(Atualizado: 20/04/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Objetivo: publicar artigos inéditos que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico das ciências atmosféricas. Poderá também ser incluída revisão temática.

Periodicidade: quatro edições por ano (trimestral)

Áreas de interesse: Ciências Exatas e da Terra - Meteorologia, Climatologia, Hidrometeorologia e Agrometeorologia

 

 

Fontes de indexação

 

A revista está indexada em:

  • Meteorological and Geoastrophysical Abstract - ISSN (0102-7786)
  • Qualificada na CAPES como categoria B2 (Geociência)
  • Scopus
 

 

Copyright

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

A revista on-line tem acesso aberto e gratuito

 

 

Patrocinadores

 

A revista é financiada por:

 

 


Corpo editorial

Editor chefe

   

 

Editor assistente

   

 

Editores associados

   

 

Corpo editorial

   

 

Comissão editorial internacional

   

 

Produção editorial

 

Projeto gráfico e diagramação

  • Carlos André Mores
    Rua Paulo Pinheiro Werneck, 250
    13561-235 - São Carlos - SP - Brasil
    fone (+55) 16-33744274
 

 


Instruções aos autores

 

Objetivos

 

A RBMET, editada e publicada pela Sociedade Brasileira de Meteorologia, é o órgão de divulgação das pesquisas em andamento pela Comunidade Meteorológica. As pesquisas divulgadas são resultados de estudos dos pesquisadores e professores da área de meteorologia e suas sub-áreas como climatologia, sinótica, hidrometeorologia, sensoriamento remoto, modelagem atmosférica e climática. São publicados também artigos elaborados por colegas da comunidade latina americana e internacional de forma geral. Há também espaço para publicação de artigos científicos de revisão, apresentando o estado da arte em um determinado assunto. Todos os artigos são revisados por profissionais especializados ("peer review process") e mantidos no anonimato.

O público alvo é a comunidade científica da área de Meteorologia em geral, tanto no Brasil como em vários países latino-americanos como Argentina, Chile, Peru, Cuba e México. Este público encontra-se principalmente em universidades publicas, privadas, institutos de pesquisa e órgãos operacionais privados e públicos de meteorologia como o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), SIMEPAR (Sistema Meteorológico do Paraná), FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia) e outros.

Fazem parte do público potencial da revista estudantes de graduação e de pós-graduação das universidades públicas. Pessoas de outras profissões afins como agrônomos, hidrólogos, engenheiros e outros também podem se beneficiar.

Não há taxa para submissão e avaliação de artigo, porém é cobrado uma taxa de R$ 36,00 por página editorada de artigo aceito para publicação.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

A RBMET publica artigos inéditos que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico das ciências atmosféricas, além de revisão temática, apresentando o estado da arte em um determinado assunto. Fica vedada a apresentação simultânea do artigo em outra revista. Na aceitação, está implícita a publicação exclusiva por parte da revista, sendo permitida sua reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

Os artigos devem ser submetidos preferencialmente em inglês, entretanto, podem ser aceitos em Português ou em Espanhol. Em quaisquer dos casos, deverá ser anexado ao artigo um resumo inglês e outro em português.

Os artigos devem ser apresentados na forma mais concisa possível, tendo em média 20 páginas, incluindo texto, tabelas, gráficos e referências bibliográficas. Na primeira página do texto, deve constar o título, o abstract e palavras chaves, na língua inglesa. A segunda página deve conter o título e o resumo em português. Tanto o resumo como o abstract não deve exceder a 200 palavras. As páginas seguintes devem conter o texto e as referências bibliográficas. Gráficos, tabelas, desenhos, mapas e fotografias com legendas explicativas devem ser incluídos em separado e suas posições indicadas no texto.

O texto deverá estar digitado no formato A4 (297 x 210mm), usando o editor Word 6.0 ou posterior, fonte Times New Roman 11, espaço duplo, observando-se as seguintes margens: 3,0cm do lado esquerdo, 3.0cm do lado direito, 2,5cm na parte superior e 2,5cm na parte inferior.

As páginas deverão ser numeradas na parte superior direita, seqüencialmente, iniciando a numeração na página do título do artigo.

As referências bibliográficas deverão ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e de acordo com as normas da ABNT (NRB-6023, agosto de 2002). Os títulos dos periódicos deverão ser abreviados de acordo com o que estabelece o World List of Scientific Periodicals.

Os trabalhos, sempre que possível, devem ser organizados com a seguinte estrutura: Título, Resumo, Abstract, 1. Introdução, 2. Material e Métodos, 3. Resultados e Discussão, 4. Conclusões, 5. Agradecimentos e 6. Referências Bibliográficas.

No momento não estão sendo cobradas taxas de figuras coloridas porque as edições não sendo impressas.

 

 

Sobre revisão por pares

  Os artigos submetidos a Rbmet passam por uma avaliação preliminar pelo Editor para verificação de regras de submissão e se o tema e conteúdo dos artigos são pertinentes aos objetivos de publicação da Revista. Após, essa avaliação podem ser rejeitados e com envio de emails ao autor(res) para correções e resubmissão ou aceitos para serem colocados a um Editor Associado para escolha de dois ou mais revisores para início do tramite de revisão do artigo. Nessa revisão o Editor Associado e os revisores escolhidos não sabem o nome dos auto(res) do artigo nem suas instituições.  

 

Sobre Políticas de acesso aberto, direitos autorais e autoarquivamento

 

Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela Revista Brasileira de Meteorologia, com exceção onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a tutela da Creative Commons Attribution.

Autores de artigos publicados pela Revista Brasileira de Meteorologia mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

 

 

Envio de manuscritos

 

Os artigos originais submetidos para publicação devem ser encaminhados ao Editor Responsável através do portal da Rbmet Scholar One. O texto submetido não deve ter autor (autores) e instituição (instituições).

 

 


Sociedade Brasileira de Meteorologia Rua. Do México - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, +55(83)981340757 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbmet@sbmet.org.br