O objetivo é produzir um levantamento de pesquisas sobre evasão na educação superior, realizadas a partir da década de 1990 no País, constituindo o “Estado da Arte” sobre essa temática. Respondendo às críticas sobre esse tipo de pesquisa, o presente trabalho vai além do mapeamento bibliográfico produzido com a leitura e análise de resumos, uma vez que, a partir da leitura integral de textos selecionados, identifica os enfoques aí abordados, situados temporalmente no contexto de expansão do acesso a este nível de ensino. Metodologicamente, recorreu-se aos bancos de dados Scielo, GT11/Anped, Capes e BDTD, localizando-se 07 teses, 34 dissertações e 31 artigos. Constata-se que os estudos relacionados a causas e a estratégias de controle da evasão são os mais numerosos, representando mais da metade dos trabalhos analisados. Observou-se que, ainda, há divergências conceituais e metodológicas, não pontuadas na literatura analisada. Portanto, considera-se que a evasão na educação superior vem se apresentando como importante temática de pesquisa, em que o estabelecimento de um campo de discussão sólido poderá contribuir para melhor compreensão do processo.
Palavras-chave:
Políticas educacionais; Acesso à educação superior; Evasão estudantil