Acessibilidade / Reportar erro

Proposta de metodologia para análise dos grupos econômicos

Resumos

Este artigo discute importantes questões metodológicas relacionadas ao projeto "Grupos econômicos da indústria brasileira e a política econômica: estrutura, estratégias e desafios", pesquisa conjunta entre o Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Analisa as estratégias corporativas dos grupos econômicos baseando-se nos conceitos de sinergia, competências básicas e produtos básicos. Aborda também a possibilidade de se construir tipologias úteis para o estudo do controle corporativo e das estratégias de diversificação, tendo como premissa que a gestão dos recursos humanos é um elemento relevante para a compreensão do comportamento estratégico dos grupos.

grupos econômicos; estratégias corporativas; sinergias; negócios básicos; competências básicas


This article presents some important methodological questions related to the project "Economic groups of the Brazilian industry and economy policy: structure, strategies and chollenqes". a joint research involving the Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas and Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESPIFGV). It analises the corporate strategies of these groups based upon the concepts of sinergy, core competences and core products and the possibility of creating a useful tipology to study corporate control and diversification strategies as well. The human resources management is considered a relevant element to understand the strategical behavior of economic groups.

business groups; corporate strategies; sinergy; core business; core competences


ECONOMIA DE EMPRESAS

Proposta de metodologia para análise dos grupos econômicos

Flávio Marcílio Rabelo

Professor Assistente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas e Coordenador Executivo do Projeto "Grupos econômicos da indústria brasileira e a política econômica: estrutura, estratégias e desafios"

RESUMO

Este artigo discute importantes questões metodológicas relacionadas ao projeto "Grupos econômicos da indústria brasileira e a política econômica: estrutura, estratégias e desafios", pesquisa conjunta entre o Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Analisa as estratégias corporativas dos grupos econômicos baseando-se nos conceitos de sinergia, competências básicas e produtos básicos. Aborda também a possibilidade de se construir tipologias úteis para o estudo do controle corporativo e das estratégias de diversificação, tendo como premissa que a gestão dos recursos humanos é um elemento relevante para a compreensão do comportamento estratégico dos grupos.

Palavras-chave: grupos econômicos, estratégias corporativas, sinergias, negócios básicos, competências básicas.

ABSTRACT

This article presents some important methodological questions related to the project "Economic groups of the Brazilian industry and economy policy: structure, strategies and chollenqes". a joint research involving the Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas and Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESPIFGV). It analises the corporate strategies of these groups based upon the concepts of sinergy, core competences and core products and the possibility of creating a useful tipology to study corporate control and diversification strategies as well. The human resources management is considered a relevant element to understand the strategical behavior of economic groups.

Key words: business groups, corporate strategies, sinergy, core business, core competences.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido pela Redação da RAE em fevereiro/1996, avaliado e aprovado para publicação em abril/1996.

1. Gostaria de agradecer aos demais membros da coordenação do projeto pelas críticas e sugestões, assim como pela permissão de publicar este artigo: Luciano G. Coutinho (coordenador geral), Roberto Venosa e Margarida Afonso Baptista. O projeto é financiado pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo do Estado de São Paulo (FUNDAP), à qual também estendo meus agradecimentos.

2. PORTER, M. From competitive advantage to corporate strategy. Harvard Business Review, Boston, v. 65, n. 3, p. 43-59, May/June 1987.

3. CHANDLER Jr., A. D. Strategy and structure: chapters in the history of the American industrial enterprise. Cambridge (MA): The MIT Press, 1962; SCHEIN, E. H. Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1985.

4. SCHEIN, E. H. Op. cit.

5. GERLACH, M. The Japanese corporate network: a blockmodel analysis. Administrative Science Quaterly, Ithaca, New Vork, V. 37, n. 1, p. 105-39, Mar. 1992.

6. VERY, P. Success in diversification: building on core competences. Long Range Planning, New Vork, V. 26, n. 5, p. 80­92, Dct: 1993.

7. Idem, ibidem.

8. PRAHALAD, C. K., HAMEL, GARY. The core competence or the corporatíon. Harvard Business Review, Boston, v. 68, n. 3, p. 79-91, May/June 1990.

9. Idem, ibidem.

10. VERY, P. Op. cit., p. 81.

11. GOOLD, M., CAMPBELL, A. Strategies & styles. London: Basil Blackwell, 1987; GOOLD, M., CAMPBELL, A., LUCHS, K. Strategies and styles revisited: strategic planning ano financial control. Long Range Planning, New York, v. 26, n. 5, p. 49­60, 1993______. Strategies and styles revisited: "strategic control" - is it tenable? Long Range Planning, New York, v. 26, n. 6, p. 54-61, 1993.

12. GOOLD, M., CAMPBELL, A., LUCHS, K. Strategies and styles revisited: strategic planning and financial control. Op. cit., p. 50.

13. GOOLD, M., CAMPBELL, A., LUCHS, K. Strategies and styles revisited: "strategic control" - is it tenable? Op.cit.

14. PORTER, M. Op. cit.

15.GOOLD, M., CAMPBELL, A. Op. cit.

16. VERV, P. Op. cit.

17. PORTER, M. Op. cit., p. 51.

18. Idem, ibidem, p. 5.

19.PRAHALAD, C. K., HAMEL, GARY Op. cit., p. 87.

20. USEEM, M. Corporate restructuring and organizational behavior. In KOCHAN, T. A., USEEM, M. (eds.). Transforming organizations. New York e Oxford: Oxford University Press, 1992.

21. HILL, C. W. L., SNELL, S. A. Effects of ownership structure and control on corporate productivity. Academy of Management Journal, v. 32, p. 25-46, Mar. 1989.

  • 2. PORTER, M. From competitive advantage to corporate strategy. Harvard Business Review, Boston, v. 65, n. 3, p. 43-59, May/June 1987.
  • 3. CHANDLER Jr., A. D. Strategy and structure: chapters in the history of the American industrial enterprise. Cambridge (MA): The MIT Press, 1962;
  • SCHEIN, E. H. Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1985.
  • 5. GERLACH, M. The Japanese corporate network: a blockmodel analysis. Administrative Science Quaterly, Ithaca, New Vork, V. 37, n. 1, p. 105-39, Mar. 1992.
  • 6. VERY, P. Success in diversification: building on core competences. Long Range Planning, New Vork, V. 26, n. 5, p. 8092, Dct: 1993.
  • 8. PRAHALAD, C. K., HAMEL, GARY. The core competence or the corporatíon. Harvard Business Review, Boston, v. 68, n. 3, p. 79-91, May/June 1990.
  • 11. GOOLD, M., CAMPBELL, A. Strategies & styles. London: Basil Blackwell, 1987;
  • GOOLD, M., CAMPBELL, A., LUCHS, K. Strategies and styles revisited: strategic planning ano financial control. Long Range Planning, New York, v. 26, n. 5, p. 4960, 1993______.
  • Strategies and styles revisited: "strategic control" - is it tenable? Long Range Planning, New York, v. 26, n. 6, p. 54-61, 1993.
  • 20. USEEM, M. Corporate restructuring and organizational behavior. In KOCHAN, T. A., USEEM, M. (eds.). Transforming organizations. New York e Oxford: Oxford University Press, 1992.
  • 21. HILL, C. W. L., SNELL, S. A. Effects of ownership structure and control on corporate productivity. Academy of Management Journal, v. 32, p. 25-46, Mar. 1989.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 1996

Histórico

  • Recebido
    Fev 1996
  • Aceito
    Abr 1996
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br