Acessibilidade / Reportar erro
Texto & Contexto - Enfermagem, Volume: 22, Número: 2, Publicado: 2013
  • 25º Congresso Quadrienal do Conselho Internacional de Enfermeiras: uma participação necessária Editorial

    Mancia, Joel Rolim
  • Acidentes de trabalho ocorridos entre adolescentes Artigo Original

    Pimenta, Aline Alcântara; Freitas, Fabiana Cristina Taubert de; Mendes, Aida Maria de Oliveira Cruz; Navarro, Vera Lúcia; Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz

    Resumo em Português:

    Objetivou-se identificar acidentes de trabalho ocorridos entre adolescentes em uma fundação de educação para o trabalho. Estudo transversal, descritivo e quantitativo que investigou 117 adolescentes trabalhadores, através de um questionário multidimensional. Dos entrevistados, 72, 6% eram mulheres, 80, 3% tinham 15 anos de idade, 60% eram pardos e 62, 4% não trabalhavam anteriormente. As atividades mais exercidas foram recepcionista (46, 2%) e auxiliar administrativo (37, 6%). Sofreram acidentes no trabalho atual ou anterior 11% dos entrevistados, dos quais, 76, 9% foram típicos e ocorreram à tarde (61, 5%). Pernas e pés foram os segmentos mais lesados (46, 2%), e as escoriações, os principais agravos (30, 8%). O trabalho infanto-juvenil pode apresentar agravos, caracterizados como acidentes de trabalho. O enfrentamento desta questão não pode ser pensado apenas no plano da fiscalização dos ambientes de trabalho, de políticas voltadas para a saúde do trabalhador; há necessidade de transformação maior na estrutura da sociedade, para que o trabalho não prejudique a saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo identificar los accidentes de trabajo producidos entre los adolescentes en una fundación de educación para el trabajo. Estudio descriptivo, cuantitativo que investigó 117 adolescentes trabajadores a través de un cuestionario multidimensional. De los encuestados, el 72, 6% eran mujeres, el 80, 3% tenían 15 años, el 60% eran pardos y el 62, 4% no trabajaba anteriormente. Las actividades más populares realizadas fueron las siguientes: Recepcionista (46, 2%) y auxiliar administrativo (37, 6%). Sufrieron accidentes en el trabajo o antes de llegar a este el 11% de los encuestados, de los cuales 76, 9% eran típicos y se produjeron en la tarde (61, 5%). Las piernas y los pies fueron los miembros mas heridos (46, 2%), seguido por abrasiones y lesiones graves (30, 8%). El trabajo de niños y adolescentes pueden presentar agravios, que se clasifican como accidentes. El enfrentamiento de este problema no puede ser pensado sólo en términos de vigilancia de los lugares de trabajo y de las políticas dirigidas a la salud del trabajador; hay una necesidad de una mayor transformación en la estructura de la sociedad, de modo que el trabajo perjudique la salud.

    Resumo em Inglês:

    This study was aimed at identifying occupational accidents involving teenagers and carried out in a professional training organization. Cross-sectional, descriptive and quantitative study which investigated 117 teenage workers, using a multidimensional questionnaire. Of all the respondents, 72.6% were women, 80.3% were 15 years old, 60% were dark colored and 62.4% had not worked before. The most popular positions were receptionist (46.2%) and administrative assistant (37.6%). Among those interviewed, 11% had had accidents in the current or previous job and, from these, 76.9% were involved in typical accidents that took place in the afternoon (61.5%). The most injured body parts were legs and feet (46.2%), and the most common injuries were abrasions (30.8%). Children and youth's labor may result in injuries that are known as occupational accidents. This issue should not be viewed only in terms of workplace inspection and occupational health policies. In addition, a greater change is needed in the structure of society to avoid working from being detrimental to health.
  • Discriminação racial no cuidado em saúde reprodutiva na percepção de mulheres Artigo Original

    Domingues, Patrícia Mallú Lima; Nascimento, Enilda Rosendo do; Oliveira, Jeane Freitas de; Barral, Fanny Eichenberger; Rodrigues, Quessia Paz; Santos, Carla Cristina Carmo dos; Araújo, Edna Maria de

    Resumo em Português:

    A discriminação racial pode influenciar o funcionamento dos serviços de saúde e as relações entre profissionais e usuários(as) e pode ser reproduzida, imperceptivelmente, através do modo como as pessoas do entorno são tratadas. Este estudo teve como objetivo descrever a percepção de mulheres acerca da discriminação racial nas práticas de cuidado em saúde reprodutiva. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. As informações foram coletadas numa Unidade Básica de Saúde de Salvador-BA, em 2010, por meio de entrevista semiestruturada, realizada com 25 mulheres. Para análise dos discursos utilizou-se a técnica de análise temática. A análise revelou situações de discriminação vivenciadas/presenciadas pelas mulheres nos serviços de saúde reprodutiva e o reconhecimento da discriminação relacionada à raça/cor e à classe social. Apesar de haver percepção da discriminação racial, as mulheres apresentaram dificuldade em reconhecer que sofriam tais práticas, evidenciando a naturalização das desigualdades raciais no cuidado em saúde reprodutiva.

    Resumo em Espanhol:

    La discriminación racial puede afectar tanto el funcionamiento de los servicios de salud y las relaciones entre profesionales y usuarios y se puede jugar sin problemas tanto a través del trato a la persona de nuestro entorno ya nosotros mismos. El objetivo del estudio es identificar y describir la percepción de mujeres a cerca de la discriminación de raza en prácticas de cuidado en salud reproductiva. La investigación es del tipo descriptiva, exploratoria, con abordaje cualitativa. Las informaciones fueran colectadas en uma Unidad Basica de Salud em La ciudad de Salvador, Bahia, Brasil, en 2010. La información se obtuvo a través de entrevista semi-estructurada, realizada con 25 mujeres, que acuden a la unidad que habías ido através de un servicio de salud reproductiva. Para el análisis de los discursos se utilizó la técnica de Análisis Temática. La análisis revela situaciones de discriminación que sufren/atestiguan las mujeres en los servicios de salud reproductiva y el reconocimiento por la misma discriminación, en relación con la raza/color y clase. Aunque no existe una percepción de la discriminación racial, las mujeres tenían dificultades para reconocer que sufre tales prácticas, evidenciando la naturalización de las desigualdades raciales en el cuidado en la salud reproductiva.

    Resumo em Inglês:

    Racial discrimination can influence the functioning of the health services and the relationships between health professionals and service users, and may be reproduced imperceptibly, through how the people in the vicinity are treated. This study aimed to describe women's perception about racial discrimination in health care practices in reproductive health. It is an exploratory-descriptive study, with a qualitative approach. The information was collected in a Primary Health Care Center in Salvador, Bahia, in 2010, through semi-structured interviews held with 25 women. The technique of thematic analysis was used for analyzing the discourses. The analysis revealed situations of discrimination experienced or witnessed by the women in the reproductive health services and recognition of discrimination related to race/color and to social class. Despite there being perception of racial discrimination, the women had difficulty in recognizing that they suffered such practices, evidencing the naturalization of racial inequalities in reproductive health care.
  • Processo de gestar e parir entre as mulheres Kaingang Artigo Original

    Moliterno, Aline Cardoso Machado; Borghi, Ana Carla; Orlandi, Larissa Helena de Souza Freire; Faustino, Rosângela Célia; Serafim, Deise; Carreira, Lígia

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo identificar o processo de gestação e nascimento entre as mulheres Kaingang. Pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica, realizada com 30 mulheres Kaingang, na Terra Indígena de Faxinal de Catanduvas-PR. A coleta de dados ocorreu por meio de observação participante, entrevistas e grupo focal, no período de janeiro a abril de 2011 e foram analisados à luz da Teoria Transcultural do Cuidado. A população estudada tinha entre 14 e 100 anos. A concepção de parto tem mudado com o passar das gerações, sendo que as mais velhas acreditam ser melhor parir acocorada em casa, já as mulheres mais novas demonstram insegurança de ter os filhos fora do hospital. Foi identificada insatisfação na assistência durante o parto. É necessária a adequação das práticas de forma a preservar a cultura da etnia sem a exposição de mulheres e recém-nascidos ao risco de complicações ou mortalidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene por objetivo conocer la percepción del proceso de nacimiento entre las mujeres Kaingang. Es una investigación cualitativa de abordaje etnográfico, cuyos sujetos fueron mujeres residentes en la Tierra Indígena de Faxinal de Catanduvas-PR. Datos fueron analizados por Teoría del Cuidado Transcultural. Trabajo de campo ocurrió de enero a abril de 2011 a través de la observación participante y grupo focal. La población estudiada tenía entre 14 y 100 años. La concepción de parto ha cambiado con el pasar de las generaciones, las mujeres mayores creen que sea mejor parir de cuclillas en casa, ya las menores demostraron inseguridad de tener hijos fuera del hospital. Las mujeres mostraron insatisfacción de asistencia durante el parto. Es necesaria la adecuación de las prácticas de atención de forma a preservar la cultura de la etnia sin, con todo, exponer mujeres y recién natos al riesgo de complicaciones o mortalidad.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to understand the perception of birth process between Kaingang women. It is a qualitative research with ethnographic approach whose subjects were Kaingang women residents at the Indian Land of Faxinal de Catanduvas-PR. Fieldwork occurred from January to April 2011 through participant observation and focus groups. Data were analyzed by Cultural Care Theory. The study population was aged between 14 and 100 years. The conception of delivery has changed over the generations, the oldest women believe the better way to give birth is squatting at home, while younger demonstrated insecurity of having children out of hospital. Women demonstrated dissatisfaction during childbirth assistance. It requires the appropriateness of delivery assistance in order to preserve the culture of the ethnic group without, expose women and newborns at complications or mortality risk.
  • Cultura da segurança do paciente na atenção primária à saúde Artigo Original

    Paese, Fernanda; Sasso, Grace Teresinha Marcon Dal

    Resumo em Português:

    O objetivo foi analisar as atitudes que evidenciam a cultura da segurança do paciente pelos profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Aplicou-se o questionário de Atitudes de Segurança, com 64 perguntas, a uma amostra de 96 profissionais da equipe de enfermagem e agentes comunitários de saúde na cidade de Florianópolis-SC, a fim de avaliar nove atitudes de segurança. As atitudes Cultura do Trabalho em Equipe, Condições de Trabalho, Comunicação e Gerência do Centro de Saúde tiveram p-Valor <0, 05, evidenciando-se como atitudes significativas da cultura da segurança do paciente. Contudo, essas mesmas quatro atitudes de segurança foram avaliadas de forma diferente pelos agentes comunitários de saúde em relação aos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Na amostra analisada das três categorias profissionais, a atitude considerada de maior importância foi a Segurança do Paciente, já a variável com menor relevância para essas categorias foi a atitude Erro.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo fue analizar actitudes que demuestran cultura de seguridad de pacientes por los profesionales de la Estrategia de Salud de Familia y el Programa de Agentes Comunitarios de Salud. Se aplicó el cuestionario de actitudes de seguridad a una muestra de 96 profissionales de un equipo de enfermaría y PACS de la ciudad Florianópolis, con el fin de evaluar nueve actitudes de seguridade. Cultura del trabajo en equipo, Condiciones de trabajo, Comunicación y Gestión del Centro de Salud tenía un valor de p<0, 05, son actitudes significantes para la cultura de seguridad del paciente. Sin embargo, estos mismos cuatro actitudes de seguridad se evaluaron de manera diferente por los trabajadores de salud comunitarios en relación con las enfermeras y técnicos de enfermería. En la muestra analizada en tres categorías profesionales, la actitud considerada la más importante era la Seguridad del Paciente, como la variable con menor relevancia en estas categorías fue la actitud de Error.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze the attitudes that demonstrate the safety culture by the professionals of the Family Health Strategy and Community Health Agents Program. The Safety Attitudes Questionnaire was applied with 96 professional of the Nursing Team and Community Health Agents in Florianopolis city, in order to evaluate nine safety attitudes. Teamwork Climate, Working Conditions, Communication and Perceptions of Management presented a p-value <0.05, showing significance for the patient safety culture. However, these same four safety attitudes were assessed differently by the Community Health Agents in relation to the nurses and nursing technicians. In the sample analyzed, the attitude Patient Safety was considered the most important by the three professional categories, and the variable with less relevance for these categories was the Error attitude.
  • Dor: conhecimentos e atitudes dos estudantes em um ano de seguimento Artigo Original

    Lobo, Alexandrina de Jesus Serra; Martins, Jacinta Pires

    Resumo em Português:

    As atitudes, os preconceitos e/ou mitos aliados à insuficiência de conhecimentos e competências dos profissionais de saúde podem condicionar o tratamento da dor. Com este estudo procurou-se identificar e analisar a evolução dos conhecimentos e atitudes dos estudantes de enfermagem em relação à dor. Estudo longitudinal, descritivo/correlacional, com a utilização de um questionário com base no "Guia Orientador de Boas Práticas na Dor". No ano letivo de 2011/12, os estudantes apresentaram uma evolução de 11% no seu nível de conhecimentos e atitudes em relação à dor, sendo que a mesma atinge os 40% no final dos quatro anos do curso de licenciatura em enfermagem. Os que manifestam melhores índices têm cerca de 0, 8 vezes mais probabilidade de reflectir e analisar as suas crenças e conhecimentos sobre a dor. A formação inicial em enfermagem é preponderante para o nível de conhecimentos e atitudes dos estudantes em relação à dor, em particular nos primeiros anos do curso.

    Resumo em Espanhol:

    Las actitudes, los prejuicios y/o los mitos, junto con el insuficiente conocimiento y habilidades de los profesionales de la salud pueden condicionar el tratamiento del dolor. Este estudio trata de identificar y analizar la evolución de los conocimientos y actitudes de los estudiantes de enfermería en lo que respecta al dolor. Estudio longitudinal, descriptivo/correlacional, utilizando un cuestionario basado en el "Guía Orientador de Boas Prácticas na Dor". En el año lectivo 2011/12, los estudiantes presentaron una evolución del 11% en su nivel de conocimientos y actitudes sobre el dolor, donde la misma atinge el 40%, en el final de los 4 años del curso de licenciatura en enfermería; los que tienen tasas más altas, tienen cerca de 0.8 veces más probabilidad de reflexionar y las creencias suyas y conocimientos sobre el dolor. La formación inicial en enfermería es preponderante para el nivel de conocimientos y actitudes de los estudiantes con relación al dolor, principalmente en los primeros años del curso.

    Resumo em Inglês:

    The attitudes, prejudices and/or myths, combined with insufficient knowledge and skills of healthcare professionals, can influence pain treatment. This study aimed to identify and analyze the evolution of the knowledge and attitudes of nursing students in relation to pain. It is a longitudinal study (descriptive/correlational) using a questionnaire based on the "Guia Orientador de Boas Práticas na Dor". In the academic year of 2011/12, the students presented an increase of 11% in their level of knowledge and attitudes in relation to pain, which reached the 40% by the end of the fourth year of the nursing course; those who showed higher rates were approximately 0.8 times more likely to reflect on and analyze their beliefs and knowledge about pain. The initial training in nursing is important in relation to the level of knowledge and attitudes of the students regarding pain, particularly in the early years of the course.
  • Cartografia das dores do cuidar no trabalho clínico do enfermeiro na atenção básica Artigo Original

    Matumoto, Silvia; Fortuna, Cinira Magali; Kawata, Lauren Suemi; Mishima, Silvana Martins; Pereira, Maria José Bistafa

    Resumo em Português:

    Objetivamos cartografar o modo como enfermeiros se afetam na prática clínica com as dores dos usuários na atenção básica. Estudo qualitativo, pesquisa-intervenção que utilizou referencial teórico do movimento institucionalista e da micropolitica do trabalho em saúde. Realizamos oito encontros grupais com nove enfermeiros da atenção básica. Utilizamos instrumentos do método cartográfico para análise que resultou em quatro planos: Os significados das próprias dores e dos usuários para os enfermeiros; As dores dos usuários que mobilizam os enfermeiros para o cuidado; As dores dos usuários que afastam os enfermeiros do cuidado; e As estratégias para lidar com as dores no trabalho. Concluímos que na prática clínica o enfermeiro se depara com as dores do usuário como espelho, e a dor do cuidado como dor da alma expressa a falta de sentido do trabalho. A criação de espaços de discussão sobre trabalho pode possibilitar a produção da clínica ampliada inventiva.

    Resumo em Espanhol:

    Objetivamos mapear el modo como enfermeros se afectan en la práctica clínica con dolores de los usuarios en la atención básica. Estudio cualitativo, pesquisa intervención que utilizó referencial teórico del movimiento institucionalista y micropolítica de trabajo en salud. Realizamos ocho reuniones grupales con nueve enfermeros de atención básica. Utilizamos instrumentos del método cartográfico para análisis que resultó en cuatro planes: Significados de los propios dolores y de los usuarios para los enfermeros; Dolores de los usuarios que movilizan enfermeros para el cuidado; Dolores de usuarios que distancian los enfermeros del cuidado; y Estrategias para lidiar con dolores en el trabajo. Concluimos que en la práctica clínica el enfermero se depara con dolores del usuario como espejo, y el dolor del cuidado como dolor del alma expresa la falta de sentido en el trabajo. La creación de espacios de discusión sobre trabajo puede posibilitar la producción de la clínica ampliada inventiva.

    Resumo em Inglês:

    We sought to map how nurses are affected during clinical practice by the pain of patients cared for in the Primary Health Care service. A qualitative study, intervention-research that used the theoretical framework of the institutionalist movement and the micro-politics of health work. Eight group meetings were held with nine nurses working within the Primary Health Care sphere. Instruments from the mapping method were used for analysis, which resulted in four plans: The meanings held by nurses concerning their own pain and that of patients; The patients' pain that mobilizes nurses to provide care; The patients' pain that discourages nurses from the supply of care; and Strategies adopted to deal with pain faced during practice. We conclude that nurses face, during clinical practice, the pain of patients as a mirror, and face the pain of providing care as pain of the soul that is expressed in terms of their work lacking meaning. The creation of spaces to discuss work may enable the production of an expanded, inventive practice.
  • O estigma da doença mental e as residências terapêuticas no município de Volta Redonda-RJ Artigo Original

    Martins, Gizele da Conceição Soares; Peres, Maria Angélica de Almeida; Oliveira, Alexandra Medeiros Brito de; Stipp, Marluci Andrade Conceição; Almeida Filho, Antonio Jose de

    Resumo em Português:

    Os objetivos desta pesquisa são caracterizar o estigma vivenciado por portadores de transtorno mental e profissionais de saúde, durante o processo de implantação das Residências Terapêuticas; e analisar a atuação da equipe de enfermagem para a transposição destes obstáculos e implantação das mesmas. É uma pesquisa qualitativa de cunho histórico-social. As fontes primárias foram constituídas de documentos escritos e seis entrevistas. O referencial teórico para análise dos resultados foi o autor Erving Goffman. Observou-se que o estigma social resultou na resistência de alguns atores sociais para implantação e permanência das Residências Terapêuticas, tanto por parte dos moradores próximos as mesmas quanto para o aluguel destes imóveis. Também se evidenciou crise de identidade profissional. Concluiu-se que o enfermeiro teve papel fundamental ao interferir no processo de estigmatização ao portador de transtorno mental e aos profissionais de saúde mental, mostrando que a mudança na forma da assistência prestada seria uma inovação.

    Resumo em Espanhol:

    Los objetivos de esta investigación son caracterizar el estigma vivido por portadores de trastorno mental y profesionales de salud durante el proceso de implantación de las Residencias Terapéuticas; y analizar la actuación del equipo de enfermería para la transposición de estos obstáculos e implantación de las mismas. Se trata de una investigación cualitativa de cuño histórico y social. Las fuentes primarias fueron constituidas de documentos escritos y seis entrevistas. El referencial teórico para análisis de los resultados fue el autor Erving Goffman. Se ha observado que el estigma social resultó en la resistencia de algunos actores sociales para implantación y permanencia de las Residencias Terapéuticas, tanto por los residentes cercanos a la misma como el alquiler de estas propiedades. También se demostró crisis de identidad profesional. Se concluyó que el enfermero tuvo papel fundamental al interferir en el proceso de estigmatización al portador de trastorno mental y a los profesionales de salud mental, mostrando que el cambio en la forma de atención prestada sería una innovación.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to characterize the stigma experienced by patients with mental disorders and health professionals during the implementation process of the Therapeutic Residences, as well as to analyze the nursing staff's performance in overcoming those obstacles and implementing those Residences. A qualitative socio-historical research was undertaken. Its primary sources consisted of written documents and six interviews. The theoretical reference that supported the result analysis was the author Erving Goffman. It was observed that the social stigma resulted in some social actors' resistance against the implementation and permanence of the Therapeutic Residences, involving not only neighbors of the therapeutic residences, but also the effect on property rentals. Additionally, a professional identity crisis was observed. It was concluded that the nurse played a key role by interfering in the stigmatization process of mental disorder patients and of mental health professionals, showing that changing the form of care delivery could represent an innovation.
  • Cotidiano de mulheres após contágio pelo HIV/AIDS: subsídios norteadores da assistência de enfermagem Artigo Original

    Silva, Lucilane Maria Sales da; Moura, Maria Aparecida Vasconcelos; Pereira, Maria Lucia Duarte

    Resumo em Português:

    A pesquisa trata de compreender o cotidiano de mulheres após contágio do HIV/aids como subsídios norteadores da assistência de enfermagem. Pesquisa qualitativa, com participação de 39 mulheres que estavam em atendimento ambulatorial para HIV em Fortaleza-CE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e analisados por Análise de Conteúdo. Dos resultados, emergiu uma categoria: mudanças no cotidiano das mulheres após contágio pelo HIV, com três subcategorias: mudanças no âmbito afetivo familiar; modificações no contexto social, trabalho, lazer; novos hábitos cotidianos com vistas à qualidade de vida. Ao término do estudo, evidenciamos que a mulher soropositiva vivencia situações de abandono familiar, isolamento social, estagnação das atividades laborais e lazer devido ao estigma da doença. Os depoimentos demonstraram redução ou abandono da bebida, do fumo e das práticas sexuais desprotegidas. Os resultados sinalizam para enfermagem ações assistenciais que contemplem questões biopsicossocioespirituais.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación trata de entender la vida cotidiana de mujeres después de la propagación del VIH/SIDA como subsidios a guiar la atención de enfermería. Investigación cualitativa, con 39 mujeres en atención ambulatorial para VIH en Fortaleza-CE. Los datos fueron recogidos en entrevistas y sometidos al análisis de contenido. De los resultados, ha surgido una categoría: cambios en el cotidiano de mujeres después de la infección por el VIH con tres subcategorías: cambios en el ámbito afectivo y familiar; cambios en el contexto social, trabajo y ocio; y nuevos hábitos diarios para la calidad de vida. Al final del estudio, fue evidenciado que las mujeres viven situaciones de abandono familiar, aislamiento social y estancamiento del empleo y actividades de ocio a causa del estigma causado por la enfermedad. Mostraron reducción o abandono de bebidas, tabaco y prácticas sexuales de riesgo. Indicaron para enfermería acciones de atención que abordan cuestiones biopsicosociales e espirituales.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to understand the daily life of women after HIV/Aids infection as guiding principles for nursing care. Qualitative research, with the participation of 39 women who were receiving outpatient care for HIV in Fortaleza, in the state of Ceará. The data were collected through interviews and analyzed using Content Analysis. From the results, one category emerged: changes in the daily life of women after HIV infection, with three subcategories: changes in the emotional and family scopes; changes in the social, professional and leisure contexts; new daily habits aimed at quality of life. At the end of the study, it could be noted that the seropositive women experience situations of family abandonment, social isolation, stagnation of professional and leisure activities, due to the stigma caused by the disease. The statements showed that they reduced or stopped drinking, smoking and having unprotected sex. The results indicate the need for nursing care actions that address bio-psychosocial-spiritual issues.
  • Percepção da criança e do adolescente em estar dependente de tecnologia: aspectos fundamentais para o cuidado de enfermagem Artigo Original

    Cabral, Patrícia Fernanda de Almeida; Oliveira, Beatriz Eugênia de; Anders, Jane Cristina; Souza, Ana Izabel Jatobá de; Rocha, Patrícia Kuerten

    Resumo em Português:

    Os avanços da tecnologia em saúde nas últimas décadas vêm aumentando a expectativa de vida da população. O objetivo deste estudo foi conhecer a experiência de estar dependente de tecnologia para crianças/adolescentes. Trata-se de estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital pediátrico do sul do Brasil, em 2011. Participaram do estudo seis crianças e adolescentes. Utilizou-se a entrevista e interações diárias para coleta de dados. Os resultados foram agrupados em três temas: o lidar com o dispositivo tecnológico; a superação da doença e do dispositivo tecnológico; e os desafios vivenciados pela criança e adolescente com o dispositivo tecnológico em casa e na escola. Evidenciou-se que a dependência tecnológica perpassa por momentos de adaptação para suprir as necessidades geradas, assim, é importante que a abordagem dos profissionais da saúde, em especial da enfermagem, contemple as dimensões envolvidas no cuidado às crianças/adolescentes dependentes de tecnologia e suas famílias.

