RESUMO
Objetivo:
identificar os fatores que contribuem para a satisfação e insatisfação dos profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde.
Método:
trata-se de uma revisão integrativa realizada na Public/Publish Medline, Scopus, American Psychological Association, Web of Science, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências Sociais, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Scientific Eletronic Library Online, com os seguintes descritores e palavras-chave: satisfação profissional, satisfação pessoal, insatisfação, pessoal de saúde, trabalhadores de saúde e Atenção Primária à Saúde. Os estudos incluídos foram artigos com resumos disponibilizados em inglês, espanhol ou português entre os anos de 1972 a 2017 que dispuseram texto na íntegra.
Resultados:
foram identificados 63 artigos, com 204 fatores de satisfação e 174 de insatisfação, os quais foram agrupados nas categorias: carreira, que agregou aspectos profissionais da rotina de trabalho; infraestrutura, foram incluídos fatores relacionados ao ambiente físico de trabalho, aspectos materiais e insumos; relacionamento interpessoal, abrangeram fatores pautados na relação do profissional com equipe de trabalho, pacientes, usuários do serviço e familiares; aspectos psicossociais, contemplou questões internas do profissional de saúde e a influência de questões sociais.
Conclusão:
os fatores promotores de satisfação e insatisfação na APS são ambíguos com uma predominância dos aspectos satisfatórios relacionados a carreira profissional e das relações interpessoais, e insatisfatórios relacionados a fragilidades de uma carreira profissional promissora e a infraestrutura dos serviços
DESCRITORES:
Atenção primária à saúde; Satisfação profissional; Profissionais da saúde; Instalações de saúde; Relações interpessoais; Estrutura de serviços