Acessibilidade / Reportar erro

MULHERES QUILOMBOLAS E O ITINERÁRIO DE PESQUISA DE PAULO FREIRE

RESUMO

Objetivo:

compreender a relação dos determinantes sociais na promoção da saúde de mulheres moradoras de uma comunidade quilombola, por meio do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire.

Método:

estudo de abordagem qualitativa, com caráter participativo, desenvolvido por meio do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Participaram do estudo dez mulheres quilombolas com idade entre 24 e 54 anos, moradoras da Comunidade Morro do Fortunato, Garopaba, Brasil entre os meses de abril a junho de 2016. No transcorrer desses três meses foram realizadas as etapas da investigação temática, a codificação, descodificação e o desvelamento crítico.

Resultados:

inicialmente foram investigados 20 temas geradores sendo codificados e descodificados em oito e desvelados em duas temáticas significativas, mulheres quilombolas e o acesso, que ao serem desvelados aprofundaram o empoderamento e a relação com a promoção da saúde dessa comunidade.

Conclusão:

este estudo possibilitou o despertar das mulheres perante suas realidades e consequente empoderamento e frutíferas reflexões às quais proporcionaram a elevação da autoestima, da valorização e cuidado de si, assim como a percepção de suas potencialidades e fortalezas muitas vezes abafadas pelas adversidades do dia a dia.

DESCRITORES:
Promoção da saúde; Grupo com ancestrais do continente africano; Mulheres; Empoderamento; Pesquisa

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br