Acessibilidade / Reportar erro
CoDAS, Volume: 34, Número: 3, Publicado: 2022
  • Teste de percepção de fala com figuras: aplicabilidade em crianças com síndrome de Down Artigo Original

    Gonçalves, Beatriz Nascimento; Lorenssete, Isabela Raymundini; Tomé, Nicolle Oliveira; Mota, Ana Lúcia Rios; Garcia, Cristiane Fregonesi Dutra; Reis, Ana Cláudia Mirândola Barbosa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a aplicabilidade do teste de percepção de fala com figuras em crianças com síndrome de Down. Método Estudo observacional, descritivo e prospectivo, realizado em dois centros fonoaudiológicos, aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa sob número 82522217.5.0000.5440 e 79510317.8.0000.5257. Participaram 41 crianças com síndrome de Down, de ambos os sexos, com idade entre dois anos e dez anos e 11 meses, as quais foram divididas em três grupos: GI (dois a quatro anos e 11 meses); GII (cinco a sete anos e 11 meses) e GIII (oito a dez anos e 11 meses). Foram realizados os procedimentos de anamnese, meatoscopia, audiometria tonal liminar, teste de limiar de recepção de fala com figuras e imitanciometria. Para a análise estatística, Teste Exato de Fisher com nível de significância de 5%. Resultados Ao ser analisado o número de acertos e erros, em relação à idade cronológica, foi encontrada significância para sete palavras: gelo, faca, vaca, chave, rato, cão e sol. Foi analisado, posteriormente, o desempenho no teste de fala com figuras, dos participantes desse estudo e o desempenho dos participantes do estudo que elaborou e validou este teste. Foi observado que, quando se equiparou a porcentagem de acertos nos dois grupos, as palavras com maior ocorrência de acertos foram: mão, casa e sapo. Conclusão: O teste aplicado nesse estudo proporciona a interpretação do resultado de forma clara e objetiva e independe da produção verbal da criança.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the applicability of the picture-based speech perception test in children with Down syndrome. Methods Observational, descriptive, prospective study, carried out at two speech therapy centers, approved by their Research Ethics Committees under numbers 82522217.5.0000.5440 and 79510317.8.0000.5257. A total of 41 children with Down syndrome, of both sexes, aged 2 years to 10 years and 11 months participated. They were divided into three groups: GI (2 years to 4 years and 11 months); GII (5 years to 7 years and 11 months); GIII (8 years to 10 years and 11 months). We verified their medical history and carried out meatoscopy, pure-tone threshold audiometry, speech recognition threshold test with pictures, and immittance tests. For statistical analysis, we used Fisher's Exact Test with the 5% significance level. Results: The analysis of hits and misses in relation to chronological age revealed significance in seven words: “ice”, “knife”, “cow”, “key”, “mouse”, “dog”, and “sun”. We then analyzed this study participants’ performance in the speech test with pictures and those in the study that developed and validated this test. Comparing the percentage of correct answers in the two groups, we found that the words with the most correct answers were “hand”, “house”, and “frog”. Conclusion: The test applied in this study provides a clear and objective interpretation of the results, regardless of the child's verbal production.
  • Masking Level Difference: avaliação da confiabilidade teste-reteste em estudantes universitárias normo-ouvintes Artigo Original

    Frota, Silvana Maria Monte Coelho; Leite Filho, Carlos Alberto; Bruno, Carolina Salomone; Carvalho, Lanna Borges; Riegel, Natalia Almeida; Souza, Sascha Ariel da Silva Rodrigues de; Branco-Barreiro, Fátima Cristina Alves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a confiabilidade teste-reteste do Masking Level Difference em estudantes universitárias normo-ouvintes. Método Estudo prospectivo descritivo com 78 adultos jovens do gênero feminino sem queixas auditivas, submetidas à versão, em compact disc, do Masking Level Difference da Auditec of Saint Louis. O Masking Level Difference foi determinado por meio da diferença entre as relações sinal-ruído nos limiares auditivos encontrados nas condições antifásica e homofásica. O teste foi aplicado pelo mesmo examinador em dois momentos (teste e reteste) com intervalo de sete a 14 dias entre eles. A análise estatística inferencial incluiu comparação das situações teste e reteste por meio do teste t de Student para amostras pareadas, cálculo do coeficiente de correlação intraclasse e dos intervalos de confiança de 95% para as relações sinal/ruído nos limiares auditivos nas condições antifásica e homofásica e para o cálculo do Masking Level Difference. Resultados A média da relação sinal-ruído no limiar auditivo na condição homofásica foi -12,59 dB e -12,46 dB nas situações teste e reteste, respectivamente, e -21,54 dB e -21,08 dB na condição antifásica. A média do Masking Level Difference foi 8,95 dB no teste e 8,74 dB no reteste. Os coeficientes de correlação intraclasse obtidos foram 0,436, 0,625 e 0,577 para as condições homofásica, antifásica e Masking Level Difference, respectivamente. Conclusão O teste Masking Level Difference mostrou grau moderado de confiabilidade teste-reteste em estudantes universitárias normo-ouvintes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the test-retest reliability of the Masking Level Difference in normal hearing female university students. Methods Prospective descriptive study with 78 young female adults without hearing complaints, submitted to the compact disc version of the Masking Level Difference by Auditec of Saint Louis. The threshold was determined by the difference between signal-to-noise ratios at hearing thresholds found in the antiphasic and homophasic conditions. The test was applied by the same examiner in two moments (test and retest) with an interval of seven to 14 days between them. Inferential statistical analysis included comparison of test and retest situations using Student's t test for paired samples, calculation of the intraclass correlation coefficient and calculation of 95% confidence intervals for signal-to-noise ratios at hearing thresholds found in the antiphasic and homophasic conditions and for masking level difference. Results The average signal-to-noise ratio at hearing threshold ​​in the homophasic condition was -12.59 dB and -12.46 dB in the Test and Retest situations, respectively, and -21.54 dB and -21.08 dB in the antiphasic condition. The average value ​​in the final Masking Level Difference result was 8.95 dB in the Test and 8.74 dB in the Retest. Intraclass correlation coefficient values ​​obtained were 0.436, 0.625 and 0.577 for homophasic, antiphasic and Masking Level Difference conditions, respectively. Conclusion The Masking Level Difference showed moderate test-retest reliability in normal hearing adults female university students.
  • A influência do tipo de transdutor acústico na audiometria tonal liminar Artigo Original

