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(Atualizado: 15/04/2024)

Sobre o periódico

 

Breve Histórico

 

Os Cadernos Cedes constituem uma das publicações do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) e são editados desde 1980, com o objetivo de divulgar conhecimentos produzidos e mobilizar discussões de temas e pesquisas em pauta no campo da Educação.

Concebidos e orientados primordialmente para professores e profissionais em exercício e em formação, que trabalham em diversos espaços de atuação e diferentes níveis e modalidades de ensino, os Cadernos Cedes mantém a publicação quadrimestral ininterrupta de três Números Temáticos por ano, reunindo conjuntos de textos enfocando assuntos específicos.

No decorrer dos anos, acompanhando as transformações no curso da História e o movimento de internacionalização de pesquisas, políticas e práticas em Educação, os Cadernos têm ampliado o intercâmbio com professores e pesquisadores de diversos países, em especial da América Latina e Europa, recebendo propostas e incentivando a publicação de experiências e estudos no âmbito nacional e internacional.

O periódico aceita propostas de Números Temáticos, compostas por artigos de autores das diversas regiões do país e do exterior, as quais são submetidas previamente à apreciação do Comitê Editorial. As propostas devem ser enviadas ao seguinte endereço eletrônico: revistas.cedes@linceu.com.br. de acordo com as Instruções aos Autores.

Os Cadernos Cedes circulam somente on line, desde o ano de 2018, quando o formato impresso foi descontinuado.

Seu título abreviado é Cad. CEDES, forma que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Os Cadernos Cedes apoiam a política da Ciência Aberta, que preconiza a transparência dos processos, reitera a ética na pesquisa, adota o sistema de publicação em preprint, sugere a abertura na avaliação por pares e recomenda o compartilhamento de métodos, dados e programas de informática. Participando do processo de aperfeiçoamento das práticas de comunicação científica em conformidade com a Ciência Aberta, os Cadernos mantêm o acesso aberto; aceitam manuscritos em preprints; buscam a gestão e a disponibilização transparente de dados das pesquisas; e tem procedido à abertura gradual do processo de avaliação dos manuscritos.

Quando um artigo que integra um Número Temático é submetido ao periódico, o autor deve informar se o artigo está depositado em algum servidor de preprints, indicando também seu nome e URL.

Os artigos que compõem um Número Temático devem ser inéditos, salvo aqueles que tenham sido disponibilizados em repositórios preprints. Não é admitida a sua submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.

No momento da submissão, o autor responsável deve preencher e anexar o  Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, informando: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e, (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares.

 

 

Ética na Publicação

 

No ato de submissão, o autor deve declarar que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, assim como informar fontes de financiamento, como as agências de pesquisa. Se for o caso, o autor deve declarar que os princípios éticos foram submetidos ao comitê de ética de sua instituição e por ele aprovados. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor.

Os Cadernos CEDES  se apoiam: nos princípios dos Códigos de Ética da SciELO, presentes no “Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica”; nos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações [COPE]; nos princípios do Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Aberto [DOAJ]; e nos princípios da Open Access Scholarly Publishers Association (Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto [OASPA].

Para as pesquisas em ambiente virtual, toma-se como referência o documento da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Para pesquisadores no exterior, consultar documento equivalente ou entrar em contato com a secretaria editorial.

 

 

Foco e Escopo

 

Os Cadernos Cedes têm como objetivo divulgar conhecimentos produzidos no campo da Educação, publicando pesquisas teóricas e empíricas e estudos analíticos de práticas pedagógicas, propondo-se a mobilizar os debates sobre políticas e práticas educacionais, contribuindo para a atualização constante de educadores.

 

 

Preservação Digital

 

Os Cadernos Cedes  seguem os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Cadernos CEDES (online)
  • Título abreviado: Cad. CEDES (Online)
  • Publicação de: Centro de Estudos Educação e Sociedade
  • Periodicidade: Quadrimestral
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1980
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

Os Cadernos CEDES aceitam a publicação de artigos de preprints, que além de acelerar a comunicação de resultados de pesquisas, permite que o autor receba de leitores um feedback do trabalho e realize as modificações que julgar pertinentes.

O uso do preprint é opção do autor, e supõe-se que, quando da submissão do artigo ao periódico, por meio do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, sejam informados o nome do servidor de Preprints e o DOI do Preprint.

Os artigos submetidos a preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação e o processo de avaliação não utilizará o procedimento duplo anonimizado, visto que a autoria passará a ser conhecida.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

Uma proposta de Número Temático, contendo: 1. Apresentação com justificativa da relevância do tema e argumentação sobre o conjunto de artigos; 2. Resumos estendidos dos artigos que compõem o número, com indicação de bibliografia; e 3. Breve Currículo e vinculação institucional dos autores envolvidos; é primeiramente analisada pelo Comitê Editorial, que avalia sua pertinência, atualidade e possíveis contribuições ao campo e ao público a que se destinam os Cadernos.

Uma vez aprovada pelo Comitê Editorial, proponentes e autores têm um prazo de 90 dias para a apresentação do Número Completo e a inserção dos artigos no sistema. Cada proposta é acompanhada por dois de seus integrantes, editores/as associados/as, durante todo o processo de produção editorial.

Cada Número Temático proposto, com os textos completos, é encaminhado para a apreciação de, no mínimo, dois pareceristas do Conselho Editorial ou ad hoc, especialistas que argumentam sobre a consistência da proposta e a pertinência de sua aceitação. Cada Número é avaliado como um todo, levando-se em conta sua relevância, originalidade e contribuição ao campo da educação, assim como cada artigo que compõe um número será analisado em sua articulação e pertinência ao conjunto dos textos, sua consistência teórico-metodológica, rigor analítico, atualidade, qualidade do texto e adequação ao escopo editorial.

Tradicionalmente os Cadernos têm adotado o sistema duplo cego, no qual os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores. No entanto, e considerando a política da Ciência Aberta, os autores poderão optar pela abertura de seus nomes aos avaliadores. Por sua vez, todos os pareceristas ad hoc terão a opção de serem identificados para os autores.

Os organizadores dos números temáticos terão a opção de indicar nomes de possíveis pareceristas ad hoc para consideração pelo Comitê. O Comitê Editorial pode optar pela publicação dos pareceres de forma anônima ou dando crédito aos pareceristas que tenham autorizado a sua identificação.

Durante o processo de avaliação, para os autores que optaram pela avaliação aberta, os Cadernos CEDES oferecem aos avaliadores a opção de dialogar diretamente com o autor correspondente, com abertura ou não das identidades. 

Os artigos aprovados passam por uma avaliação de similaridades por meio do sistema Similarity Check. Em caso de detecção de alto grau de similaridade a texto já publicado, o artigo poderá ser recusado, tendo em vista a exigência de ineditismo.

Os Cadernos CEDES publicam na versão final do artigo o nome e ORCID dos dois editores responsáveis pelo processo de avaliação.

Ao final de cada ano será publicada a seção Nominata, com a lista dos pareceristas ad hocs que atuaram na avaliação dos números temáticos publicados.

 

 

Dados abertos

 

Prezando pela consolidação de processos de Ciência Aberta, é solicitado ao autor o compartilhamento de todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito, anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas.

O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e o reuso dos dados e das informações, bem como com a replicabilidade das pesquisas.

Para compartilhamento, o autor pode utilizar o repositório  de suas instituições, bem como identificar repositórios relevantes e certificados: Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa SciELO.

Alternativamente, o autor pode declarar que os dados serão disponibilizados mediante solicitação direta ao autor ou que todos os dados estão contidos e discutidos no artigo.

O repositório em que se encontram os dados e informações, se for o caso, deve ser citado no texto de acordo com o  Guia de citação de dados de pesquisa, preferencialmente na seção metodológica, incluído na lista de referências e na seção “Disponibilidade de Dados de Pesquisa”.

 

 

Cobrança de Taxas

 

De acordo com os princípios assumidos pela Diretoria e pelos Editores do Centro de Estudos Educação e Sociedade, desde a sua fundação, os Cadernos CEDES não cobram taxa para a publicação de artigos. Contudo, visando a sustentabilidade financeira do processo editorial, os Cadernos CEDES solicitam dos autores que têm seus artigos aprovados a associação ao CEDES ou a colaboração para a publicação dos artigos, apresentando as seguintes alternativas:

  •  Os autores podem escolher ASSOCIAR-SE À INSTITUIÇÃO CEDES. Nesse caso, o valor da taxa anual para associação de cada autor, individualmente, em 2024, é de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais). Para autores estrangeiros, a taxa é de US$ 100.00 (cem dólares);
  • Os autores podem optar pela COLABORAÇÃO PARA PRODUÇÃO EDITORIAL POR ARTIGO. Para o ano de 2024, o custo é de R$ 600,00 (seiscentos reais)

A colaboração ou associação é solicitada apenas aos autores com artigo aprovado para publicação.  Não há custos para a submissão de artigos.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

No ato de submissão de um artigo para publicação no Cadernos CEDES, o autor deve declarar que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, assim como informar fontes de financiamento, como as agências de pesquisa. Se for o caso, o autor deve declarar que os princípios éticos foram submetidos ao comitê de ética de sua instituição e por ele aprovados. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor.

Todos os artigos serão avaliados desconsiderando-se marcadores sociais da diferença, tais como gênero, orientação sexual, raça, crença religiosa, nacionalidade, dentre outros, bem como posicionamentos políticos dos autores.

Quanto à autoria do trabalho, são identificados como autores todos que contribuíram para concepção, desenvolvimento e análise dos dados apresentados. Sendo assim, é de responsabilidade do autor identificar e incluir todos os coautores que efetivamente colaboraram para a redação do artigo. Todos os autores devem aceitar, comprovadamente, a responsabilidade pelo conteúdo do artigo, além de registrar suas respectivas contribuições ao fim do manuscrito, em caso de aceite para publicação.

Se o autor descobrir que houve algum tipo de erro relevante após a publicação do artigo, deve informar imediatamente aos editores, para que sejam publicadas as devidas erratas.

Em relação à identificação de más condutas, compostas pelas práticas de plágio, autoplágio e republicação de artigos, assim como falsificação de dados, os Cadernos CEDES utilizam o sistema Similarity Check. Todavia, se houver falha no processo de detecção das más condutas e o artigo for publicado, o autor torna-se passível de sanções editoriais, como retratação de artigos científicos plagiados ou já publicados.

Os Cadernos CEDES se apoiam: nos princípios dos Códigos de Ética da SciELO, presentes no “Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica”; nos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações [COPE]; nos princípios do Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Aberto [DOAJ]; e nos princípios da Open Access Scholarly Publishers Association (Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto [OASPA].

Para as pesquisas em ambiente virtual, toma-se como referência o documento da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Para pesquisadores no exterior, consultar documento equivalente ou entrar em contato com a secretaria editorial.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

É obrigatório que os autores declarem a existência ou não de conflitos de interesse, pois a confiabilidade no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, avaliadores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos.

Para melhor decidir sobre um manuscrito, é preciso saber sobre qualquer interesse competitivo que os autores possam ter. O objetivo não é eliminar esses interesses; eles são quase que inevitáveis. Manuscritos não serão rejeitados simplesmente por haver um conflito de interesses.

Não havendo conflitos de interesse, basta transcrever e acrescentar tanto no campo indicado acima a seguinte nota: Não houve conflitos de interesses para realização do presente estudo. As informações sobre conflitos de interesse dos autores serão inseridas ao final do artigo publicado. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial do Cadernos CEDES.

Desta forma espera-se:

Autores: Quando submetem um manuscrito, são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Devem reconhecer todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa.

Avaliadores: Devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar em suas opiniões sobre o manuscrito, e devem declarar-se não-qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado. Assim como no caso dos autores, se houver silêncio por parte dos avaliadores sobre conflitos potenciais, isso pode significar que tais conflitos existem e que não foram revelados ou que os conflitos não existem. Assim, solicita-se também aos avaliadores que forneçam declarações de interesses competitivos, os quais são utilizados para avaliar o valor dos relatórios dos pares.

Editores: Devem declarar os potenciais conflitos de interesse na avaliação dos manuscritos, bem como atuar para impedir que conflitos de interesse envolvendo autores e avaliadores possam comprometer os padrões éticos na publicação.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Os artigos aprovados, após o processo de peer review, serão submetidos ao sistema Similarity Check para a avaliação de similaridade. Em caso de detecção de grau significativo de similaridade com texto já publicado, o autor correspondente será contatado para ajustes no texto, podendo o artigo ser recusado, tendo em vista a exigência de ineditismo.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

Os manuscritos submetidos aos Cadernos CEDES devem observar os princípios da Diretriz sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research - SAGER), que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no planejamento do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados.

Por esta diretriz, os termos sexo (atributo biológico) e gênero (moldado por circunstâncias sociais e culturais) devem ser usados com atenção, a fim de evitar confusão em seu uso.

Além disso, os Cadernos CEDES observam a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Para as pesquisas em ambiente virtual, toma-se como referência o documento da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Para pesquisadores no exterior, consultar documento equivalente ou entrar em contato com a secretaria editorial.

 

 

Direitos Autorais

 

Os autores de artigos publicados nos Cadernos CEDES mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Todo o conteúdo do Cadernos CEDES, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0.

Os Cadernos CEDES encorajam os autores a auto arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Os Cadernos CEDES recebem apoio dos seguintes organismos:

  • Pró-Reitoria de Extensão e Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas apóia o CEDES no setor de infra-estrutura.
  • Programa de Apoio a Publicações Científicas do Ministério da Ciência e Tecnologia e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
 

 


 

Corpo Editorial

 

Editora-chefe

 
  • Ana Luiza Bustamante Smolka 

Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), Brasil
https://orcid.org/0000-0002-2064 - 3391
http://lattes.cnpq.br/0714157996169290
E-mail: asmolka@unicamp.br

 

 

Editores associados

 
  • Alessandra Arce Hai 

Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), Brasil
https://orcid.org/0000-0002-9275-1201
http://lattes.cnpq.br/3845288858275245
E-mail: alessandra.hai@ufscar.br

