Acessibilidade / Reportar erro

Convergência de saberes e conhecimentos de enfermagem no cuidado à família

Convergence of nursing beliefs and knowledge in the family care

Convergencia de saberes y conocimientos de enfermería en el cuidado a la familia

Resumos

A família tem sido priorizada por meio de programas sociais, em especial, com a descentralização das ações de saúde. Em detrimento das transformações ocorridas, contudo, esta visão voltada para o grupo familiar continua atrelada a um paradigma biologicista, centrado na patologia, alimentando o sistema com dados epidemiológicos pouco substanciais no tocante às necessidades, condições de vida e saúde das famílias. O presente estudo emergiu da necessidade de se desenvolver e compartilhar conhecimentos que norteiem a atuação dos profissionais em atenção primária de saúde, com a família ocupando o papel de sujeito ativo na busca de resolução de problemas, numa dimensão de co-responsabilidade e cidadania. Buscou-se responder às seguintes questões: como as enfermeiras têm aplicado os marcos teóricos no cotidiano da prática da Enfermagem com famílias? Que saberes produzidos convergem e expressam a tendência teórico-prática do cuidado de enfermagem à família? Para tanto, objetivou-se descobrir a tendência teórico-prática do cuidado de enfermagem com famílias, a partir da convergência do saber popular e do conhecimento acadêmico. Optou-se pelo método qualitativo de pesquisa, utilizando a modalidade convergente-assistencial. Os participantes do estudo compreenderam 14 enfermeiros, dentre os quais sete representaram a atividade de pesquisa e sete a prática assistencial. Dentre os que representaram a pesquisa, quatro encontravam-se no nível de Doutorado e três no de Mestrado. Por sua vez, os enfermeiros da prática compreenderam duas supervisoras de campo e cinco ex-alunos, representando o estágio supervisionado, por meio da monografia de graduação. Efetivou-se a abordagem aos participantes por intermédio de duas etapas, sendo a primeira mediante contato individual e a segunda, priorizando a construção coletiva da realidade. Foram utilizados questionários e se solicitou uma cópia das teses e dissertações para leitura dirigida por um roteiro estruturado. Para segunda etapa, empregou-se a técnica de painel interativo, tendo sido validados os marcos conceituais do cuidado com famílias em atenção primária. A convergência dos saberes foi apresentada segundo os padrões de conhecimento - empírico, ético, pessoal e estético, de Chinn e Kramer¹, e - sócio-político, de White². Os padrões de conhecimento ético e estético encontraram-se exíguos, em relação a uma declaração explícita deles, pelos pesquisadores participantes do estudo. Uma vez que o padrão ético esteve presente em apenas dois dos sete trabalhos analisados, oferece, portanto, uma lacuna para estudos posteriores, por se tratar do componente moral de tomada de decisões pelo enfermeiro. Como propósito, construiu-se um guia prático para utilização no cuidado com famílias em atenção primária, na perspectiva de sugerir a enfermeiros e estudantes da Enfermagem uma ferramenta para adoção de uma postura reflexivo-crítica diante do cuidado humano. Considerou-se que o saber popular e o conhecimento acadêmico são convergentes, estão integrados e integrando o cuidado de Enfermagem e respondem a demanda de atenção primária de saúde das famílias.

Enfermagem; Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde


The family has been prioritized through social programs, especially with the decentralization of health actions. However, to the detriment of the transformations happened, this glance directed to the family group continues linked to a biological paradigm, centered in the pathology, feeding the system with epidemiological data, not substantial concerning the real needs, life conditions and health of the families. The present study emerged from the need of developing and sharing knowledge that orientate the professionals' performance in primary attention of health, with the family playing the role of active subject in the search of solution for problems, in a co-responsibility and citizenship dimension. We aimed to answer the following questions: How have nurses been applying the theoretical marks in the daily practice of Nursing with families? Which knowledge produced converges and expresses the theoretical-practical tendency of Nursing care to the family? For doing so we aimed to reveal the theoretical-practical tendency of the Nursing care with families, starting from the convergence of popular and academic knowledge. We opted for the qualitative research method, using the convergent-clinical modality. The participants of the study were 14 nurses, among which 07 represented the research activity and 07 represented the clinical practice. Among the ones who represented the research, 04 were in the Doctorate level and 03 in the Master's degree. On the other hand, the nurses of the practice were 02 field supervisors and 05 former-students, representing the supervised apprenticeship, through the graduation monograph. We executed the approach to the participants through two stages, being the first, by individual contact and the second, prioritizing the collective construction of reality. We used questionnaires, and requested a copy of the theses and dissertations for directed reading by structured handout. For the second stage, we used the interactive panel technique, where the conceptual marks of care with families in primary attention were validated. The convergence of the knowledge was presented according to the knowledge patterns (empirical, ethical, personal and aesthetic) of Chinn and Kramer¹ and (socio-political) of White². From these, the ethical and aesthetic patterns were a few, in relation to an explicit declaration of these, by the participant researchers of the study. Once the ethical pattern was present in only two of the seven works analyzed, it offers, therefore, a gap for subsequent studies, for being the moral component of decision making by the nurse. As purpose, we built a practical guide to be used in the care of families in primary attention, in the perspective of suggesting to nurses and Nursing students, a tool for the adoption of a reflexive-critic posture before the human care. We considered that the popular knowledge and the academic knowledge are convergent, are integrated and integrate the Nursing care and answer the families' need for primary attention of health.

Nursing; Family Health; Primary Health Care


La familia ha sido priorizada por medio de programas sociales, en especial, con la descentralización de las acciones de salud. En detrimento de los cambios ocurridos, sin embargo, esta visión se Lígia Barros Costa se vuelve para el grupo familiar continúa asociada a un paradigma biologicista centrado en la patología, alimentando el sistema con datos epidemiológicos, poco substanciales en el tocante a las necesidades, condiciones de vida y salud de las familias. El presente estudio emergió de la necesidad de desarrollarse y compartir conocimientos que orienten para la actuación de los profesionales en atención primaria de salud, con la familia ocupando la función de sujeto activo en la búsqueda de resolución de problemas, en una dimensión de coresponsabilidad y ciudadanía. Se busca responder a las siguientes cuestiones: Como las enfermeras han aplicado los marcos teóricos en el cotidiano de la práctica de Enfermería con familias? Que saberes producidos tienden y expresan la tendencia teórico-práctica del cuidado de Enfermería a la familia? Por lo tanto, se objetiva descubrir la tendencia teórico-práctica del cuidado de Enfermería con familias, a partir de la convergencia del saber popular y del conocimiento académico. Se optó por el método cualitativo de investigación, utilizando la modalidad convergente-asistencial. Los participantes del estudio comprendieron 14 enfermeros, entre los cuales 07 representaron la actividad de investigación y 07 la práctica asistencial. Entre los que representaron la investigación, 04 se encontraban en el nivel de Doctorado y 03 en el de Máster. Por su parte, los enfermeros de la práctica comprendieron 02 supervisoras de campo y 05 ex-alumnos, representando la práctica supervisada, por medio de la monografía de pregrado. Se efectivó el abordaje a los participantes por intermedio de dos etapas, siendo la primera mediante contacto individual y la segunda, priorizando la construcción colectiva de la realidad. Fueron utilizados cuestionarios, y se solicitó una copia de las tesis y disertaciones para lectura dirigida por un guión estructurado. Para la segunda etapa, se empleó la técnica de panel interactivo, habiendo sido validados los marcos conceptuales del cuidado con familias en atención primaria. La convergencia de los saberes fue presentada según los patrones de conocimiento (empírico, ético, personal y estético) de Chinn y Kramer¹ y (socio-político) de White². De estos, los patrones ético y estético se encontraron exiguos, en relación a una declaración explícita de ellos, por los investigadores participantes del estudio. Una vez que el patrón ético estuvo presente en sólo dos de los siete trabajos analizados, ofrece, por lo tanto, un espacio para estudios posteriores, por tratarse del componente moral de toma de decisiones por el enfermero. Como propósito, se construyó un guía práctico para utilización en el cuidado con familias en atención primaria, en la perspectiva de sugerir a enfermeros y estudiantes de Enfermería una herramienta para adopción de una postura reflexivo-crítica delante del cuidado humano. Se consideró que el saber popular y el conocimiento académico son convergentes, están integrados e integrando el cuidado de Enfermería y responden a la demanda de atención primaria de salud de las familias.

