Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 29/08/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Brazilian Business Review;

O título abreviado do periódico é BBR, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

BBR - Brazilian Business Review tem como missão contribuir para a construção e atualização do conhecimento na área de negócios, mediante a disseminação de artigos teórico-empíricos.

BBR – Brazilian Business Review publica pesquisa de alta qualidade de todos os campos de negócios. Os temas incluem, mas não estão limitados a, administração, contabilidade, controladoria, finanças, gestão de negócios, gestão da informação, gestão da inovação, estratégia e economia. Apreciamos artigos desenvolvidos em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor. Com seis edições anuais, a BBR é suportada pela FUCAPE Business School, uma das melhores escolas de negócios do Brasil.

Periodicidade
Bimestral

Registro online

Todos os artigos publicados em nossa revista possuem um DOI (Digital Object Identifier) único, servindo como um identificador individual que assegura sua identificação e garante a perpétua acessibilidade na internet.

Para garantir a precisão e facilitar a pesquisa de nossos artigos, a BBR atribui um DOI exclusivo para cada idioma em que são publicados. Portanto, um artigo escrito em português ou inglês terá seu DOI distinto, facilitando a pesquisadores, acadêmicos e profissionais de todo o mundo localizar e citar nossos artigos com precisão e eficiência.

Ao adotar o sistema de registro do DOI, a BBR reforça seu compromisso em promover a propagação do conhecimento e a colaboração acadêmica internacional. Temos o compromisso de facilitar o acesso e garantir a citação precisa dos artigos publicados, contribuindo para o progresso da pesquisa e desenvolvimento científico em diversas áreas, como administração, negócios e economia.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Pro Quest;
  • Gale Cengage;
  • J-Gate
  • Cite Factor;
  • OAJI Net;
  • GIF (Global Impact Factor);
  • SIS (Scientific Indexing Services);
  • EBSCO;
  • Sumarios.org;
  • Redalyc;
  • INNO SPACE;
  • DRJI;
  • JournalIndex.org;
  • SPELL;
  • Quality Factor;
  • RePEc;
  • SJIF Journals Master List;
  • Research Bible;
  • Global Impact Factor;
  • Ulrich’s;
  • Copernicus;
  • Latindex;
  • Scopus;
  • SRJ.
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

 

Patrocinadores

 

Fucape Business School

 

 


Corpo editorial

 

Editor

   

 

Co-Editor

   

 

Editores associados

   

 

Produção editorial

 
  • Revisão da língua portuguesa
    José Carlos Araújo
  • Revisão da língua inglesa
    Daniel Morton
  • Composição
    Letra1 Serviços Editoriais
  • Arte final
    Letra1 Serviços Editoriais
  • Conversão ao XML
    Letra1 Serviços Editoriais
 

 


 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

Escopo e objetivos

BBR - Brazilian Business Review tem como missão contribuir para a construção e atualização do conhecimento na área de negócios, mediante a disseminação de artigos teórico-empíricos.

  • Disponibilizar e manter acessíveis artigos teórico-empíricos na área de negócios;
  • Estimular o debate interdisciplinar e a visão crítica do conhecimento em administração, contabilidade e economia;
  • Apoiar atividades acadêmicas e ações em contabilidade e administração das organizações privadas, públicas e do terceiro setor, com textos que contribuem tanto para a área acadêmica como para a prática gerencial;
  • Fornecer aos professores, pesquisadores e estudantes de cursos de administração, contabilidade e áreas afins, resultados da investigação e produção acadêmica desenvolvida em programas de pós-graduação no Brasil e exterior.

Público-alvo

Professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação e profissionais interessados em obter conhecimentos aprofundados na área de negócios.

Foco

BBR – Brazilian Business Review publica pesquisa de alta qualidade de todos os campos de negócios. Os temas incluem, mas não estão limitados a, administração, contabilidade, controladoria, finanças, gestão da informação, gestão da inovação, estratégia e economia. Apreciamos artigos desenvolvidos em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor.
  
Processo de avaliação

O objetivo da avaliação é ajudar os autores a melhorar a qualidade de seus trabalhos, fornecendo avaliações construtivas e em tempo razoável, preparadas por acadêmicos experientes. A BBR considera o processo de avaliação etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos artigos. Por esse motivo, os avaliadores da BBR são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma do texto.

