Acessibilidade / Reportar erro

Anísio Teixeira e a psicologia: o diálogo com a psicanálise

Anísio Teixeira y psicología: diálogo con el psicoanálisis

Anísio Teixeira and psychology: dialogue with psychoanalysis

Anisio Teixeira et psychologie: dialogue avec la psychanalyse

Resumos

Este trabalho analisa as ideias e a atuação de Anísio Teixeira nos primeiros anos da década de 1930, focalizando as suas concepções acerca do valor da Psicanálise para a renovação educacional no Brasil. Considerando que as ideias e as práticas de Teixeira devem ser compreendidas no contexto histórico em que se desenvolveram, o trabalho apresenta um histórico da inserção dos conhecimentos psicanalíticos no movimento educacional renovador brasileiro, destacando a relevância do higienismo na difusão das teses de Freud na educação. As conclusões indicam que Teixeira interagiu com os conceitos da Psicanálise por intermédio do movimento higienista e das ideias de Arthur Ramos, considerando o indivíduo como um ser vinculado ao ambiente social.

história da educação brasileira; escola nova; Anísio Teixeira; psicologia; psicanálise


Este trabajo analiza las ideas y el trabajo de Anísio Teixeira en los primeros años de la década de 1930, centrándose en sus concepciones sobre el valor del psicoanálisis para la reforma educativa en Brasil. Considerando que las ideas y prácticas Teixeira debe entenderse en el contexto histórico en que se desarrolló, la obra presenta una historia de la introducción del conocimiento psicoanalítico en movimiento educativo renovado brasileño, destacando la importancia de la difusión del higienismo y tesis de Freud en la educación. Los resultados indican que Teixeira interactuó con los conceptos del psicoanálisis a través del movimiento higienista y de las ideas de Arthur Ramos, considerando al individuo como vinculados con el entorno social.

historia de la educación de Brasil; escuela nueva; Anísio Teixeira; psicología; psicoanálisis


This paper analyses the ideas and the work of Anísio Teixeira in the first years of the 1930s, focusing his conceptions concerning the value of Psychoanalysis for Educational Reform in Brazil. Whereas the ideas and practices Teixeira should be understood in the historical context in which they were developed, the work presents the history of the introduction of the psychoanalytic knowledge in the Brazilian Renovator Educational Movement, highlighting the relevance of hygienism in the dissemination of Freud's theses in education. The findings indicate that Teixeira interacted with the concepts of Psychoanalysis through the hygienist movement and the ideas of Arthur Ramos, considering the individual as being linked to the social environment.

history of brazilian education; new school; Anísio Teixeira; psychology; psychoanalysis


Cet article analyse les idées et le travail d'Anísio Teixeira dans les premiers ans de la décennie de 1930, se focalisant sur ses conceptions concernant la valeur de la Psychanalyse pour le renouvellement éducationnel au Brésil. Une fois que les idées et les pratiques de Teixeira doivent être comprises dans le contexte historique où elles se sont développées, l'article présente un panorama historique de l'insertion des connaissances psychanalytiques dans le mouvement éducationnel rénovateur brésilien, soulignant l'importance de l'hygiénisme pour la difusion des theses de Freud dans le domaine de l'éducation. Les conclusions indiquent que Teixeira a interagi avec les concepts de la Psychanalyse via le mouvement hygiéniste et les idées d'Arthur Ramos, considérant l'individu comme un être attaché à l'environnement social.

histoire de l'éducation brésilienne; école nouvelle; Anísio Teixeira; psychologie; psychanalyse


