Acessibilidade / Reportar erro
Galáxia (São Paulo), Volume: 13, Número: 25, Publicado: 2013
  • Editorial

    Prado, José Luiz Aidar
  • ¿Qué puede aportar la semiótica triádica al estudio de la comunicación mediática?

    Andacht, Fernando

    Resumo em Espanhol:

    El texto se pregunta por la pertinencia del modelo triádico de significación o semiótica desarrollado por C.S. Peirce para el estudio de la comunicación mediática. El fin es demostrar su aplicabilidad analítica mediante la consideración de algunos estudios mediáticos contemporáneos, y de una breve discusión de un formato televisivo, el reality show, a modo de ilustración. En relación a todos esos casos, se argumenta que el uso del principio no dualista semiótico y la relación lógica de los tres elementos que componen el signo y que explican su acción poseen un poder explicativo y generalizador. Un término tan común pero de dudoso origen científico del punto de vista epistemológico, la audiencia (mediática), adquiere considerable valor heurístico desde la perspectiva semiótica. Otro aporte de la semiótica es superar una dicotomía resistente y poco productiva como la de lo pasivo/activo en el análisis de la relación medios/sociedad.

    Resumo em Inglês:

    The text tries to find out what is the relevance the triadic model of meaning generation or semiotic created by C.S. Peirce for the study of media communication. The aim is to show its analytical pertinence through the consideration of some contemporary media studies, followed by a brief discussion of a TV format, the reality show, as an illustration. In every case, it is argued, the use of the non-dualist semiotic principle and the logical relationship of the three elements which constitute the sign and which accounts for its activity have explanatory and generalizing power. A term that is both common but of doubtful scientific pedigree, from an epistemological viewpoint, the (media) audience, acquires considerable heuristic value from a semiotic perspective. Another contribution of the semiotic model is to overcome the enduring and not too productive dichotomy of the passive/active in the analysis of the media/society relationship.
  • A teoria da comunicação de Charles S. Peirce e os equívocos de Ciro Marcondes Filho Artigos

    Nöth, Winfried

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma resenha crítica do artigo "Esquecer Peirce?" de Ciro Marcondes Filho (Galáxia 24, 2012) na qual o autor defende a tese de que a obra de C. S. Peirce não apresenta nenhuma contribuição à teoria da comunicação. O artigo esboça alguns dos elementos da teoria da comunicação peirciana e discute em detalhes que a tese de Marcondes é inválida por estar baseada em evidência textual insuficiente e fontes não qualificadas.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents a critical review of Ciro Marcondes Filho's paper "Forget Peirce?" (Galáxia 24, 2012) in which its author argues that C. S. Peirce's writings offer no contribution to the theory of communication. It presents a brief outline of some of the elements of Peirce's theory of communication and shows in detail that Marcondes's argument is invalid, being based on insufficient textual evidence and unreliable sources.
  • Esquecer Peirce?: Dificuldades de uma teoria da comunicação que se apoia no modelo lógico e na religião. Parte II Artigos

    Marcondes Filho, Ciro

    Resumo em Português:

    No primeira parte deste ensaio, que comenta a semiótica peirceana, falou-se que Peirce é, antes de tudo, um lógico e um metafísico, não um teórico da comunicação. Apoiando-se na ideia de que todo real é racional, busca enquadrar em suas vacilantes trilogias todas as interpretações sob uma lei do signo e um imperativo do código. Seu rigor lógico-positivista não prevê espaço para objetos da percepção nem para o extralinguístico. Nesta segunda parte, comentam-se os limites do método diagramático, a tendência paradoxal de sua regressão infinita terminar na ideia e na metafísica religiosa. E,last but not least, fala-se do uso da semiótica para compromissos escusos com as novas formas de poder.

