Acessibilidade / Reportar erro
Turismo: Visão e Ação, Volume: 24, Número: 3, Publicado: 2022
  • Adaptação de cenários no mercado turístico: uma abordagem multidisciplinar das emoções experimentadas por usuários de experiências online na plataforma Airbnb Articles

    Oliveira, Josefa Laize Soares; Ricci-Cagnacci, Rina; Rossi, George Bedinelli; Netto, Alexandre Panosso

    Resumo em Português:

    Resumo: Como reflexos das medidas para combater a pandemia de covid-19, a estagnação das viagens tem recebido atenção nas discussões atuais sobre o mercado turístico. Um ponto de debate nessas investigações é a adaptação de cenários. Na necessidade de repensar as ofertas de empresas que tinham o tráfego de pessoas físicas como motorista econômico, a plataforma Airbnb criou categorias de experiências online por meio do slogan “Diversão sem sair de casa”. Na perspectiva de identificar quais emoções experimentam os usuários dessas experiências, nossa pesquisa analisou qualitativamente 358 comentários de forma multidisciplinar, identificando oito emoções consideradas básicas pela literatura: surpresa, antecipação, nojo, aceitação, tristeza, alegria, raiva e medo. Os resultados indicam que as emoções como alegria, expecta tiva e aceitação estão relacionadas a barreiras aos modelos virtuais de contato social. No entanto, concluiu-se que os usuários dessas experiên cias podem estar abertos para se adaptarem aos cenários dinâmicos do mercado turístico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Como reflejo de las medidas para combatir la pandemia de Covid-19, el estancamiento de los viajes han recibido atención en los debates actuales sobre el mercado turístico. Un punto de debate en estas investigaciones es la adaptación de los escenarios. En la necesidad de replantear las ofertas de las empresas que tenían el tráfico de particulares como motor económico, la plataforma Airbnb creó categorías de experiencias online a través del eslogan “Diversión sin salir de casa”. En la perspectiva de iden tificar qué emociones experimentan los usuarios de dichas experiencias, nuestra investigación analizó cualitativamente 358 comentarios, de forma multidisciplinar, identificando ocho emociones consideradas básicas por la literatura: sorpresa, expectación, asco, aceptación, tristeza, alegría, ira y miedo. Los resultados indican que emociones como alegría, expecta tiva y aceptación estarían relacionadas con las barreras a los modelos virtuales de contacto social. Por el contrario, se concluyó que los usuarios de estas experiencias pueden estar abiertos a adaptarse a los escenarios dinámicos propios del mercado turístico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Reflecting measures to combat the Covid-19 pandemic, the stagnation of the travel industry has been the focus of attention in current discussions on the tourism market. One point of debate in these investigations is the adaptation of scenarios. Seeing a need to rethink the offerings of com panies whose economies are driven by the displacement of individuals from one place to another, the Airbnb platform created categories of online experiences, with the slogan “Fun without leaving home”. In order to identify the emotions experienced by users of these practices, we con ducted a qualitative, multidiciplinary analysis of 358 reviews, identifying eight emotions considered basic by the literature: surprise, expectation, disgust, acceptance, sadness, joy, anger, and fear. The results indicate that emotions such as joy, expectation, and acceptance are related to barriers to virtual models of social contact. However, it was concluded that users of these experiences may be open to adapting to the dynamic scenarios of the tourism market.
  • Construção de Conhecimento sobre a Experiência Turística: uma revisão siste matizada da literatura a partir do método PROKNOW-C Articles

    Bolzán, Ricardo; Filho, Luiz Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo: Diante da diversidade de abordagens sobre o conceito da experiência turística, pretendemos evidenciar e caracterizar tendências nas cor rentes de pesquisa, a partir de uma revisão sistematizada da literatura científica internacional, utilizando o procedimento metodológico PRO KNOW-C para a conformação e análise exploratória de portfólios bibli ográficos. Para isso, exploramos três eixos que sustentam o construto da experiência turística no campo dos estudos turísticos contemporâneos: um humanístico, orientado à interpretação e à crítica sociocultural; outro econômico-administrativo, que enfatiza os estudos de marketing e gestão de experiências de consumo; e um terceiro, com predomínio dos aspectos cognitivos e comportamentais, enfatizando a memória e as dimensões da experiência. Concluímos que, embora haja ramificações dos estudos sobre a experiência turística, esses conjuntos se configuram a partir de eixos temáticos que apresentam zonas de contato em suas abordagens. A partir disso, inferimos que avanços recentes no estudo da experiência turística apresentam hibridizações em suas correntes e fundamentos ontológicos, epistemológicos, teóricos e metodológicos que complexificam o objeto de estudo e denotam esforços de superação de reducionismos conceituais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Delante de la diversidad de abordajes sobre el concepto de la experi encia turística, nos proponemos evidenciar y caracterizar tendencias en las corrientes de investigación a partir de una revisión sistematizada de la literatura científica internacional utilizando el procedimiento metodológico PROKNOW-C para la conformación y análisis exploratorio de portafolios bibliográficos. Para eso, exploramos tres ejes que sustentan el constructo de la experiencia turística en el campo de los estudios turísticos contem poráneos: uno humanístico, orientando hacia la interpretación y la crítica sociocultural; otro económico-administrativo, que enfatiza los estudios de marketing y gestión de experiencias de consumo; y un tercero con predominio de aspectos cognitivos y comportamentales, enfatizando la memoria y las dimensiones de la experiencia. Concluimos que, si bien existen ramificaciones de los estudios sobre la experiencia turística, estos conjuntos se configuran a partir de ejes temáticos que presentan zonas de contacto en sus abordajes. A partir de esto inferimos que avances recientes en el estudio de la experiencia turística evidencian hibridaciones en sus corrientes y fundamentos ontológicos, epistemológicos, teóricos y metodológicos, las cuales complejizan al objeto de estudio y denotan esfuerzos en superar reduccionismos conceptuales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In view of the diversity of approaches to the concept of the tourist experi ence, we aim to demonstrate and characterize trends in research streams, through a systematized review of the international scientific literature using the PROKNOW-C methodological procedure to create and analyze of bibliographic portfolios. For this, we explored three axes that support the construct of the tourist experience in the field of contemporary tourism studies: a humanistic axis, oriented towards sociocultural interpretation and criticism; an economic-administrative axis, which emphasizes mar keting and management studies of consumer experiences; and a third axis, which focuses predominantly on cognitive and behavioral aspects, emphasizing memory and the dimensions of the experience. We conclude that although there are ramifications of studies on the tourist experience, these groups constitute thematic axes that present areas of overlap in their approaches. Thus, we infer that recent advances in the study of the tourist experience show hybridizations in their research streams and ontological, epistemological, theoretical and methodological founda tions, making the object of study highly complex, and requiring efforts to overcome conceptual reductionisms.
  • ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS FATORES QUE LEVAM À INOVAÇÃO NO SETOR DE GASTRONOMIA Articles

    Oliveira, Paulo Sergio Gonçalves de; Silva, Luciano Ferreira da; Silva, Rodrigo Cunha da; Spinola, Mauro de Mesquita

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo do artigo foi entender de que maneiras os chefs desenvolvem inovações, por meio da troca de conhecimentos e experiências. Para atingir o objetivo do estudo, foi desenvolvida uma análise de conteúdo, por meio da análise de conjuntos hierárquicos (CHD), utilizando o soft ware Iramuteq, tendo por base transcrições de entrevistas com chefs, visando a obter suas percepções. A análise de clusters revelou três conjuntos subjacentes, os quais foram nomeados, após a análise dos lemas e dos discursos envolvidos em cada um, como: Aprendizagem formal, Comunidades de Práticas e Cocriação e Desenvolvimento de Fornecedores. Os resultados permitiram o entendimento dos fatores que conduzem o processo inovativo dos chefs de cozinha, servindo como aporte gerencial para que se possam desenvolver ações que melhorem a competitividade das empresas do setor de alimentos e bebidas, por meio da geração de uma teoria subjacente. As limitações do estudo se devem ao fato de adotar uma perspectiva de pesquisa exploratória, necessitando, dessa forma, de estudos descritivos e confirmatórios para se generalizar os achados deste estudo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo del artículo era comprender de qué manera los cocineros desarrollan innovaciones, a través del intercambio de conocimientos y experiencias. Para alcanzar el objetivo del estudio, se desarrolló un análi-sis de contenido, por medio del análisis jerárquico de conglomerados (CHD), utilizando el software Iramuteq, a partir de las transcripciones de las entrevistas con los Chefs, con el objetivo de obtener sus percepciones. El análisis de conglomerados reveló tres conglomerados subyacentes, que se denominaron, tras el análisis de los eslóganes y discursos implica-dos en cada uno de ellos, como: Aprendizaje formal, Comunidades de práctica y Cocreación y desarrollo de proveedores. Los resultados per-mitieron comprender los factores que impulsan el proceso innovador de los Chefs de Cocina, sirviendo de soporte gerencial para que se puedan desarrollar acciones que mejoren la competitividad de las empresas del sector de alimentos y bebidas, a través de la generación de una teoría subyacente. Las limitaciones del estudio se deben a que adopta una perspectiva de investigación exploratoria, por lo que se requieren estudios descriptivos y confirmatorios para generalizar las conclusiones de este estudio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of the article was to understand how culinary chefs develop innovations, through the exchange of knowledge and experiences. To achieve this aim, a content analysis was developed by means of hierar-chical cluster analysis (CHD), using the software program Iramuteq, based on transcripts of interviews with chefs, aiming to gather their perceptions. The cluster analysis revealed three underlying clusters which, following an analysis of the slogans and discourses involved in each one, were identified as: Formal Learning, Communities of Practice, and Supplier Co-creation and Development. The results enabled an understanding of the factors that drive the innovative process of chefs, serving as managerial support for the development of actions to improve the competitiveness of com-panies in the food and beverage sector, through the generation of an underlying theory. A limitation of this study is that it adopts an exploratory research perspective, and therefore, descriptive and confirmatory studies are needed to generalize the findings of this study.
  • ELABORAÇÃO DE UM ÍNDICE DE COMPETITIVIDADE TURÍSTICA MUNICIPAL: COMPILAÇÃO DE DADOS, MÉTODOS DE ESTIMAÇÃO E VALIDAÇÃO Articles

    Santos, Glauber Eduardo de Oliveira; Uvinha, Ricardo Ricci

    Resumo em Português:

    Resumo: Os índices de competitividade turística têm sido amplamente debatidos nos contextos da gestão de destinos e da pesquisa acadêmica. Contudo, a discussão metodológica sobre a construção e a validação desses índi ces apresenta uma série de lacunas. Buscando contribuir nesse campo, o presente artigo descreve os métodos de compilação de dados, esti mação e validação do Índice de Competitividade Paulista de Turismo (ICPT). O ICPT amplia a profundidade e o rigor no cômputo de uma série de aspectos dos índices de competitividade. Procedimentos tradicionais e inovadores de compilação de dados são empregados. Diversas teorias e técnicas são conjuntamente empregadas na composição do ICPT. A validade do índice é testada por meio de um modelo de equações estruturais do tipo MIMIC, estimado por mínimos quadrados parciais consistentes. Os resultados do modelo estimado sugerem a validade do índice. As informações apresentadas neste artigo podem servir de base para o desenvolvimento de outros índices de competitividade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los índices de competitividad turística han sido ampliamente debatidos en el contexto de la gestión de destinos y la investigación académica. Sin embargo, la discusión metodológica sobre la construcción y validación de estos índices presenta una serie de faltas. Buscando contribuir en este campo, este artículo describe los métodos de recopilación, estimación y validación de datos del Índice de Competitividad Turística de São Paulo (ICPT). El ICPT amplía la profundidad y rigor en el cómputo de una serie de aspectos de los índices de competitividad. Se emplean procedimien tos de recopilación de datos tradicionales e innovadores. Varias teorías y técnicas se emplean conjuntamente en la composición del ICPT. La validez del índice se prueba mediante un modelo de ecuaciones estructurales tipo MIMIC, estimado por mínimos cuadrados parciales consistentes. Los resultados del modelo estimado sugieren la validez del índice. La información presentada en este artículo puede servir como base para el desarrollo de otros índices de competitividad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Tourism competitiveness indices have been widely debated in destination management organizations and academia. However, the methodological discussion on the construction and validation of these indices presents a series of gaps. We aim to contribute to this area by describing the meth ods for gathering data, estimating, and validating the São Paulo Tourism Competitiveness Index (ICPT). The ICPT extends the depth and rigor in computing a series of aspects of competitiveness indices. Traditional and innovative data compilation procedures are employed. Several theories and techniques are jointly employed in the composition of the ICPT. The validity of the index is tested using a MIMIC structural equation model estimated by consistent partial least squares. The results of the estimated model suggest the validity of the index. The information available in this article can be useful for developing other competitiveness indices.
  • A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS Articles

    Batista, Selma Paula Maciel; Guimarães, Márcia Raquel Cavalcante; Maia, Karla Cristina Ribeiro; Fonsêca, Maria Helena de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo: O monitoramento dos impactos da cadeia produtiva do turismo nos destinos caracteriza-se como um desafio a ser superado pelos agentes responsáveis pelo planejamento e a gestão da atividade, promovendo os observatórios como mediadores desse processo. No ano de 2020, diante do cenário pandêmico provocado pela Covid-19, essa importância ficou evidente com a aplicação de uma pesquisa em território nacional, coordenada pela Rede Brasileira de Observatórios que, como resultado, criou um grupo de trabalho para propor a harmonização de uma base de dados estatísticos do turismo no Brasil. Com esse contexto, o objetivo do artigo é analisar a trajetória percorrida no planejamento e na implantação do Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas em parceria com instituições que atuam no planejamento, no ordenamento e na operacionalização das atividades turísticas no Amazonas. A metodologia caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, descritiva e fundamentou a análise na literatura sobre a função e a finalidade dos observatórios. Como resultado, descreve o processo de criação do Observatório de Turismo da UEA, sob a coordenação de uma universidade que produz conteúdo que, disponível em plataforma web de acesso público e gratuito, contribui para a formação de um Sistema de Informação Turística do destino Amazonas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El seguimiento de los impactos de la cadena productiva del turismo en los destinos se caracteriza como un reto a superar por parte de los agentes responsables de la planificación y gestión de la actividad, potenciando los observatorios como mediadores de este proceso. En el año 2020, ante el escenario de pandemia provocado por el SarsCov2 (Covid-19), esta importancia se hizo evidente con la aplicación de una encuesta en el territorio nacional, coordinada por la Red Brasileña de Observatorios que, como resultado, creó un grupo de trabajo proponer la armonización de una base de datos estadísticos de turismo en Brasil. En ese contexto, el objetivo del artículo es analizar la trayectoria tom-ada en la planificación e implementación del Observatorio de Turismo de la Universidad del Estado de Amazonas en alianza con instituciones que actúan en la planificación, ordenación y operacionalización de las actividades turísticas en Amazonas. La metodología se caracteriza por ser un estudio de caso con un enfoque cualitativo, descriptivo y funda-mentado en el análisis de la literatura sobre la función y finalidad de los observatorios. Como resultado, describe el proceso de creación del Observatorio de Turismo de la UEA, bajo la coordinación de una univer-sidad que produce contenidos que, disponibles en una plataforma web de acceso público y gratuito, contribuyen a la formación de un Sistema de Información Turística, para el destino amazónico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Monitoring the impacts of the tourism production chain on destinations is as a challenge to the responsible agents for planning and managing the activity, observatories are mediators of this process. In 2020, given the pandemic scenario caused by SarsCov2 (Covid-19), this importance was evident with the application of a survey in the national territory, coordinated by the Brazilian Network of Observatories which, as a result, created a working group to propose the harmonization of a statistical database of tourism in Brazil. With this context, the objective of the article is to analyze the trajectory taken in the planning and implementation of the Tourism Observatory of the State University of Amazonas in partnership with institutions that work in the planning, ordering, and operationaliza-tion of tourist activities in Amazonas. The methodology is characterized as a case study with a qualitative, descriptive approach and based the analysis in the literature on the function and purpose of observatories. As a result, it describes the process of creation of the Tourism Observatory of the UEA, under the coordination of a university that produces content that, available on a web platform with public and free access, contributes to the formation of a Tourism Information System, for the Amazon destination.
  • ROTEIRO PARA ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS EM PESQUISAS SOBRE TURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Articles

    Reis, Clóvis; Barrios, Yanet María Reimondo; Silva, Rodrigo Borsatto Sommer da; Busarello, Mônica Tatiana Bunese

    Resumo em Português:

    Resumo: O desenvolvimento sustentável é um fenômeno complexo, cuja interpretação demanda uma perspectiva multidimensional, a qual leve em conta diferentes âmbitos relacionados a questões ambiental, política, econômica, social e cultural. Não obstante, as pesquisas sobre turismo e desenvolvimento sustentável, em geral, não articulam um debate teórico sobre as dimensões da sustentabilidade e não seguem um roteiro sistematizado para análise dos dados empíricos, o que fragiliza as conclusões dos estudos. O presente trabalho busca suprir tal lacuna. O artigo propõe uma matriz de análise de dados qualitativos para pesquisas sobre turismo e desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma proposta desenvolvida ao longo dos últimos anos e validada em trabalhos que abordam diferentes casos de estudo. O roteiro demonstrou-se operacional na análise de informações provenientes de diferentes procedimentos metodológicos e proporcionou robustez teórica à análise da realidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Sustainable development is a complex phenomenon. The research on that area requires a multidimensional perspective, which considers different aspects related to environmental, political, economic, social, and cultural issues. Nevertheless, studies on tourism and sustainable development do not articulate a theoretical debate on the dimensions of sustainability or follow a systematized method in the analysis of empirical data. The procedures undermine the conclusions of such investigations. To fill this gap, the paper proposes a theoretical framework for qualitative data analysis in the research on tourism and sustainable development. The proposal was developed over the last few years and validated in works that address different case studies. As a result, the method proved to be operational for interpreting information from distinct methodological procedures and provided theoretical robustness to the analysis of reality.

    Resumo em af:

    Resumen: El desarrollo sostenible es un fenómeno complejo, cuya interpretación supone una perspectiva multidimensional, que tenga en cuenta diferentes ámbitos relacionados con cuestiones ambientales, políticas, económi-cas, sociales y culturales. Sin embargo, las investigaciones sobre turismo y desarrollo sostenible en general no articulan un debate teórico sobre las dimensiones de la sostenibilidad y no siguen una ruta sistematizada para el análisis de datos empíricos, lo que fragiliza las conclusiones de los estudios. El presente trabajo busca ocupar dicho espacio. El artículo propone una matriz de análisis de datos cualitativos para la investigación sobre turismo y desarrollo sostenible. Esta es una propuesta desarrollada en los últimos años y validada en trabajos que abordan diferentes casos de estudio. El marco teórico ha demostrado ser operativo en el análisis de la información desde diferentes procedimientos metodológicos y ha proporcionado robustez teórica al análisis de la realidad.
  • GESTÃO DE CRISE NO TURISMO: REFLEXOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DO MUNICÍPIO DE TORRES, RIO GRANDE DO SUL - BRASIL Articles

    Garbuio, Maria Emília Martins da Silva; Eyng, Bárbara Rodrigues; Pereira, Danielli Bitencourt; Silva, Lucyene Lopes da

