Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 29/08/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

 

Breve Histórico

 

A Revista Katálysis, criada em 1997 e publicada ininterruptamente desde então, é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e pelo Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui classificação A1 pelo Qualis/Capes. Tem como objetivo publicar produções científicas relevantes ao Serviço Social e temáticas de áreas afins que abarquem o ensino, pesquisa e extensão e do exercício profissional. Por meio de artigos científicos originais, busca contemplar temas das ciências humanas e sociais, das ciências sociais aplicadas e das suas relações com os demais campos do saber. A Revista é um periódico arbitrado, indexado, de circulação nacional e internacional.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

O movimento Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, a Revista Katálysis adota a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, Zenodo, Figshare e OSF, caso não possam ser publicados no próprio trabalho, sendo esta informação indicada no próprio manuscrito. Em consequência, os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos. Também em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico oferece a autores e pareceristas opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do manuscrito e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.

Em caso de publicação das avaliações que fundamentaram a decisão de publicação do manuscrito, elas poderão ser editadas pelo corpo editorial da revista. A contribuição dos editores de seção é devidamente creditada no artigo publicado. Os avaliadores recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons ou Reviewer Credit.

 

 

Ética na Publicação

 

Aos pesquisadores, autores, editores e pareceristas, além dos preceitos éticos, aplicam-se normas de conduta que derivam da finalidade específica de sua profissão: a construção, divulgação e a apropriação coletiva da ciência. Essas normas definem a integridade ética das atividades científicas e podem ser deduzidas de um princípio fundamental: todo cientista deve exercer sua profissão da maneira mais apropriada para que resulte o avanço e socialização da ciência de forma pública.

A Revista Katálysis está convencida de que a conjugação dos esforços de pesquisadores, instituições de pesquisa, autores, editores e pareceristas terão êxito em manter a divulgação da pesquisa científica em conformidade com os padrões da integridade ética.

A Revista Katálysis mantem os padrões de ética de publicação e toma todas as medidas possíveis no processo de publicação. As diretrizes recomendadas pelo COPE (Committee on Publication Ethics) devem orientar os padrões de comportamento de todas as partes envolvidas no ato de publicação: o autor e a equipe editorial da revista.

A política de ética e de boas práticas na produção e publicação da Revista Katálysis deve considerar:

  1. As Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 2012.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq;
  2. Os Protocolos da Plataforma Brasil por meio do(s) Comitês de Ética em Pesquisa;
  3. A Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 510, de 7 de abril de 2016 – dispõe sobre normas aplicáveis às pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.
  4. Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações, recomendado pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE);
  5. CSE Recommendations to Promote Integrity in Scientific Journal Publications. COUNCIL OF SCIENCE EDITORS, 2024;
  6. ABEC BRASIL. Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos, 2012;
  7. INTERNATIONAL COMMITTEE OF MEDICAL JOURNAL EDITORS (ICMJE). Recommendations for the conduct, reporting, editing, and publication of scholarly work in medical journals;
  8. Equator Network;
  9. THE OFFICE OF RESEARCH INTEGRITY. Definition of research misconduct;
  10. Hong Kong Principles for assessing researchers MOHER, D. et al. The Hong Kong Principles for assessing researchers: Fostering research integrity. Plos Biology., [s. l.], v. 18, n. 7, p. e3000737, July 16, 2020;
  11. DECLARATION ON RESEARCH ASSESSMENT (DORA). San Francisco;
  12. FAPESP. Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP, 2014;
  13. SciELO. Guide to promoting the opening, transparency, and reproducibility of research published by SciELO journals;
  14. Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Cientifica;
  15. Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta;  
 

 

Foco e Escopo

 

A Revista Katálysis, por meio da universidade pública, tem como missão publicar produções científicas relevantes ao Serviço Social, abrangendo temáticas de áreas afins. Desse modo, pretende promover e disseminar produções atuais e significativas do ensino, da pesquisa, da extensão e do exercício profissional do Serviço Social, contemplando temas das ciências humanas e sociais, das ciências sociais aplicadas e das suas relações com os demais campos do saber, por meio de artigos científicos originais resultados de pesquisas. Os artigos da Revista são citados nas mais diversas subáreas das ciências sociais, principalmente nas temáticas que envolvem políticas sociais, direitos humanos, cidadania, questão social e desigualdade social.

O diferencial da Revista Katálysis é sua manutenção inteiramente pública, de acesso aberto e indexada nas principais bases de dados existentes. O rigor na periodicidade e qualidade dos artigos a torna referência na publicação de conhecimentos científicos e sustenta sua relevância e singularidade nas ciências sociais aplicadas.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Os arquivos digitais da Revista Katálysis estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.

 

 

Fontes de Indexação

 
  • SciELO Scientific Electronic Library Online 
  • DIADORIM
  • DIALNET - Difusión de Alertas en la Red Universidad de La Rioja/España
  • DOAJ Directory of Open Access Journals
  • LATINDEX Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura 
  • PKP Public Knowledge Project Index
  • Portal de Periódicos - CAPES
  • REDALYC Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal
  • REDIB Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
  • ULRICHSWEB - Global Serials Directory
  • vLex Base de Dados da Área de Direito
 

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Revista Katálysis
  • Título abreviado: Rev. Katálysis
  • Publicação de: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social eDepartamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1997
 

 

Websites e Mídias Sociais

 

Site da revista no portal da UFSC: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis

Instagram: @revistakatalysis

 

 

POLÍTICA EDITORIAL

 

Preprints

 

A Revista Katálysis incentiva a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

Os preprints submetidos para a Revista Katálysis são tratados com transparência e integridade, recomendamos que os autores forneçam as seguintes informações:

 

 

Utilização de inteligência artificial

 

A inteligência artificial não atende aos requisitos da Revista Katálysis para autoria de um artigo científico, dada a necessidade de responsabilização. As ferramentas de inteligência artificial (IA) e Modelos de linguagem (LLM) não podem ser listadas como autores em nenhum trabalho acadêmico publicado neste periódico.

A utilização de Inteligência artificial pode ser utilizada pelos autores nos casos que não estejam relacionadas com problemas éticos, como: responsabilidade pelo artigo, presença e ausência de conflito de interesse e nem ser responsável por gerir acordos de licenças e direitos do(s) autor(es).

Os textos obtidos na IA podem incluir vieses, distorções, irrelevâncias, deturpações e plágio, muitos dos quais são causados pelos algoritmos que regem a sua geração e dependem, em grande medida, do conteúdo dos materiais utilizados na formação das perguntas.

 

 

Processo de Avaliação por Pares

 

Os critérios da Revista Katálysis para aceitar artigos incluem: originalidade, validade dos dados, clareza da escrita, repercussões das conclusões e contribuição científica para o Serviço Social e áreas afins.

O processo de avaliação de artigos submetidos à Revista Katálysis consta de duas etapas.

A primeira, uma avaliação preliminar dos Editores e Comissão Editorial, que examinam a adequação do manuscrito à linha editorial do periódico e fazem a avaliação Desk Review. Será publicado na publicação final do artigo, o nome do editor responsável pelo processo da avaliação da análise preliminar.

A segunda, consiste na avaliação propriamente dita, que é realizada por dois consultores ad hoc, realizada no sistema duplo-cego (não se aplica aos preprints).

A avaliação considera, primordialmente, a qualidade científica do texto, com foco nos seguintes aspectos: adequação aos objetivos e à política editorial da Revista Katálysis, formato de apresentação do manuscrito e potencial de publicação, rigor, clareza e precisão quanto à produção científica, à redação, à descrição metodológica, ao conteúdo e à probidade ético-teórica.

Os Editores e a Comissão Editorial, de posse das análises dos pareceristas, tomarão a decisão final com base no programa editorial da Revista. Em caso de discrepâncias entre os pareceristas, poderá ser solicitado um terceiro parecer. Os Editores encaminharão a decisão final ao autor responsável, via Plataforma do Portal de Periódicos.

Em consonância com práticas de comunicação da Ciência Aberta, o periódico passa a adotar em sua política editorial, abertura do processo de peer review em comum acordo com o parecerista.

Além disso, os autores poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de peer review oferecidos pelo periódico, bem como, os autores poderão concordar em interagir diretamente com pareceristas responsáveis pela avaliação do manuscrito, quando lhe oferecida a opção.

Os pareceristas, por meio de um parecer redigido na Plataforma do Portal de Periódicos, recomendarão uma dentre cinco opções:

Aceitar (com ou sem restrições)

Correções obrigatórias

Submeter novamente para avaliação

Submeter para outra revista

Rejeitar

Redação/Estilo As revisões ortográficas, de normas e de estilo da Revista Katálysis completam o processo de avaliação.

