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Linguagem em (Dis)curso, Volume: 19, Número: 1, Publicado: 2019
  • SOLIDARIEDADE ACADÊMICA E EDIÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS Editorial

    Siebert, Silvânia; Furlanetto, Maria Marta
  • O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DE CAMPANHAS SOBRE A VIOLÊNCIA NO PARTO: TESTEMUNHO, VIOLÊNCIA E SILÊNCIO Artigos De Pesquisa

    Bocchi, Aline Fernandes de Azevedo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta uma reflexão sobre as formas de significar a violência obstétrica na atualidade, através da análise de recortes de duas campanhas de combate a este tipo de violência: #partocomrespeito, produzida e difundida pelo semanário brasileiro Época; e Voces contra la violencia obstétrica, veiculada pela associação argentina Las Casildas. Amparado em pressupostos teóricos da Análise de Discurso elaborada por Michel Pêcheux e seu grupo, problematiza as campanhas em seus modos constituição, formulação e circulação, enquanto produtoras de diferentes sentidos para a violência. Tecidos na relação entre palavras, imagens e sons, são sentidos que se formulam por meio do jogo entre o visível e o invisível. Nos recortes, a imbricação entre imagem e testemunho constitui um discurso sobre a violência obstétrica, tecido no movimento entre o dizível e o indizível do trauma, entre a injunção a tudo dizer e o silêncio em suas diferentes versões, conforme teorizado por Orlandi.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta una reflexión sobre las formas de significar la violencia obstétrica en la actualidad, a través del análisis de recortes de dos campañas de lucha contra ese tipo de violencia: #partocomrespeito, producida y difundida por el semanario brasileño Época; y Voces contra la violencia obstétrica, vehiculada por la asociación argentina Las Casildas. Apoyado en presupuestos teóricos del Análisis del Discurso elaborada por Michel Pêcheux y su grupo, problematiza las campañas en sus modos constitución, formulación y circulación, en cuanto productoras de diferentes sentidos para la violencia. Tejidos en la relación entre palabras, imágenes y sonidos, son sentidos que se formulan por medio del juego entre el visible y el invisible. En los recortes, la imbricación entre imagen y testimonio constituye un discurso sobre la violencia obstétrica, tejido en el movimiento entre el decible y el indecible del trauma, entre la obligación de todo decir y el silencio en sus diferentes versiones, de acuerdo con lo que fue teorizado por Orlandi.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article reflects on the forms of signifying obstetric violence nowadays, by analysing excerpts from two campaigns fighting this type of violence: #partocomrespeito, produced by and disseminated in the Brazilian weekly magazine Época, and Voces contra la violencia obstétrica, circulated by the Argentine association, Las Casildas. Based on the theoretical precepts of Discourse Analysis developed by Michel Pêcheux and his group, the campaigns in their forms of elaboration and circulation are problematized as producers of different meanings for violence. Woven into the relation among words, images and sounds, they are meanings which are formulated by the interplay between the visible and the invisible. In the excerpts, the embedding of the image and testimony constitutes a discourse about obstetric violence, included in the movement between the speakable and unspeakable of the trauma, between the injunction to say everything and silence in its different versions, as theorized by Orlandi.
  • LÍNGUA PORTUGUESA OU GRAMÁTICA?UMA PROPOSTA DE DESCONSTRUÇÃO DO “OU ISTO OU AQUILO” Artigos De Pesquisa

    Petri, Verli; Cervo, Larissa Montagner

    Resumo em Português:

    Resumo Por meio da perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso, este artigo reflete sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa no Brasil, detendo-se em uma prática recorrente de oposição ou de desarticulação da língua à gramática, matriz de um debate sobre ensinar ou não gramática na escola. Para refletir sobre a gramática como componente de ensino de língua portuguesa na educação básica, trabalham-se as condições de produção do ensino de língua na escola, buscando indícios históricos da desestabilização sofrida pelo saber-fazer a língua, bem como procura outro olhar à relação língua versus gramática, com vistas a contribuir para a formação do professor e ao debate sobre o tema, nos demais espaços em que ele for pertinente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Por medio de la perspectiva teórico-metodológica del Análisis del Discurso, este artículo reflexiona sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje de lengua portuguesa en Brasil, se deteniendo en una práctica recurrente de oposición o de desarticulación de la lengua con la gramática, matriz de un debate sobre enseñar o no gramática en la escuela. Para reflexionar sobre la gramática como componente de enseñanza de la lengua portuguesa en la Educación Básica, se trabajan las condiciones de producción do enseñanza de lengua en la escuela, buscando indicios históricos de la desestabilización sufrida por el saber-hacer la lengua, así como procura otra mirada para la relación lengua versus gramática, con el objetivo de contribuir para la formación del profesor y con el debate sobre el tema en los demás espacios en que sea pertinente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Through the theoretical-methodological perspective of Discourse Analysis, this article reflects on the teaching-learning process of the Portuguese language in Brazil, holding up in a recurrent practice of opposition or disarticulation of the language to grammar, reason for a debate about teaching or not grammar at schools. In order to reflect on grammar as a component of the Portuguese language teaching in basic education, it works the conditions of language teaching production in the school, searching historical indications of destabilization suffered by the know-how the language, as well as seeking another look at the relation between language versus grammar, in order to contribute to the teacher training and to the debate on the subject, in other spaces where it is pertinent.
  • IDEOLOGIAS DA TRANSIÇÃO CHILENA SUBJACENTES NOS DISCURSOS PRESIDENCIAIS DA PÓS-DITADURA Artigos De Pesquisa

    Díaz, Luis Jiménez

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo se pergunta sobre que ideologías se constroem na transição chilena. Para tanto, realiza uma análise crítica dos discursos presidenciais apresentados pelas Comissões da Verdade e Reconciliação, analisando como eles promoveram ideologías por meio de construções simbólico-discursivas. Os resultados apontam três imaginários utilizados: a reconciliação, o passado e o encerramento do problema dos direitos humanos. De acordo com os conceitos de ideología, formação discursiva ideológica e práticas sociais, discute sobre as crenças que os discursos desejam internalizar, na sociedade da pós-ditadura, sobre práticas e semioses. Conclui que os discursos presidenciais permitiram que a cidadania reconheça a existência da ditadura e seus vexames, porém que centre o olhar no futuro, não no passado, aceitando que a ditadura está terminada e a transição concluída.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo se pregunta sobre qué ideologías se construyen en la transición chilena. Para esto se realiza un análisis crítico de los discursos presidenciales que presentaron las Comisiones de Verdad y Reconciliación, analizando cómo estos promovieron ideologías a través de construcciones simbólico-discursivas. Los resultados dan cuenta de tres imaginarios utilizados: la reconciliación, el pasado y el cierre del problema de los derechos humanos. De acuerdo con los conceptos de ideología, formación discursiva ideológica y prácticas sociales, se discute sobre las creencias que los discursos desean internalizar en la sociedad de post-dictadura sobre prácticas y semiosis. Se concluye que los discursos presidenciales promovieron que la ciudadanía reconozca la existencia de la dictadura y sus vejámenes, pero que centre la mirada en el futuro y no en el pasado, aceptando que la dictadura está terminada y la transición concluida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article asks about which ideologies are built in the Chilean transition. Thereunto, a critical analysis of the presidential discourses presented by the Truth and Reconciliation Commissions is carried out, analyzing how they promoted ideologies through symbolic-discursive constructions. The results show three imaginaries used: reconciliation, the past and the closure of the human rights problem. According to the concepts of ideology, ideological discursive formation and social practices, the beliefs that discourses want to internalize in post-dictatorship society about practices and semiosis are discussed. It is concluded that the presidential speeches promoted the citizenship to recognize the existence of the dictatorship and its perpetrations, but to focus on the future and not in the past, accepting that the dictatorship has ended and the transition is over.
  • GÊNEROS DA LINGUAGEM NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE Artigos De Pesquisa

    Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, na perspectiva da linguagem como um sistema adaptativo complexo, argumenta que os gêneros, sejam orais, escritos, imagéticos ou aqueles que reúnem vários modos de representação, são atratores em um sistema adaptativo complexo, continuando uma discussão já iniciada por Larsen-Freeman e Cameron (2008). Defende o conceito de gêneros da linguagem em substituição a gêneros discursivos ou gêneros textuais como uma alternativa ao problema terminológico deste tipo de estudo no Brasil. Traz também uma reflexão sobre a integração conceitual de gêneros, as semioses complexas e as experiências multimodais, acompanhadas de exemplos de textos e experiências com ações de linguagem multimodais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo, en la perspectiva del lenguaje como un sistema adaptativo complejo, argumenta que los géneros, sean ellos orales, escritos, imágenes o aquellos que reúnen varios modos de representación, son atractivos en un sistema adaptativo complejo, continuando una discusión ya iniciada por Larsen-Freeman y Cameron (2008). Defiende el concepto de géneros del lenguaje en sustitución a géneros discursivos o géneros textuales como una alternativa al problema terminológico de ese tipo de estudio en Brasil. También trae una reflexión sobre la integración conceptual de géneros, las semiosis complejas y las experiencias multimodales, acompañadas de ejemplos de textos y experiencias con acciones de lenguaje multimodales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article, from the perspective of language as a complex adaptive system, argues that genres, whether oral, written, imagetic or those that bring together several representation modes, are attractors in a complex adaptive system, continuing a discussion already initiated by Larsen-Freeman and Cameron (2008). It defends the concept of genres of language to replace discursive genres or textual genres as an alternative to the terminological problem of this type of study in Brazil. It also brings a reflection on the conceptual integration of genres, complex semioses and multimodal experiences, followed by examples of texts and experiences with multimodal language actions.
  • O DISCURSO DA (IN)FLEXIBILIDADE CURRICULAR EM ANÁLISE DIALÓGICA Artigos De Pesquisa

    Nunes, Jozanes Assunção

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva analisar a reação-resposta de professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cursos de Letras de uma universidade pública ao discurso da flexibilidade curricular consignado nos documentos oficiais, com poderes de normatizar e regular os cursos de formação de professores. Sob a perspectiva da Teoria/Análise Dialógica do Discurso advinda dos estudos de Bakhtin e o Círculo, examina os Pareceres do Conselho Nacional de Educação que apresentam e fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras e para Formação Docente. Ainda analisa enunciados de professores do NDE, produzidos durante o processo de reestruturação dos cursos de Letras, discutindo as perspectivas que se apresentam para a formação docente a partir do conceito de flexibilidade. A análise dialógica evidencia que o ideário da flexibilidade curricular não se consolidou de forma efetiva nos enunciados dos sujeitos da pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene el objetivo de analizar la reacción-respuesta de los profesores del Núcleo Docente Estructurante (NDE) de los Cursos de Letras en una universidad pública al discurso de la flexibilidad curricular consignado en los documentos oficiales con poderes de reglamentar y regular los cursos de formación de profesores. Por la perspectiva de la Teoría/Análisis Dialógica(o) del Discurso, advenido de los estudios de Bakhtin y el Círculo, examina los Pareceres del Consejo Nacional de Educación que presentan y fundamentan las Directrices Curriculares Nacionales para los Cursos de Letras y para la Formación Docente. También analiza los enunciados de los profesores del NDE, producidos durante el proceso de reestructuración de los cursos de Letras, discutiendo las perspectivas que se presentan para la formación docente, desde el concepto de flexibilidad. El análisis dialógico muestra que el ideario de la flexibilidad curricular no se ha consolidado de manera objetiva en los enunciados de los sujetos de la investigación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze the reactions-responses of professors who belong to a Structuring Professoriate Group (Núcleo Docente Estruturante - NDE in its Portuguese acronym) from the Language Teacher Education Undergraduate Programs in a public university to the curricular flexibility discourse in official documents with powers to regulate teacher training courses. From the perspective of Bakhtin and the Circle’s Dialogical Discourse Analysis/Theory studies, it examines the National Education Board reports which present and underpin the National Curricular Guidelines for the Language Teacher Education Undergraduate programs and Teacher Training. It also has analyzed the NDE’s professors’ utterances, produced during the Language Teacher Education Undergraduate Programs, discussing the perspectives that are presented for teacher training from the flexibility concept. The dialogical analysis shows that the curricular flexibility ideology has not effectively consolidated in an effective way in the research subjects’ utterances.
  • REVISÃO DIALÓGICA: PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS Artigos De Pesquisa

