Acessibilidade / Reportar erro

A pesquisa em comunidades de prática: panorama atual e perspectivas futuras

Resumos

Num contexto de crescente interesse pela temática da aprendizagem organizacional, percebe-se que há espaço para novas compreensões sobre esse fenômeno. Dentre as diferentes perspectivas para melhor compreender a aprendizagem organizacional, uma delas tem alcançado posição de destaque. Trata-se da abordagem sócio-prática. Nessa vertente, emerge a noção de comunidade de prática, que vem sendo considerada um fecundo contexto para a promoção da aprendizagem organizacional. Contudo, a literatura sobre tal noção, no Brasil, ainda mostra-se frágil e incipiente. Assim, este trabalho busca traçar um retrato do estado da arte relativo ao conceito de comunidades de prática, no país, propondo elementos para o desenho de uma agenda de pesquisa, em diferentes perspectivas temáticas e metodológicas.


In this current context of increasing interest on Organizational Learning, there are good opportunities to develop new reflections about this field. Among different perspectives to better understand Organizational Learning, the sociopractical approach has occupied prominence. In this approach, emerges the notion of community of practice, that has been regarded as a very fertile context to promote organizational learning. Despite of that, the literature on this theme, in Brazil, is still fragile and incipient. In this sense, this paper aims to draw the state of art related to the concept of communities of practice in Brazil, proposing a research agenda in different thematic and methodological perspectives.


ARTIGOS

A pesquisa em comunidades de prática: panorama atual e perspectivas futuras

Jader C. Souza-SilvaI; Paula Chies SchommerII

IProf. UNIFACS e Universidade Estadual de Feira de Santana

IIPesquisadora CIAGS/UFBA

RESUMO

Num contexto de crescente interesse pela temática da aprendizagem organizacional, percebe-se que há espaço para novas compreensões sobre esse fenômeno. Dentre as diferentes perspectivas para melhor compreender a aprendizagem organizacional, uma delas tem alcançado posição de destaque. Trata-se da abordagem sócio-prática. Nessa vertente, emerge a noção de comunidade de prática, que vem sendo considerada um fecundo contexto para a promoção da aprendizagem organizacional. Contudo, a literatura sobre tal noção, no Brasil, ainda mostra-se frágil e incipiente. Assim, este trabalho busca traçar um retrato do estado da arte relativo ao conceito de comunidades de prática, no país, propondo elementos para o desenho de uma agenda de pesquisa, em diferentes perspectivas temáticas e metodológicas.

ABSTRACT

In this current context of increasing interest on Organizational Learning, there are good opportunities to develop new reflections about this field. Among different perspectives to better understand Organizational Learning, the sociopractical approach has occupied prominence. In this approach, emerges the notion of community of practice, that has been regarded as a very fertile context to promote organizational learning. Despite of that, the literature on this theme, in Brazil, is still fragile and incipient. In this sense, this paper aims to draw the state of art related to the concept of communities of practice in Brazil, proposing a research agenda in different thematic and methodological perspectives.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

ALVESSON, M. e KÄRREMAN, D. Odd couple: making sense of the curious concept of knowledge management. Journal of Management Studies, v.38, n.7, p.9951018, 2001.

ANTONACOPOULOU, E. Desenvolvendo gerentes aprendizes dentro de organizações de aprendizagem: O caso de três grandes bancos varejistas. In: M. Easterby-Smith, J. Burgoyne, et al (Ed.). Aprendizagem organizacional e organizações de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001, p.263-292.

ANTONELLO, C. S. Alternativas de articulação entre programas de formação gerencial e as práticas de trabalho: uma contribuição no desenvolvimento de competências (Tese de doutorado). UFRGS/PPGA, Porto Alegre, 2004.

ANTONELLO, C. S. A produção brasileira em aprendizagem nas organizações: uma metatriangulação: Projetos de pesquisa. Currículo do Sistema Lattes. 2008. http://buscatextual.cnpq.br, Acesso em 12 Fev 2008.

ANTONELLO, C. S. e RUAS, R. Formação gerencial: pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades de prática. XXVI Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Salvador: Anais do ENANPAD, 2002.

ANTONELLO, C. S. e RUAS, R. Formação gerencial: pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades de prática. Revista de Administração Contemporânea, v.9, n.2, p.35-58, 2005.

