Resumos
Enfocamos neste trabalho a abordagem do enfermeiro enquanto coordenador de grupo educativo com gestantes candidatas à laqueadura. Enfatizamos a necessidade de um referencial teórico específico para trabalharmos com grupos de pacientes. Queremos evidenciar também o papel de educador inerente ao enfermeiro e a importância da sua atuação na equipe multiprofissional da área de saúde. A metodologia do grupo educativo é suscintamente descrita, na forma de um protocolo, que apresentamos como sugestão para o desenvolvimento de atividades semelhantes.
We present by means of this thesis the nurse's approaching while coordinator of the educative group whit pregnant candidates to ligature. We emphasizes the need of a especific theoric material to deal with those pacientes groups. Furthermore we would like to distach the educative task of the nurse and the importance of his performance in the multiprofissional team in the health area. The methodology of the educative group is succintly described as a protocol which we present as a suggestion for the development of the similar activities
ARTIGOS
Abordagem do enfermeiro no grupo educativo com gestantes candidatas à laqueadura** ** Trabalho apresentado como tema livre no 44° Congresso Brasileiro de Enfermagem. Brasília, D.F., 1992.
Arlete de Souza BarrosI; Fátima F. M. ChristóforoII
IEnfermeira do Serviço de Educação em Saúde/DAT. Programa de Laqueadura do Pré-Natal Normal - CAISM/UNICAMP
IIEnfermeira Supervisora/DIVEN. Programa de Laqueadura do Pré-Natal Especializado. CAISM/UNICAMP
RESUMO
Enfocamos neste trabalho a abordagem do enfermeiro enquanto coordenador de grupo educativo com gestantes candidatas à laqueadura. Enfatizamos a necessidade de um referencial teórico específico para trabalharmos com grupos de pacientes. Queremos evidenciar também o papel de educador inerente ao enfermeiro e a importância da sua atuação na equipe multiprofissional da área de saúde. A metodologia do grupo educativo é suscintamente descrita, na forma de um protocolo, que apresentamos como sugestão para o desenvolvimento de atividades semelhantes.
ABSTRACT
We present by means of this thesis the nurse's approaching while coordinator of the educative group whit pregnant candidates to ligature. We emphasizes the need of a especific theoric material to deal with those pacientes groups. Furthermore we would like to distach the educative task of the nurse and the importance of his performance in the multiprofissional team in the health area. The methodology of the educative group is succintly described as a protocol which we present as a suggestion for the development of the similar activities.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
*O grupo educativo do Programa de Laqueadura DTG/CAISM/UNICAMP conta com a participação de assistente social.
ANEXO - PROTOCOLO DA METODOLOGIA DO GRUPO EDUCATIVO COM GESTANTES CANDIDATAS À LAQUEADURA
(Programa de Laqueadura - DTG/CAISM/UNICAMP)
Coordenação do Grupo*: Enfermeiro
Método: educação participativa (Segundo Método Paulo Freire)
Local: Sala apropriada e privativa
Duração: 90' (noventa minutos no máximo)
Número de Participantes: 6 a 8 gestantes (no máximo)
ETAPAS:
- participação voluntária das gestantes;
- disposição das participantes em círculo;
- utilização de crachás por todos os componentes do grupo;
- apresentação da atividade, das profissionais e das pacientes;
- utilização de uma linguagem simples, clara, compreensível e objetiva;
- atenção para a comunicação verbal e não verbal estabelecida pelas integrantes do grupo;
- transmissão de informações corretas, livres de preconceitos e tabus, respeitando-se as crenças e costumes culturais;
- utilização de material educativo adequado;
- abordagem gradativa dos temas: anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino, resposta sexual e sexualidade da mulher, o processo da fecundação, meios de contracepção, laqueadura.
- 1. ALMEIDA, M.C. P. A formaçăo do Enfermeiro frente ŕ Reforma Sanitária. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, p. 505-510, 1986.
- 2. BERQUÓ, E. Sobre o declínio da fecundaçőa e anti-concepçăo em Săo Paulo, Campinas, Núcleo de Estudo da Populaçăo - NEPO, Unicamp, 1986.
- 3. BRANDĂO, C.R. O que é o Método Paulo Freire, 13 ed. Coleçăo Primeiros Passos, Săo Paulo: Brasiliense, 1987.
- 4. BUSNELLO, D.E. Dinâmica de Grupo. In: OSÓRIO, Luiz Carlos et al. Grupoterapia Hoje, Porto Alegre, 1986.
-
5CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. 8ª Conferência Nacional de Saúde Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro, p. 505- 510, 1986.
-
6CADERNOS DO CONSELHO ESTADUAL DA CONDIÇÃO FEMININA. O direito de ter ou nõa ter filhos no Brasil. Edição Especial, São Paulo, 1986.
- 7. COCCO, M.J.M. et al. Programa de Laqueadura. Relato de Experięncia com Grupo Multiprofissional. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, 41 , n.1, p. 64-8, 1988.
- 8. FERNANDES, J. D. Contribuiçăo da Equipe multiprofissional nas Açőes de Saúde - Mito ou Realidade? Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, 34, p. 175-181, 1981.
- 9. FREIRE, P. Conscientizaçăo: teoria e prática da libertaçăo: uma introduçăo do pensamento de Paulo Freire. 3 ed. Săo Paulo: Moraes, 1980.
- 10. GRINBERG, L. et al. Psicoterapia de Grupo, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.
- 11. LAGANÁ, M .T.C.A. A educaçăo para a saúde: o cliente como sujeito de açăo. Revista da Escola de Enfermagem - USP, Săo Paulo, 1989.
- 12. PINOTTI, J.A. et al. Identificaçăo dos fatores associados á insatisfaçăo após esterilizaçăo cirúrgica UNICAMP/DTG/FCM, 1986.
-
13RELATÓRIO DA COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS DO PROGRAMA DE ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA NO DTG/CAISM, (xerocópia), 1988.
- 14. ZIMMERMANN, L. Estudo sobre Psicoterapia Analítica de Grupo, Săo Paulo: Mestre Jou, 1971.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
25 Fev 2015 -
Data do Fascículo
Jun 1993