Enfermería; Salud de la Familia; Atención Primaria de Salud


RESUMO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Convergência de saberes e conhecimentos de enfermagem no cuidado à família

Convergence of nursing beliefs and knowledge in the family care

Convergencia de saberes y conocimientos de enfermería en el cuidado a la familia

Lígia Barros CostaI; Maria Grasiela Teixeira BarrosoII

IProfessora Adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Enfermagem. Coordenadora do Centro de Desenvolvimento Familiar (CEDEFAM / PREX / UFC). ligiabcosta@zipmail.com.br

IIProfessora Emérita da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Orientadora. Doutora e Livre Docente pela UFC. grasiela@ufc.br

RESUMO

A família tem sido priorizada por meio de programas sociais, em especial, com a descentralização das ações de saúde. Em detrimento das transformações ocorridas, contudo, esta visão voltada para o grupo familiar continua atrelada a um paradigma biologicista, centrado na patologia, alimentando o sistema com dados epidemiológicos pouco substanciais no tocante às necessidades, condições de vida e saúde das famílias. O presente estudo emergiu da necessidade de se desenvolver e compartilhar conhecimentos que norteiem a atuação dos profissionais em atenção primária de saúde, com a família ocupando o papel de sujeito ativo na busca de resolução de problemas, numa dimensão de co-responsabilidade e cidadania. Buscou-se responder às seguintes questões: como as enfermeiras têm aplicado os marcos teóricos no cotidiano da prática da Enfermagem com famílias? Que saberes produzidos convergem e expressam a tendência teórico-prática do cuidado de enfermagem à família? Para tanto, objetivou-se descobrir a tendência teórico-prática do cuidado de enfermagem com famílias, a partir da convergência do saber popular e do conhecimento acadêmico. Optou-se pelo método qualitativo de pesquisa, utilizando a modalidade convergente-assistencial. Os participantes do estudo compreenderam 14 enfermeiros, dentre os quais sete representaram a atividade de pesquisa e sete a prática assistencial. Dentre os que representaram a pesquisa, quatro encontravam-se no nível de Doutorado e três no de Mestrado. Por sua vez, os enfermeiros da prática compreenderam duas supervisoras de campo e cinco ex-alunos, representando o estágio supervisionado, por meio da monografia de graduação. Efetivou-se a abordagem aos participantes por intermédio de duas etapas, sendo a primeira mediante contato individual e a segunda, priorizando a construção coletiva da realidade. Foram utilizados questionários e se solicitou uma cópia das teses e dissertações para leitura dirigida por um roteiro estruturado. Para segunda etapa, empregou-se a técnica de painel interativo, tendo sido validados os marcos conceituais do cuidado com famílias em atenção primária. A convergência dos saberes foi apresentada segundo os padrões de conhecimento - empírico, ético, pessoal e estético, de Chinn e Kramer1, e - sócio-político, de White2. Os padrões de conhecimento ético e estético encontraram-se exíguos, em relação a uma declaração explícita deles, pelos pesquisadores participantes do estudo. Uma vez que o padrão ético esteve presente em apenas dois dos sete trabalhos analisados, oferece, portanto, uma lacuna para estudos posteriores, por se tratar do componente moral de tomada de decisões pelo enfermeiro. Como propósito, construiu-se um guia prático para utilização no cuidado com famílias em atenção primária, na perspectiva de sugerir a enfermeiros e estudantes da Enfermagem uma ferramenta para adoção de uma postura reflexivo-crítica diante do cuidado humano. Considerou-se que o saber popular e o conhecimento acadêmico são convergentes, estão integrados e integrando o cuidado de Enfermagem e respondem a demanda de atenção primária de saúde das famílias.

Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde.

ABSTRACT

The family has been prioritized through social programs, especially with the decentralization of health actions. However, to the detriment of the transformations happened, this glance directed to the family group continues linked to a biological paradigm, centered in the pathology, feeding the system with epidemiological data, not substantial concerning the real needs, life conditions and health of the families. The present study emerged from the need of developing and sharing knowledge that orientate the professionals' performance in primary attention of health, with the family playing the role of active subject in the search of solution for problems, in a co-responsibility and citizenship dimension. We aimed to answer the following questions: How have nurses been applying the theoretical marks in the daily practice of Nursing with families? Which knowledge produced converges and expresses the theoretical-practical tendency of Nursing care to the family? For doing so we aimed to reveal the theoretical-practical tendency of the Nursing care with families, starting from the convergence of popular and academic knowledge. We opted for the qualitative research method, using the convergent-clinical modality. The participants of the study were 14 nurses, among which 07 represented the research activity and 07 represented the clinical practice. Among the ones who represented the research, 04 were in the Doctorate level and 03 in the Master's degree. On the other hand, the nurses of the practice were 02 field supervisors and 05 former-students, representing the supervised apprenticeship, through the graduation monograph. We executed the approach to the participants through two stages, being the first, by individual contact and the second, prioritizing the collective construction of reality. We used questionnaires, and requested a copy of the theses and dissertations for directed reading by structured handout. For the second stage, we used the interactive panel technique, where the conceptual marks of care with families in primary attention were validated. The convergence of the knowledge was presented according to the knowledge patterns (empirical, ethical, personal and aesthetic) of Chinn and Kramer1 and (socio-political) of White2. From these, the ethical and aesthetic patterns were a few, in relation to an explicit declaration of these, by the participant researchers of the study. Once the ethical pattern was present in only two of the seven works analyzed, it offers, therefore, a gap for subsequent studies, for being the moral component of decision making by the nurse. As purpose, we built a practical guide to be used in the care of families in primary attention, in the perspective of suggesting to nurses and Nursing students, a tool for the adoption of a reflexive-critic posture before the human care. We considered that the popular knowledge and the academic knowledge are convergent, are integrated and integrate the Nursing care and answer the families' need for primary attention of health.