ARAUJO, L. Knowing and learning as networking. Management Learning, v.29, n.3, p.317-336, 1998.

ARGYRIS, C. e SCHÖN, D. A. Organizational learning: a theory of action perspective. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1978.

BASTOS, A. V. B., GONDIM, S. M. G. e LOIOLA, E. Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa. R.Adm - Revista de Administração, v.39, n.3, p.220-230, 2004.

BELL, D. The coming of post-industrial society: a venture in social forecasting. New York: Basic Books, 1973.

BIERLY, P. E., KESSLER, E. H. e CHRISTENSEN, E. W. Organizational learning, knowledge and wisdom. Journal of Organizational Change Management, v.13, n.6, p.595-618, 2000.

BLACKER, F. Knowledge, knowledge work and organizations: an overview and interpretation. Organization Studies, v.6, n.6, p.1021-1046, 1995.

BOLZANI-JÚNIOR, G. M. Aprendizado em comunidades de prática como fator estruturante de processos participativos de inovação e desenvolvimento local. Estudo de caso: a implantação da metodologia DTR em São Mateus do Sul - PR. (Dissertação de mestrado). CEFET-PR, Curitiba, 2004.

BROWN, J. S. e DUGUID, P. Organizational learning and communities of practice: Toward an unified view of working, learning and innovation. Organization Science, v.2, n.1, p.40-57, 1991.

BROWN, J. S. e DUGUID, P. Knowledge and organization: a social-practice perspective. Organization Science, v.12, n.2, p.198-213, 2001.

CABELLEIRA, D. M. Comunidades de prática: conceitos e reflexões para uma estratégia de gestão do conhecimento. Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Rio de Janeiro: Anais do ENANPAD, 2007.

CHRISTOPOULOS, T. P., DINIZ, E. H. e WILNER, A. Economia em comunidades. GV executivo, v.4, n.2, p. 17-21, 2005.

CONTU, A. e WILLMOTT, H. Comment on Wenger and Yanow. Knowing in practice: a ‘delicate flower’ in the organizational learning field. Organization comment, v.7, n.2, p.269-276, 2000.

CORREIA, F. B. D. C. Aprendizagem de integrantes de organizações não-governamentais na relação com consultores organizacionais (Dissertação de mestrado). PROPAD, UFPE, Recife, 2008.

CYERT, R. e MARCH, J. G. A behavioural theory of the firm. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1963.

DE GEUS, A. P. Planning as learning. Harvard Business Review, v.66, n.2, p.70-75, 1988.

DIDIER, J. M. D. O. L. e LUCENA, E. D. A. Aprendizagem de praticantes da estratégia: contribuições da aprendizagem situada e da aprendizagem pela experiência. Organizações e Sociedade, v.15, n.44, Jan./Mar., 2008.

EASTERBY-SMITH, M. e ARAUJO, L. Aprendizagem organizacional: oportunidades e debates atuais. In: M. Easterby-Smith, J. Burgoyne, et al (Ed.). Aprendizagem organizacional e organizações de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001, p.15-38.

EASTERBY-SMITH, M., CROSSAN, M. e NICOLINI, D. Organizational learning debates: Past, present and future. Journal of Management Studies, v.37, n.6, p.783796, 2000.

EASTERBY-SMITH, M., SNELL, R. e GHERARDI, S. Organizational learning: diverging communities of practice? Management Learning, v. 29, n.3, p.259-272, 1998.

FORUM, T. Comunidades de prática: Terra Forum Consultores. 2008. http://www.terraforum.com.br/sites/terraforum/paginas/. Acesso em 12 Fev. 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GARRAT, B. The learning organization: 15 years on: some personal reflections. The Learning Organization, v.6, n.5, p.202-206, 1999.

GARVIN, D. A. Building a learning organization. Harvard Business Review, v.73, n.4, p.78-91, 1993.

GAZZOLI, P. Comunidades de prática enquanto viabilizadoras de projetos comuns em ambientes turbulentos: uma abordagem crítica. Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Salvador: Anais do ENANPAD, 2006.

GHERARDI, S. Learning as problem-driven or learning in the face of mystery? Organization Studies, v.20, n.1, p.101-124, 1999.

GHERARDI, S. From organizational learning to practice-based knowing. Human Relations, v.54, n.1, p.131-139, 2001.

GHERARDI, S. e NICOLINI, D. The organizational learning of safety in communities of practices. Journal of Management Inquiry, v.9, n.1, p.7-18, 2000.

GHERARDI, S., NICOLINI, D. e ODELLA, F. Toward a social understanding of how people learn in organizations: the notion of situated curriculum. Management Learning, v.29, n.3, p.273-297, 1998.

GODOY, A. S. A produção brasileira em aprendizagem nas organizações: uma metatriangulação: Projetos de pesquisa. Currículo do Sistema Lattes. 2008. http://buscatextual.cnpq.br, Acesso em 12 Fev 2008.

HAMEL, G. e PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

HILDRETH, P. M. e KIMBLE, C. Knowledge networks: innovation through communities of practice. London: Idea Grouping Publishing, 2004.

HUBER, G. P. Organizational learning: the contributing processes and the literatures. Organization Science, v.2, n.1, p.88-115, 1991.

HUMES, L. L. e REINHARD, N. A adoção do software livre na Universidade de São Paulo. RAUSP - Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v.41, n.3, 2006.

HYLAND, T. e MATLAY, H. Small business, training needs and vet provision. Journal of Education and Work, v.10, n.2, p.129-139, 1997.

IPIRANGA, A. S. R., FARIA, M. V. C. M. e AMORIM, M. A. A comunidade de prática da rede NÓS: colaborando e compartilhando conhecimentos sobre os arranjos produtivos locais. Organizações e Sociedade, v.15, n.44, Jan./Mar., 2008.

IPIRANGA, A. S. R., MENEZES, R. B. D., MATOS, J. L. A. e L, M. G. L. Aprendizagem como ato de participação: a história de uma comunidade de prática. Anais do ENEO - Encontro de Estudos Organizacionais da Anpad. Atibaia, São Paulo: ANPAD, 2004.

JONES, S. Developing a learning culture: empowering people to deliver quality, innovation and long-term success. New York: McGraw-Hill Book Company, 1996.

LAVE, J. e WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LUCENA, E. D. A. O papel da aprendizagem de executivos na administração estratégica de organizações do setor da hospitalidade: Currículo do Sistema Lattes 2008. http://buscatextual.cnpq.br, Acesso em 12 Fev 2008.

LUCENA, E. D. A. e MELO, J. F. B. O papel de uma comunidade de prática na aprendizagem de gerentes de agências bancárias. X Colóquio Internacional sobre Poder Local. Salvador: Anais do X Colóquio Internacional sobre Poder Local: desenvolvimento e gestão social de territórios, 2006.

MOURA, G. L. Somos uma comunidade de prática? Um estudo de caso envolvendo aprendizagem e consultores organizacionais. Anais do ENEO. Atibaia, São Paulo: ANPAD, 2004.

MOURA, G. L. e ANDRADE, L. M. C. D. O. O "paradoxo" e a "galinha": o controle organizacional e as comunidades de prática, Organizações e Sociedade, v.13, n.36, p.27-43, 2006.

NICOLINI, A. M. Aprender a governar: a aprendizagem de funcionários públicos para as carreiras de estado. (Tese de doutorado). NPGA/UFBA, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007. 205 p.

NONAKA, I. A dynamic theory of organizational knowledge creation. Organization Science, v.5, n.1, p.14-37, 1994.

O’ RELLY, C. A. e CHATMAN, J. A. Culture as social control: corporations, cults and commitment. In: B. M. Staw e L. L. Cummings (Ed.). Research in organizational behaviour. Greenwich: Jai Press, 1996, p.157-200.

POLANYI, M. The tacit dimension. London: Routledge & Kegan Paul, 1966.

REVANS, R. The origins and growth of action learning. Bromley: Chartwell Bratt, 1982.

SCHOMMER, P. C. Comunidades de prática e articulação de saberes na relação entre universidade e sociedade (Tese de doutorado). FGV/EAESP, São Paulo, 2005. 341 p.

SCHOMMER, P. C. Projeto de pesquisa: Comunidades de prática como bases da aprendizagem em processos de desenvolvimento sócio-territorial: Currículo do Sistema Lattes 2008. http://buscatextual.cnpq.br, Acesso em 12 Fev 2008.