    Born, Nathália Montandon; Marciano, Mariane da Silva; Mass, Stephanie da Costa; Silva, Daniela Polo Camargo da; Scharlach, Renata Coelho

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar os limiares auditivos por via aérea obtidos em diferentes transdutores acústicos e verificar a preferência do usuário. Método Trata-se de um estudo observacional, analítico, transversal, realizado em 26 participantes de 18 a 30 anos, com audição dentro dos padrões de normalidade, sem histórico de exposição a altos níveis de pressão sonora ou queixa de zumbido no momento da avaliação. Realizou-se anamnese, meatoscopia, audiometria tonal liminar, logoaudiometria, e imitanciometria. Os limiares auditivos foram pesquisados duas vezes, cada uma com um tipo de transdutor acústico diferente: fone de inserção (E-A-R Tone) e fone circum-aural (HDA200). A ordem de realização foi aleatória, com intervalos de cinco minutos. Ao final, o participante foi questionado quanto ao conforto dos fones durante os testes. Os dados foram submetidos à análise estatística não paramétrica. Resultados Na pesquisa dos limiares auditivos, ao avaliar as medianas, o fone circum-aural apresentou resultados melhores em 250, 500, 2000 e 6000 Hz e o fone de inserção foi melhor em 3000 e 4000 Hz, sem diferença estatística para as frequências de 1000 e 8000 Hz. O fone circum-aural foi eleito o mais confortável. Conclusão O fone circum-aural apresentou melhores limiares auditivos em 250, 500, 2000 e 6000Hz quando comparado ao fone de inserção, além de ser o tipo de transdutor mais confortável relatado pelos pacientes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare the air-conduction hearing thresholds obtained with different acoustic transducers and verify the users’ preferences regarding them. Methods This is a cross-sectional, analytical, observational study with 26 participants aged 18 to 30 years, with normal hearing and no history of exposure to high sound pressure levels or complaints of tinnitus at the time of the assessment. We surveyed their medical history and performed meatoscopy, pure-tone threshold audiometry, speech audiometry, and acoustic immittance. The auditory thresholds were surveyed twice, each time with a different type of acoustic transducer: insert (E-A-RTONE) and circumaural earphones (HDA200). The assessments were performed in a random order, with 5-minute intervals. In the end, we asked the participants which earphones they found more comfortable in the tests. The data were submitted to nonparametric statistical analysis. Results Assessing the medians in the auditory threshold survey, the circumaural earphones obtained better results at 250, 500, 2000, and 6000 Hz, while the insert earphones were better at 3000 and 4000 Hz; there were no statistical differences at 1000 and 8000 Hz. The circumaural was elected the most comfortable earphone. Conclusion The circumaural earphones had better auditory thresholds at 250, 500, 2000, and 6000 Hz than the insert earphones and were reported by the patients as the most comfortable type of transducer.
  • Qualidade de vida do fonoaudiólogo brasileiro frente à pandemia da COVID-19 Artigo Original

