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Kriterion: Revista de Filosofia, Volume: 44, Número: 107, Publicado: 2003
  • Apresentação Apresentação

    Velos, Cláudio William; Assunção, Teodoro Rennó
  • Fragment d'un discours d'une méthode

    Brunschwig, Jacques

    Resumo em Francês:

    Ce qui suit est le début de la présentation d'une sélection de mes articles, traduits en portugais, et supposés représentatifs de la "méthode" que j'ai pratiquée dans mes publications. J'y retrace en détail deux épisodes déjà anciens de "l'histoire de mon esprit" (si j'ose employer une expression de Descartes), qui ont fortement influencé mes travaux ultérieurs, en m'incitant à tout faire pour concilier le respect de la "lettre" avec le souci de "l'esprit", et l'attention aux genèses avec l'analyse des structure.

    Resumo em Inglês:

    What follows is the beginning of the introduction to a selection of my papers, translated into Portuguese, supposedly representative of the "method" I have put to work in my publications. I there recount in detail two early episodes of the "story of my mind" (if I may use a Cartesian phrase), which strongly influenced my later works, prompting me to do my best to reconcile the respect for the "letter" with the concern with the "spirit", and the attention to evolutions with the analysis of structures.
  • A religião como fundamento da reflexão filosófica e como meio de ação política nas Leis de Platão Artigos

    Brisson, Luc

    Resumo em Português:

    No décimo livro das Leis, Platão inaugura uma nova maneira de falar da divindade, mas o faz a contragosto e endereçando-se a uma minoria de indivíduos, a saber, jovens ateus que não foram convencidos pelos mitos que lhes foram contados desde a infância nem pelas práticas cultuais que testemunharam. Não podendo invocar a religião tradicional, Platão tenta dar uma demonstração da existência dos deuses, bem como de sua providência e incorruptibilidade, tomando por testemunho a regularidade e a permanência do movimento dos corpos celestes. Esse novo tipo de discurso sobre os deuses, que, mesmo se fundando sobre a religião tradicional, procura superá-la através da reflexão filosófica, é destinado a dar uma base ao governo da sociedade em seu conjunto.

    Resumo em Inglês:

    In Book 10 of the Laws, Plato inaugurates a new way of speaking about the divinity, albeit reluctantly. He addresses a restricted group of individuals, young atheists who had not been convinced by the myths they had been told since childhood, or by the cult practices they had witnessed. Since he can no longer invoke traditional religion, Plato tries to give a demonstration of the existence of the gods, their providence, and their incor ruptibility, by calling on the regularity and the permanence of the motion of celestial bodies as his witnesses. This new kind of discourse on the gods, which, although based on traditional religion, seeks to transcend it by philosophical reflection, is intended to provide the foundation for the government of the whole of society.
  • Tempo dos deuses, tempo dos homens: mito e história no político de Platão Artigos

    Oliveira, Richard Romeiro

    Resumo em Português:

    O presente artigo realiza uma exegese do grande mito cósmico do Político de Platão, no intuito de mostrar que a representação da historicidade humana por ele alegoricamente elaborada ilustra e antecipa, em um registro simbólico, algumas das soluções teóricas exploradas pelo diálogo em sua conclusão a respeito das relações entre o melhor regime e a história.

    Resumo em Inglês:

    The present article interprets the great cosmic myth in Plato’s Stateman by showing that the representation of human historicity, allegorically elaborated in it, illustrates and anticipates, in a symbolic register, some of the theoretical solutions put forth by the dialogue in its conclusion, concerning the relations between the best regime and history.
  • Platão e a poesia na República Artigos

    Villela-Petit, Maria da Penha

    Resumo em Português:

    Platão não é o iniciador, e sim o herdeiro da "velha divergência" entre filósofos e poetas. A motivação ético-teológica, que já animava Xenófanes,vai se reatualizar na República. Para poder apreciar o sentido dessa reatualização, importa que não se considere o Livro X isoladamente, mas se atente para os primeiros livros do diálogo. Neles, e com vistas a uma melhor determinação do justo -que é o que está em pauta-, Platão mostra a necessidade de se discutir as afirmações dos poetas. Trata-se assim de destituí-los da autoridade de que ainda gozam na educação e na opinião comum. Só graças à discussão filosófica e a uma educação por ela inspirada -o que pressupõe a produção ou a seleção de mitos- é que se pode esperar uma maior realização da justiça, tanto no plano do indivíduo (do governo de sua alma) quanto no nível da cidade. A leitura aqui proposta das "razões" de Platão na República não impede que reconheçamos a importância da tragédia para a compreensão da existência humana, inclusive no que toca à idéia do divino.