SCHOMMER, P. C. e FRANÇA fiLHO, G. C. A metodologia da residência social e a aprendizagem em comunidades de prática. X Colóquio Internacional sobre Poder Local. Salvador: Anais do X Colóquio Internacional sobre Poder Local: desenvolvimento e gestão social de territórios, 2006.

SMITH, H. A. e MCKEEN, J. D. Creating and facilitating communities of practice. In: C. W. Holsapple (Ed.). Handbook on knowledge management: knowledge matters. Berlin: Springer Verlag, v.1, 2002.

SOUZA-SILVA, J. C. Aprendizagem organizacional: condições e desafios para o desenvolvimento de comunidades de prática em organizações de ensino superior. (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005. 281 p.

SOUZA-SILVA, J. C. New ways of learning: the role of communities of practice. An interview with Etienne Wenger. Organizações e Sociedade, v.13, n.38, p.161-164, 2006a.

SOUZA-SILVA, J. C. Qual a relevância dos saberes pedagógicos para o professor do ensino superior? Presente: Revista de Educação, v.14, n.04, p.30-33, 2006b.

SOUZA-SILVA, J. C. Aprendizagem numa perspectiva sócio-prática e seus impactos sobre a criatividade organizacional: UNIFACS: 20 p. 2007a.

SOUZA-SILVA, J. C. Aprendizagem organizacional: Desafios e perspectivas ao desenvolvimento de comunidades de prática. Salvador: Editora Conhecimento Superior, 2007b.

SOUZA-SILVA, J. C. Conditions for the emergence of communities of practice in private higher education organizations. 2007 Annual Meeting of Academy of Management. Philadelphia: The George Washington University, 2007c.

SOUZA-SILVA, J. C. e DAVEL, E. Da ação à colaboração reflexiva em comunidades de prática. X Colóquio sobre Poder Local: desenvolvimento e gestão social de territórios. Salvador: Anais do X Colóquio sobre Poder Local, 2006.

SOUZA-SILVA, J. C. e DAVEL, E. Da ação à colaboração reflexiva em comunidades de prática. Revista de Administração de Empresas da FGV, v.47, n.3, p.53-65, 2007.

SWAN, J., SCARBROUGH, H. e ROBERTSON, M. The construction of communities of practice in the management innovation. Management Learning, v.33, n.4, p.477496, 2002.

TAVARES, M. D. G. D. P. e GROPP, B. M. C. Comunidade de prática: gestão do conhecimento nas empresas. São Paulo: Trevisan, 2006. 120 p.

TREMBLAY, D.-G. Communities of practice: what are the conditions for implementation in a virtual multi-organization community? Organizações e Sociedade, v.11, n.31, p.25-39, 2004.

TREMBLAY, D.-G. Communities of practice and clustering. X Colóquio Internacional sobre Poder Local: desenvolvimento e gestão social de territórios. Anais do X Colóquio Internacional sobre Poder Local. Salvador, 2006.

TREMBLAY, D. G. Virtual communities of practice. Organizações e Sociedade, v.15, n.44, Jan./Mar., 2008.

TSOUKAS, H. Do we really understanding tacit knowledge. In: M. Easterby-Smith e M. A. Lyles (Ed.). The blackwell handbook of organizacional learning. Oxford: Blackwell Publishing, 2003.

TURNER, B. Rethinking organizations: organizational learning in the nineties. Paper Presented at EFMD Research Conference. Isida, Palermo, 1991.

URZÚA, R. The management of scientific and technological university research. Regional Overview: Latin America and the Caribbean UNESCO/SIDA Forum for Research Management. Paris: UNESCO/SIDA 1998.

VIEIRA, N. D. S. Aprendizagem em consultoria organizacional realizada em ongs: uma investigação sobre os aprendizados obtidos pelos consultores que atuam neste campo peculiar e multifacetado. (Dissertação de mestrado). PROPAD, UFPE, Recife, 2008.

VIEIRA, N. D. S., FEITOSA, M. G. G. e CORREIA, F. B. D. C. Há vantagens em se compartilhar conhecimentos entre consultores? Comunidades de prática de consultores: um estudo de caso na região metropolitana de Recife/PE. ENANPAD 2007. Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

WANG, C. L. e AHMED, P. K. Organizational learning: a critical review. The Learning Organization, v.10, n.1, p.8-17, 2003.

