. 2017 Oct [cited 2018 Sept 18];43(5):449-64. Available from: https://doi.org/10.1177/0145721717722968
https://doi.org/10.1177/0145721717722968...
-3838. Coelho ACM, Villas Boas LCG, Gomides DS, Foss-Freitas MC, Pace AE. Self-care activities and their relationship to metabolic and clinical control of people with diabetes Mellitus. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2015 Sept [cited 2018 Mar 27];24(3):697-705. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-07072015000660014
https://doi.org/10.1590/0104-07072015000...
, para que comportamentos de autocuidado sejam desenvolvidos e mantidos, alcançando progressivamente melhores resultados.

Como limitação desta revisão, identifica-se a possibilidade de a escolha dos descritores para realização da estratégia de busca não ter sido abrangente o suficiente para capturar todos os estudos produzidos. Além disso, dez estudos foram classificados como unobtainable, publicados entre os anos de 1978 e 1990, cujos textos completos foram impossíveis de serem acessados, mesmo após contato com os respectivos autores.

CONCLUSÃO

A revisão sistemática evidenciou o uso das seguintes estratégias de educação: aulas expositivas em grupo; educação individualizada com doação de kits de cuidado e jantares; dramatização; acampamento educativo; contato telefônico com a equipe de saúde e mensagens de texto por celular.

As estratégias implementadas ao público infantojuvenil e o foco no ensino da insulinoterapia ocorreram em múltiplos contextos de atenção à saúde, desenvolvidas por um único profissional ou por equipe multidisciplinar, tendo o enfermeiro como profissional responsável na maioria dos estudos analisados. Tais estudos investigaram desfechos clínicos e comportamentais, e todas as estratégias educativas mediram o controle glicêmico por meio da HbA1C. Não foi possível identificar uma única estratégia capaz de melhorar o controle metabólico e promover mudança comportamental no que se refere à insulinoterapia do jovem com DM1.

Foram constatadas fragilidades metodológicas em etapas fundamentais para o delineamento dos estudos experimentais, como o enviesamento nas fases de planejamento da intervenção e na avaliação dos seus resultados. Delinear estratégias educativas direcionadas à insulinoterapia de crianças e adolescentes com diabetes se mostrou uma lacuna que, uma vez preenchida, contribuirá para a prática baseada em evidências e o aprimoramento da educação em diabetes pediátrica.