O artigo submetido à BBR – Brazilian Business Review deve ser original e inédito, isto é, não pode ter sido ou estar sendo submetido a outro periódico, no Brasil ou no exterior. Trabalhos publicados em anais de encontros científicos, como congressos, seminários, simpósios etc. são considerados inéditos. Portanto, a BBR – Brazilian Business Review estimula autores desses trabalhos, qualquer que seja a sua afiliação, a formatá-los no padrão de artigos e submetê-los para avaliação. Os artigos podem ser submetidos em português ou inglês.

O processo de avaliação de artigos submetidos à BBR consta de duas etapas. A primeira, uma avaliação preliminar do Editor, Co-Editor e Editores Adjuntos, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial do periódico e fazem a avaliação Desk Review. A segunda etapa consiste na avaliação propriamente dita, no sistema double blind review, e é realizada por dois consultores ad hoc.

A avaliação considera, primordialmente, a qualidade científica do texto, com foco nos seguintes aspectos:

  • Atualidade do tema
  • Originalidade do trabalho
  • Relevância e consistência teórica do texto para o desenvolvimento da área de conhecimento
  • Qualidade do referencial teórico utilizado
  • Qualidade de redação e organização do texto
  • Contribuição do trabalho para o conhecimento da área em que o artigo se insere
  • Metodologia utilizada: adequação e qualidade
  • Qualidade da análise e discussão dos dados (se for o caso)
  • Conclusões: consecução, fundamento e coerência.

O resultado da avaliação será encaminhado ao primeiro autor do trabalho, por e-mail.

Estima-se um prazo total de 90 dias, a partir do aceite do Desk Review até o primeiro parecer sobre o artigo.

Depois de aprovado, o artigo passa por revisão ortográfica e gramatical antes de sua publicação Todos os artigos são publicados tanto em português quanto em inglês. Para os artigos submetidos a partir de 2017, caberá aos autores providenciarem a versão na outra língua em até 2 meses após a aprovação do artigo. A falha em apresentar a versão traduzida dentro deste prazo implica na retratação da aprovação do artigo. Artigos em inglês aprovados, submetidos a partir de Abril/2018 por autores não-lusófonos, terão a tradução para o português providenciada pela BBR sem custo.

A BBR – Brazilian Business Review não cobra taxas os autores referentes à submissão (submission charges). Declaramos também que a BBR – Brazilian Business Review é uma publicação de Acesso Aberto, ou seja, todo o conteúdo da revista está disponível para leitura sem custos e imediatamente após a publicação.

Responsabilidade por textos publicados na BBR - Brazilian Business Review.

Os artigos publicados na BBR - Brazilian Business Review são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive de tradução, são reservados e transferidos à BBR - Brazilian Business Review.

É permitido citar partes dos textos publicados na BBR – Brazilian Business Review, desde que atendidas às condições previstas em legislação que rege a matéria.
  
Ética na pesquisa envolvendo seres humanos.

Para pesquisas feitas diretamente com seres humanos, os preceitos éticos referentes à condução, bem como ao relato da pesquisa, são de inteira responsabilidade dos autores, seguindo as recomendações éticas contidas na Declaração de Helsinque. Os autores devem observar, integralmente, as normas constantes na Resolução CNS nº 196, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde, e resoluções complementares para as situações especiais. Os procedimentos éticos adotados na pesquisa devem ser descritos no último parágrafo da seção Métodos, fazendo menção ao número do protocolo de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Os artigos devem ser submetidos à BBR por meio do ScholarOne.

Os arquivos devem obedecer aos padrões a seguir:

  • Word 6.0 ou superior
  • Fonte Times New Roman 12
  • Espaçamento entre linhas 1,5
  • Alinhamento justificado
  • Margens: superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm
  • Número de palavras, incluindo título, resumo, texto, referências e ilustrações: entre 6.000 e 8.000 palavras para artigos teórico-empíricos
  • Deve-se adotar as normas da American Psychological Association (APA), 6ª edição, para formatação de citações e referências. Não devem ser utilizadas as expressões Id., Ibid., Op. cit., Loc. cit. ou similares. O Online Writing Laboratory (OWL) da Purdue University provê um guia conciso com exemplos.
  • As ilustrações, tais como figuras, quadros e tabelas devem ser elaboradas segundo a norma da ABNT NBR 14724, sempre em preto e branco, juntamente com legendas, créditos e fonte. Caso haja ilustrações importadas de outros programas, como o Excel e Power Point, enviar também o arquivo de origem
  • Notas de referência e explicativas devem ser evitadas. As notas estritamente necessárias devem ser numeradas seqüencialmente no corpo do texto e inseridas no final do texto, antes das referências

O número de autores de artigos é limitado a quatro.