    Resumo em Inglês:

    In Part I of this essay, which deals with Peircean semiotics, we stated that Peirce is, above all, a logician and a metaphysician rather than a communication theorist. Based on the idea that everything real is rational, he seeks to fit all the interpretations into his faltering trilogies under a law of the Sign and an imperative of the Code. The rigor of his logical positivism does not provide space for objects of perception or for the extralinguistic. In this second part of the essay, we discuss the limits of the diagrammatic method, and the paradoxical tendency that Peirce's infinite regression has for ending in the Idea and in religious metaphysics. And last but not least, we discuss the use of semiotics in unscrupulous commitments to the new forms of power.
  • Vilèm Flusser: crítica estética e imagen tecno-visuals

    Echeto, Víctor Silva

    Resumo em Espanhol:

    El giro estético de la ilustración se debe, fundamentalmente, a Kant y a Hegel. En ese contexto, el concepto de imagen visual emerge, atrapando al arte en las redes estéticas. La modernidad, en esa época, adquiere toda su madurez y habilita un giro, en la filosofía, occidental, que estetiza la razón. Radicalizado el giro, en el llamado postestructuralismo, es Vilém Flusser, quien, desde su nomadismo e indisciplinamiento, plantea una radical crítica al pensamiento hegeliano, desde "la imagen técnica" como "elogio de la superficialidad", o, en nuestro parecer, "teoría de la pantalla". Los intermedios y posteriores planteamientos críticos en crisis, deconstructivos, fundamentalmente, en el caso de Derrida, desestabilizan y tensionan, el planteamiento estético, desde los márgenes (párergon) y la interrogante por "la verdad" de lo visual. La postestética, tanto en Badiou como en Rancière, se pregunta en un caso (Badiou) por lo inestético y, en el otro (Rancière), por el reparto de lo sensible. El presente texto, analiza, desde la crítica a la estética, tanto en Kant como en Hegel, el giro visual en Flusser, la deconstrucción y el giro de los llamados postalthusserianos (Badiou y Rancière), y la implicancia de la imagen técnica que, desde lo superficial y lo profundo, permiten delinear los trazos de una teoría de la pantalla.

    Resumo em Inglês:

    The aesthetic shift in art is ascribed mainly to Kant and Hegel. In this context, the concept of visual image emerges, ensnaring art in the meshes of aesthetics. At that time, modernity reaches full maturity, enabling a shift in Western philosophy that aestheticizes reason. This shift is radicalized in so-called post-structuralism, and it is Vilém Flusser, with his nomadic and undisciplined nature, who introduces a radical critique of Hegelian thought, based on the "technical image" as "praise of superficiality" or, in our view, as "screen theory." The intervening and subsequent critical approaches in deconstructive crisis, fundamentally in the case of Derrida, destabilize and expand the aesthetic approach, starting from the boundaries (parergon) and the questioning of the "truth" of the visual. Post-aesthetics, in both Badiou and Rancière, questions the unaesthetic (Badiou) on the one hand, and the divide of the sensitive (Rancière) on the other. This text analyzes critique and aesthetics in both Kant and Hegel, the visual shift in Flusser, the deconstruction and shift of the so-called post-Althusserians (Badiou and Rancière), and the implication of the technical image, which, from the superficial to the deep, enables us to delineate the outlines of a screen theory.
  • Espaço, mídia locativa e teoria ator-rede Artigos

    Lemos, André

    Resumo em Português:

    O social é o que emerge das associações, diz a teoria ator-rede (TAR). As associações entre actantes (aquilo que produz uma ação) humanos e não humanos são sempre localizadas. A TAR busca analisar como se dão as associações e suas localizações para conhecer o social. Esse tipo de enfoque sobre o social pode ser particularmente interessante para se pensar a espacialização nos processos comunicacionais e, mais ainda, naqueles emergentes com as atuais mídias de geolocalização¹. Esse artigo se insere em uma pesquisa maior sobre as "mídias locativas" a partir da TAR. Aqui discutimos, particularmente, a noção de espaço.