WEICK, K. E. e WESTLEY, F. Aprendizagem organizacional: confirmando um oximoro. In: S. R. Clegg, C. Hardy, et al (Ed.). Handbook of organization studies. São Paulo: Atlas, 2004, p.361-88.

WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

WENGER, E. Communities of practice and social learning systems. In: D. Nicolini, S. Gherardi, et al (Ed.). Knowing in organizing: a practice-based approach. New York: M.E Sharper, 2003.

WENGER, E., MCDERMOTT, R. e SNYDER, W. M. Cultivating communities of practice. Boston: Harvard Business School Press, 2002.

WENGER, E. e SNYDER, W. M. Communities of practice: the organizational frontier. Harvard Business Review, v.78, n.1, p.139-145, 2000.

WENGER, E. C. e SNYDER, W. M. Comunidades de prática: a fronteira organizacional. In: A. O. H. B. Review (Ed.). Rio de Janeiro: Campus, 2001, p.9-26.

YANOW, D. Seeing organizational learning: a ‘cultural’ view. Organization articles, v.7, n.2, p.247-268, 2000.

YELLAND, R. Current work on university research management. UNESCO Forum on Research Management. Paris: Anais of the UNESCO Forum on Research Manegement, 2001.

  • ALVESSON, M. e KÄRREMAN, D. Odd couple: making sense of the curious concept of knowledge management. Journal of Management Studies, v.38, n.7, p.9951018, 2001.
  • ANTONACOPOULOU, E. Desenvolvendo gerentes aprendizes dentro de organizações de aprendizagem: O caso de três grandes bancos varejistas. In: M. Easterby-Smith, J. Burgoyne, et al (Ed.). Aprendizagem organizacional e organizações de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001, p.263-292.
  • ANTONELLO, C. S. Alternativas de articulação entre programas de formação gerencial e as práticas de trabalho: uma contribuição no desenvolvimento de competências (Tese de doutorado). UFRGS/PPGA, Porto Alegre, 2004.
  • ANTONELLO, C. S. A produção brasileira em aprendizagem nas organizações: uma metatriangulação: Projetos de pesquisa. Currículo do Sistema Lattes. 2008. http://buscatextual.cnpq.br, Acesso em 12 Fev 2008.
  • ANTONELLO, C. S. e RUAS, R. Formação gerencial: pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades de prática. XXVI Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Salvador: Anais do ENANPAD, 2002.
  • ANTONELLO, C. S. e RUAS, R. Formação gerencial: pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades de prática. Revista de Administração Contemporânea, v.9, n.2, p.35-58, 2005.
  • ARAUJO, L. Knowing and learning as networking. Management Learning, v.29, n.3, p.317-336, 1998.
  • ARGYRIS, C. e SCHÖN, D. A. Organizational learning: a theory of action perspective. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1978.
  • BASTOS, A. V. B., GONDIM, S. M. G. e LOIOLA, E. Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa. R.Adm - Revista de Administração, v.39, n.3, p.220-230, 2004.
  • BELL, D. The coming of post-industrial society: a venture in social forecasting. New York: Basic Books, 1973.
  • BIERLY, P. E., KESSLER, E. H. e CHRISTENSEN, E. W. Organizational learning, knowledge and wisdom. Journal of Organizational Change Management, v.13, n.6, p.595-618, 2000.
  • BLACKER, F. Knowledge, knowledge work and organizations: an overview and interpretation. Organization Studies, v.6, n.6, p.1021-1046, 1995.
  • BOLZANI-JÚNIOR, G. M. Aprendizado em comunidades de prática como fator estruturante de processos participativos de inovação e desenvolvimento local. Estudo de caso: a implantação da metodologia DTR em São Mateus do Sul - PR. (Dissertação de mestrado). CEFET-PR, Curitiba, 2004.
  • BROWN, J. S. e DUGUID, P. Organizational learning and communities of practice: Toward an unified view of working, learning and innovation. Organization Science, v.2, n.1, p.40-57, 1991.
  • BROWN, J. S. e DUGUID, P. Knowledge and organization: a social-practice perspective. Organization Science, v.12, n.2, p.198-213, 2001.
  • CABELLEIRA, D. M. Comunidades de prática: conceitos e reflexões para uma estratégia de gestão do conhecimento. Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Rio de Janeiro: Anais do ENANPAD, 2007.
  • CHRISTOPOULOS, T. P., DINIZ, E. H. e WILNER, A. Economia em comunidades. GV executivo, v.4, n.2, p. 17-21, 2005.
  • CORREIA, F. B. D. C. Aprendizagem de integrantes de organizações não-governamentais na relação com consultores organizacionais (Dissertação de mestrado). PROPAD, UFPE, Recife, 2008.
  • CYERT, R. e MARCH, J. G. A behavioural theory of the firm. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1963.
  • DE GEUS, A. P. Planning as learning. Harvard Business Review, v.66, n.2, p.70-75, 1988.
  • DIDIER, J. M. D. O. L. e LUCENA, E. D. A. Aprendizagem de praticantes da estratégia: contribuições da aprendizagem situada e da aprendizagem pela experiência. Organizações e Sociedade, v.15, n.44, Jan./Mar., 2008.
  • EASTERBY-SMITH, M. e ARAUJO, L. Aprendizagem organizacional: oportunidades e debates atuais. In: M. Easterby-Smith, J. Burgoyne, et al (Ed.). Aprendizagem organizacional e organizações de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001, p.15-38.
  • EASTERBY-SMITH, M., CROSSAN, M. e NICOLINI, D. Organizational learning debates: Past, present and future. Journal of Management Studies, v.37, n.6, p.783796, 2000.
  • EASTERBY-SMITH, M., SNELL, R. e GHERARDI, S. Organizational learning: diverging communities of practice? Management Learning, v. 29, n.3, p.259-272, 1998.
  • FORUM, T. Comunidades de prática: Terra Forum Consultores. 2008. http://www.terraforum.com.br/sites/terraforum/paginas/ Acesso em 12 Fev. 2008.
  • FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  • GARRAT, B. The learning organization: 15 years on: some personal reflections. The Learning Organization, v.6, n.5, p.202-206, 1999.
  • GARVIN, D. A. Building a learning organization. Harvard Business Review, v.73, n.4, p.78-91, 1993.
  • GAZZOLI, P. Comunidades de prática enquanto viabilizadoras de projetos comuns em ambientes turbulentos: uma abordagem crítica. Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Salvador: Anais do ENANPAD, 2006.
  • GHERARDI, S. Learning as problem-driven or learning in the face of mystery? Organization Studies, v.20, n.1, p.101-124, 1999.
  • GHERARDI, S. From organizational learning to practice-based knowing. Human Relations, v.54, n.1, p.131-139, 2001.
  • GHERARDI, S. e NICOLINI, D. The organizational learning of safety in communities of practices. Journal of Management Inquiry, v.9, n.1, p.7-18, 2000.
  • GHERARDI, S., NICOLINI, D. e ODELLA, F. Toward a social understanding of how people learn in organizations: the notion of situated curriculum. Management Learning, v.29, n.3, p.273-297, 1998.
  • GODOY, A. S. A produção brasileira em aprendizagem nas organizações: uma metatriangulação: Projetos de pesquisa. Currículo do Sistema Lattes. 2008. http://buscatextual.cnpq.br, Acesso em 12 Fev 2008.
  • HAMEL, G. e PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • HILDRETH, P. M. e KIMBLE, C. Knowledge networks: innovation through communities of practice. London: Idea Grouping Publishing, 2004.
  • HUBER, G. P. Organizational learning: the contributing processes and the literatures. Organization Science, v.2, n.1, p.88-115, 1991.
  • HUMES, L. L. e REINHARD, N. A adoção do software livre na Universidade de São Paulo. RAUSP - Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v.41, n.3, 2006.
  • HYLAND, T. e MATLAY, H. Small business, training needs and vet provision. Journal of Education and Work, v.10, n.2, p.129-139, 1997.
  • IPIRANGA, A. S. R., FARIA, M. V. C. M. e AMORIM, M. A. A comunidade de prática da rede NÓS: colaborando e compartilhando conhecimentos sobre os arranjos produtivos locais. Organizações e Sociedade, v.15, n.44, Jan./Mar., 2008.