O artigo deverá ser submetido em um arquivo contendo o texto do artigo propriamente dito, com as características descritas a seguir. Na primeira página deverão constar: a. título do artigo (em português e em inglês); b. resumo, contendo entre 120 e 160 palavras; c. entre três e cinco palavras-chave. A partir da segunda página deve vir o corpo do artigo.

Para garantir o anonimato do processo de avaliação o(s) autor(es) não deve(m) se identificar no corpo do artigo. O ScholarOne permite que os autores indiquem possíveis pareceristas para o seu artigo. Entretanto, não há garantia alguma de que os pareceristas indicados serão alocados para revisar o trabalho.

O artigo deve conter, sempre que possível: a. objetivos; b. revisão da literatura; c. metodologia; d. resultados e discussão; e. conclusões, limitações, recomendações de natureza acadêmica e prática; f. referências; e g. apêndices e anexos. Se aplicável, os procedimentos éticos adotados na pesquisa devem ser descritos no último parágrafo da seção Metodologia, fazendo menção ao número do protocolo de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa.

Resumo

Um resumo geralmente aparece separado do artigo, portanto deve ser independente. No mínimo, o resumo deve indicar, de forma clara e breve, o objetivo da pesquisa, os principais resultados e as principais contribuições. As referências devem ser evitadas, mas, se necessário, você pode citar autores e anos. Siglas não-padrão e abreviaturas incomuns também devem ser evitadas, mas se essenciais, devem ser definidas no próprio resumo.

Introdução

A introdução deve enfatizar a contribuição incremental de sua pesquisa. Mantenha o uso de citações num nível mínimo, usando apenas o estritamente necessário para motivar a pesquisa, e destacar e esclarecer os resultados e contribuições. A introdução não deve conter um parágrafo listando as seções do artigo. Uma introdução deve, obrigatoriamente expor o objetivo, motivação, métodos, resultados e contribuições da pesquisa, de modo a responder a três questões fundamentais (Grant & Pollock, 2011):

  1. Quem se importa? Sobre o que é a sua pesquisa? Como ela é útil, por que ela é importante?
  2. O que sabemos, o que não sabemos, e daí? O que foi encontrado até o momento, o que ainda não foi? Como a sua pesquisa se encaixa neste contexto?
  3. O que aprendemos? O que a sua pesquisa traz? Como ela avança o nosso conhecimento?

Metodologia

A seção de metodologia deve ser clara o suficiente para permitir a replicação da pesquisa. O desenho da pesquisa deve ser descrito em detalhes, explicando as escolhas metodológicas que você adotou e por quê. Caso a pesquisa tenha análises estatísticas, por favor, observe o item a seguir.

Análise estatística (se aplicável)

Todos os métodos estatísticos devem ser descritos com detalhamento suficiente para permitir que um leitor devidamente treinado com acesso aos seus dados faça uma verificação cruzada dos seus resultados.

Qualquer tratamento dos dados, como transformações, recodificação, mudança de escala, normalização, truncamento, winsorização, remoção ou modificação de valores deve ser abertamente divulgado e justificado. As unidades de medida devem ser fornecidas para todas as variáveis.

Os autores devem fornecer uma visão completa e transparente dos resultados, para que as conclusões estejam apoiadas pelas análises estatísticas apropriadas e as limitações do estudo sejam claramente discutidas.

Informação adicional

Após as referências, deve ser incluída uma frase, na qual os autores declaram se há conflito de interesses, além da indicação da contribuição de cada autor na pesquisa.

 

 

Submissão de manuscritos

 

Os artigos serão submetidos por meio de formulário eletrônico disponível no site da revista (http://mc04.manuscriptcentral.com/bbr-scielo).

 

 


 

Fucape Business School Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, 29075-505, Vitória, Espírito Santo, Brasil, (27) 4009-4423 - Vitória - ES - Brazil
E-mail: bbronline@bbronline.com.br