Acessibilidade / Reportar erro

Como as companhias aéreas decidem o tamanho das aeronaves no mercado brasileiro?: estudo dos determinantes e projeções para a próxima década

How airlines decide the average size of airplanes in brazilian market?: study of the determinants and projections for the next decade

Resumos

As companhias aéreas que operam no mercado brasileiro detêm o seguinte questionamento de planejamento estratégico de malhas: (1) considerando apenas o crescimento orgânico a uma taxa de 11,8% ao ano no período 2003-2008 de movimentação de passageiros, (2) considerando a limitação física dos principais aeroportos (3) considerando que a velocidade de realização de obras em infraestrutura aeroportuária vem se demonstrado aquém de acompanhar a velocidade do crescimento da demanda - qual deve ser o perfil ideal para a frota de aeronaves das companhias: equipamentos menores com perfil similar ao jatos da Embraer (disponibilidade de assentos em torno de 100 passageiros) ou aeronaves do perfil Airbus ou Boeing (disponibilidade superior a 140 assentos)? Realizou-se um estudo econométrico, através de uma regressão do tamanho médio de aeronaves utilizadas no Brasil. A etapa média praticada pelas companhias aéreas é a variável que ocasiona a escolha por aeronaves maiores, com a maior elasticidade estimada (37,9%); em contrapartida o aumento do PIB ocasiona uma escolha por aeronaves menores, 17,6% de elasticidade. Conclui-se que o cenário neutro mostrou ser mais coerente com a realidade de mercado, e em relação ao perfil da aeronave, considerando o período analisado (janeiro de 2011 até julho de 2014) havendo uma diminuição inicial em 6,5% em relação ao tamanho médio da aeronave em julho de 2010, e em julho de 2020 apresentará um aumento em 9,8%.

tamanho médio de aeronaves; elasticidade; logística; transporte aéreo


In Brazilian market, all airlines companies have a complex problem to solve, regarding the ideal profile for the aircraft fleet: Embraer`s aircraft profile (availability of seats 100 passengers) aircraft or Boeing or Airbus profile (available above 140 seats)? To answer this question is necessary to think about the following boundary conditions: (1) the organic growth of passangers at a rate of 11,8%/year (2003-2008), (2) physical limitations of the major airports - the ability of the passenger terminal, number of lanes, number of slots in the apron area, (3) the rate of completion of infrastructure works in this short of monitoring the speed of demand growth displayed until the present moment. To address this issue, this econometric study presents the evolution of the average size of aircraft used in Brazil. The middle step practiced by airlines is the variable that causes the choice for larger aircraft, with elasticity of 37,9%, in contrast, GDP growth leads to a choice of smaller aircraft, elasticity of -17,6%. The conclusion is that neutral scenario proved to be more consistent with market reality, there is an initial decrease of 6.5% over the average size of the aircraft in July 2010 and July 2020 shows an increase of 9.8%.

average aircraft size; elasticity; logistics; aircraft transport


  • Barros, O. (2010) Compilação Sistemática do Bradesco Referente às Projeções do Mercado de Curto, Médio e Longo Prazos. Boletim Focus Banco Central do Brasil Bradesco, São Paulo, SP.
  • Boeing (2010) Current Market Outlook, disponível em www.boeing.com
  • Borenstein,S. e Netz, J (1999) Why do all the flights leave at 8 am? Competition and departure-time differention in airline markets. International Journal of Industrial Organization, vol. 17, pp. 661-640.
  • Dresner, M.R, Windle e Y.Yao (2002) Airport Barriers to entry in the US, Journal of Transport Economics and Policy, vol. 36, pp. 389-405
  • Gol Linhas Aéreas (2011). GOL Anuncia que está em Tratativas com a Webjet, disponível em www.voegol.com.br/ri
  • Gramulha,R. (2011) Escolha do tamanho da aeronave pelas empresas aéreas. Journal of Transport Literature, vol.5, n 4, pp. 232-239.
  • Lopes, J. S. C. e Cunha, C. B. (2012) Um modelo integrado de simulação-otimização para a avaliação de um novo negócio de aeronaves de propriedade compartilhada. Journal of Transport Literature, vol. 6, n.4.
  • McKinsey&Company (2010) Estudo do Setor de Transporte Aéreo do Brasil 1ª Edição, disponível em www.bndes.gov.br
  • Melo Filho, C. R. (2011) O custo do seguro aeronáutico e seus determinantes. Journal of Transport Literature, vol. 5, n. 1, pp. 83-96.
  • OAG aviations solutions fleet database. Banco de dados das aeronaves brasileiras (2000 a 2009), disponível em www.oagaviation.com em 04/07/2011.
  • Pitfield, D.E, Caves,R.E e Quddus,M.A (2009) Airline strategies for aircraft size and airline frequency with changing demand and competition: A simultaneous-equation approach for traffic on the north Atlantic. Journal of Air Transport Management, vol. 16, pp. 151-158.
  • Santos, F. A. B. (2011) O arrendamento de aeronaves no mercado brasileiro de transporte aéreo regular. Journal of Transport Literature, vol. 5, n. 3, pp. 210-228.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2012

Histórico

  • Recebido
    19 Jun 2011
  • Aceito
    26 Jan 2012
  • Revisado
    12 Dez 2011
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com