  • Ana Clara Bortoleto Nery

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho”, Marília (SP), Brasil
http://orcid.org/0000-0003-0021-2911
http://lattes.cnpq.br/2576247757923028
E-mail: ana-clara.nery@unesp.br

  • Daniela Dias dos Anjos

Universidade São Francisco, Itatiba (SP), Brasil
https://orcid.org/0000-0002-7695-835X
http://lattes.cnpq.br/7443577853883024
E-mail: daniela.anjos@usf.edu.br

  • Débora Dainez 

Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-8223-098X
http://lattes.cnpq.br/4671868444231806
E-mail: ddainez@ufscar.br

  • Denise Maria de Carvalho Lopes

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal (RN), Brasil
https://orcid.org/0000-0002-1791-0735
http://lattes.cnpq.br/1935167361851222
E-mail: denisemclufrn@gmail.com

  • Elizabeth dos Santos Braga 

Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil
https://orcid.org/0000-0002-8115-249X
http://lattes.cnpq.br/4167787371244197
E-mail: elizabeth.braga@usp.br

  • Izabel Galvão

Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, Paris, França
https://orcid.org/0000-0001-9368-0751
E-mail : izabel.galvao02@univ-paris8.fr

  • Juan Manuel Sanchez 

Universidad Pedagógica Nacional, México, México
https://orcid.org/0000-0003-3411-7808
E-mail: manuellow@gmail.com

  • Lucia Helena Reily 

Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), Brasil
http://orcid.org/0000-0002-2792-8664
http://lattes.cnpq.br/2137953768970405
E-mail: lureily@unicamp.br

  • Luci Banks-Leite 

Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), Brasil
https://orcid.org/0000-0003-4160-3687
http://lattes.cnpq.br/6096748963079181
E-mail: lbanks@uol.com.br

  • Maria Silvia Pinto de Moura L. da Rocha 

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas (SP), Brasil
http://orcid.org/0000-0002-6001-1292
http://lattes.cnpq.br/5277455644761315
E-mail: msilvia@puc-campinas.edu.br

  • Regiane Helena Bertagna 

Universidade Estadual Paulista, Rio Claro (SP), Brasil
https://orcid.org/0000-0003-4415-0978
http://lattes.cnpq.br/4538018150038718
E-mail: regiane.bertagna@unesp.br

  • Rita de Cassia Gallego 

Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil
https://orcid.org/0000-0003-4465-8173
http://lattes.cnpq.br/5047364999300982
E-mail: ritagallego@usp.br

  • Silvia Dubrovsky

Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina
https://orcid.org/0000-0001-6339-2855
E-mail: silviadubrovsky@gmail.com

 

 

Conselho Editorial
 

 
  • Amélia Alvarez

Universidad Carlos III de Madrid, Madrid, Espanha
https://orcid.org/0000-0003-4193-0610
E-mail: amelialvarez@me.com

  • Andréa Horta Machado

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
https://orcid.org/0000-0001-8891-7486
http://lattes.cnpq.br/2169699757403101
E-mail: ahortamachado@gmail.com

  • Andrea Vieira Zanella

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
https://orcid.org/0000-0001-8949-0605
http://lattes.cnpq.br/2409769589523805
E-mail: avzanella@gmail.com

  • Antonia Candela

Instituto Politécnico Nacional, México, México
https://orcid.org/0000-0002-9001-4451
E-mail: acandela@cinvestav.mx

  • Beatriz Celada

Universidad Nacional del Comahue, Comahue, Argentina
https://orcid.org/0000-0003-0492-5708
E-mail: bmcelada@hotmail.com

  • Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira

Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, Brasil
http://orcid.org/0000-0001-6447-7025
http://lattes.cnpq.br/1693558682186525
E-mail: darlene@rc.unesp.br

  • Denise Silva Vilela

Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil
https://orcid.org/0000-0003-2973-1301
http://lattes.cnpq.br/8155152145332951
E-mail: denisevilela@ufscar.br

  • Elizabeth Tunes

Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-6884-8521
http://lattes.cnpq.br/0384208157289616
E-mail:  bethtunes@gmail.com

  • Harry Daniels

Universidade de Oxford, Oxford, Inglaterra
https://orcid.org/0000-0003-4523-0670
E-mail: harry.daniels@education.ox.ac.uk

  • Jane Paiva

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-3501-8740
http://lattes.cnpq.br/3049044829510326
E-mail: janepaiva27@gmail.com

  • Josélia Gomes Neves

Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, RO, Brasil
https://orcid.org/0000-0003-2318-5397
http://lattes.cnpq.br/1098108142638272
E-mail: joselia.neves@pq.cnpq.br

  • Laêda Bezerra Machado

Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-9524-0319
http://lattes.cnpq.br/6311786387582869
E-mail: laeda01@gmail.com

  • Maria Letícia B. P. Nascimento

Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-5598-9472
http://lattes.cnpq.br/1186603380091130
E-mail: letician@usp.br

  • Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-6089-3379
http://lattes.cnpq.br/6281151757179145
E-mail: mcsloliveira@gmail.com

  • Maria da Conceição Passeggi

Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-4214-7700
http://lattes.cnpq.br/5015707256397317
E-mail: mariapasseggi@gmail.com

  • Marilda Gonçalves Dias Facci

Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil
https://orcid.org/0000-0001-7443-490X
http://lattes.cnpq.br/2222738235813129
E-mail: marildafacci@gmail.com

  • Mateu Cabot Ramis

Universitat de les Illes Balears, Palma de Mallorca, Espanha
https://orcid.org/0000-0002-7303-9112
http://lattes.cnpq.br/6577387419527250
E-mail: mcabot@uib.es

  • Mihaela Mitescu Manea

Universitatea de Vest din Timişoara, Timisoara, Romenia
https://orcid.org/0000-0002-5779-752X
E-mail: mihaela.mitescu@e-uvt.ro

  • Myrian Southwell

Universidad Nacional de La Plata, Buenos Aires, Argentina
https://orcid.org/0000-0001-5392-6606
E-mail: islaesmeralda@gmail.com

  • Pablo Del Río

Universidade de Vigo, Vigo, Galicia, Espanha
https://orcid.org/0000-0002-9733-7683
E-mail: p.delrio@me.com

  • Robert Verhine

Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-5157-3680
http://lattes.cnpq.br/8612465206032005
E-mail: rverhine@gmail.com

  • Silvana Aparecida Bretas

Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil
https://orcid.org/0000-0003-1101-3272
http://lattes.cnpq.br/7370461006457963
E-mail: s-bretas@uol.com.br

  • Timothy Ireland

Universidade Federal de João Pessoa, João Pessoa, PB, Brasil
https://orcid.org/0000-0003-2986-581X
http://lattes.cnpq.br/5935627249778242
E-mail: ireland.timothy@gmail.com

 

 

Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)

 

Diretoria

Presidente: Sergio Stoco
Vice – Presidente: Maria Aparecida Guedes Monção
Primeira Secretária: Karine Morgan
Segundo Secretário: Gabriel Meneses Barros
Primeiro Tesoureiro: André Luiz Paulilo
Segunda Tesoureira: Nadia Pedroti Drabach
Diretora de Comunicações: Ingrid Costa Ribeiro Souza

Diretora de Eventos: Theresa Adrião

 

 

Conselho Técnico Científico

 

Regina Tereza Cestari de Oliveira
Luciana Marques
Rodrigo Pereira 
Flávia Monteiro de Barros Araújo
Gilda Araujo
Maria Augusta Peixoto Mundim
Vera Lúcia Jacob Chaves
Vera Peroni
Cassia Domiciano

 

 

Conselho Fiscal

 

Andreza Barbosa
Ana Elisa Spaolonsi 

 

 

Informações sobre associações, marketing e distribuição

 

E-mail: cedes1979@gmail.com; cedesdis@unicamp.br
Tel.: 55 (19) 3521-6710

 

 

Responsabilidade editorial

 

EDUCAÇÃO & SOCIEDADE: Revista de Ciências da Educação

Av. Berttrand Russel n°801 - Fac. de Educação - Anexo II 1° andar - sala 2

Campinas, SP, Brasil  CEP: 13083 – 865

Email: cedessec@gmail.com; cedesdis@unicamp.br

Tel.:  (+55 19) 3521-6710/6708 

 

 

Produção editorial

 

Linceu Editorial Ltda
E-mail: ana.morais@linceu.com.br
Tel.: (12) 99162 5609

 

 


 

Instruções aos autores

 

Cada número temático dos Cadernos Cedes será composto pelas seções:

Apresentação: texto argumentativo cujo título deve refletir o conteúdo da proposta;

Artigos: textos originais e inéditos alinhados à temática da proposta.

O processo de avaliação consta de quatro fases:
 

Fase 1: Submissão de uma proposta

A submissão de propostas de números temáticos ao Comitê Editorial pode se dar de três formas:

  1. via demanda espontânea;
  2. por editoria convidada;
  3. através de chamada aberta.

Todas as propostas devem estar de acordo com as Instruções aos Autores e devem ser enviadas ao seguinte endereço eletrônico: revistas.cedes@linceu.com.br

As propostas devem conter de 10 a 12 artigos que expressem a diversidade teórico-metodológica do campo, contemplem diferentes instituições e regiões do país; e incluir, necessariamente, pelo menos, dois artigos de autores filiados a instituição do exterior.

Uma proposta submetida ao Comitê Editorial dos Cadernos Cedes deve conter:

Apresentação argumentativa, problematizando a temática em pauta, incluindo referências, e não apenas um resumo de cada artigo que compõe a proposta;

Resumo expandido de cada artigo, com referências bibliográficas (300 a 500 palavras, sem contar as referências) e de três a cinco palavras-chave por artigo;

Curriculum abreviado dos autores (100 a 200 palavras), apresentando suas vinculações institucionais e o link do Currículo Lattes ou similar.

Um artigo que integra uma proposta não pode ser submetido simultaneamente a outro periódico. Caso algum artigo esteja publicado em preprint, todas as informações deverão constar do Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta.

A proposta será avaliada pelo Comitê editorial que poderá aprová-la, rejeitá-la ou solicitar alterações:
 

Fase 2: Submissão dos textos completos de proposta aprovada

A proposta aprovada pelo Comitê Editorial deverá ser submetida pelo proponente, com os textos completos em até 90 dias, contados a partir da data de comunicação de aprovação, respeitando os limites quanto ao número de caracteres com espaço do texto:

Número temático: 380.000 no total;

Apresentação: entre 10.000 e 20.000;

Artigos entre 28.000 e 35.000.

O processo de submissão dos textos se dá pelo sistema on-line OJS, Open Journal System (SciELO), como suporte de gerenciamento eletrônico e publicação de periódicos científicos e deverá ser submetido pelo organizador (após seu cadastramento no sistema), na sua forma completa, com a Apresentação e os Artigos na ordem de publicação.

Um link específico com o título da proposta aprovada será disponibilizado ao organizador do dossiê, a quem caberá orientar os autores na submissão de seus artigos no sistema, incluindo os nomes dos coautores, suas contribuições e outros metadados.

Cabe ao proponente da proposta:

  • definir a ordem dos textos;
  • cuidar do volume de caracteres do conjunto e cumprimento das normas de apresentação dos textos;
  • redigir a Apresentação;
  • supervisionar o trabalho de submissão dos autores convidados;
  • acompanhar o possível processo de reformulação dos artigos com os autores;
  • garantir a entrega dos textos revisados no prazo estipulado.
     

Fase 3:  Submissão dos artigos da proposta

Após o cadastro no sistema, o autor estará apto a submeter o seu trabalho.

Ao submeter o manuscrito, o autor responsável deverá informar, obrigatoriamente, nos campos designados no sistema de submissão de artigos  os seguintes dados: Nome completo, ORCID, afiliação institucional, e-mail, mini cv informado a titulação.

Os artigos deverão ser inéditos e poderão ser redigidos nos idiomas português, espanhol, francês e inglês. Os textos em inglês e francês devem ser submetidos já revisados em seu idioma de origem e, após a sua aprovação, deverão ser necessariamente traduzidos para o português pelos autores ou organizadores. Os artigos em espanhol serão publicados no idioma original. Os textos em inglês e francês serão disponibilizados também no idioma original.

Todo o conteúdo será avaliado quanto à similaridade por meio do sistema Similarity Check.  Em casos em que for identificado um grau de similaridade não justificado, será solicitada revisão pelo autor. Caso sejam identificadas condutas impróprias, como plágio ou falsificação de dados, o(s) autor(es) tornam-se passível(eis) de sanções editoriais.

Os autores devem preencher e anexar o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, no qual informam sobre a situação do manuscrito, se é um pré-print ou não; sobre a disponibilidade dos dados e a abertura da revisão por pares.

Fase 4:  Processo de avaliação

Uma proposta aprovada pelo Comitê Editorial é acompanhada por dois de seus integrantes, editores/as associados/as, durante todo o processo de produção editorial.

Um número temático é analisado como um todo, levando-se em conta sua relevância, originalidade e contribuição ao campo da educação, assim como cada artigo que compõe um número será analisado em sua articulação e pertinência ao conjunto dos textos, sua consistência teórico-metodológica, rigor analítico, atualidade, qualidade do texto e adequação ao escopo editorial.

Cada número proposto, com os textos completos, é encaminhado para a apreciação de, no mínimo, dois pareceristas do Conselho Editorial ou ad hoc, especialistas que argumentam sobre a consistência da proposta e a pertinência de sua aceitação – tanto do número completo como de cada artigo em separado.

Os organizadores dos números temáticos terão a opção de indicar nomes de possíveis pareceristas ad hoc para consideração pelo Comitê. O Comitê Editorial pode optar pela publicação dos pareceres de forma anônima ou dando crédito aos pareceristas que tenham autorizado a sua identificação.

Caso haja qualquer modificação na proposta inicial, sem consulta e anuência dos editores, a proposta de Número Temático estará automaticamente eliminada.

A aprovação do Número Temático não implica aprovação automática dos artigos nele contidos. Cada artigo será objeto de avaliação específica, ao final da qual poderão ser sugeridas alterações ou exigida sua exclusão do conjunto de textos. Nesse caso, o organizador fica incumbido de substituir tal artigo, informando sobre os autores e as contribuições do texto incluído e respeitando os prazos acordados com os editores. As substituições apenas poderão ocorrer com a anuência explícita dos editores.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Formato de Envio dos Artigos

 

Os autores devem submeter o texto às revisões ortográfica e gramatical antes de apresentá-lo ao periódico.