    Resumo em Espanhol:

    Los avances tecnológicos en materia de salud han aumentado la esperanza de vida de la población. El objetivo del estudio: comprender la experiencia de niños/adolescentes de ser dependientes de la tecnología. Es un estudio descriptivo exploratorio, cualitativo, realizado en un hospital pediátrico al sur de Brasil, en 2011. Participaron del estudio seis niños/adolescentes. Los datos se recolectaron por medio de entrevistas e interacciones diarias. Los resultados se agruparon en tres temas: el trato con el dispositivo tecnológico; la superación de la enfermedad y del dispositivo tecnológico; y los desafíos que experimentan los niños/adolescentes con el dispositivo tecnológico en el hogar y la escuela. Es evidente que la dependencia tecnológica pasa por momentos de adaptación para satisfacer las necesidades generadas, por lo que es importante que los profesionales de la salud y enfermería, consideren las dimensiones que intervienen en el cuidado del niño/adolescente dependientes de la tecnología y sus familias.

    Resumo em Inglês:

    Advances in healthcare technology in recent decades have increased the life expectancy of the population. The aim of this study was to investigate the experience of being dependent on technology for children/adolescents. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach, conducted in a pediatric hospital in southern Brazil, in 2011. The study participants were six children and adolescents. An interview and daily interactions were used for the data collection. The results were grouped into three themes: coping with the technological device; overcoming the disease and the technological device, and the challenges experienced by the children and adolescents with the technological device at home and at school. It was evidenced that the technological dependence goes through moments of adaptation to meet the needs generated, therefore, it is important that the approach of the healthcare professionals, particularly the nursing professionals, contemplate the dimensions involved in caring for technology-dependent children/adolescents and their families.
  • Avaliação da qualidade do sono de estudantes universitários de Fortaleza-CE Artigo Original

    Araújo, Márcio Flávio Moura de; Lima, Adman Câmara Soares; Alencar, Ana Maria Parente Garcia; Araújo, Thiago Moura de; Fragoaso, Luciana Vládia Carvalhêdo; Damasceno, Marta Maria Coelho

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade do sono de estudantes universitários de Fortaleza, Ceará, Brasil. Estudo transversal foi realizado com 701 alunos da Universidade Federal do Ceará, entre março e junho de 2011. Foi aplicado o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh. A maioria dos universitários tinha uma qualidade subjetiva do sono ruim (54%), latência e eficiência do sono inferior a 15 minutos (60, 1%) e a 65% (99%), respectivamente. A duração do sono da amostra foi de 6, 3 horas diárias (DP±1, 4 horas) (p<0.001). A análise dos dados evidenciou que parcela substancial dos universitários investigados (95, 3%) possui má qualidade do sono. É determinante operacionalizar ações de promoção da saúde nas universidades para que o próprio acadêmico atue na construção da sua qualidade de sono.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de esta investigación fue evaluar la calidad del sueño de los estudiantes universitarios en Fortaleza, Ceará, Brasil. Se realizó una encuesta con los estudiantes de 701 en la Universidad Federal de Ceará (UFC) entre marzo y junio de 2011. Se utilizó el índice de la Calidad del Sueño de Pittsburgh (PSQI). La mayoría de los estudiantes tenía una mala calidad subjetiva del sueño (54%), la latencia del sueño y la eficiencia de menos de 15 minutos (60, 1%) y 65% (99%), respectivamente. La duración del sueño de la muestra fue de 6, 3 horas por día (SD ± 1, 4 horas) (p <0, 001). El análisis de los siete componentes del PSQI mostró que una parte sustancial de los estudiantes universitarios encuestados (95, 2%) tienen mala calidad del sueño. El análisis de datos reveló que una parte sustancial de la universidad investigado (95, 3%) tenían mala calidad del sueño.

    Resumo em Inglês:

    The aim in this research was to evaluate the sleep quality of college students in Fortaleza, Ceará, Brazil. A cross-sectional study was conducted with 701 students from the Universidade Federal do Ceará (UFC), from March to June 2011. We used the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI). Most students presented poor subjective sleep quality (54%), sleep latency in less than 15 minutes (60.1%) and efficiency under 65% (99%). In the sample, the sleep duration was of 6.3 hours per day (SD±1.4 hours) (p<0.001). Data analysis revealed that a substantial portion of the college students (95.3%) surveyed presented poor sleep quality. It is essential to operationalize health promotion actions at the universities in such a way that the students construct their own quality of sleep.
  • Tratamento em saúde mental no modelo manicomial (1960 a 2000): histórias narradas por profissionais de enfermagem Artigo Original

    Guimarães, Andréa Noeremberg; Borba, Letícia de Oliveira; Larocca, Liliana Muller; Maftum, Mariluci Alves

    Resumo em Português:

    História oral temática, desenvolvida de 2010 a 2011. Objetivou descrever a vivência de profissionais de enfermagem no tratamento ao portador de transtorno mental no modelo manicomial (1960-2000). Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada realizada com dois enfermeiros e quatro auxiliares de enfermagem, num hospital psiquiátrico do Paraná. Os dados foram analisados e apresentados em categorias de acordo com a proposta de análise temática. Os colaboradores relataram como tratamentos dispensados ao portador de transtorno mental, terapia medicamentosa, choque cardiazólico, insulinoterapia, eletroconvulsoterapia, entendida como importante recurso para controle da agitação, uso de cubículos e celas fortes como prática comum nos hospitais psiquiátricos, praxiterapia como ocupação. Discorreram, ainda, sobre lençol de contenção, camisa de força, e contenção no leito por faixas de tecido de algodão. Embora muitos destes tratamentos estejam em desuso e sejam criticados, eram os disponíveis e utilizados no período estudado.

    Resumo em Espanhol:

    Historia oral temática desarrollada de 2010 a 2011. El objetivo fue describir la vivencia de profesionales de enfermería en el tratamiento al portador de trastorno mental en el modelo de manicomio (1960-2000). Los datos fueron colectados mediante entrevista semi estructurada realizada con dos enfermeros y cuatro auxiliares de enfermería, en un hospital psiquiátrico del Paraná. Los datos fueron analizados y presentados en categorías de acuerdo con la propuesta de análisis temática. Los colaboradores relataron como tratamientos dados al portador de transtorno mental, terapia medicamentosa, choque cardiozólico, insulinoterapia, electroconvulsoterapia, entendida como un recurso importante para el control de la agitación, uso de cubículos y celas fuertes como práctica común en los hospitales psiquiátricos, praxiterapia como ocupación. También discutieron sobre sábana de contención, camisa de fuerza, y contención en el lecho con fajas de algodón. Aunque muchos de estos tratamientos estén fuera de uso y sean criticados, eran los que estaban disponibles y eran utilizados en el periodo estudiado.

    Resumo em Inglês:

    Thematic oral stories developed from 2010 to 2011. The purpose was to describe the nursing professionals' experience in the treatment of patients with mental disorders according to the asylum model (1960-2000). The data were collected through semi-structured interviews, carried out by two baccalaureate nurses and four nursing assistants in a psychiatric hospital in the state of Parana. Data were analyzed and presented in categories in accordance with the proposal of thematic analysis. The staff reported the following types of treatment delivered to patients with mental disorders: drug therapy, cardiazol shock, insulin therapy, electroconvulsive therapy - seen as an important resource to control agitation - use of cubicles and strong cells as common practices in psychiatric wards, and praxis physical therapy as occupation. They also made reference to bed sheet restraint, straightjackets and bed restraint using cotton bandages. Although many of these treatments are now discontinued and criticized, they were available and used during the studied period.
  • Avaliação multidimensional dos determinantes do envelhecimento ativo em idosos de um município de Santa Catarina Artigo Original

    Vicente, Fernanda Regina; Santos, Silvia Maria Azevedo dos

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo avaliar os determinantes do envelhecimento ativo em idosos de 60 a 70 anos, residentes em Rodeio-SC. Estudo quantitativo, do tipo exploratório-descritivo, cuja coleta de dados ocorreu entre abril e agosto de 2011. Foram entrevistados 264 idosos em seus domicílios, utilizando-se o instrumento para avaliação multidimensional do envelhecimento ativo, pós-validação de conteúdo, realizada por experts. Para análise dos dados utilizou-se o programa SestatNet e realizou-se análise descritiva. Os idosos eram participativos na comunidade e realizavam algum tipo de trabalho não remunerado (90, 9%), e apresentavam índice significativo de queda (30, 68%), porém baixa hospitalização (4, 92%). Apesar das comorbidades apresentadas, mostravam-se satisfeitos com a vida e realizavam regularmente atividades de lazer e físicas. Conclui-se que, embora nem todos os idosos tenham uma avaliação positiva em cada determinante do envelhecimento ativo, de maneira geral, apresentaram-se independentes e satisfeitos com sua qualidade de vida.

    Resumo em Espanhol:

    Este estúdio tuvo como objetivo evaluar los determinantes del envejecimiento activo en ancianos de 60 a 70 años residentes en Rodeio-SC. Estudio cuantitativo, exploratorio-descriptivo, cuya recopilación de datos ocurrió entre Abril y Agosto del 2011. Entrevistados 264 ancianos en sus hogares mediante utilización del instrumento para evaluación multidimensional del envejecimiento activo, después de la validación de contenido, realizada por peritos. Los datos fueron organizados en una hoja de cálculo en Microsoft Excel, y después se utilizo lo programa SestatNet para el análisis descriptivo. Los ancianos eran participativos en la comunidad y realizaban trabajo no remunerado (90, 9%). Presentaron índice significativo de caídas (30, 68%), pero, baja hospitalización (4, 92%). Apesar de las comorbidades, los ancianos se mostraron satisfechos con sus vidas, realizaban actividades de recreación y físicas, regularmente. Se concluyó que si bien no todos los ancianos consiguieron una evaluación positiva en cada determinante del envejecimiento activo, de manera general, se mostraron independientes y satisfechos com su cualidad de vida.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to evaluate the determinants of active aging in older adults aged 60 - 70 years old, resident in Rodeio, Santa Catarina, Brazil. It is a quantitative study of the exploratory-descriptive type. Data collection occurred between April and August 2011. 264 older adults were interviewed at home, using the instrument for multidimensional evaluation of active aging and post-validation of content, undertaken by experts. The Sestatnet program was used for data analysis and descriptive analysis was carried out. The older adults participated in the community and undertook certain forms of unpaid work (90.9%), and presented a significant rate of falls (30.68%), although they had a low rate of hospitalization (4.92%). In spite of comorbidities presented, they were shown to be satisfied with life and regularly undertook leisure and physical activities. It is concluded that, although not all the older adults had a positive evaluation in each determinant of active aging, in general they were independent and satisfied with their quality of life.
  • Jogo (IN)DICA-SUS: estratégia lúdica na aprendizagem sobre o Sistema Único de Saude Artigo Original

    Pires, Maria Raquel Gomes Maia; Guilhem, Dirce; Göttems, Leila Bernarda Donato

    Resumo em Português:

    Questiona-se que tecnologia lúdico-educativa no aprendizado sobre o Sistema Único de Saúde favorece a imaginação, a descontração, a espontaneidade e a reflexão na formação de profissionais de saúde. Os objetivos foram desenvolver o jogo de tabuleiro (IN)DICA-SUS, centrado no diálogo das políticas de saúde com o lúdico; analisar os componentes da descontração, do prazer, de aspectos formativos da aprendizagem, as emoções e as táticas do jogo no desenvolvimento do (IN)DICA-SUS; Identificar variáveis indicativas da ludicidade em tecnologias educativas para a saúde. Pesquisa exploratória, descritiva, abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo estudo de caso. Realizaram-se partidas testes com 160 participantes, com aplicação de questionário, observação participante, análise de conteúdo e teste estatístico Pearson. As variáveis indicativas da ludicidade de tecnologias educativas para a saúde incluem o prazer e a tensão no jogo. O (IN)DICA-SUS integra o caráter inventivo e de partilha como potencial para aprendizados múltiplos, para além do ensino do Sistema Único de Saúde, ainda que partindo-se dele.