    Nasciutti Neto, Rubens; Mourão, Ýleris de Cássia de Arruda; Araújo, Fernanda Cardoso de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever a qualidade de vida (QV) do fonoaudiólogo brasileiro e relacionar com aspectos sociodemográficos, profissiográficos e relativos à atuação na pandemia de COVID-19. Método Estudo epidemiológico de base populacional, transversal. A pesquisa envolveu fonoaudiólogos do Brasil, que foram convidados a responder, on-line, o formulário WHOQOL-bref sobre a sua saúde e QV, além de questões sociodemográficas e profissiográficas. Resultados Participaram 609 fonoaudiólogos na faixa etária entre 21 e 65 anos e média de 34 anos. Menores pontuações no domínio físico da QV foram dadas por fonoaudiólogos do sexo feminino, que faziam atendimento ambulatorial, não trabalhavam em clínica particular, atuavam de forma indireta na pandemia, se afastaram do trabalho e cujo motivo de afastamento foram aspectos psicoemocionais; no domínio psicológico, sexo feminino, ausência de companheiro, que trabalhavam em clínica particular ou outro local e que atuaram de forma direta ou indireta na pandemia; no domínio relações sociais, ausência de companheiro, em atendimento ambulatorial, mas não em clínicas particulares; e no domínio meio ambiente, menores escores na raça/cor preta e parda, nos com ausência de companheiro, que faziam atendimento domiciliar, mas não em clínica particular ou gestão/administrativo ou outro. Conclusão O fonoaudiólogo brasileiro apresentou mais baixos escores de QV nos domínios psicológico e meio ambiente e verificou-se que a sua QV está relacionada a fatores como sexo, cor/raça, presença de companheiro, região do conselho, ambientes de atendimento, atuação direta com pacientes de COVID e diagnóstico de COVID-19.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe the quality of life (QoL) of Brazilian speech therapists and relate it to sociodemographic and professiographic aspects, and to their role in the COVID-19 pandemic. Methods Population-based, cross-sectional epidemiological study. The research involved speech therapists from Brazil, who were invited to answer, online, the WHOQOL-bref form about their health and QoL, in addition to sociodemographic and professional questions. Results 609 speech therapists aged between 21 and 65 years, average age of 34 years, participated in the study. Lower scores in the physical domain of QoL were given by female speech therapists, providing outpatient care, who did not work in private clinics, acted indirectly in the pandemic, were absent from work due to psycho-emotional aspects; in the psychological domain, they were female, without a partner, working in a private clinic or elsewhere and acted directly or indirectly in the pandemic; in the social relations domain, they had no partner, worked in outpatient care, but not in private clinics; and in the environment domain, lower scores were in black and brown race/color, without a partner, attending home care, but not in a private clinic or management/administrative or other. Conclusion Brazilian speech therapists had the lowest QoL scores in the psychological and environmental domains; their QoL is related to factors such as sex, color/race, presence of a partner, council region, service environments, direct action with COVID-19 patients and COVID-19 diagnosis.
  • Listas de monossílabos para testes logoaudiométricos: elaboração, validação de conteúdo e pesquisa de equivalência Artigo Original

    Vaucher, Ana Valéria de Almeida; Costa, Lidiéli Dalla; Moraes, Anaelena Bragança de; Menegotto, Isabela Hoffmeister; Costa, Maristela Julio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Elaborar novas listas de monossílabos para realização de testes logoaudiométricos na Língua Portuguesa, realizar a validação de conteúdo, considerando lado da orelha e escolaridade e verificar a equivalência entre as listas. Método Foram selecionados 125 monossílabos com diferentes estruturas silábicas, os quais foram submetidos ao processo de validação de conteúdo, que incluiu o julgamento quanto à familiaridade, organização das listas, gravação do material e reconhecimento auditivo. Após a validação de conteúdo, as listas de monossílabos foram submetidas à pesquisa de equivalência, a fim de obter evidências de fidedignidade para o instrumento de teste proposto. Resultados Cinco listas com 25 monossílabos foram elaboradas e analisadas quanto ao conteúdo, destas, quatro listas foram validadas. Não houve diferença estatisticamente significante entre as respostas obtidas nas orelhas direitas e esquerdas. A escolaridade dos sujeitos não influenciou o reconhecimento das palavras. Quanto à pesquisa de equivalência, verificou-se que duas listas foram equivalentes, uma não equivalente, porém semelhante e uma lista foi diferente das demais, e então excluída. Conclusão Duas listas de monossílabos foram validadas quanto ao conteúdo e consideradas equivalentes, com igual nível de dificuldade entre si e uma lista foi considerada semelhante, podendo ser utilizada como treino para aplicação do teste na bateria audiológica. As listas validadas não sofreram influência segundo o lado da orelha e escolaridade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Develop new lists of monosyllables for conducting logoaudiometric tests in Portuguese, perform content validation, considering ear side and education and check the equivalence between the lists. Methods Were selected 125 monosyllables with different syllabic structures, which were submitted to the content validation process, which included judgment on familiarity, organization of lists, recording of material and auditory recognition. After content validation, the monosyllable lists were subjected to equivalence research, in order to obtain evidence of reliability for the proposed test instrument. Results Five lists with 25 monosyllables were elaborated and analyzed for content, of these, four lists were validated. There was no statistically significant difference between the responses obtained in the right and left ears. The education of the subjects did not influence the recognition of words. As for the equivalence search, it was found that two lists were equivalent, one not equivalent, but similar and one list was different from the others, and then excluded. Conclusion Two monosyllable lists were validated for content and considered equivalent, with the same level of difficulty between them, and one list was considered similar, which can be used as training to apply the test on the audiological battery. The validated lists were not influenced by ear and education.
  • Repercussão da implementação do Picture Exchange Communication System – PECS no índice de sobrecarga de mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo Artigo Original

    Ferreira, Carine; Caetano, Sheila Cavalcante; Perissinoto, Jacy; Tamanaha, Ana Carina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi analisar a repercussão da implementação do PECS no índice de sobrecarga de mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método Trata-se de um estudo longitudinal (CEP 0403/2017). A amostra foi constituída por 20 díades mães-crianças com TEA. As mães tinham em média, 41 anos e 5 meses e as crianças, 7 anos e 2 meses. Quinze crianças eram do gênero masculino e cinco, do feminino. Foi aplicada a versão brasileira da escala Burden Interview cujo objetivo é a verificação do nível de sobrecarga dos cuidadores. Para análise dos comportamentos não-adaptativos aplicou-se o Autism Behavior Checklist (ABC) e para análise do repertório lexical: os Testes de Vocabulário Auditivo e Expressivo. O Programa de Implementação do PECS foi composto por 24 sessões de terapia fonoaudiológica individual com a presença ativa das mães. Ao final do Programa todas as crianças e suas respectivas mães foram reavaliadas com parte dos instrumentos utilizados na fase inicial do estudo. Resultados Houve tendência de redução dos índices de sobrecarga materna após a implementação do PECS. Notamos diminuição significativa dos comportamentos não-adaptativos e aumento dos índices de vocabulário expressivo e auditivo das crianças no momento final do estudo. Não observamos correlação significativa entre os índices de sobrecarga com a idade, escolaridade e quociente intelectual das crianças; nem com a escolaridade e nível socioeconômico materno. Conclusão Foi possível analisar a repercussão da implementação do PECS na sobrecarga de mães de crianças com TEA assistidas pelo Programa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The aim of this study was to analyze the repercussion of the implementation of PECS on the burden index of mothers of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Methods This was a longitudinal study (CEP 0403/2017). The sample consisted of 20 mother and child with ASD. The mothers were on average 41 years and 5 months and the children were 7 years and 2 months old. Fifteen children were male and five were female. The brazilian version of the Burden Interview scale was applied to verify the level of caregiver burden. The Autism Behavior Checklist (ABC) was applied to the analysis of non-adaptive behaviors and to analyze the lexical repertoire: Auditory and Expressive Vocabulary Tests. The PECS Implementation Program was composed of 24 sessions of individual speech therapy with the active presence of mothers. At the end all children and mothers were reevaluated with part of the instruments. Results There was a tendency to reduce maternal overload indexes after the implementation of the PECS. There was a significant decrease in non-adaptive behaviors and an increase in the expressive and auditory vocabulary indexes of the children at the final moment of the study. We did not observe a significant correlation between the degrees of overload with age, schooling and intellectual quotient of children, nor schooling and maternal socioeconomic status. Conclusion It was possible to analyze the repercussion of the implementation of the PECS on the burden of mothers of children with ASD assisted by the Program.
  • Adesão ao uso do Sistema de Microfone Remoto em estudantes com deficiência auditiva usuários de dispositivos auditivos Artigo Original

