Acessibilidade / Reportar erro

Liderança: uma relação com base no gerenciamento de stakeholders, a partir da ótica dos liderados

Resumos

Este artigo estuda os líderes diante dos interesses dos liderados, com a finalidade de compreender a importância em gerenciar as relações entre a organização e grupos que podem cooperar ou prejudicar o desempenho organizacional. Utilizou-se como recorte metodológico o enfoque dado a um grupo de stakeholders da organização: os empregados, na condição de liderados. Neste contexto, buscou-se analisar o comportamento dos líderes que proporcionam condições aos liderados alcançarem os seus interesses. Realizou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa, com criação de um instrumento específico, aplicado a uma amostra de 198 gerentes ou supervisores de empresas de grande porte da região metropolitana de São Paulo. Os resultados identificaram os atributos e habilidades dos líderes, os comportamentos que afetam a confiança dos liderados e como os líderes atendem aos diferentes interesses dos liderados. Identificou-se que os líderes usam uma dinâmica composta por seis domínios para o exercício da liderança, obtidos a partir da análise fatorial: firmeza na defesa de idéias, opções de recompensas, novas experiências e desafios, autonomia no trabalho baseada na confiança, referência para os liderados e vida pessoal do funcionário.


This article studies leaders before the interests of their followers who are considered a stakeholder of the organization. The objective of this article was to analize the behavior of the leaders who provide conditions to the followers to reach their interests. A descriptive and quantitative research was carried out. A specific questionnaire was created and applied in a sample of 198 managers of large companies of São Paulo City. The research showed some leaders attributes, skills and also the leaders behaviors that affect followers' trust and how leaders take care of the different interests of their followers. The research also identified a leadership dynamic composed by six categories: firmness in the defense of ideas, offering of rewards options, proposal of new experiences and challenges, concession of autonomy in the work based on the trust, reference for the followers and, finally, attention towards personal life of the employees.


ARTIGOS / ARTICLES

Liderança: uma relação com base no gerenciamento de stakeholders, a partir da ótica dos liderados

Maurício Henrique BenedettiI ; Darcy Mitiko Mori HanashiroII; Silvio PopadiukIII

IProf. Universidade Mackenzie

IIProfa. PPGA / Universidade Mackenzie

IIIProf. PPGA / Universidade Mackenzie

RESUMO

Este artigo estuda os líderes diante dos interesses dos liderados, com a finalidade de compreender a importância em gerenciar as relações entre a organização e grupos que podem cooperar ou prejudicar o desempenho organizacional. Utilizou-se como recorte metodológico o enfoque dado a um grupo de stakeholders da organização: os empregados, na condição de liderados. Neste contexto, buscou-se analisar o comportamento dos líderes que proporcionam condições aos liderados alcançarem os seus interesses. Realizou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa, com criação de um instrumento específico, aplicado a uma amostra de 198 gerentes ou supervisores de empresas de grande porte da região metropolitana de São Paulo. Os resultados identificaram os atributos e habilidades dos líderes, os comportamentos que afetam a confiança dos liderados e como os líderes atendem aos diferentes interesses dos liderados. Identificou-se que os líderes usam uma dinâmica composta por seis domínios para o exercício da liderança, obtidos a partir da análise fatorial: firmeza na defesa de idéias, opções de recompensas, novas experiências e desafios, autonomia no trabalho baseada na confiança, referência para os liderados e vida pessoal do funcionário.

ABSTRACT

This article studies leaders before the interests of their followers who are considered a stakeholder of the organization. The objective of this article was to analize the behavior of the leaders who provide conditions to the followers to reach their interests. A descriptive and quantitative research was carried out. A specific questionnaire was created and applied in a sample of 198 managers of large companies of São Paulo City. The research showed some leaders attributes, skills and also the leaders behaviors that affect followers' trust and how leaders take care of the different interests of their followers. The research also identified a leadership dynamic composed by six categories: firmness in the defense of ideas, offering of rewards options, proposal of new experiences and challenges, concession of autonomy in the work based on the trust, reference for the followers and, finally, attention towards personal life of the employees.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