Os originais deverão ser submetidos em extensão, .doc ou .docx (Word for Windows), Open Office ou .rtf, com as seguintes características:

  • Título e subtítulo do artigo: fonte Times New Roman 16, centralizado, negrito, com, no máximo, doze palavras, representando o conteúdo do artigo. Título e subtítulo também deverão ser apresentados em português, inglês e espanhol (ou francês, caso o artigo esteja neste idioma) e deverão estar em negrito e itálico.
  • Títulos e subtítulos internos: fonteTimes New Roman 14, respectivamente, em negrito e centralizado.
  • Resumo e palavras-chave: exceto para resenhas e entrevistas, os textos deverão apresentar resumo de até oitocentos caracteres (com espaços), e cinco palavras-chave, no máximo, que possibilitem identificar o conteúdo do artigo, separadas por ponto. Utilizar fonte Times New Roman 12, sem recuo. Resumo e palavras-chave também deverão ser apresentados em inglês e espanhol (a versão em espanhol poderá ser substituída pela versão em francês nos casos em que o artigo, originalmente, tenha sido escrito nesse idioma).
  • Miolo: fonte Times New Roman 12, sem recuo de parágrafos, espaçamento 1,15 entre linhas e 6 pt antes e depois dos parágrafos; margens de 3 cm.
 

 

Figuras e Tabelas

 

Imagens, figuras e fotografias: todas as imagens devem estar no corpo do texto, em boa resolução, devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

Tabelas e gráficos: devem estar no corpo do texto do artigo, identificados com o respectivo título e fonte (obrigatoriamente), bem como legenda (se houver). As tabelas devem estar sempre em formato editável e nunca em imagem.

 

 

Citações e Referências

 

Citações: As citações devem seguir o sistema autor-data das normas da ABNT NBR 10520:2023:

- Autor citado fora de parênteses: letra inicial maiúscula seguida de minúsculas com ano e página:

Ex:

Segundo Elia (1979), a Bopp lançou as bases para a identificação do parentesco entre línguas.

- Autor citado entre parênteses: letra inicial maiúscula seguida de minúsculas com ano e página.

Ex:

Sabe-se hoje que não é possível sustentar a tese de que o latim vulgar tenha sido homogêneo  (Elia, 1979, p. 42).

- Citação indireta: não usar aspas, mas indicar autor, data e página.

Ex:

Para Elia (1979, p. 2), há uma relação de parte para o todo entre filologia e linguística.

- Citação direta com menos de três linhas: usar aspas duplas, indicando ainda autor, data e página; usar aspas simples para citação dentro da citação.

Ex:

São chamados de superestratos “[...] as línguas de povos conquistadores que influenciam a língua de povos conquistados sem contudo absorvê-la”  (Elia, 1979, p. 110).

- Citação direta com mais de três linhas: parágrafo com recuo de 4 cm, fonte tamanho 10, sem itálico e sem aspas, indicando ao final entre parênteses autor, data e página.

Ex:

Como lembra Elia em relação ao método de Bopp,

[...] um dos mais importantes resultados do método foi a classificação genealógica das línguas, segundo a qual um grupo de línguas é reconduzido ao antepassado comum (eslavo comum, germânico comum, latim comum...) do qual aquelas são fases ou diferenciações (Elia, 1979, p. 5).

- Intervenções em citação direta: reticências entre colchetes para supressões; interpolações, acréscimos ou comentários entre colchetes; ênfase ou destaque em itálico.

Ex.:

São chamados de superestratos “[...] as línguas de povos conquistadores que influenciam a língua de povos conquistados sem [...] absorvê-la”  (Elia, 1979, p. 110).

- Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas no mesmo ano: acrescentar letra minúscula, em ordem alfabética, após a data e sem espaço no texto e nas referências.

Ex:

O português tem sido contemplado em estudos românicos no Brasil (Elia, 1979a, 1979b).

- Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas em anos diferentes: separar ano por vírgula.

Ex:

Elia (1961, 1989) tratou da questão do português do Brasil.

- Citação de obra com mais de um autor: separar cada autor por ponto-e-vírgula.

Ex:

As diferenças dialetais entre português brasileiro e lusitano aparecem em diferentes níveis linguísticos (Cunha; Cintra, 1985, p. 9-24).

- Citação de obras de diferentes autores: separar por obra por ponto-e-vírgula em ordem alfabética.

Ex:

A linguística românica tem sido tratada no Brasil por diferentes acadêmicos (Elia, 1979; Miazzi, 1976).

- Citação de uma obra extraída de outra obra: indicar autor e ano da citação, colocar expressão apud e indicar autor, ano e página da obra em que foi feita a citação.