    Esturaro, Giovana Targino; Youssef, Bruna Capalbo; Ficker, Luisa Barzaghi; Deperon, Tatiana Medeiros; Mendes, Beatriz de Castro Andrade; Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Identificar relações entre a utilização sistemática do Microfone Remoto (MR) em sala de aula de estudantes com deficiência auditiva e características das escolas e dos professores. Método Foram analisados 120 sujeitos, entre cinco e 17 anos, com deficiência auditiva que foram adaptados MR em um Serviço de Saúde credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também foram sujeitos, professores de usuários de MR. Realizou-se uma análise de prontuários e no momento que os sujeitos compareceram para acompanhamento foi realizado entrevista com os pais/responsáveis para caracterizar rotina de utilização do MR na escola. Foram realizados contatos telefônicos e visitas presenciais em algumas escolas. Resultados Quanto ao uso, observa-se que a maioria dos sujeitos utilizava o dispositivo na escola. Aqueles que não utilizavam involuntariamente e voluntariamente consistiu na minoria dos sujeitos. Houve uma similaridade no padrão do Speech Intelligibility Index -SII dos sujeitos que ‘usam’ e ‘não usam involuntariamente’ o MR. Houve diferença significativa entre o tipo de escola e o nível de escolaridade, a maioria dos sujeitos que frequentavam escola regular e estavam matriculados no ensino fundamental I tendem a usar mais o dispositivo. Conclusão A maioria dos sujeitos faz uso do MR na escola. O nível educacional do estudante também foi um fator que interferiu na adesão ao uso dos MR, com maior adesão em estudantes do Ensino Fundamental I. Os dados sugerem que a articulação entre serviço de saúde e escola favorece a utilização do MR, entretanto quando essa relação é intermediada pelos pais, outros fatores acabam interferindo no uso sistemático no cotidiano da escola.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To identify relationships between Remote Microphone System (RMS) use in the classroom and the schools’ and teachers’ characteristics. Methods We analyzed 120 subjects aged 5 to 17 years with hearing loss who had received an RMS from a health service accredited by the Unified Health System (SUS). The teachers of RMS users were the other subjects in the study. We analyzed the patients’ medical records and interviewed their parents/guardians at the follow-up visit to verify issues related to the RMS and its use at school. We contacted the schools over the phone and visited some of them. Results Of the students, 54% used the device at school; 22% involuntarily did not use it; and 24% voluntarily did not use it. The Speech Intelligibility Index pattern of those who used the RMS was similar to those who involuntarily did not use it. There was a significant difference between the type of school and educational level – 86% of regular school students and elementary school students tend to use the device more often (62%). Conclusion Most subjects use the RMS at school. The students’ educational level also interfered with the adherence to RMS use, as elementary school students had a higher adherence. The data suggest that the coordination between health services and schools favors RMS use. However, when the parents mediate this relationship, other factors interfere with the systematic RMS use in the school routine.
  • Aquisição segmental do Português Brasileiro: onset simples, complexo e coda Artigo Original

    Ceron, Marizete Ilha; Simoni, Simone Nicolini de; Urrutia, Gabriel Agustín Urrutia; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Apresentar e analisar a curva de aquisição segmental do Português Brasileiro em onset simples, complexo e coda. Método Participaram 857 crianças com aquisição fonológica típica, com idades entre 3:0 e 8:11, divididos em faixas etárias de 6 em 6 meses. Os participantes foram avaliados, por meio do software INFONO de avaliação fonológica. Após a análise dos resultados foram elaboradas curvas de aquisição dos segmentos analisados nas diferentes estruturas (onset simples, complexo e coda). Resultados Observou-se que, em onset simples, alguns segmentos estavam adquiridos antes dos 3:0 (plosivas, nasais e fricativas /f, v, s, z/). Os segmentos /ʃ/ e /l/ foram adquiridos aos 3:0, /ʒ/ e /x/ aos 3:6, /ʎ/ aos 4:0, /ɾ/ aos 4:6; em coda, /N/ e /L/ foram adquiridos antes dos 3:0, /S/ aos 3:6 e /ɾ/ aos 4:6; em onset complexo, as estruturas compostas por Fricativa+/ɾ/ e Plosiva+/ɾ/ foram adquiridas aos 5:0, Plosiva+/l/ aos 5:6 e Fricativa + /l/ aos 6:0. Conclusão Analisar a curva de aquisição é fundamental, pois fornece referência sobre a idade de aquisição dos segmentos nas diferentes estruturas silábicas. A curva de aquisição contribui para a identificação precoce de atrasos no processo de aquisição fonológica possibilitando um encaminhamento oportuno para a intervenção fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To present and analyze the acquisition segmental curve of Brazilian Portuguese in simple and complex onset position and coda position. Methods 857 children with typical phonological acquisition participated in it, aged between 3:0 and 8:11, divided into age groups every 6 months. Participants were assessed using INFONO phonological assessment software. After analyzing the results, acquisition curves were drawn up for the segments analyzed in the different structures (simple and complex onset position and coda position). Results It was noted that, in simple onset position, some segments were acquired before 3:0 (stops, nasal and fricative, /f, v, s, z/. The /ʃ/ and /l/ segments were acquired at 3:0, /ʒ/ and /x/ at 3:6, /ʎ/ at 4:0, /r/ at 4:6; in coda position /N/ and /L/ were acquired before of 3:0, /S/ at 3:6 and /r/ at 4:6; in complex onset position, the structures composed by Fricative + /r/ and Stop + /r/ were acquired at 5:0, Stop + /l/ at 5:6 and Fricative + /l/ at 6:0. Conclusion Analyzing the acquisition curve is essential, as it provides a reference on the age of acquisition of segments in different syllabic structures. The acquisition curve contributes to the early identification of delays in phonological acquisition process enabling a timely referral for speech therapy intervention.
  • Influência do estímulo gustativo na pressão de sucção de recém-nascidos a termo Artigo Original

    Segala, Fernanda; Bolzan, Geovana de Paula; Nascimento, Marlove Duarte; Gonçalves, Daniela da Silva; Melchior, Amanda; Moraes, Marcus Vinícius Marques de; Weinmann, Angela Regina Maciel

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a influência de um estímulo gustativo na pressão de sucção, durante a sucção não nutritiva (SNN), em recém-nascidos a termo, saudáveis e com peso adequado à idade gestacional. Método Estudo quase experimental do tipo ensaio clínico não randomizado com uma amostra de conveniência de 60 recém-nascidos (RN), 30 alocados no grupo estudo (GE) e 30 no grupo controle (GC). Os RN foram avaliados quanto à pressão de sucção, durante a SNN em chupeta. Para o GE foi adicionado estímulo gustativo à chupeta, umedecida com o colostro. O GC não recebeu nenhum estímulo, além da própria chupeta. As pressões média, mínima e máxima foram medidas com o equipamento S-Flex®. Resultados O GE apresentou pressão média e máxima de sucção significativamente maiores do que o GC. Ainda, houve diferença estatisticamente significativa, entre os grupos, para a 2ª medida da pressão média de sucção. Conclusão Os resultados demostraram que os RN do GE apresentaram pressões de sucção, média e máxima, significativamente maiores, quando comparados ao GC. A utilização de um estímulo gustativo associado à SNN modificou a pressão de sucção e parece potencializar as habilidades orais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To verify the influence of a taste stimulus on the suction pressure, during the non-nutritive sucking (SNN), in newborns, healthy and with weight appropriate to the gestational age. Methods Quasi-experimental study of the non-randomized clinical trial type with a convenience sample of 60 newborns (NB), 30 allocated in the study group (EG) and 30 in the control group (CG). The NB were evaluated for sucking pressure during the SNN in a pacifier. For the EG, a gustatory stimulus was added to the pacifier, moistened with colostrum. The CG did not receive any stimulus, other than the pacifier itself. The average, minimum and maximum pressures were measured with the equipment S-Flex®. Results The SG presented mean and maximum sucking pressure significantly higher than the CG. In addition, there was a statistically significant difference between the groups for the second measurement of mean sucking pressure. Conclusion The results showed that the NB of the SG presented sucking pressures, average and maximum, significantly higher, when compared to the CG. The use of a taste stimulus associated with SNN modified the sucking pressure and seems to enhance oral skills.
  • O perfil audiológico e a funcionalidade coclear na síndrome de Williams Artigo Original

    Silva, Liliane Aparecida Fagundes; Kawahira, Rachel Sayuri Honjo; Kim, Chong Ae; Matas, Carla Gentile

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo avaliar o perfil audiológico e a funcionalidade coclear em indivíduos com SW. Método estudo com 39 indivíduos, sendo 22 indivíduos com SW com idade entre 7 e 17 anos, sendo 15 do sexo masculino e 7 do sexo feminino e 17 indivíduos com desenvolvimento típico e normo-ouvintes. Todos os indivíduos foram avaliados por meio da audiometria tonal limiar, medidas de imitância acústica e análise das Emissões Otoacústicas Transientes (EOAT). Foi avaliado o perfil audiológico dos indivíduos com SW, e também foram comparadas as respostas das EOAT entre os indivíduos com SW sem perda auditiva e indivíduos controles. Resultados perda auditiva foi observada em 50% dos pacientes, sendo 78,95% neurossensorial e 21,05% mista. Esta perda foi predominantemente de grau leve a moderado, acometendo principalmente as frequências a partir de 3 kHz. Quanto às EOAT, observou-se maior incidência de ausência e de respostas de menor amplitude em indivíduos com SW. Conclusão indivíduos com SW apresentam disfunção das células ciliadas, principalmente da região basal da cóclea. Assim, a análise das EOAT é um recurso clínico importante a ser considerada na avaliação audiológica de rotina.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to evaluate cochlear functionality in Williams syndrome (WS) individuals. Methods a study with 39 individuals, being 22 with WS aged between 7 and 17 years, 15 male and 7 female, and 17 individuals with typical development and normal hearing. All individuals were evaluated using pure tone audiometry, acoustic immittance measurements, and Transient Evoked Otoacoustic Emissions (TEOAE). The audiological profile in individuals with WS was analyzed, and TEOAE responses were compared between WS individuals without hearing loss and typical developmental individuals. Results The hearing loss was observed in 50% of patients, being 78.95% sensorineural and 21.05% mixed. This hearing loss was predominantly mild to moderate, affecting mainly frequencies above 3 kHz. As for TEOAE, there was a higher incidence of absence and lower amplitude responses in individuals with WS. Conclusion WS individuals have hair cell dysfunction, mainly in the basal region of the cochlea. Thus, TEOAE analysis is an important clinical resource to be considered in the routine audiological evaluation.
  • Mímica facial durante a fala em fissura labiopalatina: uma proposta de classificação Comunicação Breve

    Scarmagnani, Rafaeli Higa; Fukushiro, Ana Paula; Yamashita, Renata Paciello

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a efetividade de proposta de classificação da mímica facial (MF), e sua correlação com avaliação objetiva do fechamento velofaríngeo (FVF). Método Vinte indivíduos com fissura labiopalatina reparada foram submetidos à medida da área velofaríngea por meio da rinomanometria e à gravação de amostra de fala. A MF foi classificada em dois momentos, por três fonoaudiólogas. Inicialmente as avaliadoras classificaram a MF, utilizando critérios próprios, em: 1=MF ausente; 2=leve; 3=moderada; 4=grave. Posteriormente, foram submetidas a um treinamento com o estabelecimento dos seguintes critérios de classificação: 1=MF normal; 2=movimento somente de nariz ou terço superior da face; 3=movimento acentuado de nariz ou terço superior da face; 4=movimento de nariz e terço superior da face e, classificaram a MF utilizando os critérios estabelecidos. Concordância intra e interavaliadores foram calculadas pelo coeficiente Kappa ponderado. A correlação entre os resultados das etapas com o FVF foi feita pelo coeficiente de correlação de Spearman. Resultados Na primeira etapa, a concordância interavaliadores variou de regular a substancial e na segunda, de substancial a quase perfeita. A concordância intra-avaliadores variou de moderada a quase perfeita na primeira etapa, e de moderada a substancial, na segunda etapa. A correlação entre a MF e área velofaríngea na primeira e na segunda etapa foi positiva e significativa. Conclusão A proposta de julgamento da MF mostrou-se efetiva na determinação do sintoma e confiável no diagnóstico da gravidade da disfunção velofaríngea. A correlação significativa entre os métodos perceptivo e instrumental sugere que a MF pode ser utilizada na previsão do FVF.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the effectiveness of a proposal for classification of facial grimace (FG) and its correlation with objective evaluation of velopharyngeal closure (VPC). Methods Twenty individuals with repaired cleft lip and palate underwent velopharyngeal area measurement by means of rhinomanometry and speech sample recording. The FG was rated in two steps, by three speech-language pathologists. First the evaluators rated the FG using their own criteria as: 1= absent FG; 2=mild; 3=moderate; 4=severe. Subsequently, they were submitted to a training session that established the following FG rating criteria: 1=absent FG; 2=movement only of the nose or upper third of the face; 3=strong movement of the nose or upper third of the face; 4=movement of the nose and upper third of the face. The evaluators rated the FG using the established criteria. Intra- and inter-rater agreement were calculated using weighted Kappa coefficient. Correlation between the two stage ratings with the VPC was calculated by Spearman’s correlation coefficient. Results In the first stage inter-rater agreement ranged from fair to substantial; in the second stage, from substantial to almost perfect. Intra-rater agreement ranged from moderate to almost perfect in the first stage, and from moderate to substantial in the second stage. The correlation between FG and velopharyngeal area was positive and significant in both stages. Conclusion The proposed FG judgement proved to be effective in determining the symptom and reliable in diagnosing the severity of velopharyngeal dysfunction. The significant correlation between perceptual and instrumental methods suggests that FG can be used in predicting VPC.
  • Fotobiomodulação com laser de baixa potência na função mastigatória e nos movimentos mandibulares em adultos com disfunção temporomandibular: revisão sistemática com metanálise Revisão Sistemática

    Máximo, Camila Fonsêca Guedes Pereira; Coêlho, Julyane Feitoza; Benevides, Silvia Damasceno; Alves, Giorvan Ânderson dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Revisar os efeitos da Fotobiomodulação com Laser de Baixa Potência na função mastigatória e nos movimentos mandibulares, em adultos com Disfunção Temporomandibular. Estratégia de pesquisa Busca nas bases de dados PubMed, Web of Science, Scopus, Embase, Cochrane, Lilacs, Science Direct e Google Scholar, utilizando os descritores: “temporomandibular joint disorders”, “low level light therapy”, “low level laser therapy”, “mastication” e “mandible”. Critérios de seleção Ensaios clínicos randomizados envolvendo adultos com Disfunção Temporomandibular, que utilizaram laser de baixa potência e avaliaram a mastigação e os movimentos mandibulares. Análise dos dados Inicialmente realizou-se a leitura dos títulos e resumos de todos os estudos encontrados. Em seguida, apenas os estudos selecionados na primeira etapa foram lidos na íntegra e avaliados quanto à elegibilidade. Após a seleção, foram analisadas as características dos estudos incluídos, bem como a sua qualidade metodológica e da evidência. Na metanálise, a média da amplitude de abertura de boca foi considerada como medida de efeito da intervenção. Resultados Verificou-se que os dez artigos incluídos apresentaram resultados muito distintos entre si, principalmente com relação à amplitude de abertura de boca, sendo a mastigação avaliada em apenas um deles. A maioria dos estudos apresentou alto risco de viés, demonstrando uma baixa qualidade metodológica. Considerando os seis estudos incluídos na metanálise, foram identificados resultados significativamente superiores para a fotobiomodulação. Conclusão Devido à escassez na literatura, não há evidências suficientes para os efeitos da fotobiomodulação com laser de baixa potência na mastigação. Já nos movimentos mandibulares, notou-se que essa intervenção apresentou resultados significativos, principalmente para o desfecho de amplitude de abertura de boca.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To review the effects of low-level laser photobiomodulation on masticatory function and mandibular movements in adults with temporomandibular disorder. Research strategies Search in PubMed, Web of Science, Scopus, EMBASE, Cochrane, LILACS, ScienceDirect, and Google Scholar, using the following descriptors: “temporomandibular joint disorders”, “low-level light therapy”, “low-level laser therapy”, “mastication”, and “mandible”. Selection criteria Randomized clinical trials in adults with temporomandibular disorder, using low-level laser and assessing the mastication and mandibular movements. Data analysis Firstly, the titles and abstracts of all retrieved studies were read. Then, only the studies selected in the first stage were read in full and assessed regarding eligibility. After the selection, the characteristics, methodological quality, and quality of evidence of the studies included in the review were analyzed. In the meta-analysis, the mean amplitude of mouth opening was considered as a measure of intervention effect. Results The 10 articles included in the review had quite different results one from the other, especially regarding the amplitude of mouth opening, while the mastication was assessed in only one of them. Most studies had a high risk of bias, demonstrating a low methodological quality. Significantly higher results for photobiomodulation were identified in the six studies included in the meta-analysis. Conclusion Due to the scarcity in the literature, there is not enough evidence of the effects of low-level laser photobiomodulation on mastication. As for the mandibular movements, this intervention presented significant results, particularly in the amplitude of mouth opening.
  • Acurácia de testes de triagem auditiva baseados em smartphone: uma revisão sistemática Systematic Review

    Melo, Inara Maria Monteiro; Silva, Aline Roberta Xavier; Camargo, Rodolpho; Cavalcanti, Hannalice Gottschalk; Ferrari, Deborah Viviane; Taveira, Karinna Veríssimo Meira; Balen, Sheila Andreoli

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a acurácia dos aplicativos de smartphone para identificar a perda auditiva. Estratégias de pesquisa Uma revisão sistemática seguiu o checklist PRISMA-DATA. As estratégias de busca foram aplicadas nos bancos de dados Lilacs, PubMed, Scopus e Web of Science e na literatura cinzenta (Google Scholar, OpenGrey e ProQuest Dissertations and Thesis). Critérios de seleção O anacrônimo PIRD foi usado na revisão. Incluiu populações de qualquer gênero e todas as faixas etárias. O teste Index foi o de triagem auditiva baseado em smartphone; o teste de referência foi a audiometria tonal; o diagnóstico foi realizado por meio de dados de validade (sensibilidade e especificidade) para identificação da perda auditiva e estudos diagnósticos. Análise de dados Dois revisores selecionaram os estudos em um processo de duas etapas. O risco de viés foi avaliado de acordo com os critérios do QUADAS-2. Resultados De 1395 artigos, 104 artigos foram elegíveis para leitura de texto completo e 17 foram incluídos. Apenas quatro preencheram todos os critérios de qualidade metodológica. Todos os estudos incluídos foram publicados em inglês entre 2015 e 2020. Os aplicativos mais estudados foram: Digits-in-noise (5 artigos), uHear (4 artigos), HearScreen (2 artigos), hearTest (2 artigos) e Hearing Test (2 artigos). Todos apresentaram valores de sensibilidade e especificidade entre 75 e 100%. Os outros aplicativos foram EarScale, uHearing, Free Field Hearing e teste Free Hearing. Conclusão uHear, Digit-in-Noise Test, HearTest e HearScreen apresentaram valores significativos de sensibilidade e especificidade e podem ser considerados os métodos mais precisos para rastreamento de deficiência auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the accuracy of smartphone apps to identify hearing loss. Research strategies A systematic review followed the PRISMA-DATA checklist. The search strategies were applied across four databases (Lilacs, PubMed, Scopus and Web of Science) and grey literature (Google Scholar, OpenGrey, and ProQuest Dissertations and Thesis). Selection criteria The acronym PIRD was used in review. This included populations of any gender and all age groups. The Index test is the smartphone-based hearing screening test; the Reference test is the pure-tone audiometry, which is considered the gold reference for hearing diagnostics; the diagnosis was performed via validity data (sensitivity and specificity) to identify hearing loss and diagnostic studies. Data analysis Two reviewers selected the studies in a two-step process. The risk of bias was assessed according to the criteria of the QUADAS-2. Results Of 1395 articles, 104 articles were eligible for full-text reading and 17 were included. Only four met all criteria for methodological quality. All of the included studies were published in English between 2015 and 2020. The applications Digits-in noise Test (5 articles), uHear (4 articles), HearScreen (2 articles), hearTest (2 articles) and Hearing Test (2 articles) were the most studied. All this application showed sensitivity and specificity values between 75 and 100%. The other applications were EarScale, uHearing Test, Free field hearing (FFH) and Free Hearing Test. Conclusion uHear, Digit-in-Noise Test, HearTest and HearScreen have shown significant values of sensitivity and specificity and can be considered as the most accurate methods for screening of hearing impairment.
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br