REFERENCES

  • 1. International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas [Internet]. 9th ed. Brussels(BE): 2019. Available from: https://www.diabetesatlas.org
    » https://www.diabetesatlas.org
  • 2. Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020 [Internet]. São Paulo, SP(BR): Clannad; 2019 [cited 2018 Sept 18]. Available from: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/diretrizes-completa-2019-2020.pdf
    » https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/diretrizes-completa-2019-2020.pdf
  • 3. AADE. AADE7 Self-Care Behaviors. Diabetes Educ [Internet]. 2008 May-Jun [cited 2018 Sept 18];34(3):445-9. Available from: https://doi.org/10.1177/0145721708316625
    » https://doi.org/10.1177/0145721708316625
  • 4. Saboo B. Key elements of successful intensive therapy in patients with type 1 diabetes. Indian J Endocrinol Metabol [Internet]. 2015 [cited 2018 Sept 18];19(Suppl 1):S44-6. Available from: https://doi.org/10.4103/2230-8210.155395
    » https://doi.org/10.4103/2230-8210.155395
  • 5. The Diabetes Control and Complications Trial Research Group. The effect of intensive treatment of diabetes on the development and progression of long-term complications in insulin-dependent diabetes mellitus. N Engl J Med [Internet]. 1993 [cited 2018 Sept 18]; 29(14):977-86. Available from: https://doi.org/10.1056/NEJM199309303291401
    » https://doi.org/10.1056/NEJM199309303291401
  • 6. Gomes MB, Negrato CA. Adherence to insulin therapeutic regimens in patients with type 1 diabetes. A nationwide survey in Brazil. Diabetes Res Clin Pract [Internet]. 2016 Oct [cited 2018 Sept 18];120:47-55. Available from: https://doi.org/10.1016/j.diabres.2016.07.011
    » https://doi.org/10.1016/j.diabres.2016.07.011
  • 7. Howe CJ, Ratcliff SJ, Tuttle A, Dougherty S, Lipman TH. Needle anxiety in children with type 1 diabetes and their mothers. Am J Matern Child Nurs [Internet]. 2011 [cited 2018 Sept 18]; 36(1):25-31. Available from: https://doi.org/10.1097/NMC.0b013e3181fc6093
    » https://doi.org/10.1097/NMC.0b013e3181fc6093
  • 8. Hutton B, Salanti G, Caldwell DM, Chaimani A, Schmid CH, Cameron C, et al. The PRISMA extension statement for reporting of systematic reviews incorporating network meta-analyses of health care interventions: checklist and explanations. Ann Intern Med [Internet]. 2015 [cited 2018 Sept 18];62(11):777-84. Available from: https://doi.org/10.7326/M14-2385
    » https://doi.org/10.7326/M14-2385
  • 9. Considine J, Shaban RZ, Fry M, Curtis K. Evidence based emergency nursing: designing a research question and searching the literature. Int Emerg Nurs [Internet]. 2017 May [cited 2018 Sept 18];32:78-82. Available from: https://doi.org/10.1016/j.ienj.2017.02.001
    » https://doi.org/10.1016/j.ienj.2017.02.001
  • 10. Higgins JPT, Altman DG, Sterne JAC . Chapter 8: Assessing risk of bias in included studies. In: Higgins JPT, Churchill R, Chandler J, Cumpston MS, editors, Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 5.2.0 (updated June 2017), Cochrane; 2017 [cited 2018 Sept 18]. Available from: http://www.training.cochrane.org/handbook
    » http://www.training.cochrane.org/handbook
  • 11. Simell T, Kaprio EA, Maenpaa J, Tuominen J, Simell O. Randomised prospective study of short-term and long-term initial stay in hospital by children with diabetes mellitus. The Lancet. 1991; 337(8742):656-60.
  • 12. Grey M, Boland EA, Davidson M, Yu C, Sullivan-Bolyai SS, Tamborlane WV. Short-term effects of coping skills training as adjunct to intensive therapy in adolescents. Diabetes Care. 1998; 21(6):902-8.
  • 13. Grey M, Boland EA, Davidson M, Li J, Tamborlane WV. Coping skills training for youth with diabetes mellitus has long-lasting effects on metabolic control and quality of life. J Pediatr. 2000 Jul;137(1):107-13.
  • 14. Howells L, Wilson TC, Skinner R, Newtont AD, Morrist D, Greene SA. A randomized control trial of the effect of negotiated telephone support on glycaemic control in young people with Type 1 diabetes. Diabetic Med [Internet]. 2002 [cited 2018 Sept 18];19:643-8. Available from: https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002.00791.x
    » https://doi.org/10.1046/j.1464-5491.2002.00791.x
  • 15. Lawson M, Cohen N, Richardson C, Orrbine E, Pham B. A randomized trial of regular standardized telephone contact by a diabetes nurse educator in adolescents with poor diabetes control. Ped Diabet [Internet]. 2005 [cited 2018 Sept 18];6:2-40. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
    » https://doi.org/10.1111/j.1399-543X.2005.00091.x
  • 16. Franklin VL, Waller A, Pagliarit C, Greene SA. A randomized controlled trial of sweet talk, a text-messaging system to support young people with diabetes. Diabet Med [Internet]. 2006 Dec [cited 2018 Sept 18];23(12):1332-8. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
    » https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2006.01989.x
  • 17. Coates V, Chaney D, Bunting B, Shorter GM, Shevelin M, McDougall A, Lon A. Evaluation of the effectiveness of a structured diabetes education programme (CHOICE) on clinical outcomes for adolescents with type 1 diabetes: a randomized controlled trial. J Diabetes Metab [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];4(6):280. Available from: https://doi.org/10.4172/2155-6156.1000280
    » https://doi.org/10.4172/2155-6156.1000280
  • 18. Price KJ, Knowles JA, Fox M, Wales JKH, Heller S, Eiser C, et al. Educational and psychological issues effectiveness of the kids in control of food (KICk-OFF) structured education course for 11-16 year olds with Type 1 diabetes. Diabet Med [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 18];33(2):192-203. Available from: https://doi.org/10.1111/dme.12881
    » https://doi.org/10.1111/dme.12881
  • 19. Semiz S, Bilgin UO, Bundak R, Bircan I. Summer camps for diabetic children: an experience in Antalya, Turkey. Acta Diabetol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];37(4):197-200. Available from: https://doi.org/10.1007/s005920070005
    » https://doi.org/10.1007/s005920070005
  • 20. Lawson ML, Frank MR, Fry MK, Perlman K, Sochett EB, Daneman D. Intensive diabetes management in adolescents with type 1 diabetes: the importance of intensive follow-up. J Pedc Endocrinol Metabol [Internet]. 2000 [cited 2018 Sept 18];13:79-84. Available from: https://doi.org/10.1515/JPEM.2000.13.1.79
    » https://doi.org/10.1515/JPEM.2000.13.1.79
  • 21. Von Sengbusch S, Muller-Godeffroy E, Hager S, Reintjes R, Hiort O, Wagner V. Mobile diabetes education and care: intervention for children and young people with type 1 diabetes in rural areas of northern Germany. Diabet Med [Internet]. 2006 [cited 2018 Sept 18];23(2):122-7. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005.01754.x
    » https://doi.org/10.1111/j.1464-5491.2005.01754.x
  • 22. Qayyum AA, Lone SW, Ibrahim MN, Atta I, Raza J. Effects of diabetes self-management education on glycaemic control in children with insulin-dependent diabetes mellitus. J Coll Physicians Surg Pak [Internet]. 2010 Dec [cited 2018 Sept 18];20(12):802-5. Available from: https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805.
    » https://doi.org/12.2010/JCPSP.802805.
  • 23. Mukama LJ, Moran A, Nyindo M, Philemon R, Msuya L. Improved glycemic control and acute complications among children with type 1 diabetes mellitus in Moshi, Tanzania. Ped Diabet [Internet]. 2013 [cited 2018 Sept 18];14:211-216. Available from: https://doi.org/10.1111/pedi.12005
    » https://doi.org/10.1111/pedi.12005
  • 24. Barone MTU, Vivolo MA, Madden PB. Are diabetes camps effective? Diabetes Res Clin Pract [Internet]. 2016 Apr [cited 2018 Sept 18];14:15-22. Available from: https://doi.org/10.1016/j.diabres.2016.01.013
    » https://doi.org/10.1016/j.diabres.2016.01.013
  • 25. American Diabetes Association. Children and Adolescents: Standards of Medical Care in Diabetes - 2018. Diabet Care [Internet]. 2018 Jan [cited 2018 Sept 18]; 41(Supp 1):S126-S136. Available from: https://doi.org/10.2337/dc18-S012
    » https://doi.org/10.2337/dc18-S012
  • 26. Valenzuela JM, Seid M, Waitzfelder B, Anderson AM, Beavers DP, Dabelea DM, et al. Prevalence of and disparities in barriers to care experienced by youth with type 1 diabetes. J Pediatr [Internet]. 2014 [cited 2018 Sept 18];164(6):1369-75. Available from: https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2014.01.035
    » https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2014.01.035
  • 27. Gelder C. Best practice injection technique for children and young people with diabetes. Nurs Child Young People [Internet]. 2014 Sep [cited 2018 Sept 18];26(7):32-6. Available from: https://doi.org/10.7748/ncyp.26.7.32.e458