    Resumo em Inglês:

    Plato is not the initiator, but rather the heir of the "old quarrel", between philosophers and poets. The ethical and theological motivation that drove Xenophanes is brought to date in the Republic. In order to realize that, one must take into account the whole of the dialogue - where the definition of justice is at stake - and, more precisely, its first books. There, Plato shows how important it is to put the poets' claims to question. The point is, after all, to deprive them of the authority they enjoy in what concerns educational matters as well as with public opinion. It is only through an education which is inspired by philosophical questioning - which also implies the production and selection of myths - that one can expect more justice both on the individual (the gouvernment of his soul) and on the city levels. The reading we propose of Plato's "reasons" in the Republic does not keep us from recognizing the part tragedy plays in a better understanding of human existence, including the idea of the divine.
  • A verdadeira cidade de Platão Artigos

    Veloso, Cláudio William

    Resumo em Português:

    A questão deste artigo é simples: como considerar a primeira cidade que aparece no segundo livro da República de Platão e que Sócrates chama de ‘cidade verdadeira’ (alethinè pólis)? Procura-se mostrar que ela deve ser tomada seriamente. Na apresentação da primeira cidade há sim uma referência à tradição mítica da "Idade do Ouro", mas Platão refere-se a ela fazendo o contraponto. O artigo indica ainda algumas possíveis conseqüências dessa interpretação.

    Resumo em Inglês:

    The point of this paper is simple: how to consider the first city that appears in Book 2 of Plato’s Republic, which Socrates calls the "true city" (alethine polis)? I aim at showing that we must take it seriously. In the presentation of the first city there is a reference to the mythical tradition of the "Golden Age", but Plato refers to it so as make a counterpoint to the "true city". In addition I point out some possible consequences of that interpretation.
  • A dramatização do mito Artigos

    Lanza, Diego

    Resumo em Português:

    Costuma-se dizer que os espectadores das tragédias já conheciam os mitos nelas dramatizados. Mas o que conheciam realmente dessas histórias? As relações entre mito e tragédia são tão lineares assim? O presente artigo procura justamente questionar essa linearidade, evidenciando o tipo de adaptações, cortes e escolhas sofrido pelo material mítico na sua passagem à cena. A tragédia restringe-se a certos segmentos do relato mítico, aqueles que o poeta julga ser o momento em que se concentra o significado de todo o fato. A memória de acontecimentos extraordinários e de grandes empresas transforma-se, então, em memória de fortes emoções, o que condiciona fortemente nossa visão dos mitos gregos.

    Resumo em Inglês:

    It is commonly said that spectators of tragedies already knew the myths enacted in them. But what did they really know of these stories? Are the relations between myth and tragedy that linear? The presente article aims precisely at questioning this linearity, by showing the kind of claims, cuts and choices suffered by the mythical material on its way to the scene. Tragedy is restricted to certain segments of the mythical tale, those the poet thinks to be moments in which is concentrated the meaning of the whole fact. The memory of extraordinary events and of great endeavors becomes then the memory of strong emotions, which strongly determines our view of Greeks myths.
  • Ulisses e Aquiles repensando a morte (Odisséia XI, 478-491) Artigos

    Assunção, Teodoro Rennó

    Resumo em Português:

    Breve comentário de um trecho célebre do diálogo entre Ulisses e a psukhé de Aquiles no Hades (Odisséia XI, 478-491), a partir da discussão da hipótese de leitura de Karl Rüter que percebeu aí uma inversão dos papéis tradicionais dos dois heróis em tensão: Ulisses deplorando os sofrimentos do seu nóstos («retorno») e exaltando o kléos («glória») de Aquiles, e a psukhé de Aquiles, por sua vez, desprezando o seu kléos imperecível e valorizando, face ao estado ínfimo de morto, qualquer forma de vida (mesmo a socialmente mais baixa), ou seja: a continuidade da vida implícita no nóstos.

    Resumo em Inglês:

    A brief commentary on a famous passage of the dialogue between Ulysses and Achilles’ psyche in the Hades (Odyssey XI, 478-491), based on the discussion of the hypothesis of Karl Rüter who noticed there an inversion of the traditional roles of the two heroes in conflict: Ulysses deplores the sufferings of his nostos («regress») and exalts the kleos («glory») of Achilles; Achilles’ psyche, on its turn, disdains his non-perishable kleos and values, having before him the undermost state of the dead, any form of life (even the lowest in society), that is: the continuity of life implied in the nostos.
  • Plotino, acerca da beleza inteligível (Enéada V, 8 [31]) Tradução

    Soares, Luciana Gabriela E. C.
  • Discurso em homenagem ao Prof. José Henrique Santos por ocasião do lançamento do livro que celebra sua atividade intelectual e agradece seu trabalho em prol do Departamento de Filosofia, da Universidade Federal de Minas Gerais e da cultura filosófica brasileira Homenagem

    Vieira, Leonardo Alves
  • Discurso de agradecimento Homenagem

    Santos, José Henrique
  • Os sentidos do tempo em Aristóteles Resenha

    Moraes, João Quartim de
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