 

 

Dados Abertos

 

O periódico incentiva o(s) autor(es) a publicarem os conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, SciELO Data, Zenodo , Figshare e OSF , caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa informação deve ser indicada no manuscrito. Em consequência, os artigos que publicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.

 

 

Cobrança de Taxas

 

A Revista Katálysis não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para submissão, processamento ou publicação dos manuscritos.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

Com o objetivo de garantir uma política editorial comprometida com critérios éticos de publicação, que incentivam a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, recomendamos enfaticamente que os autores sigam os seguintes passos antes de submeterem o manuscrito para a revista:

  • Visitar o website do COPE, que contém informações sobre a ética em pesquisa para autores e editores.
  • Referenciar de maneira explícita os dados adquiridos, analisados ou interpretados de outras publicações.
  • A submissão de um manuscrito implica que o texto descrito não tenha sido publicado anteriormente (exceto na forma de resumo, palestra publicada ou tese acadêmica).
  • Citar qualquer conteúdo intelectual de outros autores.
  • Indicar como autor apenas aqueles que participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo.
  • Não omitir da lista de autores nenhum pesquisador envolvido por completo na pesquisa e na redação do artigo.
  • Incluir todos os autores nos critérios de autoria do artigo.

Após a submissão, a Comissão Editorial, em conjunto com a Secretaria da revista, podem realizar os seguintes procedimentos quando acharem pertinente:

  • Solicitar explicações formais acerca da participação dos autores que subscrevem o manuscrito.
  • Solicitar explicações formais acerca de eventuais dúvidas e/ou problemas surgidos da avaliação de similaridade do manuscrito.
  • Com os resultados e as eventuais explicações recebidas, caberá ao Editor-Chefe, em conjunto com a Comissão Editorial, decidir sobre os procedimentos em relação ao manuscrito.

Errata: A Revista Katálysis reconhece a importância de corrigir erros que possam surgir após a publicação de um artigo. Se um erro significativo for identificado, os autores devem notificar o periódico imediatamente. Uma errata será publicada o mais rápido possível para detalhar as correções e garantir a precisão e integridade do registro científico.
 

Plágio e Autoplágio: A Revista Katálysis proíbe estritamente o plágio e o autoplágio. Autoplágio ocorre quando um autor reutiliza partes significativas de seus próprios trabalhos publicados anteriormente sem citação adequada. Manuscritos com reciclagem de texto serão rejeitados e podem resultar em sanções pelo Conselho Editorial.
 

Publicação Duplicada e Redundante: A Revista Katálysis publica apenas conteúdo original. Não é permitido submeter um estudo a múltiplos periódicos simultaneamente ou dividir os resultados de um estudo em vários artigos. Violações resultarão em rejeição ou retratação do artigo, com possíveis sanções pelo Conselho Editorial.
 

Fabricação e Falsificação de Dados: fraudes como manipulação de imagens, fabricação ou falsificação de dados resultarão na exclusão imediata do manuscrito do processo de avaliação e possíveis sanções pelo Conselho Editorial.
 

Correções e Retratação: em casos de erros graves ou descobertas de más condutas científicas, como plágio ou falsificação de dados, uma retratação do artigo pode ser necessária. A decisão de retratar um artigo é tomada pelo editor-chefe, após investigação cuidadosa e, quando apropriado, consulta com especialistas externos. A retratação será claramente identificada como tal e permanecerá vinculada ao artigo original no site do periódico, mantendo a transparência e a integridade do registro acadêmico.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Conflito de interesses é frequentemente referido como interesse concorrente, qualquer interesse ou relacionamento, seja financeiro, seja pessoal, religioso, político ou de outra natureza, que possa influenciar ou ser percebido como influenciando a objetividade e integridade de um autor, revisor ou editor. Todos os participantes do processo de publicação – autores, revisores e editores – devem declarar quaisquer fontes potenciais de conflitos de interesse.
 

Para Autores:

  • É obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse.
  • Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o autor deve declarar essa informação no manuscrito.
  • O autor correspondente deve garantir a revisão dessa política com todos os coautores e a divulgação coletiva de todas as relações pertinentes.

Para Revisores e Editores:

  • Declarar quaisquer conflitos de interesse diretamente à revista ou ao editor-chefe antes de iniciar o processo de revisão ou decisões editoriais.
  • Detalhar claramente os conflitos relevantes ou confirmar a ausência de conflitos.

