SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue111Crisis of the capital and consequences for the society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Serviço Social & Sociedade

Print version ISSN 0101-6628

Serv. Soc. Soc.  no.111 São Paulo July/Sept. 2012

https://doi.org/10.1590/S0101-66282012000300001 

Editorial1

-

 

A Revista Serviço Social & Sociedade traz neste número relevantes contribuições para o desvendamento crítico dos processos de trabalho e das respostas públicas no âmbito da crise do capital.

São apresentados três importantes artigos - dos professores José Paulo Netto, Josiane Soares Santos e Marcelo Braz - expostos na mesa de abertura do 5º Seminário Anual de Serviço Social: Crise do capital, particularidades da questão social no Brasil e a organização dos trabalhadores em seu estágio atual, promovido pela Cortez Editora, em comemoração ao dia do assistente social. Esses artigos destacam o complexo e contraditório cenário do capitalismo contemporâneo e suas crises, as particularidades da formação social brasileira e o modo como se expressa a "questão social" no Brasil, bem como as polêmicas para compreender as lutas de classes contemporâneas.

Esses temas, a partir de distintas abordagens, são também tratados em outros seis artigos, nos quais são discutidas particularidades da questão social e as contradições expressas pelas respostas do Estado a questões como: acolhimento familiar e as leis protetivas; política de emprego no Brasil no contexto da flexibilização de direitos e relações de trabalho; desemprego, precarização e informalidade do trabalho dos negros no Brasil; relações de gênero no trabalho da agroindústria; a judicialização do benefício de prestação continuada da política de assistência social e o campo de trabalho profissional nos governos municipais.

Nesse mesmo contexto da crise, considerando os questionamentos ao modelo de desenvolvimento e as novas demandas da sociedade civil organizada, apresentamos também um artigo que problematiza a produção de indicadores sociais alternativos e as exigências de novas formas de quantificação diante do aprofundamento das desigualdades sociais em dimensão global.

Completa este número a resenha do livro de Marcelo Braz, Partido e Revolução - 1848‑1989, destacando‑se a contribuição do autor para "a revitalização teórica e política da possibilidade de revolução como emancipação humana".

Finalizando este editorial, prestamos homenagem à assistente social Egli Muniz, que faleceu dia 23/6/2012, vítima de um aneurisma cerebral. Egli era professora titular da Instituição Toledo de Ensino (Bauru) e foi Secretária Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Bauru na gestão 2005‑2008. A Cortez Editora publicou sua tese de doutorado, com o título Serviços de Proteção Social: um estudo comparado Brasil‑Portugal. Atuou também como consultora especialista da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome‑MDS. Comprometida com a formação e o exercício profissional, Egli foi uma pessoa com grande capacidade de trabalho, elegante e gentil em suas relações pessoais e profissionais, que nos deixa saudades.

 


1 Por ocasião do fechamento deste número, recebemos a notícia do falecimento do professor Aloísio Teixeira, a quem prestamos nossa homenagem por meio do texto do professor José Paulo Netto. (N.E.)

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License