Acessibilidade / Reportar erro

PRODUÇÃO DO ESPAÇO, TRANSFORMAÇÕES DO CAPITALISMO E ESTRATÉGIAS IMOBILIÁRIAS DAS EMPRESAS VAREJISTAS

PRODUCCIÓN DEL ESPACIO, TRANSFORMACIONES DEL CAPITALISMO Y ESTRATEGIAS INMOBILIARIAS DE EMPRESAS MINORISTAS

Resumo

O propósito deste artigo é analisar as transformações contemporâneas do capital comercial no capitalismo contemporâneo. Compreendemos que à luz das dinâmicas da globalização, o capital comercial varejista modificou suas atuações e estratégias, recorrendo às lógicas preponderantes do funcionamento da economia capitalista no período atual. Analisa-se a expansão global do varejo, bem como suas consequências territoriais e, com uma maior ênfase, indaga-se sobre o papel da financeirização e dos negócios imobiliários nessas dinâmicas. Destacamos, por fim, que as empresas varejistas, de capital estrangeiro e nacional, passaram a vislumbrar no investimento imobiliário uma forma de obtenção de rentabilidade que contribui para a reprodução econômica.

Palavras-chave:
Capitalismo Contemporâneo; Capital Comercial; Varejo; Estratégia Imobiliária

Universidade Federal do Ceará UFC - Campi do Pici, Bloco 911, 60440-900 Fortaleza, Ceará, Brasil, Tel.: (55 85) 3366 9855, Fax: (55 85) 3366 9864 - Fortaleza - CE - Brazil
E-mail: edantas@ufc.br