Considerações Importantes:

  • A existência de um conflito de interesses não impede a publicação de um manuscrito, mas é crucial para uma avaliação transparente e imparcial.
  • Os leitores devem ser informados sobre quaisquer interesses concorrentes dos autores quando um artigo é publicado.

Esse processo visa assegurar a máxima transparência e integridade em todas as etapas do processo editorial e de publicação científica da Revista Katálysis.

 

 

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços de editoração e publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

Antes de serem enviados à avaliação da Comissão Editorial, pareceristas externos ou a qualquer tempo durante o processo editorial, os manuscritos submetidos à Revista Katálysis serão analisados com base no software iThenticate para identificação de plágio e/ou autoplágio. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores, que eles sejam devidamente citados. Praticar plágio, ou autoplágio, em todas as suas formas, é inadmissível. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às indicações apontadas pelo software utilizado. Caso o plágio seja realmente comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor. A essas diretrizes se submetem Autores, Editor Científico, Comissão Editorial, Conselho Científico e Parecerista da Revista Katálysis.

A Revista Katálysis não faz uso de chatbots como Bard, Bing e ChatGPT e não aceita o uso de chatbots na elaboração dos manuscritos a serem submetidos ao periódico.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Revista Katálysis, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Revista Katálysis observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Todos os trabalhos resultantes de pesquisa ou relatos de experiências que envolvam sujeitos humanos ou informações de acesso restrito deverão informar no texto o número de aprovação em comitê de ética em pesquisa indicando sua observância às resoluções nacionais e internacionais que regulamentem essas questões. O texto que não obedecer essas exigências não será avaliado na Revista e terá sua submissão rejeitada. Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa, quando for o caso.

 

 

Direitos Autorais

 

Autores de artigos publicados pela Revista Katálysis mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 , que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para a Revista Katálysis o direito de primeira publicação.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

 

Responsabilidade do site:
Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela revista Katálysis, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution. A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os originais não serão devolvidos aos autores.

Responsabilidade do autor:
Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Revista Katálysis, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY.

Deve ser consignada a fonte de publicação original.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro). Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos manuscritos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

A Revista Katálysis encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

 

 


CORPO EDITORIAL

 

Editor-Chefe

 
  • Michelly Laurita Wiese, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil, Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1392-0650, Lattes: http://lattes.cnpq.br/2214014324534443, e-mail: michelly.wiese@ufsc.br.
 

 

Vice-Editor Chefe

 
  • Jaime Hillesheim, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2798-6418, Lattes: http://lattes.cnpq.br/5960974102571301, e-mail: jaimehil@yahoo.com.br.
 

 

Editor Executivo

 
  • Michelly Laurita Wiese, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil, Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1392-0650, Lattes: http://lattes.cnpq.br/2214014324534443, e-mail: michelly.wiese@ufsc.br.
 

 

Equipe Técnica

   

 

Revisora de Formatação e Normalização

   

 

Editoração Eletrônica

 

Editora Cubo, São Paulo, SP, Brasil.

 

 

Comissão Editorial

 

Titulares

  • Cristiane Luiza Sabino de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6044-619X, Lattes: http://lattes.cnpq.br/0329093721867634, e-mail: crissabino1@gmail.com.
  • Fabiana Luiza Negri, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7531-9177, Lattes: http://lattes.cnpq.br/5094379707754702, e-mail: fabianaluizanegri@yahoo.com.br.
  • Heloísa Teles, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4373-797X, Lattes: http://lattes.cnpq.br/4371379702643192, e-mail: heloisa.teles@ufsc.br.
  • Keli Regina Dal Prá, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1470-7811, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9222822545631654, e-mail: keliregina@yahoo.com.
  • Mailiz Garibotti Lusa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6007-1383, Lattes: http://lattes.cnpq.br/8818022510516298, e-mail: mailiz.lusa@ufsc.br.
  • Maria Regina de Ávila Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6908-6186, Lattes: http://lattes.cnpq.br/6102418371111697, e-mail: regina.avila@ufsc.br.

Suplentes

  • Carla Rosane Bressan, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5922-8171, Lattes: http://lattes.cnpq.br/2856812629108372, e-mail: crbressan@hotmail.com.
  • Clara Martins do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9810-2712, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9956832633622945, e-mail: clara.martins@ufsc.br.
  • Laís Duarte Corrêa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7314-0459, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9677014662192354, e-mail: lais.duarte.correa@ufsc.br.
  • Maria del Carmen Cortizo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5138-5500, Lattes: http://lattes.cnpq.br/5061772825044496, e-mail: maria.ufsc@gmail.com.
  • Tânia Regina Krüger, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7122-6088, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9979152057959009, e-mail: tania.kruger@ufsc.br.
 

 

Conselho Editorial Científico

   

 

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

Condições para submissão

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Declaro que participamos no projeto de obra, em parte ou em sua totalidade.
  • Declaro que tenho registros de agências financiadoras, permissões ou convenções de financiamento e apoio institucional, quando se trata de investigação e desenvolvimento de manuscritos e que você pode estar interessado na publicação deste artigo.
  • Declaro que o texto é original.
  • O certificado de trabalho, total ou parcial, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente semelhante ao meu autor, não foi enviado para outra revista e será considerado no momento de sua publicação pela Revista Katálysis.
  • Se utilizou o editor de texto Word, seguindo uma configuração: fonte Arial, tamanho 12, papel tamanho A4, espaço interlinear de 1,5 cm, todas as margens 2,5 cm. Você devolverá os manuscritos, como tabelas e gráficos, que utilizam arquivos não editáveis como PDF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos aplicáveis nos Guias para Autores, na seção Acerca da Revista.
  • O manuscrito é rigorosamente revisado, de acordo com as normas gramaticais vigentes.
  • O manuscrito seguiu as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou da Associação Americana de Psicologia (APA).
  • Todas as direções de páginas da Internet (URL), incluídas no texto (Ex.: Http://www.ibict.br) estão ativadas e listas para fazer clique.
  • A identificação da autoria não se encontra em nenhuma parte do corpo do trabalho, a qual foi substituída por “Autor” no corpo do texto, nas referências e notas no topo da página, no lugar dos nomes dos autores, título do artigo, etc.; que a identificação do autor foi eliminada das propriedades do documento.
  • Declaro ciência que durante a edição do manuscrito será adaptada ao projeto e formato editorial da Revista Katálysis.
  • Declaro saber que os direitos do autor dos artigos publicados nesta revista são do autor, embora os direitos da primeira publicação de uma revista. Que a Revista Katálysis adota a Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0.
 

 

Diretrizes para Autores

 
  1. Os manuscritos submetidos à publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico e/ou livro, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas.
  2. A Revista Katálysis, prioriza a publicação de manuscritos de pesquisa científica e/ou ensaios relevantes para a área temática.
  3. A autoria atribui crédito e implica em responsabilidade pelo conteúdo publicado. Assim, as opiniões e os conceitos emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade da autoria, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Editorial.
  4. A Revista Katálysis não publica trabalhos de mesma autoria ou coautoria num intervalo inferior a 24 meses.
  5. A Revista Katálysis publica trabalhos nos idiomas português, espanhol e inglês.
  6. A Revista Katálysis não remunera autores/autoras que tenham seus manuscritos nela publicados.
  7. A Revista Katálysis traduz para o inglês o editorial e, a critério da Comissão Editorial, faz a tradução completa de até dois manuscritos.
  8. A única ferramenta disponível para o envio de artigos e outros manuscritos é pela plataforma do Portal de Periódicos, para isso basta acessar o site da Revista: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis e clicar em cadastrar (para novo autor na plataforma) ou acesso (caso tenha cadastro em alguma das revistas do Portal).
  9. O encaminhamento de manuscritos à Revista implicará na aceitação por parte da autoria das normas aqui expressas.
 

 

                      Tipos de documentos aceitos
  

 

Artigo Original

Corresponde a um trabalho científico original e inédito, contendo revisão crítica ou resultado de pesquisas de natureza empírica ou teórica, redigido em português, espanhol ou inglês. São contribuições destinadas a divulgar resultados inéditos de pesquisas com temas mais abrangentes, que discute questões, analisa hipóteses e questiona os paradigmas vigentes.

Relato de experiência

Apresenta estudo, relato ou descrição de caso com análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo evidência metodológica apropriada.

Entrevista

Discussão convidada relacionando com um artigo específico ou um número do periódico.

Resenha de livro

Apresentação e crítica de livro orientando o leitor quanto às suas características e usos potenciais; constituindo um resumo comentado, com opiniões que possam dar uma visão geral da obra.