Ex:

Como havia assinalado Meillet (1917-1919, p. 230 apud Elia, 1979, p. 4), “[...] les romanistes imitent trop souvent la grammaire comparée des langues indo-européennes par ses mauvais cotés”.

Referências: devem obedecer à NBR 6.023/2018, da ABNT, sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências com até três autores todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão “et al.”. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do autor do trabalho.

  • Livros (um autor)

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

  • Livros (dois autores)

BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M. Os novos modelos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.

  • Capítulo de livros

OLIVEIRA, F. Neoliberalismo à brasileira. In: GENTILI, P. (Org.). Pós-neoliberalismo:  as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995. p. 29-34.

  • Artigos de periódicos (com mais de 3 autores)

PODSAKOFF, P.M. et al. Transformational leader behaviors and their effects on followers' trust in leader, satisfaction, and organizational citizenship behaviors. Leadership Quarterly, Greenwich, Conn., v. 1, n. 2, p. 107-142, 1990.

  • Teses

CARVALHO, W.L.P. O ensino das ciências sob a perspectiva da criatividade: uma análise fenomenológica.1991. 302f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.

  • Artigos de periódicos online

CURY, C. R. J. Do público e do privado na Constituição de 1988 e nas Leis Educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 145, p. 870-889, 2018. https://doi.org/10.1590/es0101-73302018206229

  • Livros em formato eletrônico

BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. [S. l.]: Grupo Banco Mundial, 2017. (Volume I: Síntese.) Disponível em: https://www.worldbank.org/pt/country/brazil/publication/brazil-expenditure-review-report . Acesso em: 15 maio 2020.

  • Artigo assinado (Jornais)

DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2.

  • Artigo não assinado (Jornais)

FUNGOS e chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002. Cotidiano, p. 6.

  • Decretos e Leis

BRASIL. Decreto n. 2.134, de 24 de janeiro de 1997. Regulamenta o art. 23 da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a categoria dos documentos públicos sigilosos e o acesso a eles, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 18, p. 1435-1436, 27 jan. 1997.

  • Constituição Federal

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

  • Relatório oficial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório 1999. [Curitiba: UFPR], 1979. Mimeografado.

  • Vídeos

VILLA-LOBOS: o índio de casaca. Rio de Janeiro: Manchete Vídeo, 1987. 1 fita de vídeo (120 min.), VHS, son., color.

  • Artigos publicados em Anais de Congressos

PARO, V.H. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18., 1997, Porto Alegre. Anais [...]Porto Alegre, Edipucrs, 1997. p. 303-314.

 

 

Documentos Suplementares

 

Ao submeter o manuscrito, solicita-se o envio  do  Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta e o termo de aprovação do Comitê de ética, nos casos em que se fizer necessário.

 

 

Contribuição dos Autores

 

São identificados como autores todos que contribuíram para concepção, desenvolvimento e análise dos dados apresentados. Sendo assim, após aprovação do manuscrito, será solicitado ao autor correspondente que informe as contribuições de cada autor para um dos papéis: Problematização e Conceituação; Análise; Escrita; Aprovação final. Esta informação será solicitada na etapa de editoração e será inserida na seção “Contribuição dos autores” ao fim do manuscrito.

 

 

Disponibilização dos dados de pesquisa

 

Na fase de editoração, será solicitado ao autor correspondente que informe sobre os dados de pesquisa relacionados com o artigo, sendo oferecida as opções: (1) Os dados estão disponíveis em (citar o repositório e o DOI dos dados depositados); (2) Os dados serão fornecidos mediante solicitação; (3) Todos os dados foram gerados ou analisados nesse estudo; (4) Não se aplica.

 

 

Financiamento

 

Agradecimentos pelo apoio financeiro recebido de instituições de fomento para a realização da pesquisa e/ou a elaboração do manuscrito deverão ser informados, se houver. O nome da agência financiadora deve ser escrito por extenso, seguida do número do subsídio (grant). Caso a pesquisa não tenha sido financiada por uma bolsa de projeto específico, as seguintes informações deverão ser incluídas: “Esta pesquisa não recebeu bolsa específica de qualquer agência de financiamento nos setores público, comercial ou sem fins lucrativos”. Esta informação será solicitada na etapa de editoração e será inserida na seção “Financiamento” ao fim do manuscrito.

 

 

Agradecimentos

 

Deverão incluir a colaboração de pessoas, grupos ou instituições que mereçam reconhecimento, mas não tenham justificadas suas inclusões como autores. Esta informação será solicitada na etapa de editoração e será inserida na seção “Agradecimentos” ao fim do manuscrito.

 

 

Contato

 

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2,
CEP: 13083-865, Campinas - SP - Brazil
Fone Cel.: (+55 12) 9 9162 5609
Fone / Fax: (+ 55 19) 3521-6710 / 6708
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br

 

 


 

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br