Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 58, Número: 2, Publicado: 2018
  • MULHERES NA CIÊNCIA Editorial

    Tonelli, Maria José; Zambaldi, Felipe
  • DEMISSÃO: CRITÉRIOS IMPORTANTES NA TOMADA DE DECISÃO DOS GESTORES Articles

    STOCKER, FABRICIO; VILLAR, EDUARDO GUEDES; ROGLIO, KARINA DE DÉA; ABIB, GUSTAVO

    Resumo em Português:

    RESUMO O conhecimento sobre a tomada de decisões de demissão é escasso, em particular sobre os critérios que os gestores utilizam para a escolha de quem será demitido e por quê. Considerando as implicações desse tipo de decisão para as organizações e a sociedade, neste artigo, identificamos os sete critérios mais utilizados nas decisões de demissão e sua importância para os gestores que as tomam. Os dados foram coletados por meio de um survey com 385 gestores e analisados com base no ranking racional e no método multicritérios Analise Hierárquica do Processo (Analytic Hierarchy Process [AHP]). Os resultados mostraram que o compromisso, o histórico de desempenho e a confiança têm maior impacto na decisão de demissão, enquanto a relação interpessoal, o potencial de crescimento e a experiência profissional são considerados critérios secundários. Esses resultados contribuem para ampliar o conhecimento sobre decisões de demissão e para dar mais transparência a elas, mostrando os critérios que mais influenciam essa escolha, bem como a relevância atribuída a cada um deles.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El conocimiento sobre la toma de decisiones de despido es escaso, en particular en lo que se refiere a los criterios utilizados por los gestores para elegir a quién despedir y por qué. Considerando las implicaciones de este tipo de decisión para las organizaciones y para la sociedad, en este artículo identificamos los siete criterios más utilizados en las decisiones de despido y su importancia para los gestores que toman estas decisiones. Recopilamos datos en una encuesta a 385 gestores y usamos el ranking racional y el método multicriterio Proceso Analítico Jerárquico (Analytic Hierarchy Process [AHP]) para analizarlos. Los resultados mostraron que el compromiso, los registros de desempeño y la confianza tienen mayor impacto en la decisión de despido, mientras que la relación interpersonal, el potencial de crecimiento y la experiencia profesional se consideran criterios secundarios. Estos resultados contribuyen a ampliar el conocimiento sobre las decisiones de despido y a dar mayor transparencia a dichas decisiones, al mostrar los criterios que más influencian la elección, así como la relevancia asignada a cada uno de dichos criterios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Knowledge about dismissal decision-making, particularly concerning the criteria used by managers in choosing who will be dismissed and why, is scarce. Considering the implications of such decisions for organizations and society, in this paper, we identify the seven most frequently used criteria in dismissal decisions and examine their importance for managers. We collected data through a survey among 385 managers and used the rational ranking and the multicriteria Analytic Hierarchy Process (AHP) to analyze them. The results show that commitment, performance records, and trust have the greatest impact on the dismissal decision, whereas interpersonal relationship, growth potential, and professional experience are considered secondary criteria. These results contribute to extending our knowledge about dismissal decisions and showing the most relevant criteria in these choices and the relevance assigned to each of the criteria so that greater transparency can be achieved.
  • PESSIMISMO E INCERTEZA DAS NOTÍCIAS E O COMPORTAMENTO DOS INVESTIDORES NO BRASIL Artigos

    GALDI, FERNANDO CAIO; GONÇALVES, ARTHUR MARTINS

    Resumo em Português:

    RESUMO Investidores formam suas expectativas sobre os fluxos de caixa futuros das empresas considerando as informações quantitativas e qualitativas a que têm acesso. O entendimento de como os preços de mercado incorporam as informações qualitativas divulgadas pela mídia, especialmente em um mercado com menor nível de eficiência como o Brasil, ajuda na compreensão de quais tipos de notícia mais sensibilizam os investidores. Nesse contexto, este trabalho estuda a relação entre o teor das edições diárias da mídia financeira especializada no Brasil, capturado por uma métrica de tom textual, e a rentabilidade e volatilidade dos índices de mercado. A base de dados estudada contém 1.237 edições diárias do jornal Valor Econômico, compreendendo o período entre 2/1/2012 e 30/12/2016. Os resultados indicam que o mercado avalia com maior peso palavras de incerteza e negativas divulgadas nas notícias. A aparição de termos do tipo “incerteza” tem relação negativa com a rentabilidade, e há indícios mais fracos de que termos relacionados a palavras “negativas” têm associação positiva com a sua volatilidade. Tomadas em conjunto, as evidências obtidas neste estudo apontam para a existência de conteúdo informativo nas notícias veiculadas pela mídia especializada no Brasil, especialmente notícias com palavras “negativas” e de “incerteza”.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los inversores forman sus expectativas sobre los flujos de caja futuros de las empresas, considerando la información cuantitativa y cualitativa a la que tienen acceso. La comprensión de cómo los precios de mercado incorporan las informaciones cualitativas divulgadas por los medios, especialmente en un mercado con menor nivel de eficiencia como Brasil, ayuda a la comprensión de qué tipos de noticias más sensibilizan a los inversores. En este contexto, este trabajo estudia la relación entre el tenor de las ediciones diarias de los medios de comunicación financieros especializados en Brasil, capturado por una métrica de tono textual, y la rentabilidad y volatilidad de los índices de mercado. La base de datos estudiada contiene 1.237 ediciones diarias del periódico “Valor Económico”, que comprenden el período del 02/01/2012 al 30/12/2016. Los resultados indican que el mercado evalúa con mayor peso palabras de incertidumbre y negatividad divulgadas en las noticias. La aparición de términos como “incertidumbre” tiene una relación negativa con la rentabilidad, y hay indicios más débiles de que las palabras “negativas” tienen una asociación positiva con la volatilidad. Las evidencias obtenidas en este estudio muestran la existencia de contenido informativo en las noticias difundidas por los medios especializados en Brasil, especialmente noticias con palabras “negativas” y de “incertidumbre”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT How investors impound qualitative information released by the media into prices, especially in a less efficient market such as Brazil, helps understand the types of news most sensitive to investors. This study investigates the relationship between the content of the daily editions of specialized financial media in Brazil, captured by a metric of textual tone, and returns and volatility of market indexes. Our database contains 1,237 daily editions of the newspaper “Valor Econômico,” between 01/02/2012 and 12/30/2016. The results indicate that the market put more weight on the words “uncertainty” and “negative” in the news. “Uncertainty” has negative relation to current market-returns and weak evidence that news with “negative” terms have positive associations with current market-volatility. The evidences obtained point to the existence of informative content in the news pub lished by specialized media in Brazil, especially with the words “negative” and “uncertainty.”
  • BARREIRAS À GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS VERDE NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA Artigos

    SILVA, FLÁVIA CRISTINA DA; SHIBAO, FABIO YTOSHI; BARBIERI, JOSÉ CARLOS; LIBRANTZ, ANDRE FELIPE HENRIQUES; SANTOS, MARIO ROBERTO DOS

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo identificou as barreiras e analisou seu grau de influência na Gestão da Cadeia de Suprimentos Verde (GCSV), de acordo com a perspectiva de um fornecedor de primeira camada da indústria automotiva brasileira. Foram encontradas 43 barreiras na literatura especializada, e 13 validadas: apoio e envolvimento (cinco), desempenho operacional (três), desempenho econômico (duas), desempenho ambiental (duas), conhecimento e informação (uma). A validação ocorreu por meio da percepção de especialistas técnicos e acadêmicos com familiaridade nos temas gestão ambiental e cadeia de suprimentos de diversos setores. A hierarquia das prioridades das barreiras foi obtida por meio da aplicação do método de Análise Hierárquica do Processo (Analytic Hierarchy Process [AHP]), tendo como decisores representantes de uma indústria do setor automotivo. A pesquisa mostrou que as implicações de custo representam a barreira mais influente à GCSV, do ponto de vista de um fornecedor de primeira camada do setor estudado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio identificó las barreras a la Gestión de la Cadena de Suministro Verde (GCSV) y analizó su grado de influencia, de acuerdo con la perspectiva de un proveedor de primer nivel (tier 1) de la industria automotriz brasileña. De las 43 barreras encontradas en la literatura, se han validado trece: apoyo e implicación (cinco), desempeño operacional (tres), desempeño económico (dos), desempeño ambiental (dos), y conocimiento e información (una). La validación ocurrió por medio de la percepción de especialistas técnicos y académicos familiarizados con los temas gestión ambiental y cadenas de suministro de diversos sectores. La jerarquía de las prioridades de las barreras se realizó a través de la aplicación del Proceso Analítico Jerárquico (Analytic Hierarchy Process [AHP]), y los decisores fueron representantes de una industria del sector automotriz. La investigación mostró que las implicaciones de costo representan la barrera más influyente en la GCSV, desde el punto de vista de un proveedor de primer nivel del sector estudiado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study identified the barriers to Green Supply Chain Management (GSCM) and analyzed their degree of influence from the perspective of a first-tier supplier in the Brazilian automotive industry. The literature indicates a total of 43 barriers, of which 13 were validated in the following areas: support and involvement (five), operational performance (three), economic performance (two), environmental performance (two), and knowledge and information (one). The validation was based on the perception of technical and academic specialists familiar with environmental and supply chain management in various sectors. The hierarchy of the barriers by priority was obtained using the Analytic Hierarchy Process (AHP) method, with decision makers representing an industry in the automotive sector. The study showed that cost implications are the most influential barrier to GSCM from the perspective of a first-tier supplier in the sector.
  • IDORT E DIFUSÃO DO MANAGEMENT NO BRASIL NA DÉCADA DE 1930 Artigos