    Resumo em Português:

    Resumo: Os eventos adversos são uma constante no mundo, desde tempos remotos, incluindo desastres ambientais, crises diplomáticas, guerras civis e humanitárias, epidemias entre outros. Quando estes ocorrem, um dos segmentos econômicos mais afetados é o turismo. Seus impactos podem repercutir em uma escala multilateral, com sérios prejuízos. Ao final do ano 2019, o mundo se deparou com a pandemia da covid-19, propiciando efeitos globais catastróficos. Diante disso, a gestão de crise emerge como um conjunto de estratégias de controle e recuperação derivado de circunstâncias como essas. Sendo assim, a pesquisa investigou quais foram as principais estratégias adotadas pelos meios de hospedagem do município de Torres (Rio Grande do Sul - Brasil), durante o período pan dêmico, na tentativa de reduzir os efeitos adversos econômicos. Aplicou-se uma entrevista estruturada com 19 dirigentes de meios de hospedagem, em agosto de 2021, tendo como principais variáveis: estratégias para contenção da crise, adaptação aos protocolos de segurança sanitária e medidas prospectivas para a estabilidade do empreendimento. Adotou-se o gerenciamento de dados da plataforma google forms para tabulação dos dados. Os resultados apontaram impactos negativos no setor, como queda drástica na demanda, dificuldades econômicas e cancelamen tos de reservas. As estratégias de enfrentamento mais recorrentes foram a gestão de marketing e a retenção de gastos. Evidenciou-se que, no geral, as empresas não implementam planos de gestão de crise e, quase sempre, atuam de forma reativa a elas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los eventos adversos son una constante en el mundo, desde tiempos remotos, incluyendo desastres ambientales, crisis diplomáticas, guerras civiles y humanitarias, epidemias entre otros. Cuando estos ocurren, uno de los segmentos económicos más afectados es el turismo. Sus impactos económicos pueden tener repercusiones a escala multilateral, con graves perjuicios. A finales de 2019, el mundo se enfrentó a la pandemia de COVID-19, propiciando efectos globales catastróficos. Ante eso, la gestión de crisis surge como un conjunto de estrategias de control y recuperación derivadas de estas circunstancias. La encuesta investigó cuáles fueron las principales estrategias adoptadas por los establecimientos de hospedaje del municipio de Torres (Rio Grande do Sul - Brasil), durante el período de la pandemia, en un intento de reducir los efectos económicos adversos. Se aplicó una entrevista estructurada a 19 gerentes de establecimientos de hospedaje en agosto de 2021, teniendo como principales variables: estrategias para contener la crisis, adecuación a protocolos de seguridad sanitaria y medidas prospectivas para la estabilidad del emprendimiento. Se adoptó la gestión de datos de la plataforma de formularios de Google para la tabulación de datos. Los resultados mostraron impactos negati vos en el sector, como una drástica caída de la demanda, dificultades económicas, y cancelaciones de reservas. Las estrategias de afrontamiento más recurrentes fueron la gestión de marketing y la retención de gastos. Se evidenció que, en general, las empresas no implementan planes de manejo de crisis y, casi siempre, actúan de forma reactiva a ellas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Unfortunately, adverse events are constant in the world, such as, envi ronmental disasters, diplomatic crises, civil and humanitarian wars. Con sequently, tourism is one of the most affected economic segments. Its economic impacts can have repercussions on a multilateral scale, with serious losses might be applied. By the end of 2019, the world was faced with the COVID-19 pandemic, providing catastrophic global effects. In this scenario, crisis management appears as a set of control and recovery strategies derived from these conditions. Then, the aim of this study was to investigate what were the main strategies adopted by the lodging facilities in the municipality of Torres (Rio Grande do Sul - Brazil) during the pandemic period, to reduce economic impacts. A structured inter view was applied with 19 managers of lodging facilities in August 2021, having as main variables: strategies to contain the crisis, adaptation to health safety protocols and prospective measures for the stability of the enterprise. The data management of the google forms platform was adopted for data tabulation. The results showed negative impacts, such as a drastic drop in demand, economic difficulties, as well as numerous booking cancellations. The most recurrent strategies were marketing management and reduction of spending costs. It was evidenced that, in general, companies did not implement crisis management plans and, almost always, they acted in a reactive way.
  • QUE TAL UM CAFEZINHO? ANALISANDO A EXPERIÊNCIA DE CONSUMO DOS TURISTAS DE TURISMO CAFEEIRO EM TAQUARITINGA DO NORTE Articles

