Acessibilidade / Reportar erro

PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL DE ESTUDANTES DA MONGÓLIA: A INTERFACE ENTRE O INGLÊS E A INTERNET

RESUMO

Nas últimas décadas, a Mongólia tem sofrido mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e politicas. Essas mudanças têm contribuído para o aumento do status cultural do inglês que circula nas práticas de letramento digital de jovens na Mongólia. Contudo, grande parte da pesquisa acerca da mídia digital é realizada predominantemente em contextos Anglo-Americanos (PRINSLOO & ROWSELL, 2012PRINSLOO, M., & ROWSELL, J. (2012). Digital literacies as placed resources in the globalised periphery. Language and Educationv26, nº 4, pp. 271-277.) e pouco se conhece sobre o uso de tecnologias digitais por parte de estudantes universitários mongóis. A pesquisa reportada aqui visa a suprir essa lacuna. Embasado em perspectivas oferecidas pelos Estudos dos Letramentos, que analisam praticas de letramentos em meio aos contextos sociais e culturais em que estas ocorrem, e apoiando em uma metodologia mista, o estudo investiga como graduandos em Inglês da Mongólia usaram as tecnologias digitais, em especial a internet, em suas vidas cotidianas. Os dados foram gerados por meio de um levantamento com 98 estudantes, além de observações e entrevistas atreladas a seis participantes ligados ao estudo de caso e que apresentavam diferentes perfis socioeconômicos. Os resultados indicam que a maior parte das práticas de letramentos digitais voltaram ao aperfeiçoamento do inglês. Os participantes utilizaram as tecnológicas estrategicamente, negociando questões relativas a custo e tempo, bem como exerceram agência na medida em que personalizaram as tecnologias para apoiar sua aprendizagem da língua e eventualmente para melhorar suas posições sociais. Em contrapartida, os resultados também sugerem que o envolvimento com as tecnologias digitais foi delineado por fatores estruturais e contextuais que incluem histórico familiar, recursos pessoais, tais como proficiência em inglês, letramentos digitais e aspirações. O presente trabalho pretende refletir sobre como os resultados da pesquisa podem contribuir com as práticas educacionais ligadas ao ensino-aprendizagem de inglês em sua interface com os letramentos digitais nas universidades da Mongólia.

Palavras-chave:
estudantes universitários mongóis; práticas de letramentos digitais, uso do inglês

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br