 

 

Contribuição dos Autores

 

Devem ser incluídos como autores somente aqueles que tenham contribuído substancialmente na concepção, no planejamento, na análise dos dados, na redação do artigo e que se responsabilizem quanto às informações presentes em sua versão final. 

  • Todas as condições devem ser cumpridas para a atribuição de autoria.
  • Sempre que um artigo possuir mais de um autor, será necessário especificar a contribuição de cada um deles através do padrão Contributor Roles Taxonomy (CRediT).
  • Os autores não podem ter mais que um artigo em processo de avaliação na revista, assim como devem respeitar o intervalo mínimo de 2 anos entre a publicação de um artigo e a submissão de outro para avaliação.
  • Não é permitido, sob hipótese nenhuma, a mudança na autoria de artigo após a sua aprovação para publicação.
 

 

Forma e Preparação do Manuscrito 

 

1. O manuscrito deve ser redigido em arquivo word, com a seguinte configuração: fonte Arial tamanho 12, papel tamanho A4, espaço interlinear de 1,5 linhas e todas as margens com 2,5 cm.

2. Tamanho, título, resumo e palavras-chave no idioma do respectivo manuscrito.

  • Os títulos podem ter, no máximo, 12 palavras.
  • O título no idioma original do artigo deve estar em negrito, fonte tamanho 12, centralizado. Sua tradução para o inglês deve vir na linha abaixo, centralizada, em negrito e em itálico com fonte do mesmo tamanho. No caso de artigos em inglês, o título deve vir traduzido para o português na linha abaixo. No caso de artigos em espanhol, o título deve ser traduzido para o inglês e o português.
  • O resumo no idioma original do manuscrito deve vir duas linhas abaixo do título traduzido. A palavra Resumo (ou correspondente no idioma original do manuscrito) deve vir em negrito e sem itálico, seguida de dois pontos. O texto do resumo deve começar após a palavra no mesmo parágrafo. O resumo deve seguir as normas da ABNT NBR 6028:2021: conter em média 150 palavras apresentando o objetivo, método, resultados e conclusões do manuscrito; compor-se de sequência de frases concisas em parágrafo único;  usar verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
  • As palavras-chave, de três a cinco, devem vir logo abaixo do resumo. A expressão Palavras-chave (ou correspondente no idioma original do manuscrito) deve vir em negrito e sem itálico, seguida de dois pontos. As palavras-chave devem vir com inicial em maiúsculas, separadas por ponto final, sem negrito ou itálico, finalizadas por ponto.
  • O Abstract e as Keywords em inglês devem vir após esses elementos no idioma original do manuscrito, seguindo as mesmas instruções de formatação. No caso de manuscrito em inglês, o abstract e as keywords devem ser seguidos de resumo e de palavras-chave em português. No caso de manuscrito em espanhol, os resumos e palavras-chave devem ser traduzidos para o inglês e o português.
  • O manuscrito deve ter no máximo 15 páginas, incluindo tabelas, gráficos, quadros, imagens e referências.

3. O corpo do manuscrito a ser enviado deve conter itens que correspondam à introdução, desenvolvimento e conclusão. O item introdução deve conter a apresentação do manuscrito e breve problematização do tema/objeto. Bem como a justificativa do tema, o porquê da escolha, os objetivos do manuscrito e metodologia, o recorte teórico e delimitações, a perspectiva teórico-metodológica escolhidas e, por fim, dizer como o trabalho estrutura-se e está apresentado. Lembramos que na introdução e considerações finais usa-se o mínimo de citações (raramente usa-se), pois este é essencialmente espaço de construção e elaboração do próprio autor.

4. Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em texto editável em Word.

5. Figuras, tabelas e fotos bem nítidas, em alta definição, somente em preto e branco, deverão conter créditos e legendas. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte.

6. Os manuscritos deverão ser enviados rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes.

7. Os trabalhos devem seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), quando em português, ou da American Psychological Association (APA) quando em espanhol e inglês. Durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial da Revista Katálysis.

8. A identificação de autoria não deve constar em nenhuma parte do corpo do manuscrito e nas propriedades do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da Revista para avaliação por pares. Nas citações substituir o Sobrenome Autor/a pela palavra Autor. Exemplo: (Autor, ano, página). Na referência apenas Autor e ANO. Exemplo: Autor, ano.