  • ABRÃO, Jorge Luís Ferreira. A história da psicanálise de crianças no Brasil São Paulo: Escuta, 2001.
  • ABRÃO, Jorge Luís Ferreira. A introdução das ideias relativas à psicanálise de crianças no Brasil através da obra de Arthur Ramos. Memorandum, n. 14, Belo Horizonte, 2008, p. 37-51.
  • ALEXANDER, Franz G; SELESNICK, Sheldon T. História da psiquiatria São Paulo: Ibrasa, 1980.
  • BARROS, Luitgarde Oliveira Cavalcanti. Um projeto de modernização do Rio de Janeiro: a contribuição de Arthur Ramos (1933- 1949). In: WEYRAUCH, Clea Schiavo et al (orgs.). Forasteiros construtores da modernidade Rio de Janeiro: Terceiro Tempo, 2003, p. 20-54.
  • BRESCIANNI, Maria Stella M. História e historiografia das cidades, um percurso. In: FREITAS, Marcos Cezar. (org.). Historiografia brasileira em perspectiva São Paulo: Contexto, 2010, p. 237-258.
  • CUNHA, Marcus Vinicius. O discurso educacional renovador no Brasil (1930-1960): um estudo sobre as relações entre escola e família. Araraquara: Unesp, 1988. 245f. Tese (livre docência). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista.
  • CUNHA, Marcus Vinicius. A dupla natureza da escola nova: psicologia e ciências sociais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 88, 1994, p. 64-71.
  • CUNHA, Marcus Vinicius. A educação dos educadores: da escola nova à escola de hoje. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
  • CUNHA, Marcus Vinicius. John Dewey, a outra face da escola nova no Brasil. In: GHIRALDELLI Jr, Paulo. (org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 248-263.
  • CUNHA, Maria Clementina Pereira. O espelho do mundo: Juquery, a história de um asilo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
  • DECCA, Maria Auxiliadora Guzzo. A vida fora das fábricas: cotidiano operário em São Paulo (1920-1934). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  • FIGUEIREDO, Luís Claudio. Revisitando as psicologias Petrópolis: Vozes, 1996.
  • FREUD, Sigmund. O mal-estar da civilização Rio de Janeiro: Imago, 1930.
  • FREUD, Sigmund. Reflexões para os tempos de guerra e morte Rio de Janeiro: Imago, 1974.
  • GAY, Peter. Freud: uma vida para nosso tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
  • GERIBELLO, Wanda Pompeu. Anísio Teixeira: análise e sistematização de sua obra. São Paulo: Atlas, 1977.
  • JANUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2006.
  • MEZAN, Renato. Sigmund Freud. São Paulo: Brasiliense, 1982.
  • MOKREJS, Elisabete. A psicanálise no Brasil: as origens do pensamento psicanalítico. Petrópolis: Vozes, 1993.
  • MONARCHA, Carlos. Brasil arcaico, escola nova: ciência e utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: Unesp, 2009.
  • NUNES, Clarice. Anísio Teixeira: a poesia da ação. São Paulo: Edusf, 2000.
  • OLIVEIRA, Carmen Lucia Montechi Valladares. História da psicanálise: São Paulo (1920-1969). São Paulo: Escuta, 2006.
  • PAGNI, Pedro Angelo. Do manifesto de 1932 à construção de um saber pedagógico: ensaiando um diálogo entre Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. Ijuí: Unijuí, 2000.
  • PERESTRELO, Marialzira. Primeiros encontros com a psicanálise: os precursores no Brasil (1899-1937). In: FIGUEIRA, Servulo Augusto (org.). Efeito psi: a influência da psicanálise. Rio de Janeiro: Campus, 1988, p.11-52.
  • RAMOS, Arthur. Educação e psicanálise São Paulo: Nacional, 1934.
  • RAMOS, Arthur. A criança problema São Paulo: Casa do Estudante do Brasil, 1950.
  • REIS, José Roberto Franco. Degenerando em barbárie: a hora e a vez do eugenismo radical. In: Boarini, Maria Lúcia (org.). Higiene e raça como projetos: higienismo e eugenismo no Brasil. Maringá: Eduem, 2003, p. 185-216.
  • ROCHA, Heloísa Helena Pimenta. A higienização dos costumes: educação escolar e saúde no projeto do Instituto de Hygiene de São Paulo (1918-1925). Campinas: Mercado das Letras, 2003.
  • RUSSO, Jane. O mundo psi no Brasil Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
  • SIRCILLI, Fabíola. Arthur Ramos, psicanálise e educação Marília: Poïesis, 2008.
  • TEIXEIRA, Anísio. A direção da sociedade pela educação. Texto em que o autor analisa a evolução do homem e do pensamento humano e mostra que no estágio atual de desenvolvimento, a direção da sociedade deve ser dada pela educação. AT pi (TEIXEIRA, A.) 1931/1936.00.00/3, CPDOC/FGV, 1933a. Disponível em: <http://docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=AT_prodInte&pasta=AT%20pi%20Teixeira,%20A.%201931/1936.00.00/3>. Acesso em: 30 jan., 2011.
  • TEIXEIRA, Anísio. O problema da assistência à infância e à criança pré-escolar. Texto publicado no Boletim de Educação Pública. Jul.-Dez. Rio de Janeiro, 1933b. Disponível em: <http://www.fgv.br/CPDOC/BUSCA/Busca/BuscaConsultar.aspx>. Acesso em: 20 ago., 2011.
  • TEIXEIRA, Anísio. Eu, comportamento e suas relações. In: Trabalhos, discursos, artigos, conferências. 1934. Disponível em: <http://docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=AT_prodInte&pasta=AT%20pi-rs%20Teixeira,%20A.%201933.01/06.00>. Acesso em: 20 ago., 2011.
  • TEIXEIRA, Anísio. Prefácio à 2ª edição do livro de Artur Ramos Introdução à Psicologia Social, tecendo comentários sobre a obra e seu autor. AT pi (TEIXEIRA, A.) 1952, CPDOC/FGV. Disponível em: <http://www.fgv.br/CPDOC/BUSCA/Busca/BuscaConsultar.aspx.> Acesso em: 20 ago., 2011.
  • TEIXEIRA, Anísio. Texto, para transmissão no rádio, a pedido da ABE, Associação Brasileira de Educação, sobre a entrada da criança na escola, suas experiências anteriores e o contato com o professor primário. Rio de Janeiro. AT pi (TEIXEIRA, A.) 1955, CPDOC/FGV. Disponível em: <http://www.fgv.br/CPDOC/BUSCA/Busca/BuscaConsultar.aspx.> Acesso em: 30 jan., 2011.
    » link
  • TEIXEIRA, Anísio. A pedagogia de Dewey. In: DEWEY, John. Vida e educação São Paulo: Nacional, 1959, p. 1-23.
  • TEIXEIRA, Anísio. Educação é um direito Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
  • TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
  • TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
  • TEIXEIRA, Anísio. A Educação e a crise brasileira Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.
  • TEIXEIRA, Anísio. Aspectos americanos da educação: anotações de viagem aos Estados Unidos em 1927. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
  • WANDERBROOCK Jr., Durval; BOARINI, Maria Lúcia. A seleção dos imigrantes e a Liga Brasileira de Hygiene Mental (1914-1945). Interamerican Journal of Psychology, v. 42, n. 3, 2008, p. 520-527.
  • XAVIER, Libânia Nacif. O Brasil como laboratório: educação e ciências sociais no projeto dos centros brasileiros de pesquisas educacionais (1950-1960). Bragança Paulista: Universidade São Francisco, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Out 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    28 Set 2012
  • Aceito
    03 Maio 2013
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com