    VIZEU, FÁBIO

    Resumo em Português:

    RESUMO O Management no Brasil tem sido considerado a partir de diferentes perspectivas teóricas e analíticas. Algumas delas buscam revelar sua especificidade em relação ao pensamento anglo-saxão, a perspectiva original de constituição desse corpo de conhecimento e prática organizacional. Nesse sentido, uma importante forma de abordagem do Management é pela perspectiva histórica, na qual este estudo foi realizado. Assim, buscamos revelar como a importação e difusão de doutrinas do Management a partir da criação do Idort são marcadas por um conturbado cenário de disputas políticas e ideológicas, que se revelou como o substrato para a consolidação de práticas que determinaram o próprio locus institucional do Management no País nas décadas seguintes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La gestión en Brasil ha sido considerada desde diferentes perspectivas teóricas y analíticas. Algunas de estas tratan de revelar su especificidad en relación con el pensamiento anglosajón, que es la perspectiva original de la constitución de este conjunto de conocimientos y prácticas organizacionales. En este sentido, una forma importante de enfoque de la gestión es la investigación histórica. Así, en este estudio, hemos tratado de revelar cómo la importación y la difusión del Management, con la creación del Idort, están marcadas por un escenario problemático, de disputas políticas e ideológicas, que resultó en sustrato para la consolidación de prácticas que determinan la dirección del propio locus institucional en el país, en las décadas siguientes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Management in Brazil has been considered from different theoretical and analytical perspectives. Some seek to reveal its relationship with Anglo-Saxon thought, which is the original constitution of this body of knowledge and organizational practice, and highlights the importance of historical Management research. Therefore, this study examines how the importation of Management doctrines and its diffusion through the creation of Idort was marked by a turbulent scenario of political and ideological disputes, which became the substrate for the consolidation of practices that determined the institutional locus of Management in Brazil in the following decades.
  • DIMENSÃO E EFEITOS DA MOTIVAÇÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE A ACEITAÇÃO DOS USUÁRIOS DA PUBLICIDADE NAS REDES SOCIAIS Articles

    MIR, IMRAN ANWAR

    Resumo em Português:

    RESUMO Os meios de comunicação produziram modificações significativas no panorama da comunicação. Os sites de rede sociais (SRS) cresceram como uma plataforma comum para a interação social. As empresas de SRS geram receitas de publicidade que aparecem nos SRS. A sobrevivência dessas empresas depende da aprovação dos usuários de publicidade nas redes sociais (PRS). A literatura sobre o marketing indica que os usuários aceitam a publicidade se esta for compatível com as suas motivações para o uso de meios de comunicação sociais. A busca de informações, assim como as pesquisas que avaliam a influência da motivação da informação do SRS sobre a aprovação dos usuários de PRS, é a motivação mais reconhecida dos SRS. Baseado na teoria de usos e gratificações do SRS, este estudo propõe um modelo multidimensional que mostra a influência da motivação da informação do SRS na aprovação de usuários de PRS.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Las redes sociales han producido cambios sustanciales en el panorama de la comunicación. Los sitios de redes sociales online (SNS) crecieron como plataforma común para la interacción social online. Las empresas de SNS generan ingresos de la aparición de publicidad en SNS. Su supervivencia depende de la aprobación de los usuarios de dicha publicidad en redes sociales (SNA). La literatura de marketing indica que los usuarios aceptan publicidad si es consistente con sus motivaciones para usar las redes sociales. La búsqueda de información es la motivación de SNS más reconocida. También lo es la investigación sobre evaluar la influencia de la motivación de información de SNS en la aprobación de los usuarios de SNA. Con base en la teoría de usos y gratificaciones de SNS, este estudio propone un modelo multidimensional que muestra la influencia de motivación de información de SNS en la aprobación de los usuarios de SNA.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Social media has produced substantial changes in the communication landscape. Online social network sites (SNS) grew as a common platform for online social interaction. SNS firms generate revenue from the advertising appearing on SNS. Their survival depends on users’ approval of such social network advertising (SNA). Marketing literature indicates that users accept advertising if it is consistent with their motivations for using social media. Information seeking is the most recognized SNS motivation. Yet, research on evaluating the influence of SNS information motivation on users’ approval of SNA is scarce. Based on SNS uses and gratifications theory, this study proposes a multidimensional model that shows the influence of SNS information motivation on users’ approval of SNA.
  • ACOPLAMENTO E DESACOPLAMENTO SOCIAIS: PASTORES COMO EMPREENDEDORES Artigos

