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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 8, Número: 4, Publicado: 2007
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

    ZILBER, MOISES ARI
  • UM INVENTÁRIO DAS CARACTERÍSTICAS DAS ESCALAS EM MARKETING PROPOSTAS E VALIDADES NO BRASIL Artigos

    VIEIRA, VALTER AFONSO; SLONGO, LUIZ ANTONIO

    Resumo em Português:

    RESUMO As escalas utilizadas na pesquisa em marketing visam à obtenção fiel e confiável dos dados. Entretanto, diversos problemas surgem quando o assunto é a utilização de medidas válidas. Nesse contexto, este artigo tem a intenção de analisar as escalas propostas e validadas em âmbito nacional. Para tal fim, discute-se a teoria sugerida para validar e/ou criar escalas (sugerindo uma figura-resumo) e em seguida verifica-se tal teoria empiricamente. Foram analisadas escalas exclusivamente no campo de marketing, obtendo-se um total de 26 instrumentos. Os resultados sugerem que é necessário utilizar mais os métodos alternativos sugeridos pela teoria, tais como análise fatorial confirmatória e validade nomológica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The scales used in marketing research looking for obtaing reliability data. However, a lot of problems exist when the topic is used a valid and reliable scale. In this context, this paper analyzes the brazilian instruments proposed and validate (just in marketing field). For such purpose, the theory in scale development is discussed (suggestin a summarized figure) and, as consequence, that theory is tested empirically. A total of 26 scales were analyzed in the brazilian marketing field. The results suggested that it is necessary to use more the alternative methods suggested by the theory, such as confirmatory factor analysis and nomological validity.
  • ISOMORFISMO MIMÉTICO EM ESTRATÉGIA: UMA FERRAMENTA PARA INVESTIGAÇÃO Artigos

    GIMENEZ, FERNANDO ANTONIO PRADO; HAYASHI JÚNIOR, PAULO; GRAVE, PAULO SÉRGIO

    Resumo em Português:

    RESUMO O propósito do artigo é ilustrar como uma ferramenta de análise de posicionamento estratégico, baseada na Psicologia dos Construtos Pessoais, pode auxiliar na identificação de isomorfismo estratégico, contribuindo para maior integração entre as abordagens institucionalista e cognitiva da estratégia. O artigo contribui, também, na constituição de instrumentos de pesquisa que possam ser usados em estudos sobre formação de estratégia, tanto sob a abordagem institucionalista quanto sob a cognitiva. Uma amostra, por conveniência, de quatorze dirigentes de pequenas empresas que estavam participando de um programa de educação continuada para executivos forneceu dados sobre suas empresas e sobre a concorrência com base em um formulário de coleta de dados construído em estudos anteriores. Os dados coletados ilustram a possibilidade de uso da ferramenta, demonstrando a utilização e a operacionalização da grade de repertório, que parece ser adequada para evidenciar a existência de processos isomórficos no nível estratégico entre organizações. A principal contribuição do artigo reside na apresentação de uma forma sistematizada de coleta de dados sobre percepções da concorrência permitindo uma menor interferência da subjetividade do pesquisador na identificação de processos isomórficos em nível estratégico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this paper is to illustrate how a tool for analyzing strategic positioning, based on Personal Constructs Psychology, may help in identifying strategic isomorphism, adding to a greater integration between institutional and cognitive approaches to strategy. The paper also contributes in the development of research instruments that may be applied in studies of strategy formation under the institutional and cognitive approaches. A convenience sample of 14 small business owner-managers, who were attending an executive education program, supplied information about their firms and competitors. The collected data evidenced the possibility of using the research tool, demonstrating the operationalization and use of repertory grid, that seems to be adequate for evidencing of isomorphic process at the strategic level. The main contribution of the paper is the systematization of procedures for data collection of perceptions of competitors allowing for a lesser degree of interference of researchers’ subjectivity in identifying isomorphic processes.
  • DEFINIÇÃO DE METAS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS Artigos

    NEVES JÚNIOR, IDALBERTO JOSÉ DAS; GARCIA, SOLANGE; MORGAN, BEATRIZ FÁTIMA

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo tem o objetivo de verificar se as metas atribuídas às agências bancárias de uma instituição brasileira, para fins de avaliação de desempenho, são definidas de acordo com as variáveis características de sua capacidade de geração de negócios. Considerando o desempenho apresentado em 2002, são efetuadas análises de três grupos: agências que sistematicamente superam suas metas; agências que apresentam desempenho de acordo com o esperado; e agências que sistematicamente não atingem suas metas. Esses grupos são analisados em conjunto com doze agrupamentos de agências com características similares, identificados por meio da aplicação da Análise de Cluster. Os resultados apontam que as metas atribuídas às agências são coerentes com as variáveis características do potencial de geração de negócios das praças onde se situam. Contudo, para o grupo de agências que superam sistematicamente suas metas, o estudo revela que as metas subestimam o potencial das praças e agências. O artigo evidencia também a contribuição da técnica de clusterização para atribuição de metas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present article has the objective to verify if the goals attributed to the bank agencies of a Brazilian institution for performance evaluation are defined in accordance with the variables characteristic of business generation capacity. Regarding the performance presented in 2002, analysis of tree groups are done: agencies that systematically surpass their goals; agencies that present performance in accordance with the expected; and agencies that systematically do not reach their goals. These groups are analyzed in set with 12 groupings of agencies with similar characteristics, identified based on the application of Cluster Analysis. The results point out that the goals attributed to the agencies are coherent with the characteristic variables of this cities business generation potencial. However, for the agencies group that surpass their goals systematically, the study discloses that the goals underestimate their cities and agencies business potencial. The article confirms the Cluster technique contribution for goals attribution.
  • INTEGRANDO O CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES COM A TEORIA DAS RESTRIÇÕES: A APLICAÇÃO DO ABC OPERACIONAL EM UMA ODONTOCLÍNICA Artigos

    SILVA, ANDERSON SOARES; ALVES, LUIZ CLAUDIO OTRANTO; COGAN, SAMUEL

    Resumo em Português:

    RESUMO O custeio baseado em atividades (ABC) tem sido criticado por sua incapacidade de dar suporte às decisões de produção baseadas no curto prazo, sendo, por isso, considerado uma sistemática de alocação de custos para o longo prazo. Robert Kee, no artigo “Evaluating the economics of short-and long-run production decisions”, desenvolve um modelo de ABC, denominado operacional, que incorpora custos flexíveis de recursos de atividades e restrição de capacidade para decisões de mix ótimo de produção no curto prazo. Ao apresentar um exemplo numérico hipoté- tico, Kee mostra que seu modelo de ABC operacional apresenta, no curto prazo, resultados superiores ao modelo de ABC tradicional e a outro modelo de ABC que leva em conta tão-somente a restrição de capacidade. O presente artigo analisa o modelo proposto por Kee (2001) mediante sua aplicação em uma odontoclínica da administração pública federal, comparando os resultados obtidos pela referida sistemática com os encontrados pelo ABC tradicional e pela teoria das restrições (TOC), aplicados à mesma organização, concluindo pela superioridade do modelo de Kee.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The activity based costing (ABC) has been criticized for its incapacity to give has supported to the based decisions of production in the short-stated period, being, therefore, considered as a systematic of allocation of costs for the long-stated period. Robert Kee, in the article, “Evaluating The Economics of Shorts Long-Run Production Decisions” develops an ABC model, called operational, that incorporates flexible costs of resources of activities and restriction of capacity for decisions of mix excellent of production in the short-stated period. When presenting a hypothetical numerical example, Kee sample that its operational ABC model presents in the short-stated period, superior results to the model of traditional ABC and another ABC model that so only takes in account the capacity restriction. The present article analyzes the model considered for Kee (2001), through its application in a clinic of tooth treatment of the federal public administration, comparing the results gotten for the systematic related one with the found ones for the traditional ABC and the theory of constraints (TOC), applied to the same organization, concluding for the superiority of the model of Kee.
  • MARKETING DE RELACIONAMENTO: IMPORTÂNCIA E IMPLICAÇÕES NO MERCADO CONSUMIDOR Artigos

    YAMASHITA, SANDRA SAYURI; GOUVÊA, MARIA APARECIDA

    Resumo em Português:

    RESUMO Visto pelas empresas como um modo de conquistar vantagem competitiva ou apenas de não se deixar distanciar das que já o praticam, o marketing de relacionamento possui formas diversas de se definir, apresentar, interpretar e praticar; contudo, em sua essência, visa à manutenção de clientes leais, lucrativos e duradouros, oferecendo-lhes, para tanto, valor acima dos níveis oferecidos pela concorrência. Este artigo teve como principal propósito compreender alguns aspectos delineadores da importância do marketing de relacionamento para as empresas, bem como algumas implicações desse conceito para a definição de suas estratégias. Com vistas a esse objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória com entrevistas em profundidade junto a executivos de empresas de grande porte do mercado consumidor, em oito setores distintos. Como resultado, há um consenso geral de que uma boa filosofia de relacionamento, com postura proativa de sua parte, sem negligência do fator humano, pode ser bastante benéfica para suas estratégias. Contudo, apesar de alguns casos bem-sucedidos, muitas vezes deparam com outras prioridades, com a resistência e desinteresse dos funcionários, e com a falta de recursos, entre outros fatores desestimulantes, revelando diferentes níveis de evolução do marketing de relacionamento em sua realidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Viewed by the companies as a way of achieving competitive advantage or simply of not to be left behind by those which have already practiced it, relationship marketing has many different approaches in terms of definition, presentation, interpretation and practice. However, in its essence, the relationship marketing concept aims to the maintenance of loyal, profitable and lasting clients, offering them, for this intention, value above the competitors’ offerings levels. The main purpose of this article was to understand some outlining aspects of the importance of relationship marketing to the companies, as well as some implications of this concept to their strategies definitions. To meet this objective, an exploratory research was conducted based on in-depth interviews with senior executives of leading consumer market companies, from eight different industries. As a result, there was a general acceptance by the companies that a good relationship philosophy, with proactive posture, without neglecting the human factor, can be very beneficial to their strategies. However, despite having succeeded in some cases, they frequently face other priorities, employees’ resistance and lack of interest, and scarceness of resources, among other discouraging factors, illustrating different evolution stages of the relationship marketing in the organizations.
  • MOTIVOS QUE LEVAM OS ALUNOS A CURSAR GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DO ESTADO DA PARAÍBA (PB) Artigos

    SILVA, WALMIR RUFINO DA; MACHADO, MÁRCIO ANDRÉ VERAS

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar os motivos que levam os alunos de instituições universitárias públicas e privadas do Estado da Paraíba (PB) a cursar graduação em Administração. Realizou-se uma pesquisa com 619 estudantes, oriundos de instituições de Ensino Superior públicas e privadas, escolhidos de forma aleatória. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário fechado, contendo 53 questões. Para análise dos dados, utilizou-se o programa SPSS, por meio do qual foram realizadas distribuições de freqüências e os testes não-paramétricos de Mann-Whitney e Qui-quadrado de Pearson. A principal razão que levou os alunos a cursarem Administração foi a obtenção de uma formação para o desempenho de uma profissão futura. As fontes de informação mais importantes utilizadas para a escolha do curso foram as revistas e os livros sobre Administração. Os itens mais importantes para a escolha do curso de Administração foram interesse pela área, desenvolvimento profissional satisfatório, posição profissional segura e obtenção de uma formação generalista.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to verify the factors that influenced both the students of a public university and from private institution in the State of Paraíba (PB), Brazil, when they choose to get in some Administration course. The research involved 334 students with 194 from public and 140 from private institutions. The students were chosen randomly. An objective questionnaire with 53 questions was used in order to collect the data. The analysis of the data was developed using the SPSS program, through which, distributions of frequencies and the tests non-parametric of Mann-Whitney and Qui-square of Pearson were accomplished. The main reason that took the students to look for enroll an Administration course was to obtain a degree in order to develop a future profession. The more important sources of information used for the choice of this course were the magazines and books about Administration. The most important factors for the choice of this program were the interest for the area, the satisfactory professional development, the safe of this professional position, and obtaining a degree with a whole prospective.
  • RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS E COMPLEMENTARIDADE DE CONHECIMENTOS: PROPOSIÇÃO DE UM ESQUEMA CONCEITUAL Artigos