    Resumo em Espanhol:

    Es cuestionable que tecnología lúdico-educativa en el aprendizaje acerca de SUS favorece la imaginación, relajación, espontaneidad y reflexión en la formación de los profesionales de la salud. Los objetivos fueram desarrollar el juego (IN)DICA-SUS centrado en diálogo sobre políticas de salud con los juguetones; analizar componentes de relajación, placer, aspectos formativos, emociones y tácticas del desarrollo del (IN)DICA-SUS; identificar las variables indicativas de lo lúdico en tecnologías educativas para la salud. Enfoque exploratorio, descriptivo, cuantitativo y cualitativo, estudio de caso. Las pruebas se realizaron con partidas testes de 180 participantes, cuestionarios, observación participante, análisis de contenido y prueba estadística de Pearson. Las variables indicativas de ludicidad de tecnologías de educación para la salud incluyen placer y tensión en el juego. El (IN)DICA-SUS integra carácter inventivo, imaginativo e de intercambio como potencial para la formación; contemplase aprendizaje múltiple y el enseño del SUS, a partir de él.

    Resumo em Inglês:

    This article questions whether educational gaming technology used in learning about the Unified Health System (SUS) benefits imagination, fun, spontaneity and reflection in the training of health professionals. The objectives were to develop the (IN)DICA-SUS board game, centered on the dialog between health policies and play; to analyze the components of fun, pleasure, formative aspects of learning, the emotions and the game tactics in the development of the (IN)DICA-SUS game; and to identify indicator variables for playability in educational technologies for health. This was exploratory, descriptive research with a quantitative and qualitative approach, of the case study type. Test matches were undertaken with 160 participants, involving the administration of a questionnaire, participant observation, content analysis and the Pearson statistical test. The indicator variables for the playability of the educational technologies for health include the pleasure and tension in the game. The (IN)DICA-SUS game brings together inventive and sharing characteristics to optimize multiple learning and goes beyond teaching about the Unified Health System, although it starts from that.
  • Concepções e práticas de cuidado na visão de homens Artigo Original

    Silva, Silvana de Oliveira; Budó, Maria de Lourdes Denardin; Silva, Marciele Moreira da

    Resumo em Português:

    Olhar o cuidado na perspectiva dos homens é um grande desafio, visto que sempre esteve associado à mulher. Por meio de pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, teve-se por objetivo descrever as concepções e as práticas de cuidado a partir da percepção de homens. Foram realizadas entrevistas narrativas com 13 homens entre 20 e 30 anos, residentes na área de abrangência de uma Estratégia de Saúde da Família. A partir da análise temática os resultados demonstraram que os homens concebem cuidado de forma abrangente e singular; se constituem seres de cuidado para familiares, amigos e colegas; o praticam por meio de ações e atitudes diversificadas; numa relação de reciprocidade se sentem cuidados pelas mulheres-mães-esposas-irmãs. Foi constatada a relevância deste estudo para a enfermagem, uma vez que contribuirá com o planejamento de ações inovadoras e condizentes com as concepções desses sujeitos.

    Resumo em Espanhol:

    Mire cuidadosamente la perspectiva de los hombres es un gran desafío porque esto siempre ha sido asociado con las mujeres. Por el medio de una pesquisa cualitativa exploratoria e descriptiva, el objetivo fue describir las concepciones y las practicas de cuidado a partir de la percepción de hombres. Fueran realizadas entrevistas narrativas con hombres entre 20 y 30 años, residentes en la área de alcance de una Estrategia de Salud de la Familia. A partir del análisis temático, los resultados mostraron que los hombres conciben cuidadosamente y de forma global los seres singulares constituidos por cuidado de familiares, amigos y colegas, la práctica a través de acciones y actitudes variadas, en una relación recíproca sentirse cuidado por mujeres - madres - esposas - hermanas. Se observó la importancia de este estudio para la enfermería, ya que ayudará con la planificación y las acciones innovadoras en consonancia con las opiniones de estos sujetos.

    Resumo em Inglês:

    Care has always been associated with woman; since it has always been associated with women. Had intended to, through exploratory and descriptive qualitative research, describe the concepts and practices of care from the perception of men. Narrative interviews were conducted with men between 20 and 30 years living in the catchment area of a Family Health Strategy. From the thematic analysis the results demonstrated that men conceive of care in a comprehensive and single way; they constitute beings of care to family, friends and colleagues; practice it through actions and diversified attitudes; in a reciprocal relationship feel cared by women-mothers-wives-sisters. It has been noted the relevance of this study for nursing as it will contribute with the planning of innovative actions consistent with the conceptions of these subjects.
  • O ensino de saúde mental na graduação de enfermagem: um estudo de caso Artigo Original

    Villela, Juliane Cardoso; Maftum, Mariluci Alves; Paes, Márcio Roberto

    Resumo em Português:

    Pesquisa com o método estudo de caso, com objetivo de descrever como se desenvolve o ensino de saúde mental em um curso de graduação em enfermagem e verificar como o ensino de saúde mental influencia na formação dos alunos. As fontes de informações foram plano de ensino, cronograma da disciplina e observação direta das atividades desenvolvidas por um professor e 60 estudantes. Utilizou-se o referencial de educação de Luckesi. Os estudantes referiram que as estratégias e a metodologia de ensino proporcionam aprendizado a partir da realidade e incentivam a busca de locais extraclasse para auxiliar na construção do conhecimento por meio de ambientes de aprendizagem significativa, que lhes proporciona a troca de experiências entre si, com a professora e com outros profissionais de saúde. A adoção de metodologias ativas se mostra um caminho viável para atingir a proposta pedagógica no ensino de saúde mental e na formação de profissionais competentes.

    Resumo em Espanhol:

    Investigación con el método estudio de caso con el objetivo de describir cómo se desarrolla la enseñanza de la salud mental en un programa de graduación de Enfermería y verificar cómo la enseñanza de la salud mental influye en la formación de los alumnos. Las fuentes de informaciones fueron: plan de enseñanza, cronograma de la disciplina y observación directa de las actividades desarrolladas por un profesor y 60 estudiantes. Se utilizó el referencial de educación de Luckesi. Los estudiantes refirieron que las estrategias y la metodología de enseñanza proporcionan aprendizaje a partir de la realidad, e incentivan la búsqueda de locales extra-clase para auxiliar en la construcción del conocimiento, por medio de ambientes de aprendizaje significativo, que les proporciona el intercambio de experiencias entre sí, con la profesora y con otros profesionales de salud. La adopción de metodologías activas se muestra un camino viable para alcanzar la propuesta pedagógica en la enseñanza de salud mental y en la formación de profesionales competentes.

    Resumo em Inglês:

    This case study aimed to describe how the teaching of mental health is developed in a nursing undergraduate course and to verify how this teaching of mental influences the formation of the students. The sources of information were: the teaching plan, chronogram of the discipline and direct observation of the activities developed by a professor and 60 students. Luckesi's philosophy of education was the theoretical framework used. The students said that the strategies and the teaching methodology provided learning based on reality and that they motivated the search for extracurricular work which assisted the construction of knowledge. They also identified an environment of significant learning that encouraged them to exchange experiences with each other, with the professor and with other healthcare professionals. The adoption of active methodologies is shown as a viable route to achieve the pedagogic proposal in the teaching of mental health and in the formation of competent professionals.
  • Mediação nas redes para o cuidado de pessoa e família que vivencia o câncer colorretal Artigo Original

    Mufato, Leandro Felipe; Araújo, Laura Filomena Santos de; Bellato, Roseney; Nepomuceno, Marly Akemi Shiroma

    Resumo em Português:

    Objetivou-se compreender como a mediação afeta a experiência de busca por cuidado no adoecimento pela condição crônica decorrente do câncer colorretal. Utilizou-se a abordagem compreensiva em pesquisa por meio da História de Vida Focal, operacionalizada pela entrevista em profundidade. Os sujeitos do estudo foram uma pessoa e sua família que vivenciavam o adoecimento por essa condição crônica, bem como pessoas de sua rede para o cuidado à saúde, tidas por nós como mediadores, totalizando seis sujeitos entrevistados. Os mediadores atuaram facilitando o acesso da pessoa adoecida a bens e recursos em saúde. A lógica que esses mediadores imprimiram na busca por cuidado difere da lógica dos serviços públicos de saúde, mas elas se influenciam mutuamente por meio dos laços de amizade que permeiam mediadores e servidores públicos. Observamos a mediação como algo positivo na perspectiva do usuário, pela dinamicidade que ela garante às redes de busca por cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo fue examinar cómo la mediación afecta la experiencia de búsqueda de atención en condiciones de enfermedad crónica causada por cáncer colorrectal. Se utilizó un enfoque comprensivo-integral a través de la Historia de Vida Focal operada por Entrevista en Profundidad. Los sujetos del estudio fueron una persona y su familia que experimentaron esta enfermedad crónica, así como las personas en su rede para el cuidado a la salud, obtenidos por nosotros como mediadores, totalizando seis entrevistados. Los mediadores actuaron facilitando el acceso a los bienes y recursos en salud para la persona enferma. La lógica de estos mediadores se diferencia de la lógica de la salud pública, e influyen mutuamente a través de los lazos de amistad que impregnan los mediadores y los funcionarios públicos. Vemos la mediación como algo positivo en la perspectiva del asegurar una mejor dinámica de las redes de búsqueda de atención.

    Resumo em Inglês:

    The objective was to analyze how mediation affects the experience of seeking care in case of illness due to the chronic condition caused by colorectal cancer. A comprehensive research approach was used through the Focal Life History, put in practice through an in-depth interview. The study subjects were a person and his family, who experienced illness due to this chronic condition, as well people from their healthcare network, considered as mediators, totaling six interviewed subjects. The mediators acted by facilitating the ill person's access to health assets and resources. The logic these mediators imprinted in the search for care differs from the logic of public health services, but they influence each other through the bonds of friendship that permeate mediators and public servants. Mediation was observed as something positive in the user's perspective, due to the dynamics it guarantees for care search networks.
  • Proteção radiológica e a atitude de trabalhadores de enfermagem em serviço de hemodinâmica Artigo Original

    Flôr, Rita de Cássia; Gelbcke, Francine Lima

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo realizado em serviço de hemodinâmica de Santa Catarina, Brasil. Objetivou-se analisar a atitude dos trabalhadores de enfermagem em relação ao uso das medidas de radioproteção em procedimentos intervencionistas. Utilizou-se a Metodologia da Psicodinâmica do Trabalho. Tal método se desenvolveu em diferentes etapas, a saber: a demanda e a pré-pesquisa, a pesquisa propriamente dita, o material da pesquisa, o método de interpretação e a validação. Ao todo foram realizados 36 encontros, no período de março a novembro de 2009, totalizando aproximadamente 54 horas de observação. Os resultados mostraram que os trabalhadores utilizam estratégia de defesa para justificar o uso incorreto, o desconhecimento ou mesmo a não utilização de algumas medidas de radioproteção, que foram evidenciadas por meio da alegação do desconforto e do peso das vestimentas de chumbo. Conclui-se que certas atitudes adotadas pelos trabalhadores referem-se também à falta de um programa de educação permanente que aborde essa temática.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio cualitativo realizado en el servicio de hemodinámica de Santa Catarina, Brasil. El objetivo fue analizar la actitud de los trabajadores de enfermería en relación al uso de las medidas de radioprotección en procedimientos intervencionistas. Se utilizó la Metodología de la Psicodinámica del Trabajo. Ese método se desarrolló en diferentes etapas, a saber: demanda y preinvestigación, investigación propiamente dicha, material de investigación, método de interpretación y validación. En total, fueron realizados 36 encuentros en el período de Marzo a Noviembre del 2009, totalizando aproximadamente, 54 horas de observación. Los resultados mostraron que los trabajadores utilizan estrategias de defensa para justificar el uso incorrecto, el desconocimiento o mismo la no utilización de algunas medidas de radioprotección que fueron evidenciadas por medio de la alegación de incomodidad y del peso de las vestimentas con plomo. Se concluye que ciertas actitudes adoptadas por los trabajadores se refieren, también, a la falta de un programa de educación permanente que aborde esa temática.

    Resumo em Inglês:

    A qualitative study conducted in a hemodynamic service in Santa Catarina, Brazil. The objective was to analyze the attitude of nursing staff in relation to in the use of radioprotection measures during interventional procedures. The psychodynamics of work approach was utilized. Such a method has been developed in different stages, namely: demand and pilot study, the research itself, the research material, interpretation method and validation. Altogether, 36 meetings were held between March and November of 2009, totaling approximately 54 hours of observation. Results showed that staff used defensive strategies to justify the misuse, lack of knowledge, or even the failure to use some measures of radioprotection, that were evidenced by the allegations of discomfort and the weight of the lead clothing. It was concluded that certain attitudes adopted by the staff also referred to the lack of a continuing educational program which addressed this issue.
  • Avaliação da fragilidade de idosos atendidos em uma unidade da Estratégia Saúde da Família Artigo Original

    Fernandes, Heloise da Costa Lima; Gaspar, Jaqueline Correia; Yamashita, Cintia Hitomi; Amendola, Fernanda; Alvarenga, Márcia Regina Martins; Oliveira, Maria Amélia de Campos

    Resumo em Português:

    A fragilidade é um indicador importante da condição de saúde de idosos. A Edmonton Frail Scale, instrumento multidimensional validado e adaptado culturalmente para o português do Brasil, pode ser usada para avaliá-la. Realizou-se estudo transversal, descritivo, com objetivo de identificar a presença de fragilidade em idosos atendidos pela Estratégia Saúde da Família em um município paulista. Os cuidados éticos foram observados. Foram entrevistados 128 idosos. Houve predomínio do sexo feminino, faixa etária de 60 a 69 anos de idade, baixa escolaridade e renda própria. Somente 103 idosos que responderam a todas as questões da escala tiveram o grau de fragilidade avaliado. Desses, 21, 4% eram aparentemente vulneráveis e 30, 1% apresentavam algum grau de fragilidade, entre leve, moderada e severa. Os 25 que deixaram de responder alguma questão apresentavam vulnerabilidade à fragilidade. Conclui-se que escala é adequada para avaliação de fragilidade na Atenção Básica, desde que adequada às características da população-alvo.

    Resumo em Espanhol:

    La fragilidad es un indicador importante del estado de salud de los ancianos. La Edmonton Frail Scale, herramienta multidimensional validada y culturalmente adaptada al portugués de Brasil, pode ser usada para su evaluación. Estudio transversal, descriptivo, con el objetivo de identificar la presencia de fragilidad en personas mayores atendidas por la Estrategia de Salud de la Familia en un municipio de Sao Paulo. Todas las consideraciones éticas fueron observadas. Se entrevistaron 128 ancianos. Hubo predominio del sexo femenino, entre 60 y 69 años de edad, bajo nivel educativo y con ingresos propios. Sólo 103 personas mayores que contestaran a todas las preguntas de la escala tuvieran su grado de fragilidad evaluado. De estos, el 21, 4% eran aparentemente vulnerables y el 30, 1% tenía algún grado de fragilidad, entre leve, moderada y severa. Los 25 que no responderán a todas las preguntas presentaban vulnerabilidad a la fragilidad. Se concluí que la escala es adecuada para la evaluación de la fragilidad en la Atención Primaria, se adecuada a las características de la población-objetivo.

    Resumo em Inglês:

    Frailty is an important health status indicator in the elderly. The Edmonton Frail Scale, a multidimensional tool validated and culturally adapted into Brazilian Portuguese, may be used for its assessment. A cross-sectional, descriptive study was developed to identify the presence of frailty in the elderly assisted by the Family Health Program in a city in São Paulo, Brazil. All ethical considerations were observed. A sample of 128 older adults was interviewed. There was predominance of female older adults, aged between 60 and 69 years, with low education and personal income. Considering all the older adults who answered all the questions in the scale, 103 had their level of frailty assessed. Of these, 21.4% were apparently vulnerable and 30.1% had some level of frailty, varying among low, moderate and severe. The 25 older adults who failed to answer all questions presented vulnerability to frailty. In conclusion, the scale is suitable for frailty assessment in primary care, as long as it is adjusted to the characteristics of the target population.
  • Representações sociais de mulheres de três gerações sobre práticas de amamentação Artigo Original

    Moreira, Michelle Araújo; Nascimento, Enilda Rosendo do; Paiva, Mirian Santos

    Resumo em Português:

    A amamentação é uma prática que envolve relação de ensino e aprendizado entre gerações. Portanto, as mulheres que a experienciam necessitam de modelos que advém das suas mães e/ou avós maternas. Para tanto, tivemos como objetivos apreender as representações sociais sobre amamentação de mulheres da mesma família e de três gerações distintas e identificar continuidades e descontinuidades nas práticas e representações relacionadas ao fenômeno e a atuação da enfermagem nesse processo. Estudo qualitativo centrado na Teoria das Representações Sociais, desenvolvido em um hospital de Itabuna-Bahia. A amostra constituiu-se de 21 mulheres. A coleta dos dados ocorreu entre outubro/2009 e julho/2010. Evidenciamos que as representações transitam entre uma percepção positiva e/ou negativa, que o processo ensino-aprendizagem é conduzido na intergeracionalidade, especialmente pelas enfermeiras, observação e mídia e que o cuidado do bebê define-se pela alimentação, corpo, saúde e afetos. Concluímos que é necessário compreender as representações na perspectiva geracional e individual.

    Resumo em Espanhol:

    El amamantamiento es una practica que implica en la enseñanza y el aprendizaje entre las generaciones. Por lo tanto, las mujeres que la experimentan necesitan de modelos, a menudo, provenientes de sus madres y/o de sus abuelas. Por lo tanto, hemos tenido como objetivo aprehender las representaciones sociales sobre la lactancia materna de las mujeres en la misma familia y tres generaciones distintas e identificar las continuidades y descontinuidades en las practicas y representaciones relacionadas con las actividades de este fenómeno y de la enfermera en este proceso. Este es un estudio cualitativo centrado en la teoría de las representaciones sociales desarrollada en un hospital de Itabuna-Bahia. La muestra estuvo conformada por 21 mujeres. Los datos fueron recolectados entre Octubre/2009 y Julio/2010. Se demuestra que las representaciones se movieron entre las percepciones positivas y/o negativas, el proceso de enseñanza-aprendizaje se lleva a cabo en la intergeneracionalidad, especialmente por las enfermeras, la observación y los medios de comunicación y el cuidado del bebé se define por la alimentación, el cuerpo, la salud y las afecciones. Llegamos a la conclusión que es necesario comprender las representaciones en perspectiva individual y generacional.

    Resumo em Inglês:

    Breastfeeding is a practice that involves teaching and learning across generations. Women experiencing breastfeeding need models that come from their mothers and maternal grandmothers. Therefore, this study's objectives were to capture social representations concerning breastfeeding held by women from three different generations of the same family and identify continuities and discontinuities in the practice and representation related to the phenomenon and the work of nurses in this process. This qualitative study based on the Social Representations Theory was developed in a hospital in Itabuna, BA, Brazil. The sample consisted of 21 women. Data were collected between October 2009 and July 2010. We show that the representations move between positive and negative perceptions, and that the teaching-learning process is conducted across generations, especially by nurses, through observation and the media, and that childcare is defined by feeding, body, health and affection. We conclude that it is necessary to understand the representations from both individual and generational perspectives.
  • Avaliação de famílias de bebês nascidos com muito baixo peso durante o cuidado domiciliar Artigo Original

    Sassá, Anelize Helena; Marcon, Sonia Silva

    Resumo em Português:

    Pesquisa convergente-assistencial cujo objetivo foi avaliar famílias de bebês nascidos com muito baixo peso baseando-se no Modelo Calgary de Avaliação Familiar. Participaram nove famílias que foram assistidas durante seis meses após a alta hospitalar do bebê. Os dados foram coletados por meio de visitas domiciliares e analisados com base nas categorias estrutural, de desenvolvimento e funcional propostas pelo Modelo. Subsistemas conflituosos estiveram presentes apenas em uma família e todas apresentaram em sua rede de apoio elementos oriundos de outros sistemas, que não o familiar. A colaboração dos pais, avós e filhos mais velhos nas tarefas domésticas permitiu às mães dedicarem mais tempo aos bebês e favoreceu a adaptação positiva e o equilíbrio familiar. Conviver com bebês nascidos com muito baixo peso exige que as famílias se organizem e se adaptem para o cuidado no domicílio, envolvendo mudanças nos papéis de cada membro familiar.

    Resumo em Espanhol:

    Investigación convergente asistencial cuyo objectivo fue evaluar las familias de los bebés nacidos con muy bajo peso basado en el Modelo Calgary de Evaluación de la Familia. Participaron nueve familias, que fueron atendidas durante seis meses después de la alta hospitalaria del bebé. Los datos fueron colectados a través de visitas domiciliarias y se analizaron sobre la base de las categorías de desarrollo, estructural y funcional propuesto por Modelo Calgary. Subsistemas en conflicto se presentaron sólo en una familia y todas presentaron en su red de soporte elementos derivados de otros sistemas afuera los elementos familiares. La colaboración de los padres, los abuelos y de niños más viejos en las tareas del hogar permitió a las madres dedicar más tiempo al cuidado de los bebés y favoreció la adaptación positiva y el equilibrio de la familia. Convivir con bebés nacidos con muy bajo peso exige de las familias organización y adaptación a los cuidados en el hogar, y implica en cambios en los papeles de cada miembro de la familia.

    Resumo em Inglês:

    Convergent care research which aimed to evaluate families of babies with very low birth weight, based on the Calgary Family Assessment Model. The nine families included were attended for six months after the infant's discharge from hospital. Data were collected through home visits and analyzed based on the structural, functional and development categories proposed in the Calgary Model. Conflicting subsystems were present only in one family and all families' support network contained elements from other systems than the family. The collaboration of parents, grandparents and older children in the household allowed the mothers to spend more time taking care of the infants and contributed to a positive adaptation and family balance. Living with infants with very low birth weight requires that families organize themselves and adapt to the home care, involving changes in the roles of each family member.
  • Fragilidade de idosos internados na clínica médica da unidade de emergência de um hospital geral terciário Artigo Original

    Storti, Luana Baldin; Fabrício-Whebe, Suzele Cristina Coelho; Kusumota, Luciana; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani; Marques, Sueli

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou caracterizar os idosos internados na clínica médica de um hospital terciário, segundo variáveis sociodemográficas, e identificar a fragilidade nos mesmos. Estudo descritivo e transversal. A coleta de dados foi realizada no período de outubro de 2010 a março de 2011, utilizando-se um instrumento contendo questionário sociodemográfico e a EdmontonFrailScale. Participaram 84 idosos, média de idade 73, 8 anos; 60, 7% eram homens, 44, 0%, casados e 32, 1%, viúvos; 75, 0%, aposentados; 54, 8% estudaram entre um e quatro anos. Quanto à identificação da fragilidade, 42, 9% apresentaram fragilidade severa, 33, 3%, leve e 19, 0%, moderada. Dentre os idosos que apresentaram fragilidade severa, houve predomínio de mulheres (63, 6%), de idosos com 80 anos ou mais (63, 0%), dos que viviam sem companheiro(a) (53, 1%) e dos que descreveram sua saúde como ruim (75, 8%). Acredita-se que identificar a fragilidade em idosos hospitalizados auxilia os profissionais da saúde no planejamento e na implementação da assistência ao idoso.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio objetivó caracterizar a adultos mayores en la clínica médica de un hospital terciario, según variables socio-demográficas e identificar la fragilidad de ellos. Estudio descriptivo y transversal. La colecta de datos fue realizada en el periodo de octubre 2010 a marzo 2011; se utilizó un instrumento conteniendo cuestionario socio-demográfico y Edmonton Frail Scale. Participaron 84 adultos mayores, con edad media de 73, 8 años; 60, 7% eran hombres, 44.0% casados y 32, 1% viudos; 75, 0% jubilados; 54, 8% estudiaron entre 1 a 4 años. En relación a identificación de la fragilidad, 42.9% presentaron fragilidad severa habiendo predominio de mujeres (63, 6%), de adultos mayores con 80 años a más (63, 0%), de los que viven sin compañero(a) (53, 1%) y de los que describieron su salud como mala (75, 8%). Se cree que identificar la fragilidad en adultos mayores hospitalizados ayuda a profesionales de salud en el planeamiento e implementación de la asistencia a esos adultos mayores.

    Resumo em Inglês:

    This descriptive and cross-sectional study was aimed at classifying elderly patients admitted to the medical clinic of a tertiary hospital, according to socio-demographic variables, and identifying their frailty. Data collection was carried out in the period between October 2010 and March 2011, through a questionnaire with socio-demographic data and the Edmonton Frail Scale. Eighty-four elderly patients with an average age of 73.8 participated in the study; 60.7% were male, 44.0% married and 32.1% widowers/widows; 75.0% were retired; 54.8% possessed between one and four years of formal education. Regarding the identification of frailty, 42.9% presented severe, 33.3% mild and 19.0% moderate frailty. Among the elderly who presented severe frailty, 63.6% were women, 63.0% were over 80 years of age, 53.1% lived without a partner and 75.8% considered their health poor. It is believed that identifying the frailty of elderly patients helps healthcare professionals in planning and implementing care actions for the elderly.
  • Conhecimento, atitude e prática de acadêmicas de enfermagem sobre o exame de papanicolaou Artigo Original

    Ribeiro, Kellyane Feitosa Carvalho; Moura, Maria Sauanna Sany de; Brandão, Rosianne Gomes Cipriano; Nicolau, Ana Izabel Oliveira; Aquino, Priscila de Souza; Pinheiro, Ana Karina Bezerra

    Resumo em Português:

    O câncer cérvico-uterino se constitui um problema de saúde pública, fator este que poderia ser modificado com a adoção do exame Papanicolaou. Realizou-se esta pesquisa junto a acadêmicas de enfermagem de uma universidade pública de Picos, Piauí. Estudo avaliativo do tipo Inquérito Conhecimento, Atitude e Prática, cujo objetivo foi analisar o conhecimento, a atitude e a prática das acadêmicas de enfermagem sobre o exame de Papanicolaou. A coleta de dados ocorreu de agosto a outubro de 2010, perfazendo 143 acadêmicas de enfermagem. Quanto ao conhecimento sobre o exame, apenas 40 (28%) foram classificadas com um conhecimento adequado. Já em relação à atitude e à prática, o percentual foi 106 (74, 1%) e 75 (52, 4%) respectivamente. Conclui que mesmo se tratando de uma população do curso da área da saúde, o conhecimento acerca do exame necessita ser revisto, com mais atividades de promoção da saúde dentro do ambiente universitário.

    Resumo em Espanhol:

    El cáncer de cuello uterino constituye un problema de salud pública, un factor que eventualmente podría ser modificado con la aprobación del examen de Papanicolaou. Llevamos a cabo esta investigación con estudiantes de enfermería de una universidad pública en la ciudad Picos, Piauí. Se trata de un estudio de evaluación del Conocimientos, Actitudes y Prácticas, cuyo objetivo principal fue analizar los conocimientos, actitudes y prácticas de la estudiante de enfermería acerca del examen de Papanicolaou. La recolección de datos ocurrió entre agosto y octubre de 2010, mediante la aplicación de un formulario estructurado a 143 estudiantes de enfermería. Respecto al conocimiento del examen sólo 40 (28%) fueron clasificados con el conocimiento apropiado. Con la actitud y la práctica el porcentaje de adecuación fue de 106 (74, 1%) y 75 (52, 4%) respectivamente. Algunos factores de riesgo para la salud sexual y reproductiva también fueron identificados, lo que lleva a la conclusión de que, incluso cuando se trata de una población que pertenece a un curso de salud, el conocimiento acerca de la prueba debe ser revisado, con las actividades de promoción de la salud más dentro del ámbito universitario que se centra en los jóvenes con el fin de minimizar el daño a largo plazo.

    Resumo em Inglês:

    Cervical cancer is a public health problem which can be changed through the adoption of the Papanicolaou examination. This research was undertaken with nursing students at a public university in Picos, Piauí. This is an evaluative study of the Knowledge, Attitudes and Practices type, whose objective was to analyze the knowledge, attitude and practice of student nurses regarding the Papanicolaou examination. Data collection took place between August and September 2010, involving 143 student nurses. Regarding knowledge of the examination, only 40 (28%) were classified as having an adequate knowledge. In relation to attitude and practice, the percentages were 106 (74.1%) and 75 (52.4%) respectively. It is concluded that even though the study population is from a course in the area of health, their knowledge of the examination needs to be revised with more health promotion activities held in the university environment.
  • Percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança Artigo Original

    Amestoy, Simone Coelho; Backes, Vânia Marli Schubert; Thofehrn, Maira Buss; Martini, Jussara Gue; Meirelles, Betina Hörner Schlindwein; Trindade, Letícia de Lima

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou conhecer a percepção dos enfermeiros sobre o processo de ensino-aprendizagem da liderança durante o curso de graduação. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo descritiva, adotou o estudo de caso como estratégia de investigação. Participaram do estudo 25 enfermeiros que trabalhavam em três hospitais gerais da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. As informações foram obtidas de maio a dezembro de 2010. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo. Os principais resultados demonstram que as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes se aproximam das características da educação bancária, mencionada por Paulo Freire. A adesão ao ensino transversal da liderança e a educação permanente constituem-se nas estratégias que facilitam a formação de enfermeiros-líderes. Torna-se relevante repensar o processo de ensino-aprendizagem da liderança, a fim de contribuir para o desenvolvimento desta competência profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio objetiva conocer la percepción de los enfermeros sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje del liderazgo durante el curso de graduación. La investigación, de abordaje cualitativo del tipo descriptiva, adoptó el estudio de caso como estrategia de investigación. Participaron 25 enfermeros que trabajaban en tres hospitales de la ciudad de Florianópolis, Santa Catarina. Las informaciones fueron obtenidas de mayo a diciembre de 2010. Para recolección de los datos fueron realizadas entrevistas semi-estructuradas. Los datos fueron analizados atraves de la propuesta operativa de Minayo. Los resultados demuestran que las prácticas pedagógicas de los docentes se aproximan de las características de la educación bancaria, mencionada por Paulo Freire. La adhesión a la enseñanza transversal del liderazgo y la educación permanente se constituyen en las estrategias que facilitan la formación de enfermeros-líderes. Se hace relevante repensar el proceso de enseñanza-aprendizaje del liderazgo, a fin de contribuir para el desarrollo de esta cualificación profesional.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate nurses' perception of the process of the teaching-learning of leadership during the undergraduate nursing course. The research, with a qualitative approach and of the descriptive type, adopted the case study as its investigative strategy. 25 nurses working in three general hospitals in the city of Florianópolis, Santa Catarina, participated in the study. The information was collected between May and December of 2010. Semi-structured interviews were undertaken for the data collection. The data was analyzed using Minayo's operative proposal. The main results show that the pedagogical practices adopted by the lecturers resemble the characteristics of the banking concept of education, mentioned by Paulo Freire. Adherence to transversal teaching of leadership, and continuous education, are strategies which facilitate the training of nurse-leaders. It is relevant to rethink the process of the teaching-learning of leadership, so as to contribute to the development of this professional competence.
  • Perfil sociodemográfico e econômico dos sobreviventes ao câncer segundo o grau de resiliência Artigo Original

    Andrade, Francine Pereira; Muniz, Rosani Manfrin; Lange, Celmira; Schwartz, Eda; Guanilo, Maria Elena Echevarria

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi descrever o perfil sociodemográfico e econômico dos sobreviventes ao câncer segundo o grau de resiliência, atendidos no Serviço de Oncologia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, desenvolvido com 264 sobreviventes ao câncer em avaliação médica no período de março a junho de 2010. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas, aplicação da versão brasileira da Escala de Resiliência de Wagnild e Young e consulta nos prontuários. Os resultados indicam o predomínio do sexo feminino (67, 8%), idosos (47, 4%), casados (52, 6%), da raça branca (83, 3%), renda principal o benefício/aposentadoria (75, 4%). O alto grau de resiliência foi maior entre os homens (47, 1%), os idosos (44, 8%), os solteiros (47, 9%), os não brancos (52, 3%) e os que possuem emprego (55, 6%). Constatou-se que a caracterização desta população é relevante, pois poderá contribuir para a identificação dos fatores promotores da elevada resiliência.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del trabajo fue describir el perfil sociodemográfico y económico de los sobrevivientes de cáncer según el grado de resiliencia, atendidos en el Servicio de Oncología del Hospital Escuela de la Universidad Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. Se trata de un estudio descriptivo, de corte transversal, hecho con 264 sobrevivientes de cáncer en evaluación médica durante el período de marzo a junio de 2010. La colecta de informaciones ocurrió mediante entrevistas, aplicación de la versión brasileña de la Escala de Resiliencia de Wagnild y Young y consulta a los prontuarios. Los resultados indicaron el predominio del sexo femenino (67, 8%), ansíanos (47, 4%), casados (52, 6%), de la raza blanca (83, 3%) y renta principal beneficio/jubilación (75, 4%). El alto grado de resiliencia fue mayor entre los hombres (47, 1%), los ansíanos (44, 8%), los solteros (47, 9%), los no blancos (52, 3%) y los que poseen empleo (55, 6%). Se constató que la caracterización de esta población es relevante, pues podrá contribuir para la identificación de los factores promotores de la elevada resiliencia.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper was to describe the economic and socio-demographic profile of cancer survivors, seen by the Oncology College Hospital Service of the Federal University of Pelotas, Rio Grande do Sul, according to their degree of resilience. It is a descriptive cross-sectional study, carried out with 264 cancer survivors under medical evaluation from March to June 2010. Data collection occurred through interviews, application of the Brazilian version of Wagnild and Young's Resilience Scale and consultation of the patients' hospital notes. The results indicate the prevalence of females (67.8%), older adults (47.4%), married persons (52.6%), whites (83.3%) and those whose main income is benefits or pension (75.4%). The high degree of resilience was greater among men (47.1%), older adults (44.8%), single people (47.9%), non-whites (52.3%) and those employed (55.6%). It was ascertained that the characterization of this population is relevant, because it will contribute to identifying factors which promote high resilience.
  • Ideologias de gênero e sexualidade: a interface entre a educação familiar e a formação profissional de enfermeiras Artigo Original

    Costa, Lúcia Helena Rodrigues; Coelho, Edméia de Almeida Cardoso

    Resumo em Português:

    O pressuposto deste estudo foi de que a subjetivação pela sexualidade orientada por ideologias de gênero, na infância e na adolescência, mantém estreita relação com discursos dominantes que interditam a sexualidade e atravessam a construção da identidade profissional de enfermeiras. O objetivo foi conhecer, por meio dos discursos de enfermeiras, aspectos do processo da subjetivação pela sexualidade, ao longo da construção identitária como mulheres e como enfermeiras. Foi desenvolvida junto a nove enfermeiras de Barbacena-MG. O material empírico foi produzido por meio de histórias de vida e a análise de discurso crítica norteou sua interpretação. Os resultados mostraram que a subjetividade passa pela aquisição de performances de gênero, determinantes no aprendizado de masculinidades e feminilidades, reforçados por instituições sociais. Assim, a introjeção do modelo de mulher bem comportada, construído na família, ao longo da infância e adolescência, facilita a aceitação das normas impostas durante a formação como enfermeira.

    Resumo em Espanhol:

    El presupuesto de este estudio fue el de que, la subjetivación por la sexualidad orientada por ideologías de género en la infancia y en la adolescencia mantienen estrecha relación con los discursos dominantes que interdicen la misma y atraviesan la construcción de la identidad profesional de enfermeras. Se objetivó conocer, por medio de los discursos de enfermeras, aspectos del proceso de la subjetivación por la sexualidad durante la construcción identitária como mujeres y enfermeras. Desarrollado junto a nueve enfermeras de Barbacena-MG. El material empírico fue producido por medio de historias de vida y el análisis del discurso crítico orientado a la interpretación. Los resultados mostraron que la subjetivación pasa por la adquisición de comportamientos de género, determinantes en el aprendizado de masculinidades y feminilidades, reforzadas por instituciones sociales. Así, la interiorización del modelo de mujer obediente y disciplinada, construido durante la infancia y adolescencia, facilita la aceptación de normas impuestas durante su formación.