    CORRÊA, VICTOR SILVA; VALE, GLÁUCIA MARIA VASCONCELLOS; PINTO, MARCELO DE REZENDE

    Resumo em Português:

    RESUMO Pastores neopentecostais responsáveis por igrejas cujo funcionamento aparenta seguir moldes de empreendimentos produtivos parecem ser dotados da capacidade de construir novas relações sociais - associadas ao contexto religioso -, ao mesmo tempo que se afastam parcialmente de laços anteriores, sobretudo familiares e de amizade. Essa capacidade de acoplamento - criação e vinculação a novos laços - e de desacoplamento - distanciamento de relações passadas - foi observada por Granovetter (2009) na investigação de empreendedores imigrantes. O presente artigo extrapola o âmbito de estudos desse autor, em que o fator de deslocamento é étnico-geográfico, para analisar novo fenômeno, de natureza ético-religiosa. Para isso, analisa o caso de 16 pastores da região metropolitana de Belo Horizonte. As evidências demostram a importância do fenômeno de acoplamento/desacoplamento para a construção de novas comunidades religiosas, suscitando reflexões sobre esse tipo de empreendimento, em franca proliferação no Brasil. Ao mesmo tempo, possibilita contribuições à literatura da área, abrindo diferentes vertentes de investigações.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los pastores neopentecostales, responsables de iglesias cuyo funcionamiento aparenta seguir los moldes de los emprendimientos productivos, parecen estar dotados de la capacidad de construir nuevas relaciones sociales -asociadas al contexto religioso-, al mismo tiempo que se alejan parcialmente de lazos anteriores, sobre todo familiares y de amistad. Esta capacidad acoplamiento - creación de y vinculación a nuevos lazos- y de desacoplamiento - distanciamiento de relaciones pasadas- fue observada por Granovetter (2009) en la investigación sobre emprendedores inmigrantes. El presente artículo extrapola el ámbito de estudios de ese autor, donde el factor de desplazamiento es étnico-geográfico, para analizar un nuevo fenómeno de naturaleza ético-religiosa. Para ello, analiza el caso de 16 pastores de la región metropolitana de Belo Horizonte. Las evidencias demuestran la importancia del fenómeno de acoplamiento/desacoplamiento en la construcción de nuevas comunidades religiosas, lo que suscita reflexiones sobre este tipo de emprendimiento, en franca proliferación en Brasil. Al mismo tiempo, posibilita contribuciones a la literatura del área, al abrir diferentes vertientes de investigación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Neo-Pentecostal ministers, whose churches follow productive enterprise patterns, seem to be endowed with the ability to build new social relations-linked to the religious context-while concurrently moving away from previous links, especially those with family and friends. This coupling (the creation of and linkage to new bonds) and decoupling capacity (distancing oneself from past relationships) was first observed by Granovetter (2009) while investigating immigrant entrepreneurs. This article goes beyond the scope of his studies, where the displacement factor was ethnic-geographical, to analyze a new phenomenon of an ethical-religious nature. In order to do so, it introduces the cases of 16 pastors in the metropolitan region of Belo Horizonte, Brazil. Evidence is found of the importance of the coupling/decoupling phenomenon in the creation of new religious communities, which are widespread throughout the country. At the same time, this study makes new contributions to the field and opens up different lines of research.
  • O GATO QUE COPIA: SIMILARIDADES E PRODUÇÃO ACADÊMICA NA ERA DIGITAL Perspectivas

    DINIZ, EDUARDO H.
  • DÉJÀ-VU NA ACADEMIA: EU JÁ VI TANTAS VEZES ESSE FILME! Perspectivas

    FREZATTI, FÁBIO
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br