    Resumo em Inglês:

    The social is what emerges from associations, according to actor-network theory (ANT). Associations between human and non-human actors (everything that produces action) are always localized. ANT attempts to analyze how these associations and their localizations are created. This is to know the social. This kind of associative focus on the social may be particularly interesting to identify spatialization in communication processes, as well as in processes emerging through current geolocation media. This article is part of a broader research on "locative media" based on ANT. Here we discuss, in particular, the notion of space.
  • Morin e Flusser: a teoria da imagem como aventura antropológica e matemática imaginária Artigos

    Rocha, Rose de Melo

    Resumo em Português:

    O artigo analisa as contribuições de Edgar Morin e Vilém Flusser à construção teórica da relação entre imagens e imaginário. Articula, com tal objetivo, as ideias de aventura antropológica e matemática imaginária, problematizando, entre outros aspectos, o lugar da racionalidade, da consciência e da autonomia nas sociedades contemporâneas, tributárias, em termos hegemônicos, de verdadeiras patologias da literalidade. Defende-se a conformação "desordenadora" do imaginário como possível rota de fuga, vital e analítica. Criticam-se as prerrogativas empiristas de análise das imagens, recorrendo-se à união fundante imagem/imaginário como reguladora desse estreitamento.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the contributions of Edgar Morin and Vilém Flusser to the theoretical construct of the relationship between images and the imaginary. To this end, I articulate the ideas of "anthropological adventure" and "imaginary mathematics," discussing, among other things, the aspects of rationality, awareness and autonomy in contemporary societies characterized, in hegemonic terms, by veritable pathological literalness. I defend the idea of disordered conformation of the imaginary as an escape route, both vital and analytical, and criticize the empiricist prerogatives of iconographic analysis, resorting to the underlying union of image and imaginary as a regulator of this consolidation.
  • A sonata de Bresson Artigos

    Alvim, Luíza

    Resumo em Português:

    O cineasta francês Robert Bresson utilizou a música com bastante parcimônia em seus filmes, fazendo, muitas vezes, uma seleção de pequenos trechos de música clássica preexistente. Tal é o caso de A grande testemunha (1966), em que podemos fazer analogias entre a maneira como os trechos da sonata D969 de Schubert são organizados no filme e as formas musicais da sonata original. Enfatizaremos, então, o bitematismo musical associado aos protagonistas Balthazar e Marie, a alternância dos trechos, além de considerarmos os aspectos comuns ao filme e à obra de Schubert, como a presença da natureza e a morte.

    Resumo em Inglês:

    French film director Robert Bresson used music sparingly in his films, often making a selection of short pieces of classical music. This is the case of Au hasard Balthazar [Balthazar, At Random] (1966), in which analogies can be drawn between the way the parts of Schubert's Sonata in A major D.969 are organized in the film and the musical forms the original sonata. To this end, we focus on the musical dualism associated with the protagonists Balthazar and Marie and the alternation of the parts, in addition to examining aspects shared by the film and Schubert's works, such as the presence of nature and death.
  • Cinefilia, cult movies e o filme Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino Artigos

    Jorge, Marina Soler

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo discutir as aproximações entre a cinefilia e os cult movies com base na análise do filme Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino (2009). O amor cinéfilo, conforme surge nos anos 1950 a partir da crítica dos Cahiers du Cinéma, legitima filmes que correm à margem do gosto elevado francês e abraça obras até então consideradas menores. Nesse processo, cria uma teoria e uma "política" que colocam um cinema B no rol das manifestações elevadas. O fenômeno dos cult movies também tenta a seu modo legitimar o "mau gosto", dessa vez por meio de práticas sociais que preferem antes cultuar o maldito a inseri-lo entre os bens culturais elevados. Tarantino opera uma junção das duas formas de amor ao cinema, abraçando ao mesmo tempo a citação àquilo que é marginal e àquilo que é elevado, numa esvaziamento pós-moderno das fronteiras culturais.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the similarities between cinephilia and cult films based on an analysis of Tarantino's 2009 movie Inglourious Basterds. Cinephilia, whichemerged in the 1950s from the critique of the Frenchfilm magazine Cahiers du Cinéma [Notebooks on Cinema], legitimizes films outside the scope of Frenchhighbrow taste, and encompasses artworks theretofore considered of lesser importance. In this process, cinephilia creates a theory and a policy that place B grade movies on the list of highly artistic manifestations. In its own way, the cult film phenomenon also seeks to legitimize "poor taste" through social practices that prefer to cultivate "trash" rather than include it on the list of highbrow cultural goods. Tarantino provides a combination of the two forms of love of cinema, embracing at the same time that which is marginal and that which is high culture, in a postmodern shift of cultural boundaries.
  • O estatuto político da amizade: A alma do osso, de Cao Guimarães Artigos

