SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Qualidade de vida de idosos participantes e não participantes de programas públicos de exercícios físicosArtrite reumatoide: perfil de pacientes e sobrecarga de cuidadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão On-line ISSN 1981-2256

Resumo

SILVA, Barbara Martins Corrêa da; CALDAS, Célia Pereira; DAVID, Helena Maria Shchelowski Leal  e  THIOLLENT, Michel Jean Marie. Dificuldades encontradas no cuidado ao idoso com demência: enfrentamento baseado na pesquisa participativa. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2018, vol.21, n.1, pp.35-43. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1981-22562018021.170081.

Objetivo:

analisar uma proposta de plano de ação elaborada por enfermeiros para o enfrentamento das dificuldades no processo de cuidar do idoso. Assim, o objeto do estudo são as dificuldades que os cuidadores familiares encontram em relação ao acesso aos serviços, aos recursos materiais e rede de suporte para atender às necessidades de atenção ao idoso conforme disposto nas políticas públicas do país.

Método:

foi utilizada a metodologia da pesquisa participativa e análise de conteúdo proposta por Bardin. O cenário foi um serviço de Geriatria de um Hospital Universitário. O grupo de copesquisadores incluiu oito enfermeiros e 12 cuidadores de idosos com demência.

Resultados:

da análise emergiram as seguintes categorias: contradições e propostas de trabalho. A categoria: as contradições revelam reflexões sobre a diferença entre o que deveria ser o cuidado ao idoso e as desconformidades no cuidado e as condições precárias dos serviços de saúde. Essa situação propicia sobrecarga do cuidador. As propostas de trabalho remetem-se às estratégias utilizadas pelos enfermeiros quando estabelecem uma relação de ajuda aos cuidadores familiares para o enfrentamento das dificuldades relacionadas ao cuidado ao idoso.

Conclusão:

os enfermeiros reconhecem que são profissionais capazes de acolher, de escutar e de gerenciar demandas dos cuidadores familiares de idosos, logo, a promoção da saúde do idoso e dos cuidadores, prepara o familiar do paciente para os cuidados no domicílio e para enfrentar as dificuldades vivenciadas no cuidado ao idoso.

Palavras-chave : Cuidadores; Serviços de Saúde; Condições Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )