Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que objetiva mapear, em diversos discursos que abordam a educação a distância, as representações de poder. Aqui tomamos como objeto de análise discursos relacionados ao ensino/aprendizagem de inglês para crianças via Internet, neles buscando as inscrições, as marcas, os significantes que configuram novas práticas de significação que são social e discursivamente constituídas e, assim, permitem construir sentidos que alteram a (as)simetria das relações de poder. Adotamos, portanto, o conceito de discurso proposto em "A Arqueologia do Saber", por Foucault (1969/1987, p.86), para quem o discurso é produtivo: não se limita a nomear coisas, mas também produz coisas, novos sentidos que têm efeito de verdade. Relacionamos, ainda, discurso e representação, pois ambos devem ser analisados enquanto táticas e estratégias de poder, já que é o poder que torna as coisas verdadeiras. Assim, realizamos uma pesquisa de base qualitativa, que inclui análise das condições de produção e da materialidade lingüística de discursos encontrados na Internet que abordam o ensino/aprendizagem de inglês para/ por crianças.
discurso; representação; inglês para crianças; inglês na Internet