    Resumo em Inglês:

    This study is based on the assumption that subjectification through sexuality driven by gender ideologies during childhood and adolescence is closely related to the dominant discourse that interdicts sexuality and influences the construction of nurses' professional identities. This study's objective was to identify in the nurses' testimonies aspects of the process of subjectification through sexuality over the course of the construction of the participants' identities as women and nurses. The study was conducted with nine nurses from Barbacena, MG, Brazil. The empirical material was developed through histories of life and interpreted using the Critical Discourse Analysis framework. The results show that subjectivity involves the acquisition of gender performances, determinants in the learning process of masculinity and femininity, reinforced by social institutions. Therefore, the internalized well-behaved-woman model constructed within the family during childhood and adolescence eases one's acceptance of standards imposed during nurses' nursing education.
  • Criança e família convivendo com a doença crônica: mesossistema em ligação com a vulnerabilidade programática Artigo Original

    Pedroso, Maria de Lourdes Rodrigues; Motta, Maria da Graça Corso da

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou conhecer as percepções de familiares de crianças que convivem com doenças crônicas sobre os componentes das situações de vulnerabilidade relacionando-os com a Teoria Sócio-Ecológica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, realizada com nove familiares de crianças que convivem com doenças crônicas e hospitalizadas em um hospital-escola do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, utilizando-se dinâmicas de criatividade e sensibilidade e o referencial de análise de conteúdo. Emergiram três categorias, sendo aqui explorada a segunda, vulnerabilidade Programática e sua inserção no mesossistema das Instituições de Saúde. O componente institucional ou programático da vulnerabilidade conecta os componentes individual e social, envolvendo o monitoramento de programas de prevenção e cuidado. Observou-se uma ligação entre os sistemas do ambiente ecológico e os componentes das situações de vulnerabilidade, que ao ser identificada, possibilita o incremento das ações de saúde voltadas a criança e sua família.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio investigó las percepciones de las familias con niños que viven con enfermedades crónicas en los componentes de las situaciones de vulnerabilidad en relación con la Teoría Socio-ecológico. Este es un estudio cualitativo, exploratorio, realizado con nueve miembros de la familia de los niños que viven con enfermedades crónicas y hospitalizados en un hospital universitario en la ciudad de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, con la dinámica de la creatividad y la sensibilidad y de referencia (Análisis de contenido). Surgieron tres categorías, se explora aquí la segunda categoría, Programa de la vulnerabilidad y su inserción en el mesosistema del centro de salud; La familia, como un espejo de las vulnerabilidades: la estructura de la macro se explora aquí. El componente institucional o componentes programáticos de vulnerabilidad conecta individual y social, que implica la supervisión de los programas de prevención y atención. Existe un vínculo entre los sistemas de medio ambiente ecológico y los componentes de las situaciones de vulnerabilidad, que, una vez identificados, permite el aumento de los programas de salud dirigidos a los niños y sus familias.

    Resumo em Inglês:

    This study was aimed at understanding the perceptions of families of children who live with chronic conditions concerning the components of their vulnerability situation and relating them with Socio-Ecological Theory. This is a qualitative, descriptive and exploratory study, involving nine families of children living with chronic conditions, who were admitted to a teaching hospital in the city of Porto Alegre, located in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, using creativity and sensitivity dynamics and content analysis. Three categories emerged and the second of them, the vulnerability of programs and their insertion into the mesosystem of healthcare institutions, is explored herein. The institutional or programmatic component of vulnerability connects the individual and the social components, involving the monitoring of prevention and care programs. It can be noted that there is a link between the ecological environment systems and the components of vulnerability situations which, when identified, allows for the implementation of healthcare actions directed at children and their families.
  • Possibilidades e limites de organização do trabalho de enfermagem no modelo de cuidados integrais em instituição hospitalar Artigo Original

    Oro, Julieta; Matos, Eliane

    Resumo em Português:

    O presente estudo aborda a opinião de trinta trabalhadores de enfermagem que, no processo de pesquisa, introduziram na prática cotidiana aspectos de inovação na organização do trabalho, buscando promover a reflexão e experimentação de práticas alternativas de organização do trabalho que se aproximem do modelo de cuidados integrais em enfermagem. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa convergente-assistencial, em um hospital-escola do sul do Brasil, através de oficinas, articulando momentos de reflexão coletiva, definição, experimentação e avaliação de aspectos de mudança na organização do trabalho. Os resultados apontam quatro categorias: cuidados na insulinoterapia; grau de dependência do sujeito hospitalizado; registro das observações complementares de enfermagem; e cuidados integrais no trabalho noturno. Conclui-se, portanto, que a realização da assistência de enfermagem, pelo modelo de cuidados integrais, implica ações institucionais que passam por condições de trabalho adequadas e pela tomada de decisões dos próprios trabalhadores no cotidiano de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    En el presente estudio se analiza la opinión de treinta trabajadores de enfermería que, en el proceso de investigación, introdujeron en la práctica diaria aspectos innovadores para la organización del trabajo, para promover la reflexión y experimentación de prácticas alternativas de organización del trabajo próximas al modelo de atención integral de enfermería. Se desarrolló una investigación cualitativa, convergente asistencial, en un hospital universitario, a través de talleres en los que se conjugan momentos de reflexión colectiva, definición, análisis y evaluación de los aspectos de cambio en la organización del trabajo. Los resultados señalan cuatro categorías: atención en la terapia de insulina; grado de dependencia del sujeto hospitalizado; registro de las observaciones adicionales de enfermería; y atención integral en el trabajo nocturno. Se concluye que la aplicación de los cuidados de enfermería según un modelo de atención integral implica acciones institucionales que van desde adecuadas condiciones de trabajo y las decisiones de los propios trabajadores en el trabajo diario.

    Resumo em Inglês:

    The present study relates to the opinions of thirty nurses who introduced aspects of work organization innovation into their routine work practices through the research process. Its objective was to promote reflection on and experimentation with alternative work organization practices which are close to the comprehensive nursing care model. To this end, a qualitative, convergent care study was developed and carried out in a teaching hospital in southern Brazil, through workshops which articulated collective reflection, definition, experimentation and assessment of aspects of change in organization of the work. The results indicated four categories: insulin therapy care; in-patients' level of dependency; recording additional nursing observations; and comprehensive care during the nightshift. It is therefore concluded that undertaking nursing care using the comprehensive care model entails institutional actions which occur through adequate working conditions and through decision-making by staff themselves in their daily work practices.
  • Avaliação da autoestima de mulheres submetidas à cirurgia oncológica mamária Artigo Original

    Gomes, Nathália Silva; Silva, Sueli Riul da

    Resumo em Português:

    Estudo observacional transversal, com abordagem quantitativa, desenvolvido com mulheres que realizaram a cirurgia oncológica mamária no período de 2007 a 2009. Objetivou caracterizar as mulheres submetidas à cirurgia oncológica mamária e analisar a autoestima dessas. Utilizou-se questionário para avaliação da autoestima com a coleta de dados sociodemográficos, clínicos e a Escala de Rosenberg. A maioria das mulheres que participou da pesquisa tinha entre 41 e 50 anos, era casada, católica, com baixa escolaridade e recebia, em média, três salários mínimos. Quanto aos aspectos clínicos, a maior parte realizou cirurgia conservadora do lado esquerdo e fez tratamentos complementares, principalmente a hormonioterapia. Com relação à autoestima, 54,10% das mulheres apresentaram autoestima alta, alfa de Cronbach de 0,77. As mulheres que possuíam autoestima alta eram casadas, retornaram ao trabalho, realizaram reconstrução mamária e não fizeram nenhum tratamento complementar.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio observacional transversal con abordaje cuantitativa desarrollado con mujeres que realizaron cirugía oncológica mamaria en el período de 2007 a 2009. Objetivó caracterizar las mujeres sometidas a esa cirugía y analizar su autoestima. Se utilizó un cuestionario para evaluación de la autoestima con coleta de datos socio demográficos, clínicos y la Escala de Rosenberg. La mayoría de las mujeres que participaron de la pesquisa tenía entre 41 y 50 años, eran casadas, católicas, con baja escolaridad y recibían en promedio, tres sueldos mínimos. Cuanto a los aspectos clínicos, la mayor parte realizó cirugía conservadora del lado izquierdo y hicieron tratamientos complementares, principalmente hormonoterapia. Con relación a la autoestima, 54,10% presentaron autoestima alta; alfa de Cronbach de 0,77. Las mujeres que poseían autoestima alta, eran casadas, retornaron al trabajo, realizaron reconstrucción mamaria y no hicieron ningún tratamiento complementar.

    Resumo em Inglês:

    This cross-sectional observational study with a quantitative approach was developed with women who underwent breast cancer surgery in the period from 2007 to 2009. The aim was to characterize women who underwent such surgery and to analyze their self-esteem. A questionnaire was used to evaluate the self-esteem with the collection of sociodemographic and clinical data and the Rosenberg Scale. The majority of the women were aged between 41 and 50 years, were married, catholic, had low levels of schooling and received on average three times the minimum wage. Regarding the clinical aspects, the majority underwent conservative surgery performed on the left side and received complementary treatments, mainly endocrine therapy. Concerning self-esteem, 54.10% of the women had high self-esteem; Cronbach's alpha of 0.77. The women who had high self-esteem were married, had returned to work, underwent breast reconstruction and had received no complementary treatment.
  • Em defesa da sociedade: a invenção dos cuidados paliativos e os dispositivos de segurança Reflexão

    Silva, Karen Schein da; Kruse, Maria Henriqueta Luce

    Resumo em Português:

    O artigo propõe pensar o corpo de conhecimentos dos cuidados paliativos como uma invenção, que funcionaria como uma das táticas inseridas em uma estratégia biopolítica constituída para defender a sociedade. Para articular tal discussão, utilizamos o manual de cuidados paliativos, publicado no ano de 2007 pela Organização Mundial da Saúde. A partir da análise textual do discurso instituído pelo manual, com o auxílio do referencial dos Estudos Culturais e sob a inspiração dos escritos de Michel Foucault, articulamos uma das possíveis leituras do guia. A partir do entrecruzamento de materialidades e enunciados, observa-se a (re)organização e a (re)invenção de uma disciplina que investe na subjetividade dos indivíduos constituindo aparatos de verdade pretendendo defender a vida.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo propone pensar el corpus de conocimientos de los cuidados paliativos como una invención, que funcionaría como una de las tácticas inseridas en una estrategia bio-política constituida para defender la sociedad. Para articular tal discusión se utilizó el manual de cuidados paliativos, publicado el año 2007, por la Organización Mundial de la Salud. A partir del análisis textual del discurso instituido por el manual, con el auxilio del referencial de los estudios culturales e con inspiración en los escritos de Michel Foucault, se articuló una de las posibles lecturas del guía. A partir del cruzamiento de materialidades y enunciados se pasó a observar la (re)organización y la (re)invención de una disciplina que invierte en la subjetividad de los individuos constituyendo aparatos de verdad intentando defender la vida.

    Resumo em Inglês:

    The article proposes thinking the corpus of knowledge on palliative care as an invention that would work as one of the tactics inserted in a bio-political strategy constituted in order to defend society. For the articulation of this discussion, the 2007 edition of the palliative care manual was used, published by the World Health Organization. Starting from the textual analysis of the discourse in the manual, with the help of the reference framework of cultural studies and inspired on the works by Michel Foucault, the study articulates one of the possible readings of the guide. Based on the crossing between material information and statements, one observes the re(organization) and (re)invention of a discipline that invests in the subjectivity of individuals, constituting apparatuses of truth in the intent to defend living.
  • Atuação do enfermeiro em oncologia na perspectiva da genética e genômica Reflexão

    Flória-Santos, Milena; Santos, Erika Maria Monteiro; Nascimento, Lucila Castanheira; Pereira-da-Silva, Gabriela; Ferreira, Beatriz Rossetti; Miranda, Diego Oliveira; Lopes-Júnior, Luis Carlos; Pinto, Patrícia da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo refletir sobre a atuação do enfermeiro em oncologia, sob a perspectiva da genética e da genômica, e sobre seu papel como membro integrante da equipe multiprofissional e interdisciplinar de aconselhamento genético oncológico. Trata-se de uma reflexão, fruto de leitura minuciosa da literatura da área, acrescida da experiência dos autores e discussões em grupo de pesquisa. No transcorrer desse trabalho, foi possível constatar que o enfermeiro precisa considerar o cuidado de saúde baseado em genômica e apropriar-se de competências essenciais. Essas competências abrangem a habilidade de mobilizar recursos genômicos na coleta da história familiar e nas orientações sobre testes genéticos a famílias em risco para síndromes neoplásicas hereditárias. O profissional de enfermagem pode atuar como referência para os demais membros da equipe de saúde, com potencial para integrar seus conhecimentos no cuidado, no ensino e em pesquisas em oncologia, sob a ótica da genética e da genômica.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio objetivó reflexionar sobre la práctica del enfermero en oncología en la perspectiva de la genética y genómica, y su papel como miembro del equipo multiprofesional e interdisciplinario del asesoriamento genético oncológico. Esta reflexión es resultado de lectura atenta de la literatura, además de la experiencia de los autores y discusiones del grupo de investigación. En el curso de este trabajo, fue posible constatar que el enfermero debe tener en cuenta el cuidado de salud basado en genómica y se apropiar de competencias esenciales. Estas competencias incluyen habilidad de movilizar recursos genómicos en la colecta de la historia familiar y orientaciones sobre testes genéticos para familias en riesgo de síndromes neoplásicas hereditarias. El profesional de enfermería puede actuar como referencia para los demás miembros del equipo de salud, con posibilidad de integrar sus conocimientos en asistencia, enseñanza e investigación en oncología, desde el punto de vista de la genética y genómica.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to reflect on oncology nurses' practice from the perspective of genetics and genomics, and their role as a member of the multiprofessional and interdisciplinary cancer genetics counseling team. This reflection is a result of the detailed reading of literature in the area, increased by the authors' experience and research group discussions. In the course of this work, it was verified that the nurse needs to consider genomic-based health care and incorporates essential competencies. These competencies include the ability to mobilize genomic resources in the family history assessment and in the guidelines on genetic testing for families at risk for hereditary neoplastic syndromes. The nursing staff may act as a reference for other members of the health team, with the potential to integrate their knowledge on care, teaching and research in oncology from the viewpoint of genetics and genomics.
  • Diferenças conceituais em termos utilizados na produção científica da enfermagem brasileira Revisão De Literatura

    Favero, Luciane; Wall, Marilene Loewen; Lacerda, Maria Ribeiro

    Resumo em Português:

    Pesquisa bibliográfica da produção científica brasileira dos últimos 17 anos, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde. O estudo objetivou analisar diferenças conceituais para os termos marco conceitual, marco de referência, metodologia do cuidado, modelo de assistência, modelo de cuidado, processo de cuidar e processo de enfermagem e propor definições para os mesmos com base nas similaridades descritas pelos autores das publicações pesquisadas. Foram analisadas 53 produções que evidenciaram a inexistência de clareza conceitual entre os termos, além de similaridades, divergências e utilização de sinônimos, capazes de dificultar sua compreensão. Propôs-se a definição dos termos elencados com base na literatura selecionada a fim de clarificá-los e de contribuir para seu aprofundamento. Conclui-se que é necessário apresentar propostas que definam os conceitos e os analisem para poder ampliar a base de conhecimentos da enfermagem brasileira, contribuindo para seu avanço e consolidação.

