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A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas

Resumos

O objetivo deste trabalho é estudar as metáforas como formas de pensar e ver as identidades da organização. Na abordagem empírica dessa problemática, procedeu-se a um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicações em Minas Gerais - a Telemig. Focalizou-se a história dessa organização durante toda a década de noventa e sua transformação de empresa pública para filial de uma holding privada. Na construção das narrativas sobre essa transformação, pode-se observar nos grupos estudados algumas metáforas que buscavam descrever o como as pessoas viam a empresa e como elas se identificavam com ela. Assim, para a alta administração a empresa é identificada como a número um ou referência; para o sindicato como a caverna e a grande pecadora; para os gerentes como grande família e vaca leiteira; e para os técnicos como a mãe e a madrasta.

identidades; metáforas; narrativas; mudança organizacional


The goal of this work is to study the metaphors as ways of thinking about and seeing the identities of an organization. In the empirical approach used in the research, a case study was carried out in a corporation of the telecommunications sector in the state of Minas Gerais, the Telemig. The case study covers the history of the Telemig throughout the whole decade of 1990 and its transformation from a public agency into a branch of a private holding. In the construction of the narratives about this transformation, one can observe in the groups analyzed the use of metaphors which attempted to describe not only the ways such groups perceived the organization, but also the ways they identified themselves with it. This way, by the top administration, the organization is identified as a number one or a reference; by the union, as the cave and the great sinner; by the managers, as the big family and the dairy cow; and by the technicians, as the mother and the stepmother.


ARTIGOS / ARTICLES

A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas 1 1 Uma primeira versão resumida deste trabalho foi apresentada na Anpad 2001

Alexandre de Pádua Carrieri

Professor da PUCMinas, Membro do GGI/UFMG, Doutor pelo Cepead/UF|MG, mestre pela UFLA. Rua Dom José Gaspar, 500, Prédio 14, Belo Horizonte, MG. 30535-610 carrieri@pucminas.br

RESUMO

O objetivo deste trabalho é estudar as metáforas como formas de pensar e ver as identidades da organização. Na abordagem empírica dessa problemática, procedeu-se a um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicações em Minas Gerais – a Telemig. Focalizou-se a história dessa organização durante toda a década de noventa e sua transformação de empresa pública para filial de uma holding privada. Na construção das narrativas sobre essa transformação, pode-se observar nos grupos estudados algumas metáforas que buscavam descrever o como as pessoas viam a empresa e como elas se identificavam com ela. Assim, para a alta administração a empresa é identificada como a número um ou referência; para o sindicato como a caverna e a grande pecadora; para os gerentes como grande família e vaca leiteira; e para os técnicos como a mãe e a madrasta.

Palavras-chaves: identidades, metáforas, narrativas, mudança organizacional.

ABSTRACT

The goal of this work is to study the metaphors as ways of thinking about and seeing the identities of an organization. In the empirical approach used in the research, a case study was carried out in a corporation of the telecommunications sector in the state of Minas Gerais, the Telemig. The case study covers the history of the Telemig throughout the whole decade of 1990 and its transformation from a public agency into a branch of a private holding. In the construction of the narratives about this transformation, one can observe in the groups analyzed the use of metaphors which attempted to describe not only the ways such groups perceived the organization, but also the ways they identified themselves with it. This way, by the top administration, the organization is identified as a number one or a reference; by the union, as the cave and the great sinner; by the managers, as the big family and the dairy cow; and by the technicians, as the mother and the stepmother.

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    Uma primeira versão resumida deste trabalho foi apresentada na Anpad 2001
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Abr 2002
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