  • IPIRANGA, A. S. R., MENEZES, R. B. D., MATOS, J. L. A. e L, M. G. L. Aprendizagem como ato de participação: a história de uma comunidade de prática. Anais do ENEO - Encontro de Estudos Organizacionais da Anpad. Atibaia, São Paulo: ANPAD, 2004.
  • JONES, S. Developing a learning culture: empowering people to deliver quality, innovation and long-term success. New York: McGraw-Hill Book Company, 1996.
  • LAVE, J. e WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
  • LUCENA, E. D. A. O papel da aprendizagem de executivos na administração estratégica de organizações do setor da hospitalidade: Currículo do Sistema Lattes 2008. http://buscatextual.cnpq.br, Acesso em 12 Fev 2008.
  • LUCENA, E. D. A. e MELO, J. F. B. O papel de uma comunidade de prática na aprendizagem de gerentes de agências bancárias. X Colóquio Internacional sobre Poder Local. Salvador: Anais do X Colóquio Internacional sobre Poder Local: desenvolvimento e gestão social de territórios, 2006.
  • MOURA, G. L. Somos uma comunidade de prática? Um estudo de caso envolvendo aprendizagem e consultores organizacionais. Anais do ENEO. Atibaia, São Paulo: ANPAD, 2004.
  • MOURA, G. L. e ANDRADE, L. M. C. D. O. O "paradoxo" e a "galinha": o controle organizacional e as comunidades de prática, Organizações e Sociedade, v.13, n.36, p.27-43, 2006.
  • NICOLINI, A. M. Aprender a governar: a aprendizagem de funcionários públicos para as carreiras de estado. (Tese de doutorado). NPGA/UFBA, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007. 205 p.
  • NONAKA, I. A dynamic theory of organizational knowledge creation. Organization Science, v.5, n.1, p.14-37, 1994.
  • O’ RELLY, C. A. e CHATMAN, J. A. Culture as social control: corporations, cults and commitment. In: B. M. Staw e L. L. Cummings (Ed.). Research in organizational behaviour. Greenwich: Jai Press, 1996, p.157-200.
  • POLANYI, M. The tacit dimension. London: Routledge & Kegan Paul, 1966.
  • REVANS, R. The origins and growth of action learning. Bromley: Chartwell Bratt, 1982.
  • SCHOMMER, P. C. Comunidades de prática e articulação de saberes na relação entre universidade e sociedade (Tese de doutorado). FGV/EAESP, São Paulo, 2005. 341 p.
  • SCHOMMER, P. C. Projeto de pesquisa: Comunidades de prática como bases da aprendizagem em processos de desenvolvimento sócio-territorial: Currículo do Sistema Lattes 2008. http://buscatextual.cnpq.br, Acesso em 12 Fev 2008.
  • SCHOMMER, P. C. e FRANÇA fiLHO, G. C. A metodologia da residência social e a aprendizagem em comunidades de prática. X Colóquio Internacional sobre Poder Local. Salvador: Anais do X Colóquio Internacional sobre Poder Local: desenvolvimento e gestão social de territórios, 2006.
  • SMITH, H. A. e MCKEEN, J. D. Creating and facilitating communities of practice. In: C. W. Holsapple (Ed.). Handbook on knowledge management: knowledge matters. Berlin: Springer Verlag, v.1, 2002.
  • SOUZA-SILVA, J. C. Aprendizagem organizacional: condições e desafios para o desenvolvimento de comunidades de prática em organizações de ensino superior. (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005. 281 p.
  • SOUZA-SILVA, J. C. New ways of learning: the role of communities of practice. An interview with Etienne Wenger. Organizações e Sociedade, v.13, n.38, p.161-164, 2006a.
  • SOUZA-SILVA, J. C. Qual a relevância dos saberes pedagógicos para o professor do ensino superior? Presente: Revista de Educação, v.14, n.04, p.30-33, 2006b.
  • SOUZA-SILVA, J. C. Aprendizagem numa perspectiva sócio-prática e seus impactos sobre a criatividade organizacional: UNIFACS: 20 p. 2007a.
  • SOUZA-SILVA, J. C. Aprendizagem organizacional: Desafios e perspectivas ao desenvolvimento de comunidades de prática. Salvador: Editora Conhecimento Superior, 2007b.