9. A autoria deve certificar que participou da concepção do manuscrito, em parte ou na íntegra, que não omitiu quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e instituições que possam ter interesse na publicação desse manuscrito. Deve, também, certificar que o texto é original e que o manuscrito, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de sua autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Katálysis.

10. Em caso de pesquisa resultante de financiamento público ou privado, este deve ser mencionado no final o trabalho, indicando nome completo (por extenso) da agência financiadora, número do projeto ou protocolo e período de execução.

11. Antes de enviar o manuscrito para avaliação confirmar se todos os autores estão devidamente cadastrados na Revista com as seguintes informações: Nome completo sem abreviações, e-mail, maior título e instituição que obteve, nome da instituição de trabalho por extenso e endereço desta instituição.

ORCID

Como forma de padronização de autoria, é obrigatória a inclusão do iD do ORCID de todos os autores no ato da submissão. É necessário certificar se foi realizado o registro do ORCID. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register.

A apresentação do ORCID deve incluir a URL completa, acompanhada da expressão "https://" (por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-1825-0097).

 

 

Ativos Digitais

 

Não há um limite mínimo ou máximo para tabelas, quadros, diagramas, fotografias, gráficos e ilustrações. Todas as figuras devem ser numeradas, possuírem título, com apenas as iniciais do título em maiúsculas, e indicação de autoria, conforme as normas da ABNT NBR 6023: 2023. A menção das figuras do texto deve ser realizada entre parênteses (ex. (Figura 1)). Não há uma diretriz específica para o tamanho da imagem, devendo ela ser do tamanho necessário ao desenvolvimento do argumento apresentado ao longo do manuscrito. Solicitamos ainda que o material seja enviado, preferencialmente, em formato PNG, para garantir a qualidade de resolução das imagens.

Os manuscritos que possuírem gráficos, figura, tabelas e quadros deverão ser encaminhados em arquivo à parte, anexado no sistema para que se possa realizar a edição se for necessário. Não inclui imagem que não possa ser modificada.

 

 

Citações e Referências

 

1. Citações, conforme a NBR 6022 de maio de 2018, Citações e notas devem ser conforme a ABNT NBR 10520. Notas de tabelas devem ser conforme as Normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);

As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data;

Citação de até três linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual à do texto;

Citação de mais de três linhas: fora do corpo do texto, fonte 11, recuada para a linha do parágrafo, sem aspas (ou qualquer outro destaque), espaçamento interlinear simples, margem direita igual à do texto;

Nome do autor da obra para os casos acima:

a) no corpo do texto (grafia normal para nomes próprios). Exemplo: Segundo Mota (1997, p. 87), “O conhecimento acadêmico [...]”; 

b) entre parênteses, em caixa alta. Exemplo: “O conhecimento acadêmico [...]” (Mota, 1997, p. 87).

2. Referências, conforme a NBR 6023 de novembro de 2018, no sistema autor-data (somente os documentos efetivamente citados no trabalho).

Para fins de sistematização da Revista, utilizar somente o itálico como recurso tipográfico.

Exemplos de Referências

Livros (obra completa)

GOMES, A C; VECHI, C A. Estática romântica: textos doutrinários comentados. São Paulo: Atlas, 1992.

Capítulo (volume, fragmento e outras partes de uma obra com autor próprio)

SANTOS, F R dos. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, Fernandes Rodrigues dos. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.

Legislação (meio eletrônico)

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.

Periódicos – Revistas

SILVA, A A M da. Intervenções precoces a redução de vulnerabilidades em melhora do desenvolvimento infantil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, n. 3, p. 1-3, mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00030519. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csp/2019.v35n3/e00030519/. Acesso em: 27 jun. 2019

Jornais

OTTA, L A. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

Pelo título e em meio eletrônico

ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: http://www.diariodonordeste.com.br. Acesso em: 25 ago. 1998.

Evento

SOUZA, L. et al. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994. p. 3-4.

Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos e prontos para clicar.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

 

 

Contato

 

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro Socioeconômico

Curso de Graduação em Serviço Social

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, CEP: 88040-900

Florianópolis - Santa Catarina – Brasil

Tel./WhatsApp: +55 48 3721 6524

E-mail: revistakatalysis@gmail.com

 

 

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina , Centro Socioeconômico , Curso de Graduação em Serviço Social , Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, 88040-900, Tel. +55 48 3721 6524 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: revistakatalysis@gmail.com