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Vantagens do uso de tecnologias para criação, armazenamento e disseminação do conhecimento em bibliotecas universitárias

Advantages of the use of technologies for creation, storage and dissemination of knowledge in university libraries

Resumos

Com base em resultado de pesquisa que investigou, nas bibliotecas universitárias, entre outras questões, a dimensão tecnologia proposta pelo modelo de Organizações do Conhecimento apresentado por Angeloni, percebe-se que a tecnologia aplicada restringe-se ao uso das ferramentas Internet e Intranet para possibilitar a comunicação em redes. Identificou-se, portanto, o desconhecimento teórico das ferramentas data warehouse, groupware, workflow e gerenciamento eletrônico de documentos. Assim, busca-se destacar, no artigo, o papel da rede de computador - Internet, Intranet, Extranet, Data Warehouse, Groupware, Workflow e gerenciamento eletrônico de documentos - a fim de promover a aprendizagem, visando ao conhecimento conceitual de sua prática, rumo às organizações do conhecimento. Os bibliotecários, assim como outros profissionais da informação, atuam como gestores do conhecimento. Nesse sentido, devem adotar o uso da tecnologia da informação e suas ferramentas para facilitar o processo de criação, armazenamento e disseminação do conhecimento.

tecnologia; bibliotecas universitárias; gestão do conhecimento


Based upon research findings developed at University Libraries that he investigated, among others issues, the Dimension Technology proposed by the Knowledge Organizations model presented by Angeloni, it should be noted that the applied technology is limited to the use of Internet and Intranet tools to enable net communication. A theoretical unacquaintance of data, warehouse, groupware, workflow and electronic document management tools was therefore identified. In this article, the role of the Net, Internet, Intranet, Extranet, Data Warehouse, Groupware, Workflow, electronic document management is emphasized, in order to promote learning, aiming at the conceptual knowledge of its practice, heading to knowledge organizations. Librarians, as well as other information professionals, act as managers of knowledge. Consequently, they must adopt the use of information technology and its tools to facilitate the creation process, storage and dissemination of the knowledge.

technology; university library; knowledge management


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2006

Histórico

  • Aceito
    07 Abr 2006
  • Recebido
    23 Set 2005
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