    Silva, Ana Paula da; Salazar, Viviane dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: O mercado de café experimentou muitas mudanças nos últimos anos, passando por três ondas, cada uma marcando um aspecto diferente na relação de consumo desta bebida. Com a terceira onda, houve uma aproximação entre os produtores e os consumi- dores finais, o que proporcionou a atividade de turismo cafeeiro nos locais de produção de café. Em Pernambuco, o município de Taquaritinga do Norte vem se destacando nesse segmento nos últimos anos, com Fazendas abrindo suas portas para receberem turistas que tenham interesse no tema. Diante disso, elaboramos este estudo que tem por objetivo analisar as experiências de turismo cafeeiro em Taquaritinga do Norte/PE, especificamente o Sítio Conceição/Terral Ecológico e o Yaguara Ecológico baseado no modelo proposto por Goolaupa e Mossberg (2017). Para este estudo foi adotada a pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas, sendo todas feitas pela plataforma do Google Meet. Ao final, constatou-se que a experiência de turismo cafeeiro realizada em Taquaritinga atende às dimensões propostas por Goolaupa e Mossberg (2017), além de outros aspectos, como, por exemplo, perceber que as atividades do referido setor têm ajudado no desenvolvimento da economia de Taquaritinga.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El mercado del café ha experimentado muchos cambios en los últimos años, pasando por tres olas, cada una marcando un aspecto diferente en el relación de consumo de esta bebida. Con la tercera ola, hubo un acercamiento entre productores y consumidores finales, lo que proporcionó la actividad del Turismo Cafetero en los sitios de producción de café. En Pernambuco, la ciudad de Taquaritinga do Norte se ha destacado en este seg- mento en los últimos años, con Farms abriendo sus puertas para recibir turistas interesados en el tema. Por eso, preparamos este estudio que tiene como objetivo analizar las experiencias del turismo cafetero en Taquaritinga do Norte/PE, específicamente el Sítio Conceição/Terral Ecológico y el Yaguara Ecológico, basado en el modelo propuesto por Goolaupa y Mossberg (2017). Para este estudio, se adoptó la investigación cualitativa, realizando entrevistas, todas realizadas por la plataforma Google Meet. Al final, se constató que la experiencia del turismo cafetero realizado en Taquaritinga cumple con las dimensiones propuestas por Goo- laupa y Mossberg (2017), además de otros aspectos, como, por ejemplo, darse cuenta de que las actividades de Turismo do Café han contribuido al desarrollo de la economía de Taquaritinga.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The coffee market has experienced many changes in recent years, passing through three waves, each one marking a different aspect in the consumption relations of this drink. With the third wave, there was a rapprochement between producers and final consumers, what provided the Coffee Tourism activity in coffee production places. In Pernambuco, the city of Taquaritinga do Norte has been standing out in this segment in the last years, with Farms opening their doors to receive tourists interested in the topic. That said, we elaborated this study that aims to analyze coffee tou- rism experiences in Taquaritinga do Norte/PE, specifically the Sítio Conceição/Terral Ecológico and the Yaguara Ecológico, based on the model proposed by Goolaupa and Mossberg (2017). For this study, qualitative research was adopted, with an interview, all being made by the Google Meet platform. In the end, it was found that the coffee tourism experience carried out in Taquaritinga answers the dimensions proposed by Goolaupa and Mossberg (2017), in addition to other aspects, such as, for example, realizing that Coffee Tourism activities have helped in the development of the economy of Taquaritinga.
Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br