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A AFINIDADE COM A FÍSICA: UMA ANÁLISE FEITA COM ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS)

THE AFFINITY WITH PHYSICS KNOWLEDGE: AN ANALYSIS FROM THE GRADUATE STUDENTS OF PHISICS UFMS

Resumos

Este trabalho tem como objetivo investigar fatores que influenciaram estudantes de Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) na escolha do curso, e o papel que seus próprios professores tiveram nessa escolha. Para tal, construímos e aplicamos um questionário a quarenta e cinco graduandos de Física (bacharelado e licenciatura). Dentre os resultados, destacamos que os estudantes investigados desenvolveram afinidades com a Física antes de optarem pela carreira. Ao apontarem professores dos quais tenham gostado durante o percurso de formação, aqueles que ministraram Física foram os mais lembrados. Porém, a afinidade com o conhecimento é o fator mais citado como definidor da escolha. Entendemos que o professor, mesmo não sendo peça fundamental nessa escolha, é um importante agente motivador, influenciando estudantes na escolha pela carreira científica.

Afetividade; Ensino de Física; Escolha da Carreira.


The aim of this study is to investigate aspects that influenced students of Physics at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) to choose that course and the influence that their own teachers had on their decision. In order to do that, a questionnaire was prepared and answered by forty-five students of Physics (bachelor's course or teacher's course). In the results we highlighted that those students developed affinities with physics knowledge before choosing the course. The analysis suggests that the teacher, although not predominant in these choices, is an important catalyst, thus influencing students to choose a career in science co-operating.

Affectivity; Physics education; Career choice.


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    É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de Educação Superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
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    Bruno dos Santos Simões*, licenciado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Email: simoes89@uol.com.br
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    Ana Luiza de Quadros, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Professora Assistente do Departamento de Química no Instituto de Ciências Exatas da (IQUFMG). Email: aquadros@qui.ufmg.br
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    Simoni Tormöhlen Gehlen, Doutora em Educação Ciêntífica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora adjunta do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Email: simonigehlen@yahoo.com.br
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    Hamilton Perez Soares Corrêa - Doutor em Química pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor Adjunto do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Email: hpsoares@gmail.com
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    Rodolfo Langhi - Doutor em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/bauru). Professor Assistente - Doutor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da UNESP/bauru. Email: prof.langhi@gmail.com

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    10 Abr 2011
  • Aceito
    21 Out 2011
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