    Almeida, Rafael de

    Resumo em Português:

    A partir do conceito de amizade proposto por Giorgio Agamben, este ensaio reflete, em uma interface entre estética e política, acerca das relações de poder presentes em A alma do osso (Cao Guimarães, 2004). O maior relevo é dado ao modo pelo qual o cineasta partilha, por meio do filme, sua existência com o ermitão Dominguinhos da Pedra, bem como as reverberações que isso garante à forma do documentário.

    Resumo em Inglês:

    Starting from the concept of friendship proposed by Giorgio Agamben, this essay, at the interface between aesthetics and politics, ponders upon power relations in the documentary The Soul of the Bone (Cao Guimarães, 2004). The greatest emphasis focuses on how, through this film, the filmmaker shares his existence with the hermit Dominguinhos da Pedra, as well as the reverberations that this ensures in shaping the documentary.
  • Marcos históricos do talk show no Brasil: uma análise dos programas Globo Gente e Jô Soares Onze e Meia Artigos

    Silva, Fernanda Mauricio da

    Resumo em Português:

    O artigo discute a formação do gênero talk show no Brasil, com base nas configurações históricas dos programas Globo Gente (Globo, 1973) e Jô Soares Onze e Meia (SBT, 1988 a 2000), ambos apresentados por Jô Soares. A questão que norteia este artigo é: quais as diferenças contextuais que possibilitaram o fracasso do Globo Gente e o sucesso do Onze e Meia de modo a fomentar e popularizar o gênero talk show no Brasil? A partir da noção de gênero como categoria cultural desenvolvida por Jason Mittell, procura-se na crítica televisiva e acadêmica os discursos sobre o talk show no Brasil e as condições que levaram a seu fortalecimento na grade de programação.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the formation of the talk show genre in Brazil, based on the historical configurations of the Globo Gente (Globo, 1973) and Jô Soares Onze e Meia (SBT, 1988 to 2000) talk shows, both hosted by Jô Soares. The question that guides this article is: What are the contextual differences that led the Globo Gente program to flop and the Onze e Meia program to succeed, thus promoting and popularizing the talk show genre in Brazil? Based on the notion of genre as a cultural category developed by Jason Mittell (2001), television and academic criticism is analyzed to pinpoint the discourse about the talk show in Brazil and the conditions that strengthened it as an important component of television scheduling.
  • Economia afetiva e capital emocional em cena: o star system hollywoodiano revisitado em comerciais de perfumes na TV Artigos

    Guimarães, Denise Azevedo Duarte

    Resumo em Português:

    O artigo examina recentes comerciais televisivos de perfumes, dirigidos por três renomados cineastas, com ênfase nos modos de representação das imagens femininas e nos recursos estilísticos bastante similares. Abordam-se a evocação da ilusão cênica típica do cinema e as glamorosas imagens das "divas", já cultivadas pelo star system, em meados do século XX. O texto também aponta as estratégias persuasivas comuns aos três produtos audiovisuais; numa retórica que gira em torno de objetos do desejo e do status, com apelos ao luxo, aos prazeres e às sensações exacerbadas, construídos como polos de identificação para mulheres contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    The article examines recent TV perfume ads directed by three famous filmmakers, focusing on the ways in which women's images are represented and on the very similar stylistic devices. It addresses the evocation of scenic cinematic illusion and the glamorous images of "stars" cultivated by the star system as early as the mid-20th century. The text also identifies the persuasive strategies common to the three audiovisual products, which employ a rhetoric centered upon objects of desire and status, with the allure of luxury, pleasures and enhanced sensations offered as points of identification for contemporary women.
  • O paradigma 'Jornalismo Digital em Base de Dados': modos de narrar, formatos e visualização para conteúdos Artigos

    Barbosa, Suzana Oliveira; Torres, Vitor

    Resumo em Português:

    Neste artigo, retomamos formulações anteriores acerca do Paradigma Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) para refletir sobre sua preponderância crescente, apontando extensões para o modelo no jornalismo contemporâneo. Uma das mais visíveis e sobre a qual nos centramos é o que se vem chamando Jornalismo Guiado por Dados, considerada aqui uma das vertentes do JDBD, pois está no escopo de abrangência do seu conceito. A partir do referencial teórico e do mapeamento de exemplos empíricos, inferimos que as novas extensões do JDBD materializam, principalmente, modos de narrar, de compor as peças informativas, de formatos variados para os conteúdos, bem como para apresentação das informações jornalísticas. Assim, é possível indicar a conformação de hipernarrativas ou narrativas interativas dinâmicas, de cariz complexo, também afinadas com o que se denomina estética base de dados.

    Resumo em Inglês:

    This article examines earlier formulations of the paradigm of Digital Database Journalism (DDBJ) to reflect about its increasing preponderance, pointing out expansions of the model in contemporary journalism. One of the most visible expansions upon which we focus is known as Data-Driven Journalism, which we consider one of the approaches of DDBJ, since it lies within the scope of the DDBJ concept. From the theoretical framework and mapping of empirical examples, we infer that the new expansions of DDBJ materialize mainly modes of narration, of composing informative essays, of varied content formats, and of presenting journalistic information. Thus, it is possible to indicate the shaping of dynamic interactive hypernarratives or narratives, of a complex aspect, which are also in tune with so-called database aesthetics.
  • Teorias de jornalismo para gêneros jornalísticos Artigos

    Seixas, Lia

    Resumo em Português:

    Este artigo traz as primeiras considerações teóricas de uma pesquisa sobre metodologia de gêneros jornalísticos. O objetivo é observar até onde categorias como "finalidade", "propósito", lead e enfoque operam e como noções capitais para os estudos do jornalismo (atualidade, instantaneidade, periodicidade, valor-notícia, fato, acontecimento) podem operar na análise dos gêneros jornalísticos. Durante cinco dias pelo método da "semana construída", analisamos os principais destaques das homes de dois sites noticiosos de referência: elpais.com e oglobo.globo.com. As primeiras considerações são: 1) a noção de instantaneidade revela a importância das noções de fato e acontecimento para a compreensão de gêneros jornalísticos; 2) finalidade é uma noção de dimensão sociocultural associada à noção de "função do jornalismo", determinada pelas noções de formato e estrutura ("sequências"); 3) periodicidade é a noção da ordem do produto, outro elemento que deve fazer parte dos estudos de gêneros jornalísticos; 4) a noção de enfoque não opera; e 5) a lógica do chamado texto informativo não é necessariamente de sequências expositivas e/ou explicativas como se afirma e reafirma nos estudos de gêneros jornalísticos, podendo ter, ao contrário, domínio das sequências argumentativas e de variadas sequências.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the first theoretical considerations of a research on the methodology of journalistic genres. The goal is to observe to what extent categories such as "finality," "purpose," lead and approach operate and how capital notions for journalism studies (currency, instantaneity, periodicity, news value, fact, event) can work in the analysis of journalistic genres. For five days, by means of the "constructed week" method, we analyzed the main news items on the home pages of two reference news sites: elpais.com and oglobo.globo.com. The first considerations are: 1) the notion of instantaneity reveals the importance of the notions of fact and event in understanding journalistic genres; 2) finality is a notion of sociocultural dimension associated with the notion of "function of journalism," which is determined by notions of format and structure ("sequences"); 3) periodicity is the notion of the order of the product, another element that should be part of studies on journalistic genres; 4) the notion of approach does not work; and 5) the logic of the so-called informational text is not necessarily of expository and/or explanatory sequences, as has been stated and restated in studies of journalistic genres, but may, instead, fall within the domain of argumentation sequences and of varied sequences.
  • A cultura empreendedora nos discursos sobre a juventude Artigos

