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Tecnologia da informação para gestão do conhecimento em organização virtual

Resumos

Esse artigo apresenta uma modelagem para integrar eficazmente diferentes tecnologias da informação de modo a aumentar a inteligência de organizações virtuais. O conceito de inteligência para uma organização virtual é analisado e as tecnologias da informação necessárias para a criação desse ambiente de negócios apresentadas, assim como um modelo integrador baseado na taxonomia tecnologia-serviços-processos-produção. Os maiores obstáculos e problemas para se obter uma organização virtual inteligente são descritos, assim como soluções para solucionar a questão. Tendências futuras e conclusões em relação a essa área de pesquisa são também apresentadas.

Tecnologia da Informação; Gestão do Conhecimento; Organização Virtual; Inteligência Empresarial; Sociedade do Conhecimento


This article presents a framework to integrate effectively different Information Technologies in order to raise the intelligence of Virtual Organizations. The concept of intelligence in a Virtual Organization is analyzed and the information technologies needed to create this business environment are presented, as well as an integrated model based on a technology-service-process-production taxonomy The main obstacles and hurdles to accomplish an intelligent Virtual Organization are presented as well as the solutions to overcome them. Future trends and some conclusions in this realm are still presented.

Information Technology; Knowledge Management; Virtual Organization; Knowledge Society


Tecnologia da informação para gestão do conhecimento em organização virtual

Luiz Antonio Joia

Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj. E-mail: joia@uerj.br

RESUMO

Esse artigo apresenta uma modelagem para integrar eficazmente diferentes tecnologias da informação de modo a aumentar a inteligência de organizações virtuais. O conceito de inteligência para uma organização virtual é analisado e as tecnologias da informação necessárias para a criação desse ambiente de negócios apresentadas, assim como um modelo integrador baseado na taxonomia tecnologia-serviços-processos-produção. Os maiores obstáculos e problemas para se obter uma organização virtual inteligente são descritos, assim como soluções para solucionar a questão. Tendências futuras e conclusões em relação a essa área de pesquisa são também apresentadas.

Palavras Chaves: Tecnologia da Informação; Gestão do Conhecimento; Organização Virtual; Inteligência Empresarial; Sociedade do Conhecimento.

ABSTRACT

This article presents a framework to integrate effectively different Information Technologies in order to raise the intelligence of Virtual Organizations. The concept of intelligence in a Virtual Organization is analyzed and the information technologies needed to create this business environment are presented, as well as an integrated model based on a technology-service-process-production taxonomy The main obstacles and hurdles to accomplish an intelligent Virtual Organization are presented as well as the solutions to overcome them. Future trends and some conclusions in this realm are still presented.

Keywords: Information Technology, Knowledge Management, Virtual Organization, Knowledge Society.

Texto completo disponível apenas em PDF.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Out 2010
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
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