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O PATRIMÔNIO VIVENCIAL DE UM EDUCANDO: PEDRO1 1 Dedicamos este artigo aos Pedros, que querem uma vida melhor. QUER ESCREVER UM LIVRO

A STUDENT’S FUNDS OF PEREZHIVANIA: PEDRO WANTS TO WRITE A BOOK

RESUMO

Este artigo aborda aspectos da trajetória pessoal e escolar de um aluno da EJA, em situação de analfabetismo. Para tratar desses aspectos, procuramos responder esta pergunta: como se configura o patrimônio vivencial de um educando de 20 anos de idade, na atividade de alfabetização, em contexto escolar? Buscando respondê-la, escolhemos, como fundamentação teórica, as noções de perezhivanie (VYGOSTKY, 2010; REY, 2016REY, Fernando González. (2016). Vygotsky’s Concept of Perezhivanie in The Psychology of Art and at the Final Moment of His Work: Advancing His Legacy. Abingdon: Routledge. Mind, culture, and activity. v. 23, n. 4, p. 1-10.; VERESOV, 2016VERESOV, Nikolai. (2016). Perezhivanie as a phenomenon and a concept: Questions on clarification and methodological meditations. Cultural-historical psychology, Frankston, Australia: Australia Monash University, vol. 12, n. 3, p. 129-148.), agência (NININ; MAGALHÃES, 2016), repertório (BLOMMAERT; BACKUS, 2012BLOMMAERT, Jan.; BACKUS, Ad. (2012). Superdiverse Repertoires and the Individual. Tilburg Papers in Cultural Studies, v. 24, p. 1-32.; BUSCH, 2017BUSCH, Brigitta. (2017). Expanding the Notion of the Linguistic Repertoire: On the Concept of Spracherleben – The Lived Experience of Language. Applied Linguistics. Oxford: University Press, v. 38, n. 3, p. 340-358.; GUIMARÃES; MOITA LOPES, 2017GUIMARÃES, Thayse Figueira; MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (2017). Trajetória de um texto viral em diferentes eventos comunicativos: entextualização, indexicalidade, performances identitárias e etnografia. Alfa: Revista de Linguística, São Paulo, v. 61, n. 1, p. 11-33.) e patrimônio (MOLL et al., 1992MOLL, Luis C.; AMANTI, Cathy; NEFF, Deborah; GONZÁLEZ, Norma. (1992). Funds of knowledge for teaching: using a qualitative approach to connect homes and classrooms. Theory into Practice, vol. 31, n. 2, pp. 132–141.; ESTEBAN-GUITART; MOLL, 2014ESTEBAN-GUITART, Moises; MOLL, Luis (2014). Funds of Identity: A new concept based on the Funds of Knowledge approach. Culture & Psychology. Vol. 20(1), p. 31-48.; LIBERALI; MEGALE, 2020MEGALE; Antonieta Heyden; LIBERALI, Fernanda Coelho. (2020). As implicações do conceito de patrimônio vivencial como uma alternativa para a educação multilíngue. Revista X, v.15, n.1, p. 55-74.). A metodologia de pesquisa é qualitativo-interpretativista, na forma de estudo de caso. Os procedimentos de geração de dados são: uma entrevista semiestruturada e conversas entre o educando e a professora-pesquisadora. Tais dados, interpretados à luz do referido arcabouço teórico, sugerem que há uma transformação na agência do sujeito de pesquisa. Essa transformação é reputada não só a fatores internos, mas também a fatores externos, como a relação com a professora alfabetizadora e com a escola onde o educando estuda. Essas mudanças constituem seu patrimônio vivencial.

Palavras-chave:
teoria da atividade sócio-histórico-cultural; perezhivanie; agência; repertório; patrimônio vivencial

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