Acessibilidade / Reportar erro

SENTIDOS DO TRABALHO: ARTICULAÇÃO COM OS MECANISMOS DE RISCO E PROTEÇÃO PARA RESILIÊNCIA

RESUMO

Objetivo:

compreender como os sentidos atribuídos ao trabalho por profissionais da Estratégia Saúde da Família se articulam aos mecanismos de risco e proteção, influenciando a resiliência.

Método:

pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso único, realizada com profissionais da Estratégia Saúde da Família. Participaram 62 profissionais: 14 médicos, 16 enfermeiros, 16 técnicos em enfermagem e 16 agentes comunitários de saúde. Dados coletados por meio de entrevista, guiada por roteiro semiestruturado e observação, sendo submetidos à análise de conteúdo temática e ao Software Atlas ti, versão 7.

Resultados:

da análise, emergiram adversidades no ambiente laboral relacionadas à sobrecarga de trabalho, ausência de articulação entre os serviços da rede de saúde, autonomia e reconhecimento insuficientes e condições de trabalho inadequadas. Tais vivências implicam riscos aos sentidos e ao desenvolvimento do trabalho, limitando ações mais resolutivas no cuidado à população. Foram evidenciados, também, mecanismos que conferem proteção diante dos riscos, fortalecendo os sentidos positivos conferidos ao trabalho que favorecem à resiliência.

Conclusão:

o estudo possibilitou compreender como os sentidos atribuídos ao trabalho se articulam aos mecanismos de risco e proteção, influenciando processos de resiliência. Tais reflexões podem subsidiar estratégias de redução de adversidades no ambiente laboral, estimular as potencialidades dos profissionais e sentidos positivos sobre o trabalho, com vistas ao alcance de ambiente laboral saudável, que repercutam nas ações de cuidado à população.

DESCRITORES:
Estratégia Saúde da Família; Profissionais de saúde; Trabalho; Resiliência psicológica; Fatores de risco; Fatores de proteção

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br