    Resumo em Espanhol:

    Esta es una investigación bibliográfica de la producción científica en Brasil de los últimos 17 años, llevada a cabo entre los meses de agosto y septiembre de 2010, en la Biblioteca Virtual en Salud. El estudio tuvo como objetivo analizar las diferencias conceptuales de los términos marco conceptual, marco de referencia, metodología del cuidado, modelo de asistencia, modelo de cuidado, el proceso de cuidar y el proceso de enfermería y proponer definiciones para los mismos teniendo por base las semejanzas descritas por los autores de las publicaciones estudiadas. Se analizaron 53 producciones que evidenciaron la inexistencia de claridad conceptual entre los términos, además de algunas similitudes, divergencias y uso de sinónimos, lo cual puede dificultar su comprensión. Se ha propuesto la definición de los términos sobre la base de la literatura seleccionada con el objeto de aclararlos y de contribuir a su profundización. Se concluye que es necesario presentar propuestas que definan los conceptos y los analicen con el fin de ampliar la base de conocimientos de la enfermería brasileña, contribuyendo a su avance y consolidación.

    Resumo em Inglês:

    This is a bibliographic research about Brazilian scientific production in the last 17 years, carried out in the Virtual Health Library. This study aimed to analyze conceptual differences for the terms conceptual framework, reference framework, care method, assistance model, care model, care process and nursing process, proposing definitions for these terms based on the similarities described by the authors of the publications studied. Fifty-three (53) scientific productions were analyzed, which showed a lack of conceptual clarity among the terms, as well as similarities, differences, and use of synonyms, which can hamper the understanding of their meaning. The definition of the terms listed was based on the selected literature, in order to clarify them and contribute to their deeper understanding. In conclusion, it is needed to present proposals need to be presented that define and analyze the concepts, in order to be able to expand the knowledge base of nursing in Brazil, contributing to its advancement and consolidation.
  • Estratégias e possibilidades da entrevista motivacional na adolescência: revisão integrativa Revisão De Literatura

    Claro, Heloísa Garcia; Oliveira, Márcia Aparecida Ferreira de; Paglione, Heloisa Barboza; Soares, Ricardo Henrique; Okazaki, Christiane; Vargas, Divane de

    Resumo em Português:

    Observa-se o aumento de uso de drogas por adolescentes e o surgimento de estudos que apresentam a Entrevista Motivacional como possibilidade terapêutica para esta população. Este estudo objetiva revisar na literatura informações acerca da eficácia da Entrevista Motivacional para uso com adolescentes usuários de álcool e outras drogas. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nacional e internacional, utilizando-se os descritores motivational interviewing e adolescents, e foram incluídos na análise um total de 22 artigos. Estudos apontam a Entrevista Motivacional como técnica promissora, revelando diminuição do padrão de uso de drogas pelos adolescentes estudados. Esta técnica mostrou-se eficaz para uso com adolescentes, entretanto estudos sobre esta temática são muito recentes e escassos, o que sugere novas investigações.

    Resumo em Espanhol:

    Observamos un aumento en el consumo de drogas por los adolescentes y la aparición de estudios que muestran la Entrevista Motivacional como una posibilidad de tratamiento a esta población. Este estudio tiene como objetivo revisar la información en la literatura sobre la eficacia de la Entrevista Motivacional para el uso con los adolescentes que usan alcohol y otras drogas. Se realizó una revisión integradora de la literatura nacional y internacional, utilizando los descriptores "motivational interviewing" y "adolescents", y un total de 22 artículos fueron incluidos en el análisis. Los estudios demuestran que la entrevista motivacional es una técnica prometedora, que muestra la disminución del patrón de consumo de drogas por los adolescentes estudiados. Esta técnica es eficiente para el uso con los adolescentes, pero los estudios sobre este tema son muy escasos y recientes, lo que sugiere una mayor investigación en esta área.

    Resumo em Inglês:

    An increase in drug use by adolescents can be observed, as well as the emergence of studies that show the Motivational Interview as a possible therapy for this population. This study aims to review information in the literature regarding the effectiveness of the Motivational Interview for use with adolescent users of alcohol and other drugs. An integrative review of national and international literature was conducted, using the keywords motivational interviewing and adolescents, providing a total of 22 articles that were included in the analysis. The studies show that the motivational interview is a promising technique, evidencing a decrease in the pattern of drug use by the adolescents studied. This technique was shown to be efficient for use with adolescents, however, studies on this subject are very scarce and recent, suggesting the need for further research in this area.
  • Competência profissional: a construção de conceitos, estratégias desenvolvidas pelos serviços de saúde e implicações para a enfermagem Revisão De Literatura

    Camelo, Silvia Helena Henriques; Angerami, Emília Luigi Saporiti

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo identificar e analisar a produção científica sobre a temática de competência profissional, as estratégias das instituições de saúde para o seu desenvolvimento e implicações para enfermagem. Trata-se de revisão integrativa e a estratégia de busca foi a consulta às bases eletrônicas MEDLINE, LILACS e SciELO. A coleta foi realizada entre os meses de outubro a dezembro de 2010 e os artigos selecionados estão em português e inglês, totalizando 23 publicações. A análise temática dos dados possibilitou a construção de três categorias: Os significados do conceito de competência profissional; Estratégias para desenvolver a competência profissional; e Implicações para a enfermagem. Constatou-se a predominância do conceito de competência profissional a partir de seus elementos constitutivos, ou seja, de conhecimentos, habilidades e atitudes; estratégias educacionais e programas de treinamento para a formação de competências como ações da gerência; e na enfermagem, o desafio de formar profissionais competentes e compromissados.

    Resumo em Espanhol:

    Este estúdio tuvo como objetivo identificar y analizar la literatura científica sobre el tema de la competencia profesional, las estratégias de las instituciones de salud para su desarrollo y sus implicaciones para la enfermería. Se trata de uma revisión integradora y estrategia de búsqueda se consulta con las bases de datos electrónicas MEDLINE, LILACS y SciELO. La recolección de datos se realizó entre octubre y diciembre de 2010 y los artículos seleccionados están em Portugués e Inglés, con un total de 23 publicaciones. El análisis temático de los datos permitió la construcción de tres categorías: Los significados del concepto de competencia profesional, Estrategias para desarrollar la competencia profesional y Implicaciones para la enfermería. Se verificó el predominio del concepto de competencia profesional de sus elementos constitutivos, es decir, conocimientos, habilidades y actitudes, estrategias y programas educativos de formación para la capacitación y acciones de gestión y de enfermería, el desafío de la formación de profesionales competentes y comprometidos.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify and analyze the scientific literature on the topic of professional competence, strategies of health institutions for its development and implications for nursing. It is an integrative review and search strategy was consultation with the electronic databases MEDLINE, LILACS and SciELO. Data collection was conducted between October and December 2010 and selected articles in Portuguese and English, a total of 23 publications. The thematic analysis of the data enabled the construction of three categories: The meanings of the concept of professional competence, Strategies for development professional competence and Implications for nursing. It was verified the predominance of the concept of professional competence from their constituent elements, knowledge, skills and attitudes, strategies and educational training programs for skills training and actions of management, and nursing, the challenge of train professionals competent and committed.
  • O projeto da SE/CICAD/OEA com as escolas de enfermagem: um modelo de excelência para o desenvolvimento profissional e científico com temas relacionados sobre drogas na América Latina Experiment Reports

    Wright, Maria da Gloria Miotto; Lujan, Maria Juliana

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma experiência de sucesso da Secretaria Executiva da Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (SE/CICAD) relacionado com a introdução do conteúdo de drogas nos currículos de enfermagem, além da implementação das atividades de extensão ao nível da comunidade, e promover o desenvolvimento de pesquisas na temática de drogas. O modelo "Crítico-holísitico de saúde internacional aplicado ao fenômeno das drogas" foi utilizado como referencial teórico para o projeto. Os três compentes básicos do projeto são educação, atividades de extensão, e pesquisa sobre drogas, o que oferece as bases científicas para o desenvolvimento e avance do futuro professional de enfermagem para trabalhar e estudar os problemas relacionados com drogas na América Latina. Através deste projeto, mais de 50.000 estudantes de enfermagem foram educados em temas relacionados com drogas, as escolas participantes do projeto tem implementado mais de 400 atividades de extensão, mais de 500 pesquisas foram realizadas relacionadas com os diferentes aspectos das drogas, e mais de 270 artigos científicos foram publicados em revistas nacionais e internacionais. O projeto das escolas de enfermagem da SE/CICAD tem servido de modelo para analisar o fenômeno das drogas desde a perspectiva de saúde internacional em outras áreas acadêmicas como medicina, saúde pública, educação, psicología, serviço social, comunicação social e direito na América Latina.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta la experiencia exitosa de la Secretaria Ejecutiva da Comisión Interamericana para el Control del Abuso de Drogas (SE/CICAD) de introducir el contenido de drogas en los currícula de enfermería, además de la implementación de actividades de extensión a nivel de la comunidad, y promover estudios de investigación en la temática de drogas. El modelo "Crítico-holístico de salud internacional aplicado al fenómeno de las drogas" fue utilizado como referencial teórico para el proyecto. Los tres componentes básicos del proyecto son educación, actividades de extensión, y estudios de investigación en drogas, lo cual ofrece las bases científicas para el desarrollo y avance del futuro profesional de enfermería para trabajar y estudiar problemas relacionados con drogas en América Latina. A través de este proyecto, más de 50,000 estudiantes de enfermería fueron educados en temas relacionados con drogas; las escuelas participantes del proyecto han implementado más de 400 actividades de extensión, más de 500 estudios relacionados con los diferentes aspectos de las drogas y han publicado más de 270 artículos científicos en revistas nacionales o internacionales. El proyecto de las escuelas de enfermería de la SE/CICAD ha servido como modelo para mirar el fenómeno de las drogas desde la perspectiva de salud internacional en otras áreas academica como la medicina, salud pública, educación, psicología, servicio social, comunicación social y derecho en América Latina.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the Executive Secretariat of Interamerican Drug Abuse Control Commission (ES/CICAD)'s successful experience introducing drug related content into nursing curricula, fostering the implementation of outreach activities at the community level, and promoting research studies on drug issues in Latin America. The "Critical-holistic international health model applied to the drug phenomenon" is used as the project's theoretical framework. The three basic components of the project are education, outreach activities, and drug research studies, which provide the scientific basis for the development and advancement of future nursing professionals to work and study drug issues in Latin America. Through this project, more than 50,000 nursing students have been or are being educated on drug-related issues; the participating schools have implemented 400 outreach activities, developed more than 500 research studies on drug-related issues, and published more than 270 articles in national and international peer-reviewed journals. The ES/CICAD Schools of Nursing Project has served as a model to address the drug phenomenon from an international health perspective for other academic areas such as medicine, public health, education, psychology, social work, social communication, and law in Latin America.
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br