Acessibilidade / Reportar erro

Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada1 1 - (Esta e todas as demais notas são Notas das Tradutoras)- Este artigo, inédito no Brasil, foi traduzido diretamente do russo por Priscila Nascimento Marques - priscilanm@gmail.com, Denise Regina Sales - denise.sales@ufrgs.br e Marta Kohl de Oliveira - mkdolive@usp.br (VIGOTSKI, 1983). Foi originalmente apresentado por Vigotski em um congresso de educadores de escolas auxiliares em 23 de maio de 1931 e depois transformado em texto escrito a partir de anotações taquigráficas. Após sua publicação em russo no quinto volume das Obras escolhidas, em 1983, o texto foi incluído em traduções feitas nos Estados Unidos (1993) e na Espanha (1997). Os termos defectologia, criança mentalmente atrasada, criança oligofrênica, débil, idiota, imbecil, defeito, utilizados no artigo, foram mantidos na presente tradução por corresponderem à terminologia utilizada no início do século XX, quando Vigotski produziu seus textos. Atualmente, seriam equivalentes a expressões como deficiência, educação especial, criança com deficiência. É inegável o interesse histórico e a importância, no contexto brasileiro, de traduções diretas da obra vigotskiana.

Compensatory processes in the development of the retarded child

Resumo

Neste artigo, originalmente apresentado por Vigotski em um congresso em 1931 e posteriormente convertido em texto escrito a partir de anotações taquigráficas, destaca-se a importância dada pelo autor aos riscos de que pesquisas e programas educacionais dirigidos à criança com deficiência focalizem processos biológicos e disfunções primordiais em detrimento de funções psicológicas superiores. Seu argumento principal é o de que processos compensatórios e caminhos indiretos podem promover o desenvolvimento. Tais processos e caminhos relacionam-se com a inserção das crianças em diversos ambientes culturais e são suscetíveis à ação pedagógica. Destaca-se ainda o fato de que, para Vigotski, os objetivos e tarefas da educação especial devem corresponder àqueles da escola regular, isto é, preparar a criança para enfrentar as diversas demandas da vida em sociedade.

Vigotski; Defectologia; Educação especial; Deficiência; Compensação; Desenvolvimento; Aprendizagem

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br