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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 4, Número: 1, Publicado: 2003
  • Apresentação Human And Social Management

    ZILBER, MOISES ARI
  • Etiquetagem na Origem no Brasil: Tendências e Possíveis Conseqüências Human And Social Management

    ANGELO, CLAUDIO FELISONI DE; SIQUEIRA, JOÃO PAULO LARA

    Resumo em Português:

    RESUMO O programa de estabilização monetária introduzido em 1994 alterou significativamente a gestão dos negócios das empresas varejistas que atuam no mercado nacional. Antes de 1994 os eventuais prejuízos operacionais das empresas comerciais podiam ser superados com as aplicações no mercado financeiro. A queda da inflação suprimiu importante fonte de receita dessas empresas, que, para se manterem, foram forçadas a melhorar suas operações. Nessa direção uma das políticas que vêm sendo perseguidas é a da redução das perdas no processo de comercialização. A etiquetagem dos produtos na origem é uma das mais importantes medidas apontadas para redução dos prejuízos operacionais. O objetivo deste artigo é identificar a disposição das empresas na adoção dessa nova tecnologia e, secundariamente, apontar suas possíveis conseqüências. Baseado em um levantamento de campo, concluiuse que há significativo interesse na introdução da etiquetagem na origem, bem como que as empresas reconhecem nesse procedimento importante instrumento para a redução das perdas nas cadeias de suprimentos. Por outro lado, existe também a preocupação com uma eventual elevação dos níveis de estoque nas cadeias de suprimentos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The stabilization of Brazilian economy changed the focus of the retail management process. At the time that the inflation was very high it was possible to overcame operational losses investing money in financial market. Since 1994, the conditions faced by retail companies are being deeply modified. Facing stable prices, manufacturers and retailers are being forced to enhance their operations. One of the suggestions is diminishing operational retail losses as shop lift carried out by employees and customers. The source tagging process has been pointed out as one of the more adequate solutions for the problem. The purpose of this exploratory work is to identify the real tendency to introduce this new technology in Brazilian market as well as to settle its main consequences. The work concludes that there is a clear disposition of the companies to incorporate the source tagging process. Products that are source tagged receive the benefits of better exposition stimulating the sales increase. The problem is that there is a possibility of the supply chain become overstocked.
  • Análise da Imagem Organizacional de Universidades Por Meio da Matriz Familiaridade-Favorabilidade Human And Social Management

    VALERIO, DANIELLE MAGIERSKI; PIZZINATTO, NÁDIA KASSOUF

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo relata os resultados de uma análise de imagem organizacional realizada por meio da Matriz Familiaridade-Favorabilidade (MFF), com cinco universidades paulistas pertencentes a uma mesma região geográfica, sob a ótica de entrevistados que atuam no meio empresarial. A análise da imagem com base na MFF permite à instituição verificar a conscientização e sua reputação perante determinado público. A informação referente à imagem organizacional obtida por meio dessa análise pode ser útil no planejamento de marketing das universidades, permitindo a canalização dos esforços do seu departamento de comunicação e de marketing.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article shows the results of an analysis of the corporate image made from the Familiarity-Favorability Matrix (FFM), with five universities from São Paulo belonging to a common geographic area, in the view of interviewees who work in the business area. The analysis of the image from de FFM allows the institution to verify its consciousness and reputation within a certain public. The information pertinent to the organizational image obtained through this analysis can be useful in marketing planning of university, allowing for the centralization of the your communication and marketing department.
  • Reforma do Estado e Controle da Corrupção no Brasil Human And Social Management

    PEREIRA, JOSÉ MATIAS

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo buscamos evidenciar a estreita relação que existe entre reforma do Estado, transparência e nível de democratização. Argumentamos que a transparência nas ações governamentais — que se apresenta como uma política de fortalecimento das instituições e da democracia — torna mais democráticas as relações entre o Estado e a sociedade civil. Procuramos, no desenvolvimento do debate sobre as estratégicas mais adequadas para a implementação de um programa de combate à corrupção no Brasil, demonstrar que ela se apresenta como problema grave e estrutural de nossa sociedade e de nosso sistema político, o que exige o aprofundamento de uma reforma do Estado no Brasil que inclua medidas legislativas, de gestão política e administrativa. Concluímos que o esforço para combater a corrupção no Brasil deve ser feito por meio de uma política permanente do Estado, cujo principal objetivo deve estar centrado na adoção de novas formas de ação e novos atores que possam contribuir para a elevação do nível de transparência governamental.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this paper is to examine the close relationships that exist among the questions of reform of the State, transparency and level of democratization. It is argued that transparency in governmental action as a policy for strengthening governmental institutions and democracy places the relationship between the State and the civil society on a more democratic basis. The most appropriate strategies for the implantation of a program to combat the corruption in Brazil are discussed. It is suggested that corruption is a grave structural problem of the Brazilian society and the Brazilian political system, requiring, for its solution, the adoption of more profound measures for the reform of the State. Such reform would involve not only taking legislative measures but also measures for political and administrative management. It is concluded that the effort to combat corruption in Brazil must become a permanent policy of the State, having as its principle objective the adoption of new forms of action and new actors that can contribute to an increased level of government transparency.
  • Desenvolvimento de Competências para a Organização Mediante Alianças Estratégicas Human And Social Management

    IGLESIAS, JOSÉ LUIZ CASTRO; POPADIUK, SILVIO

    Resumo em Português:

    RESUMO Algumas empresas têm buscado complementar seu portfólio de competências mediante a formação de alianças estratégicas. Entretanto, há empresas que estabelecem alianças estratégicas e não percebem que, durante o relacionamento de parceria, existe troca de conhecimentos que podem conduzir à formação de competências. Com a finalidade de verificar se as alianças estratégicas influenciam o desenvolvimento de competências, foi realizada uma pesquisa exploratória numa empresa multinacional de tecnologia de informação, situada em São Paulo, que possui como estratégia a formação de alianças para atender às necessidades específicas de seus clientes. A coleta de dados foi feita mediante entrevistas em profundidade com gestores diretamente ligados às alianças. Os resultados mostraram que há assimilação de alguns tipos de conhecimentos e que existem formas específicas pelas quais eles são absorvidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Some companies have been complementing its competence portfolio through strategic alliances. However, there are companies that establish strategic alliances but they do not figure out that during the partnership relationship, they share knowledge that can drive to the formation of competences. The objective of this paper was to verify if strategic alliances influence the development of competences. An exploratory research was carried. An IT company settled in São Paulo that possesses as strategy the formation of alliances to assist its specific customers’ needs was chosen. Eight in-depth interviews with managers directly linked to alliances were made. The results showed that there is absorption of some types of knowledge and there are specific ways to absorb them, as explained in the paper.
  • Apontamentos Teóricos para Subsídio à Análise das Práticas de Controle Social no Âmbito dos Conselhos de Administração das Organizações Sociais Human And Social Management

    CÂMARA, LEONOR MOREIRA

    Resumo em Português:

    RESUMO Os apontamentos teóricos elaborados neste artigo subsidiam uma pesquisa empírica baseada em estudo de caso, por meio do qual se pretende qualificar, demonstrar e analisar o desempenho dos conselhos de administração previstos na implementação da política pública explicitada pelo Projeto Organizações Sociais e o impacto de suas decisões na administração estratégica das organizações-objeto. A importância da pesquisa advém do fato de que até o presente não existem estudos empíricos sobre o tema. A perspectiva teórica que embasa a análise situa-se no campo dos pressupostos teóricos da Nova Administração Pública e das teorias sociais que discutem participação, em específico no que tange às questões afetas à participação nos processos decisórios e relacionadas à governança tanto no âmbito da ação do Estado como das organizações-objeto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT These theoretical considerations underpin a project of case study research which seeks to characterize, demonstrate and analyze both the performance of the administrative councils called for with the implementation of the Brazilian public policy known as the Social Organizations Project and the impact of the decisions of these councils on the strategic management of social organizations. The importance of the research project derives from the fact that, until the present moment, there have been no empirical studies carried out on this subject. The theoretical perspective which supports the analysis is that of the New Public Administration and of social theories which discuss participation, in particular those aspects which touch on questions dealing with participation in decision processes and related to governance in the sphere of action both of the State and of social organizations.
  • O CONSUMIDOR E O PODER DA COMUNICAÇÃO BOCA-A-BOCA Human And Social Management

    GILDIN, SUZANA Z.

    Resumo em Português:

    RESUMO Atualmente o boca-a-boca é considerado uma das formas mais poderosas de comunicação no mercado. Compreender quais são os motivos que levam o boca-a-boca a ser um instrumento de comunicação tão persuasivo e poderoso é importante para organizações que visam a construir fortes relacionamentos com os consumidores. Conseqüentemente, existe grande preocupação em promover o boca-a-boca positivo e retardar o negativo, que pode ser prejudicial à imagem de uma empresa ou até mesmo de uma marca específica. Este artigo concentra-se nos principais aspectos que envolvem a comunicação boca-a-boca. Recomendações de como gerar o boca-a-boca positivo e retardar o negativo também foram destacadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Word-of-mouth has been considered one of the most powerful forms of communication in the market today. Understanding what makes word-of-mouth such a persuasive and powerful communication tool is important to organizations that intend to build strong relationships with consumers. For this reason, organizations are concerned about promoting positive word-of-mouth and retarding negative word-of-mouth, which can be harmful to the image of the company or a brand. This work focuses on the major aspects involving word-of-mouth communication. Recommendations to generate positive word-of-mouth and retard negative word-of-mouth are also highlighted.
  • Inmunización de Flujos Financieros con Futuros de Tasas de Interés: un Análisis de Duración y Convexidad con el Modelo de Nelson y Siegel Human And Social Management

    VENEGAS-MARTÍNEZ, FRANCISCO

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este trabajo se presenta un modelo de inmunización de flujos financieros, pasivos y activos, contra el riesgo de tasa de interés mediante el uso de contratos a futuros sobre CETES (títulos de deuda pública del gobierno Mexicano). Las estrategias de cobertura que se derivan del modelo propuesto conducen a una reducción significativa del riesgo de mercado. Los conceptos de duración y convexidad monetaria desempeñan un papel importante en el desarrollo del modelo en cuanto a la medición y el control del riesgo. Específicamente, se controla el riesgo de desplazamientos paralelos y moderados en la estructura intertemporal de la tasa de interés y no existe control sobre otros riesgos. La robustez de las estrategias obtenidas se evalúa con la metodología de valor en riesgo. A manera de ilustración, el modelo desarrollado es aplicado en la cobertura de un conjunto de flujos financieros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper we present a model to immunize a future stream of assets and liabilities against interest-rate risk by means of futures contracts on government bonds. The hedging strategies derived from the model reduce significantly the market risk. The concepts of dollar duration and dollar convexity play an important role in measuring and controlling interest-rate risk. Specifically, the risk of small or moderate parallel shifts in the term structure of interest rate is controlled, there is no control on other risks. The robustness of the derived strategies is assessed in terms of the methodology of value at risk. An application is addressed by the way of illustration.
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