  • SOUZA-SILVA, J. C. Conditions for the emergence of communities of practice in private higher education organizations. 2007 Annual Meeting of Academy of Management. Philadelphia: The George Washington University, 2007c.
  • SOUZA-SILVA, J. C. e DAVEL, E. Da ação à colaboração reflexiva em comunidades de prática. X Colóquio sobre Poder Local: desenvolvimento e gestão social de territórios. Salvador: Anais do X Colóquio sobre Poder Local, 2006.
  • SOUZA-SILVA, J. C. e DAVEL, E. Da ação à colaboração reflexiva em comunidades de prática. Revista de Administração de Empresas da FGV, v.47, n.3, p.53-65, 2007.
  • SWAN, J., SCARBROUGH, H. e ROBERTSON, M. The construction of communities of practice in the management innovation. Management Learning, v.33, n.4, p.477496, 2002.
  • TAVARES, M. D. G. D. P. e GROPP, B. M. C. Comunidade de prática: gestão do conhecimento nas empresas. São Paulo: Trevisan, 2006. 120 p.
  • TREMBLAY, D.-G. Communities of practice: what are the conditions for implementation in a virtual multi-organization community? Organizações e Sociedade, v.11, n.31, p.25-39, 2004.
  • TREMBLAY, D.-G. Communities of practice and clustering. X Colóquio Internacional sobre Poder Local: desenvolvimento e gestão social de territórios. Anais do X Colóquio Internacional sobre Poder Local. Salvador, 2006.
  • TREMBLAY, D. G. Virtual communities of practice. Organizações e Sociedade, v.15, n.44, Jan./Mar., 2008.
  • TSOUKAS, H. Do we really understanding tacit knowledge. In: M. Easterby-Smith e M. A. Lyles (Ed.). The blackwell handbook of organizacional learning. Oxford: Blackwell Publishing, 2003.
  • TURNER, B. Rethinking organizations: organizational learning in the nineties. Paper Presented at EFMD Research Conference. Isida, Palermo, 1991.
  • URZÚA, R. The management of scientific and technological university research. Regional Overview: Latin America and the Caribbean UNESCO/SIDA Forum for Research Management. Paris: UNESCO/SIDA 1998.
  • VIEIRA, N. D. S. Aprendizagem em consultoria organizacional realizada em ongs: uma investigação sobre os aprendizados obtidos pelos consultores que atuam neste campo peculiar e multifacetado. (Dissertação de mestrado). PROPAD, UFPE, Recife, 2008.
  • VIEIRA, N. D. S., FEITOSA, M. G. G. e CORREIA, F. B. D. C. Há vantagens em se compartilhar conhecimentos entre consultores? Comunidades de prática de consultores: um estudo de caso na região metropolitana de Recife/PE. ENANPAD 2007. Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
  • WANG, C. L. e AHMED, P. K. Organizational learning: a critical review. The Learning Organization, v.10, n.1, p.8-17, 2003.
  • WEICK, K. E. e WESTLEY, F. Aprendizagem organizacional: confirmando um oximoro. In: S. R. Clegg, C. Hardy, et al (Ed.). Handbook of organization studies. São Paulo: Atlas, 2004, p.361-88.
  • WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
  • WENGER, E. Communities of practice and social learning systems. In: D. Nicolini, S. Gherardi, et al (Ed.). Knowing in organizing: a practice-based approach. New York: M.E Sharper, 2003.
  • WENGER, E., MCDERMOTT, R. e SNYDER, W. M. Cultivating communities of practice. Boston: Harvard Business School Press, 2002.
  • WENGER, E. e SNYDER, W. M. Communities of practice: the organizational frontier. Harvard Business Review, v.78, n.1, p.139-145, 2000.
  • WENGER, E. C. e SNYDER, W. M. Comunidades de prática: a fronteira organizacional. In: A. O. H. B. Review (Ed.). Rio de Janeiro: Campus, 2001, p.9-26.
  • YELLAND, R. Current work on university research management. UNESCO Forum on Research Management. Paris: Anais of the UNESCO Forum on Research Manegement, 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2008
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br