Keywords: Nursing. Family Health. Primary Health Care.

RESUMEN

La familia ha sido priorizada por medio de programas sociales, en especial, con la descentralización de las acciones de salud. En detrimento de los cambios ocurridos, sin embargo, esta visión se Lígia Barros Costa se vuelve para el grupo familiar continúa asociada a un paradigma biologicista centrado en la patología, alimentando el sistema con datos epidemiológicos, poco substanciales en el tocante a las necesidades, condiciones de vida y salud de las familias. El presente estudio emergió de la necesidad de desarrollarse y compartir conocimientos que orienten para la actuación de los profesionales en atención primaria de salud, con la familia ocupando la función de sujeto activo en la búsqueda de resolución de problemas, en una dimensión de coresponsabilidad y ciudadanía. Se busca responder a las siguientes cuestiones: Como las enfermeras han aplicado los marcos teóricos en el cotidiano de la práctica de Enfermería con familias? Que saberes producidos tienden y expresan la tendencia teórico-práctica del cuidado de Enfermería a la familia? Por lo tanto, se objetiva descubrir la tendencia teórico-práctica del cuidado de Enfermería con familias, a partir de la convergencia del saber popular y del conocimiento académico. Se optó por el método cualitativo de investigación, utilizando la modalidad convergente-asistencial. Los participantes del estudio comprendieron 14 enfermeros, entre los cuales 07 representaron la actividad de investigación y 07 la práctica asistencial. Entre los que representaron la investigación, 04 se encontraban en el nivel de Doctorado y 03 en el de Máster. Por su parte, los enfermeros de la práctica comprendieron 02 supervisoras de campo y 05 ex-alumnos, representando la práctica supervisada, por medio de la monografía de pregrado. Se efectivó el abordaje a los participantes por intermedio de dos etapas, siendo la primera mediante contacto individual y la segunda, priorizando la construcción colectiva de la realidad. Fueron utilizados cuestionarios, y se solicitó una copia de las tesis y disertaciones para lectura dirigida por un guión estructurado. Para la segunda etapa, se empleó la técnica de panel interactivo, habiendo sido validados los marcos conceptuales del cuidado con familias en atención primaria. La convergencia de los saberes fue presentada según los patrones de conocimiento (empírico, ético, personal y estético) de Chinn y Kramer1 y (socio-político) de White2. De estos, los patrones ético y estético se encontraron exiguos, en relación a una declaración explícita de ellos, por los investigadores participantes del estudio. Una vez que el patrón ético estuvo presente en sólo dos de los siete trabajos analizados, ofrece, por lo tanto, un espacio para estudios posteriores, por tratarse del componente moral de toma de decisiones por el enfermero. Como propósito, se construyó un guía práctico para utilización en el cuidado con familias en atención primaria, en la perspectiva de sugerir a enfermeros y estudiantes de Enfermería una herramienta para adopción de una postura reflexivo-crítica delante del cuidado humano. Se consideró que el saber popular y el conocimiento académico son convergentes, están integrados e integrando el cuidado de Enfermería y responden a la demanda de atención primaria de salud de las familias.

Palabras clave: Enfermería. Salud de la Familia. Atención Primaria de Salud.

  • 1. Chinn PL, Kramer MK. Theory and Nursing: a system approach. St. Louis (Missouri): Mosby; 1995.
  • 2. White J. Patterns of knowing: review, critique and update. Advanced Nursing Science 1995; 17(4): 73-86.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Dez 2006
  • Data do Fascículo
    Ago 2006
Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com