  • ARGANDOÑA, Antonio. The stakeholder theory and the common good. Journal of Business Ethics Dordrecht, v.17, p.1093-1102, Jul, 1998.
  • AVOLIO, Bruce J. Are leaders born or made? Psychology Today New York, v.32, p.18, Sept./Oct. 1999.
  • AVOLIO, Bruce J.; BASS, Bernard M.; JUNG, Dong I. Re-examining the components of transformational and transactional leadership using the multifactor leadership questionnaire. Journal of Occupational and Organizational Psychology Leicester, v.72, p.441-462, Dec. 1999.
  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
  • BASS, Bernard M.; AVOLIO, Bruce J. Transformational leadership and organizational culture. Public Administration Quarterly Randallstown, v.17, n.1, p.112-121, spring 1993.
  • BASS, Bernard M. Leadership and performance beyond expectations New York: Free Press, 1985.
  • BENNIS, Warren & NANUS, Burt. Líderes São Paulo: Harbra, 1988.
  • BENNIS, Warren. A formação do líder. São Paulo: Atlas, 1996.
  • BRENT, Filson. Action heroes. Incentive New York, v.168, n.5, p.77-90, May, 1994.
  • BURNS, James M. Leadership. New York: Harper & Row, 1978.
  • CARLSON, Dawn S; PERREWE, Pamela L. Institutionalization of organizational ethics through transformational leadership. Journal of Business Ethics Dordrecht, v.14, n.10, p.829-838, Oct. 1995.
  • CHUNG, Lai H.; GIBBONS, Patrick T. Corporate entrepreneurship: The roles of ideology and social capital. Group & Organization Management Thousand Oaks, v.22, n.1, p.10-30, Mar. 1997.
  • CLARKSON, Max B. E. A stakeholder framework for analyzing and evaluating corporations. Academy of Management. The Academy of Management Review Mississippi State, v.20, n.1, p.92-117, Jan 1995.
  • CONNELLAN, Thomas K. Fator humano e desempenho empresarial. São Paulo: Harbra, 1984.
  • CONGER, Jay. The Necessary Art of Persuasion. Harvard Business Review. p.84- 95. May/Jun. 1998.
  • CRONIN, Thomas E. Thinking and Learning about Leadership. In: WREN, J. Thomas. The Leader's Companion - Insights on Leadership Through the Ages. The Free Press, 1995.
  • DESSLER, Gary. Conquistando comprometimento. São Paulo: Makron Books, 1996.
  • ______ . How to earn your employees' commitment. The Academy of Management Executive. Ada, v.13, n.2, p.58-67, May 1999.
  • GEORGIADES, Nick e MACDONELL, Richard. Leadership for Competitive Advantage. Chichester: John Wiley & Sons Ltd, 1998.
  • GIBSON, Kevin, The moral basis of stakeholder theory. Journal of Business Ethics Dordrecht, v.26, p.245-257, Aug. 2000.
  • HAIR Jr, Joseph; ANDERSON, Rolph E; TATHAM, Ronald L; BLACK, Willian C. Multivariate Data Analysis New York: Pretice Hall, 1998.
  • HARARI, Oren. Why do leaders avoid change? Management Review. New York, v.88, p.35-38, Mar. 1999.
  • HERSEY, Paul & BLANCHARD, Kenneth H. Psicologia para Administradores: A Teoria e as Técnicas da Liderança Situacional. São Paulo: EPU, 1986.
  • HUGHES, Richard L.; GINNETT, Robert C; CURPHY, Gordon R. What is Leadership? In: WREN, J. Thomas. The Leader's Companion - Insights on Leadership Through the Ages. The Free Press, 1995.
  • KANTER, Rosabeth M. The enduring skills of change leaders. Ivey Business Journal. Londres, v. 64, p.31-36, May/Jun. 2000.
  • ______ . Managing for long-term success. The Futurist Washington, v.32, n.6, p.43-45, Aug./Sept. 1998.
  • KATZENBACH, Jon R. Os verdadeiros líderes da mudança: como promover o crescimento e o alto desempenho na sua empresa. Rio de Janeiro, 1996.
  • KETS de VRIES, Manfred F. R. Liderança na Empresa: como o comportamento dos líderes afeta a cultura interna. São Paulo: Atlas, 1997.
  • KOTTER, Jonh P. O fator liderança. São Paulo: McGraw-Hill, 1992.
  • ______ . Change leadership. Executive Excellence. Provo, v.16, n.4, p.16-17, April 1999.
  • ______ . Afinal, o que fazem os líderes Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  • KOUZES, James M.; POSNER, Barry Z. O desafio da liderança Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • LAMBERT, William W. & LAMBERT, Wallace E. Psicologia Social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.
  • LEVINSON, Harry. Appraisal of what performance. Harvard Business Review Boston, v.54, p.30, Jul./Aug. 1976
  • MASI, Ralph J.; COOKE, Robert A. Effects of transformational leadership on subordinate motivation, empowering norms, and organizational productivity. International Journal of Organizational Analysis Bowling Green, v.8, n.1, p.16-47, 2000.
  • MATTIAZZI, Benjamim. A natureza dos interesses e a orientação vocacional Petrópolis: Vozes, 1974.
  • MINICUCCI, Agostinho. Psicologia aplicada à administração São Paulo:Atlas, 1989.
  • McNEESE-SMITH. Increasing employee productivity, job satisfaction, and organizational commitment. Hospital & Health Services Administration. Chicago, v.41, n.2, p.160, summer 1996.
  • MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 1996.
  • NEUBERT, Mitchell J.; CADY, Steven H. Program commitment: A multi-study longitudinal field investigation of its impact and antecedents. Personnel Psychology Durham, v.54, n.2, p.421-448, summer 2001.
  • PEREIRA, Júlio Cesar R. Análise de dados qualitativos São Paulo: Edusp, 2001.
  • ROGERS, Robert W. The psychological contract of trust: Part I. Executive Development. Bradford, v.8, n.1, p.15-20, 1995a.
  • ROGERS, Robert W. The psychological contract of trust: Part II. Executive Development. Bradford, v.8, n.2, p.7-17, 1995b.
  • STRONG Jr, Edward K. Psychological aspects of business New York: McGraw-Hill, 1938.
  • STUM, David L. Workforce commitment: Strategies for the new work order. Strategy & Leadership. Chicago, v.27, p.4-7, Jan./ Feb. 1999.
  • TICHY, Noel M; COHEN, Eli. O Motor da Liderança: como as empresas vencedoras formam líderes em cada nível da organização São Paulo: Educator, 1999.
  • TIFFIN, Joseph & McCORMICK, Ernest J. Psicologia Industrial. São Paulo: EPU, 1975.
  • ULRICH, Dave. Intellectual capital competence x commitment. Sloan Management Review. Cambridge, v.39, n.2, p.15-26, winter, 1998.
  • ULRICH, Dave; ZENGER, Jack; SMALLWOOD, Norm. Liderança orientada para resultados: como os líderes constroem empresas e aumentam a lucratividade. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  • WILHELM, Warren. Aprendendo com os Líderes do Passado In: HESSELBEIN, Frances et. al. O líder do futuro São Paulo: Futura, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br