    BALESTRIN, ALSONES; VERSCHOORE, JORGE RENATO

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo aborda o tema sobre a complementaridade de conhecimentos entre Pequenas e Médias Empresas (PME) em um contexto em rede. Com base na revisão analítica das teorias de redes interorganizacionais, buscou-se a compreensão da relevância estratégica das redes na complementaridade de conhecimentos entre as empresas. Para aprofundar tal problemática, o artigo teve como objetivo geral a proposição de um esquema conceitual com a finalidade de auxiliar na compreensão da dinâmica de complementaridade de conhecimentos em um contexto das redes. A pesquisa empírica foi conduzida por meio de entrevistas com os dirigentes de empresas e instituições localizadas na Agivest (Brasil), na Tecnópole do Futuroscope (França) e no Pólo de Informática de São Leopoldo (Brasil). Os resultados da pesquisa sinalizam que a existência de um ambiente de sinergia e complementaridade de conhecimentos em um contexto vai muito além da proximidade física entre as empresas, sofrendo forte influência de elementos, como fatores contingências, coerência, conectividade, mecanismos de coordenação e espaços de interação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present paper presents the dynamics of the complementarity knowledge between Small and Medium Firms (SMF) in a network context. Having as a starting point the analytical analysis of the inter-organizational, creation and knowledge management network theories, as well as, the innovation processes; it sought to understand the network strategies relevance, and, above all, the development of the SMF. Considering the theoretical evidences, the research matter faced to comprehend how the knowledge complementarity dynamics occur in a networking. In order to deepen this mater, it attempted, from the empirical evidences, to build a conceptual framework so as to assist the understanding of the functioning in network organized companies. The empirical research was carried out with interviews in managerial level from businesses and institutions based in Agivest (Brazil), in Futuroscope Tecnópole (France) and in Polo de Informática de São Leopoldo (Brazil). Summarizing, these results show that the existence of a synergy environment and knowledge complementarity in a network suffers the influence of elements as such: contingency pressures, coherence, connectivity, coordination mechanisms and interaction situations.
  • UM ESTUDO EMPÍRICO DA APLICAÇÃO DO ÍNDICE EUROPEU DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES (ECSI) NO BRASIL Artigos

    LEITE, RAMON SILVA; GONÇALVES FILHO, CID

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo implementou-se o modelo de satisfação ECSI (European Customer Satisfaction Index) em uma das principais empresas brasileiras fornecedoras de Enterprise Resource Planning (ERP). O ECSI analisa o relacionamento da satisfação com seus antecedentes (imagem, expectativa, qualidade e valor) e conseqüentes (reclamação e lealdade). Para esta pesquisa, o modelo original foi modificado, retirando-se o construto reclamação. A pesquisa contou com duas fases: na exploratória foram realizadas entrevistas em profundidade e grupo de foco. Na fase descritiva foi realizado um e-survey, com 684 casos válidos. As escalas foram adaptadas de outros estudos, exceto para o construto qualidade, em que uma nova escala foi proposta e validada. O tratamento estatístico foi apoiado por técnicas multivariadas, incluindo a Modelagem de Equações Estruturais. Constatou-se que existe uma relação positiva forte entre imagem, qualidade e satisfação na propensão dos clientes à lealdade. Os resultados da pesquisa são discutidos, bem como suas implicações para futuras pesquisas e para a prática gerencial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research implemented the ECSI model (European Customer Satisfaction Index), in one of the most important Brazilian organization, that supplies ERP systems. The ECSI analyses the relationship among satisfaction with its antecedents (image, expectative quality and value) and its outcomes (complaint and loyalty). The original model was modified, as the complaint construct was dropped from the model. The methodology was implemented using a two phase design. The exploratory phase was developed applying focus groups and in deep interviews. At the descriptive phase, an e-survey was accomplished, obtaining 684 valid cases. The scales were obtained from previous studies, except the quality scale, that was developed specifically for this study. The data was analyzed using structural equation modeling and multivariate techniques. It was observed that there is a strong positive impact on loyalty, which was provided by image, quality and satisfaction. Finally, the results are discussed, as the implications for managers and future research.
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