    Menegassi, Renilson José; Gasparotto, Denise Moreira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda o trabalho docente de revisão dialógica nas práticas de produção textual escrita. Busca compreender como a revisão docente pode ser elaborada visando à interação e desenvolvimento de habilidades discursivas pelo aluno a partir da concepção dialógica de linguagem. A partir dos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; BAKHTIN, 2010; BRAIT, 2012), da concepção de escrita como trabalho (GERALDI, 1984; FIAD; MAYRINK-SABINSON, 1991; MENEGASSI, 2016) e de pesquisas voltadas à revisão textual, é possível definir e caracterizar o conceito de revisão dialógica e elencar os princípios que orientam a ação docente para uma prática de revisão voltada ao dialogismo e à internalização de habilidades de escrita pelo aluno. O estudo aponta relações e convergências teórico-metodológicas significativas entre dialogismo, escrita como trabalho e revisão textual, como a possibilidade de reflexão a respeito das ações esperadas pelo docente, assim como das práticas esperadas pelos alunos nessa abordagem de ensino-aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo enfoca el trabajo docente de revisión dialógica en las prácticas de producción textual escrita. Busca comprender como la revisión docente puede ser elaborada con el objetivo de interacción y desarrollo de habilidades discursivas por el alumno desde la concepción dialógica de lenguaje. Desde los presupuestos del Análisis Dialógico del Discurso (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; BAKHTIN, 2010; BRAIT, 2012), de la concepción de escrita como trabajo (GERALDI, 1984; FIAD; MAYRINK-SABINSON, 1991; MENEGASSI, 2016) y de investigaciones dirigidas para la revisión textual, es posible definir y caracterizar el concepto de revisión dialógica y listar los principios que orientan la acción docente para una práctica de revisión direccionada para el dialogismo y para la internalización de habilidades de escrita por el alumno. El estudio apunta relaciones y convergencias teóricas y metodológicas significativas entre dialogismo, escrita como trabajo y revisión textual como posibilidad para reflexión a respeto de las acciones esperadas por el docente, así como de las prácticas esperadas por los alumnos en ese abordaje de enseñanza y aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper approaches the teaching dialogic revision work in writing text production practices. It searches to comprehend how the teaching revision may be elaborated in order to promote interaction and development of writing discursive abilities by the student, from the dialogic conception of language. From the assumption of Discourse Dialogic Analysis (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; BAKHTIN, 2010; BRAIT, 2012), the writing conception as work (GERALDI, 1984; FIAD; MAYRINK-SABINSON, 1991; MENEGASSI, 2016) and researches about text revision, it is possible defining and characterize the dialogic revision concept and list the aspects that guide the teaching action for a revision practice turned over the dialogism and the writing abilities internalization by the student. The study points significant theoretical and methodological relation and convergence among dialogism, writing as work e text revision, as the possibility of reflection about the expected actions from the teacher, as well as the expected practices from the students in this teaching approach.
  • A CONTEMPORANEIDADE DOS ESTUDOS DE PÊCHEUX: RESSONÂNCIAS E ATUALIZAÇÕES EM SOLO BRASILEIRO Dossiê Os Estudos Pêcheutianos Hoje

    Daltoé, Andréia da Silva; Fernandes, Carolina; Fonseca, Rodrigo Oliveira
  • DA MAQUINARIA AO DISPOSITIVO TEÓRICO-ANALÍTICO: A PROBLEMÁTICA DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DA ANÁLISE DO DISCURSO Dossiê Os Estudos Pêcheutianos Hoje

    Fernandes, Carolina; Vinhas, Luciana Iost

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo percorrer a historicidade da metodologia da Análise do Discurso fundada por Michel Pêcheux para a compreensão e reflexão crítica de seus modos de fazer análise, considerando a especificidade da teoria em sua implementação no contexto francês e sua reformulação e desenvolvimento no contexto brasileiro. Como possível aplicação dos procedimentos metodológicos atualmente praticados na área, é desenvolvida a análise do discurso feminista em páginas de rede social online. A discussão propõe, então, que se trabalhem os pressupostos desenvolvidos no âmbito da teoria materialista do discurso entre os processos de paráfrase e polissemia. Com este estudo, observa-se que a AD parte de uma concepção não-positivista de cientificidade para definir seus procedimentos metodológicos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene el objetivo de recurrir la historicidad de la metodología del Análisis del Discurso fundada por Michel Pêcheux para la comprensión y reflexión crítica de sus modos de hacer análisis, considerando la especificidad de la teoría en su implementación en el contexto francés, y su reformulación y desarrollo en el contexto brasileño. Como posible aplicación de los procedimientos metodológicos actualmente practicados en el área, el análisis del discurso feminista es desarrollado en la red social en línea. La discusión propone, entonces, que se trabajen los supuestos desarrollados en el ámbito de la teoría materialista del discurso entre los procesos de paráfrasis y polisemia. Con este estudio se observa que el AD parte de una concepción no-positivista de cientificidad para definir sus procedimientos metodológicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims at go through the historicity of the methodology in the Discourse Analysis founded by Michel Pêcheux in order to understand and make a critical reflection on the ways analysis is made, considering the specificity of the theory in its insertion in the French context and its reformulation and development in the Brazilian context. As a possible applicability of the methodological procedures currently developed in the field, an analysis of the feminist discourse in the online social media is proposed. The discussion has the proposal of working with the materialistic theory of the discourse between the paraphrase and polysemy processes. With this study, it is observed that the DA has a non-positivist conception of scientificity to define its methodological procedures.
  • RECORTES DISCURSIVOS, PARADIGMA INDICIÁRIO E PROCEDIMENTOS CONTRAINDUTIVOS Dossiê Os Estudos Pêcheutianos Hoje

    Beck, Maurício; Fonseca, Rodrigo Oliveira; Santos, Aretuza Pereira dos

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo visa a cotejar os pressupostos epistemológicos da Análise Materialista de Discurso com as críticas epistemológicas de Paul Feyerabend e o paradigma indiciário do historiador Carlo Ginzburg. Passando pelas relações entre Estado, ciência, subalternidade e materialismo, identifica proximidades entre as abordagens de Michel Pêcheux em torno das exceções, e de Ginzburg em torno do excepcional. Discute o lugar das evidências e dos procedimentos contraindutivos na prática científica, assim como o pluralismo metodológico dos estudos históricos, pontuando diversos cruzamentos entre as investigações dos historiadores, o anarquismo epistemológico de Feyerabend e os procedimentos de análise discursiva estabelecidos por Pêcheux e outros analistas, como Eni Orlandi e seu conceito de recorte discursivo. Partindo das implicações deste conceito, o artigo traz os resultados da análise do depoimento de um diretor do sindicato dos rodoviários da Bahia, contrário à liberação das roletas dos ônibus durante uma greve da categoria.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene el objetivo de cotejar los supuestos epistemológicos del Análisis Materialista del Discurso con las críticas epistemológicas de Paul Feyerabend y el paradigma indiciario del historiador Carlo Ginzburg. Pasando por las relaciones entre Estado, ciencia, subalternidad ye materialismo, identifica proximidades entre los abordajes de Michel Pêcheux sobre las excepciones, y de Ginzburg sobre el excepcional. Discute el lugar de las evidencias y de los procedimientos contra inductivos en la práctica científica, así como el pluralismo metodológico de los estudios históricos, puntuando diversos cruzamientos entre las investigaciones de los historiadores, el anarquismo epistemológico de Feyerabend y los procedimientos del análisis discursivo establecidos por Pêcheux y otros analistas, como Eni Orlandi y su concepto de recorte discursivo. Partiendo de las implicaciones de este concepto, al artigo trae los resultados del análisis del testimonio de un director del sindicato de los rodoviários da Bahia, contrario a la liberación de las roletas de los ómnibus durante una huelga de la categoría.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article aims at compare the epistemological assumptions of Materialistic Discourse Analysis with the epistemological critiques of Paul Feyerabend and the evidentiary paradigm of the historian Carlo Ginzburg. Going through the relations among state, science, subalternity and materialism, it identifies proximities between Michel Pêcheux's approaches around exceptions, and Ginzburg's surrounding exceptional. It discusses the place of evidence and no-inductive procedures in scientific practice, as well as the methodological pluralism of historical studies, punctuating various cross-references amongst historians' researches, Feyerabend's epistemological anarchism, and established discursive analysis procedures by Pêcheux and other analysts, as Eni Orlandi and her concept of discursive clipping. Based on the implications of this concept, the article presents the results of the analysis of the testimony of a director of the Bahia road workers' union, contrary to the release of bus ratchet during a category strike.
  • DA PRODUTIVIDADE DO CONCEITO DE PRÉ-CONSTRUÍDO E SEUS DIFERENTES MODOS DE FUNCIONAMENTO: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-ANALÍTICA Dossiê Os Estudos Pêcheutianos Hoje

    Pavan, Paula Daniele; Galvão, Alessandro Nobre

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho propõe, a partir das reflexões de Pêcheux ([1975] 2009), sistematizar uma revisão da categoria do pré-construído. A abordagem repensa a tese de que o pré-construído é uma instância diferente de outro elemento de saber que funciona desde o interdiscurso de forma perpendicular/transversa. A proposta é pensá-lo como única instância de saber a partir de modalidades diferenciadas, que podem ser sintetizadas pelos seguintes verbos em seus desdobramentos: encaixar, atravessar e ressoar. Esse gesto baseia-se em Indursky (2011), que opera distintamente com a categoria do discurso-transverso, permitindo sustentar que só o pré-construído conecta discursos. A fim de assegurar teórica e analiticamente a incursão, o trabalho elege o funcionamento do discurso do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). A partir de diferentes recortes, são examinadas sequências discursivas que indiciam esse funcionamento do pré-construído a partir das três modalidades citadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo propone, desde las reflexiones de Pêcheux ([1975] 2009), sistematizar una revisión da categoría del pre-construido. El abordaje repiensa la tesis de que el pre-construido es una instancia diferente de otro elemento del saber, que funciona desde el inter-discurso de manera perpendicular/transversa. La propuesta es pensarlo como única instancia de saber desde modalidades diferenciadas, que poden ser sintetizadas por los siguientes verbos en sus desdoblamientos: encajar, atravesar y resonar. Ese gesto se basa en Indursky (2011), que funciona distintamente con la categoría del discurso-transverso, permitiendo sostener que solo el pre-construido conecta discursos. Para asegurar teórica y analíticamente la incursión, el trabajo elige el funcionamiento del discurso del Movimiento de los Afectados por Presas (MAB, en su acrónimo en portugués). Desde diferentes recortes, son examinadas secuencias discursivas que indician ese funcionamiento do pre-construido a partir de las tres modalidades citadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work proposes, based on the theoretical considerations of Pêcheux ([1975] 2009), to systematize a kind of revision of the pre-constructed category. The approach rethinks the thesis that the pre-constructed is a different instance of another element of knowledge that works from the interdiscourse in a perpendicular/transverse way. The proposal is think this category as a single instance of knowledge that works through different modalities that can be synthesized by the following verbs in their developments: to fit, to cross and to resonate. This gesture is based on Indursky (2011), who operates distinctly with the category of transverse-discourse, allowing to maintaining that only the pre-constructed connects discourses. In order to assure theoretical and analytically this incursion, this work have chosen the working of the Movement of the Affected by Dams (MAB in Portuguese acronym). From different cuts, discursive sequences that indicate this pre-constructed operation are examined from the three mentioned modalities.
  • O SUJEITO EM MOVIMENTO: PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO, LÍNGUA MATERNA E LÍNGUA ESTRANGEIRA Dossiê Os Estudos Pêcheutianos Hoje

    Aiub, Giovani Forgiarini; Rodrigues, Cristina Zanella

    Resumo em Português:

    Resumo Com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso pecheuxtiana, este trabalho busca teorizar sobre os movimentos subjetivos, no que se refere ao processo de identificação do sujeito, no entremeio das línguas materna e estrangeira. Portanto, trata-se de tomar o sujeito constituído por um duplo processo simultâneo de identificação, sendo um de ordem ideológica e outro pelo viés da inscrição do sujeito em uma língua. Nesta perspectiva, este texto focaliza o segundo processo e mostra como o encontro do sujeito com outros modos de dizer faz com que haja movimentos nas redes de significação. Para tanto, a análise de uma expressão idiomática é realizada com o objetivo de mostrar que a historicidade das línguas materna e estrangeira não é idêntica, o que pode provocar uma reconfiguração subjetiva, quando do processo de inscrição do sujeito em outra materialidade linguística.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Basado en los supuestos teóricos del Análisis del Discurso de Pêcheux, este trabajo busca teorizar sobre los movimientos subjetivos, en lo que se refiere al proceso de identificación del sujeto, en el entremedio de las lenguas materna y extranjera. Por lo tanto, se trata de tomar el sujeto constituido por un doble proceso simultáneo de identificación, siendo uno de ellos de orden ideológico y otro por el enfoque de la inscripción del sujeto en una lengua. En esta perspectiva, este texto enfoca el segundo proceso y muestra cómo el encuentro del sujeto con otros modos de decir hace con que haya movimientos en las redes de significación. Para ello, el análisis de una expresión idiomática es realizado con el objetivo de mostrar que la historicidad de las lenguas materna y extranjera no es idéntica, lo que puede provocar una reconfiguración subjetiva, cuando del proceso de inscripción del sujeto en otra materialidad lingüística.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Grounded in the theoretical premises of Pêcheux’s French branch of Discourse Analysis, this paper aims at theorizing over the subjective movements regarding the subject’s process of identification in the midst of their first and foreign languages. The subject is, therefore, assumed as constituted by a double and simultaneous process of identification, one being of an ideological nature and another thought the subject’s inscription in a language. From this standpoint, this paper concentrates on the latter process and presents how the subject’s encounter with other ways of saying/speaking creates movements within the signification network. For this purpose, this analysis of an idiomatic expression is determined to demonstrate that the historicity of the first and foreign languages is not identical, which can trigger a subjective reconfiguration as the subject is inscribed in another linguistic materiality.
  • IDEOLOGIA E FILIAÇÕES DE SENTIDO NO ESCOLA SEM PARTIDO Dossiê Os Estudos Pêcheutianos Hoje

    Daltoé, Andréia da Silva; Ferreira, Ceila Maria

    Resumo em Português:

    Resumo O Projeto de Lei nº 193 Escola Sem Partido, proposto no Senado em 2016, visa a defender leis contra o abuso da liberdade de ensinar, chamando de doutrinação ideológica ao que os professores estariam fazendo em sala de aula. Diante do embate sobre o Projeto e demais que vêm sendo propostos nas casas legislativas do país, chama a atenção o modo como ideologia é tratada no texto da lei, em contraponto ao que se entende por neutralidade científica e política. Considerando, portanto, que a proposta não estaria dissociada da práxis social, este estudo objetiva analisar, pelos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha pecheutiana, como o Projeto nº 193 se articula à conjuntura atual e como estabelece filiações de sentido a discussões sobre ideologia de outros momentos da história.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El Proyecto de Ley nº 193 Escola Sem Partido, o Escuela sin Partido, propuesto en el Senado brasileño en 2016, tiene el objetivo defender leyes contra el abuso de la libertad de enseñar, llamando de adoctrinamiento ideológico para el que los profesores estarían haciendo en clase. Delante del enfrentamiento sobre el Proyecto y demás que han siendo propuestos en las casas legislativas del país, chama la atención el modo como ideología es tratada en el texto de la ley, en contrapunto a lo que se entiende por neutralidad científica y política. Considerando, por lo tanto, que la propuesta no estaría disociada de la praxis social, este estudio tiene el objetivo analizar, por los supuestos teóricos del Análisis del Discurso de la línea de Pêcheux, como el Proyecto nº 193 se articula con la coyuntura actual y como establece filiaciones de sentido a discusiones sobre ideología de otros momentos de la historia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Bill number 193, known as Escola Sem Partido, or School Without Parties, proposed in the Brazilian Senate in 2016, is designed to provide legal protection against the abuse of freedom of teaching, calling what teachers are doing in the classroom as ideological indoctrination. Observing the clashes over this and other bills being proposed in legislative bodies around the country, we are struck by the way ideology is treated in the text of the bill, in contrast with what is understood as scientific and political neutrality. Considering, therefore, that the bill is not dissociated from social praxis, this work draws on the theoretical assumptions of the French school of discourse analysis to analyze how Bill number 193 interacts with the current scenario and how it establishes a sense of belonging with discussions about ideology from other moments in history.
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