SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 special issueThe Blackening of Psychology: Indications for Vocational Training“The Tiredness and Blows of Life”: The Meanings of Aging and Health Demands among Elderly in Quilombo Rincão do Couro, Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893On-line version ISSN 1982-3703

Abstract

BATISTA, Eraldo Carlos  and  ROCHA, Katia Bones. Sentidos e Práticas em Saúde Mental em Comunidades Quilombolas no Estado de Rondônia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2019, vol.39, n.spe, e222123.  Epub Aug 15, 2019. ISSN 1982-3703.  https://doi.org/10.1590/1982-3703003222123.

O objetivo deste estudo foi compreender como os remanescentes quilombolas de duas comunidades do Vale do Guaporé no estado de Rondônia produzem sentidos sobre saúde mental. A partir de uma abordagem qualitativa foram realizadas entrevistas abertas e rodas de conversas com 18 participantes de ambos os sexos. A análise do material empírico foi realizada de acordo com as propostas de análise do discurso, sob a perspectiva da Psicologia Discursiva. Por meio do recurso teórico-analítico foram identificados três repertórios interpretativos sobre saúde mental: construção do sofrimento mental: reconhecimento e formas de lidar com os sintomas psiquiátricos; recursos utilizados pelos moradores da comunidade no cuidado em saúde mental; e consumo excessivo de bebidas alcoólicas como problema de saúde mental. Esses sentidos apontam para a necessidade de construção e implementação de intervenções e políticas públicas de saúde direcionadas a essa população que levem em consideração seus aspectos sócio-históricos e culturais.

Keywords : Saúde Mental; Comunidade Quilombola; Produção de Sentidos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )