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Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: estudo bibliométrico de referências

Educational plans for the Library Science Course taught at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul: a bibliometric study of references

Resumos

O estudo reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2004. O objetivo principal foi traçar o perfil das referências dos planos de ensino, através da análise da tipologia dos documentos, idiomas referenciados, procedência dos autores, autores citados, auto-referenciação, temporalidade, periódicos referenciados, distribuição por disciplina, disponibilidade e acessibilidade dos documentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram análise de referências na realização de um estudo bibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre a Biblioteconomia no Brasil e fundamentos educacionais. Os resultados revelaram que livro e capítulo de livro perfazem 60% das citações, formato predominante dos documentos impresso, com 79%. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros, a Universidade Federal de Minas Gerais como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal. A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o idioma mais citado foi o português e 80% de disponibilidade e acesso dos documentos. Pretendeu-se contribuir para a identidade e o auto-conhecimento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

biblioteconomia; planos de ensino; bibliometria; análise de referências


The study concerns the educational plan structure and organization of the "Universidade Federal do Rio Grande do Sul" Library Science program, in the 1st semester of 2004. Its main objective was to describe references cited in the educational plans by means of an analysis of document type, language, author origin, cited authors, self-cited author, publication year, journal title, distribution by discipline and document availability, and accessibility. The methodological procedures have employed techniques for analysis of references in a bibliometric study. The literature review addressed Library Science in Brazil and educational foundations. The main results revealed that book and book chapter make up 60% of the total number of citations, which is the predominant format for printed documents, with 79%. The authorship analysis revealed 60% of Brazilian authors, the "Universidade Federal de Minas Gerais" as the most productive institution, and a preference for personal authorship. The publication year pointed 70% of the references dated after 1990. The most cited language was Portuguese and the availability and accessibility was above 80%. The study was intended to contribute for the Course identity and self knowledge of the ‘Universidade Federal do Rio Grande do Sul' Library Science Program.

library science; educational plans; bibliometric study; analysis of references


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2006

Histórico

  • Recebido
    07 Jun 2005
  • Aceito
    23 Set 2005
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