SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 suppl.2Desenhos de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Cirurgica Brasileira

versão impressa ISSN 0102-8650versão On-line ISSN 1678-2674

Acta Cir. Bras. v.20  supl.2 São Paulo  2005

https://doi.org/10.1590/S0102-86502005000800001 

EDITORIAL

 

A importância da pesquisa na cirurgia plástica brasileira1

 

The significance of research in the Brazilian plastic surgery

 

 

Lydia Masako FerreiraI; Fabio Xerfan NahasII

IProfessora Titular da Disciplina de Cirurgia Plástica da UNIFESP - EPM. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da UNIFESP - EPM
IIProfessor Adjunto Visitante da Disciplina de Cirurgia Plástica da UNIFESP - EPM. Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da UNIFESP - EPM

 

 

A idéia de desenvolver um suplemento sobre como escrever um trabalho científico, voltado à Cirurgia Plástica, originou-se da constatação de que muitos cirurgiões plásticos não ligados à universidade, embora tivessem idéias criativas e inovadoras, apresentavam uma certa dificuldade na elaboração e desenvolvimento de um trabalho científico. Este fato, por vezes pode inviabilizar a divulgação de técnicas importantes. Desta forma, este suplemento foi elaborado objetivando a orientação de qualquer pesquisador da área médica que deseje desenvolver um estudo que envolva a Cirurgia Plástica.

Neste suplemento procurou-se inserir artigos que se complementam de forma a tornar possível a compreensão de todas as fases envolvidas na elaboração do trabalho científico até sua publicação.

A eficácia da transmissão de como se elabora um trabalho científico é fundamental na realização de teses. Este é um dos pontos de garrote da evolução de um aluno na pós-graduação sensu stricto. A Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da UNIFESP - EPM, tem dedicado uma série de cursos e apresentações que objetivam esta formação. Obviamente o esforço ocorre em várias frentes, não apenas na elaboração do trabalho científico, porém este é o item fundamental de um programa deste tipo no qual a tese será defendida ao final.

É importante salientar que nem todos os alunos interessados neste tema são alunos de pós-graduação. Existem outros especialistas que tão somente desejam ter seus estudos publicados e reconhecidos por seus pares, outros ainda têm de desenvolver um trabalho científico para ascender a posições na sociedade da especialidade. Esta é a finalidade de se criar um suplemento que, acreditamos, será útil para diversos colegas e alunos da área da saúde.

 

 

1 Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP - EPM). Disciplina de Cirurgia Plástica da UNIFESP - EPM.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons