Acessibilidade / Reportar erro

CUIDADO AO FILHO PRÉ-TERMO NO DOMICÍLIO: VIVÊNCIAS PATERNAS

RESUMO

Objetivo:

apreender as vivências paternas referente aos cuidados prestados ao filho pré-termo no domicílio comparando os pais participantes ou não do protocolo de cuidados.

Método:

pesquisa qualitativa, realizada no período de julho a outubro de 2017, com 24 pais de bebês pré-termos após a alta hospitalar de um hospital escola do estado Paraná, Brasil. Os quais participaram ou não de um protocolo de cuidados durante o período de internação. A análise foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

os pais que tiveram oportunidade de participar do protocolo no hospital referiram que estes cuidados foram importantes para que pudessem ajudar suas companheiras com seus filhos no domicílio. Contudo, os pais participantes ou não do protocolo percebem que a mãe possui maior vinculo devido à possibilidade de maior disponibilidade de tempo e por serem as nutrizes dos filhos e referem o trabalho como uma barreira para o cuidado com o filho.

Conclusão:

os pais participantes do protocolo referem que o mesmo repercutiu positivamente nos cuidados com o filho no domicilio, em contrapartida os pais não participantes referem que terem ou não realizado o protocolo não interferiu em suas condutas no domicilio, No entanto, ambos concordam que fatores culturais e o trabalho são barreiras para o cuidado ao filho.

DESCRITORES:
Recém-nascido pré-termo; Pais; Enfermagem Neonatal; Cuidado da criança; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br