    Salgado, Julia

    Resumo em Português:

    Neste artigo examino alguns discursos midiáticos que promovem aquilo que chamei de cultura empreendedora. Partindo da análise comparativa de duas séries televisivas voltadas para o público jovem em temporalidades distintas, busco examinar algumas retóricas midiáticas que celebram o empreendedorismo juvenil como resposta às demandas por sucesso pessoal e como solução ao problema do desemprego estrutural. Antes, porém, faço uma contextualização do ambiente social que se construiu a partir da emergência de uma racionalidade neoliberal, procurando, com isso, compreender a relação da cultura empreendedora com lógicas sistêmicas mais amplas e dominantes.

    Resumo em Inglês:

    In this article I examine some media discourses that promote what I call entrepreneurial culture. Based on a comparative analysis of two television series for young audiences in different temporalities, I seek to examine some media rhetorics that celebrate youth entrepreneurship as a response to the demands for personal success and as a solution to the problem of structural unemployment. First, however, I contextualize the social environment that was built from the emergence of a neoliberal rationality, thereby seeking to understand the relationship between entrepreneurial culture and broader and more dominant systemic logics.
  • O bem-viver contemporâneo em revistas: uma análise do tensionamento entre consumo e simplicidade no discurso da Vida Simples Artigos

    Reginato, Gisele Dotto; Amaral, Márcia Franz

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é trabalhar com o tensionamento entre consumo e simplicidade no discurso da revista Vida Simples, editada pela editora Abril. A base desse questionamento é a construção do bem-viver contemporâneo em revistas - contexto em que o jornalismo cria novos parâmetros de estilo e normalidade. Entendemos que a revista Vida Simples propõe uma vida simplificada, que preconiza uma redução do consumo, mas, de outra forma, a maneira que a sociedade oferece para ter uma vida mais simples é através do consumo como forma de construção de identidades. Utilizando o aporte teórico-metodológico da análise de discurso de linha francesa, observamos que o discurso da revista está tensionado entre a incitação a um consumo individualista, a um consumo que considera o ambiental e a um consumo politizado.

    Resumo em Inglês:

    [Simple Life] - This paper analyzes the balance between consumerism and simplicity in the discourse of the magazine Vida Simples, published by Editora Abril. The setting of this issue is the construction of contemporary well-being in magazines - the context in which journalism creates new standards of style and normality. We understand that the magazine Vida Simples proposes a simplified life that advocates a reduction in consumerism. In contrast, however, the way to a simpler life offered to society is through consumerism as a form of identity construction. Using the theoretical and methodological contribution of the French school of discourse analysis, we find that the magazine's discourse is balanced between the incitement of individualistic consumption, consumption that considers the environment, and politicized consumption, whose discourse is laced with ideological disputes.
  • Entre formigas e estrelas Resenhas

    Prates, Vinicius
  • Imagens que pensam, que sonham, que sentem: uma proposta ousada? Resenhas

    Baggio, Adriana Tulio
  • Estudo de práticas midiáticas a partir do produto: o jogo de espelhos de Profissão Repórter Resenhas

    Meliani, Miriam
  • Expressões sonoras & cultura audiovisual Resenhas

    Ribeiro, Regilene Sarzi
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com