    » https://doi.org/10.7748/ncyp.26.7.32.e458
  • 28. Garnica P. Transition of care for patients with diabetes. Curr Diabetes Rev. 2017 [cited 2018 Sept 18];13(3):263-79. Available from: https://doi.org/10.2174/1573399813666161123104407
    » https://doi.org/10.2174/1573399813666161123104407
  • 29. Okido ACC, Almeida A, Vieira MM, Neves ET, Mello DF, Lima RAG. As demandas de cuidado das crianças com diabetes mellitus tipo 1. Esc Anna Nery [Internet]. 2017 [cited 2018 Sept 18]; 21(2):e20170034. Available from: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20170034
    » https://doi.org/10.5935/1414-8145.20170034
  • 30. Theng YL, Lee JWY, Patinadan PV, Foo SSB. The use of videogames, gamification, and virtual environments in the self-management of diabetes: A Systematic Review of Evidence. Games Health J [Internet]. 2015 Oct [cited 2018 Sept 18];4(5):352-61. Available from: https://doi.org/10.1089/g4h.2014.0114
    » https://doi.org/10.1089/g4h.2014.0114
  • 31. Charalampopoulos D, Hesketh KR, Amin R, Paes VM, Viner RM, Stephenson T. Psycho-educational interventions for children and young people with type 1 diabetes in the UK: how effective are they? A systematic review and meta-analysis. PLoS One [Internet]. 2017 Jun [cited 2018 Sept 18];12(6):e0179685. Available from: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0179685
    » https://doi.org/10.1371/journal.pone.0179685
  • 32. Caro-Bautista J, Martín-Santos FJ, Morales-Asencio JM. Systematic review of the psychometric properties and theoretical grounding of instruments evaluating self-care in people with type 2 diabetes mellitus. J Adv Nurs [Internet]. 2014 Jun [cited 2018 Sept 18]; 70(6):1209-27. Available from: https://doi.org/10.1111/jan.12298
    » https://doi.org/10.1111/jan.12298
  • 33. Curcio R, Lima MHM, Alexandre NMC. Instrumentos relacionados ao diabetes mellitus adaptados e validados para a cultura brasileira. Rev Eletr Enf [Internet]. 2011 [cited 2018 Sept 18];13(2):331-7. Available from: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v13i2.9476
    » http://dx.doi.org/10.5216/ree.v13i2.9476
  • 34. Pieper C, Camara G, Franco D, Duarte G, Castiilho S, Branco FC, et al. A successful diabetes education project: educating educators without borders. In: Annals of 2017 IDF Congress [Internet], 2017 Dec 4-8 [cited 2018 Sept 18]; Abu Dhabi, United Arab Emirates. Available from: https://doi.org/10.26226/morressier.59d51842d462b80296ca358c
    » https://doi.org/10.26226/morressier.59d51842d462b80296ca358c
  • 35. Hamilton H, Knudsen G, Vaina CL, Smith M, Paul SP. Children and young people with diabetes: recognition and management. Br J Nurs [Internet]. 2017 Mar [cited 2018 Sept 18];26(6):340-347. Available from: https://doi.org/10.12968/bjon.2017.26.6.340.
    » https://doi.org/10.12968/bjon.2017.26.6.340.
  • 36. Frid AH, Hirsch LJ, Menchior AR, Morel DR, Strauss KW. Worldwide injection technique questionnaire study: population parameters and injection practices. Mayo Clin Proc [Internet]. 2016 Sep [cited 2018 Sept 18];91(9):1212-23. Available from: https://doi.org/10.1016/j.mayocp.2016.06.011
    » https://doi.org/10.1016/j.mayocp.2016.06.011
  • 37. Beck J, Greenwood DA, Blanton L, Bollinger ST, Butcher MK, Condon JE, et al. 2017 National Standards for Diabetes Self-Management Education and Support. Diabetes Educ [Internet]. 2017 Oct [cited 2018 Sept 18];43(5):449-64. Available from: https://doi.org/10.1177/0145721717722968
    » https://doi.org/10.1177/0145721717722968
  • 38. Coelho ACM, Villas Boas LCG, Gomides DS, Foss-Freitas MC, Pace AE. Self-care activities and their relationship to metabolic and clinical control of people with diabetes Mellitus. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2015 Sept [cited 2018 Mar 27];24(3):697-705. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-07072015000660014
    » https://doi.org/10.1590/0104-07072015000660014

NOTAS

  • FINANCIAMENTO

    O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil (CNPq) - Processo nº 312339/2017-8.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Out 2020
  • Data do Fascículo
    2020

Histórico

  • Recebido
    19 Set 2018
  • Aceito
    01 Mar 2019
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br