Acessibilidade / Reportar erro

Benefício da anestesia geral com monitoração do índice bispectral em comparação com o monitoramento guiado apenas por parâmetros clínicos. Revisão sistemática e metanálise

Resumo

Justificativa:

O parâmetro índice bispectral (BIS) é usado para guiar a titulação da anestesia geral; no entanto, muitos estudos têm mostrado resultados conflitantes quanto aos benefícios da monitoração do BIS. O objetivo desta revisão sistemática com metanálise foi avaliar o impacto clínico da monitoração do parâmetro BIS.

Métodos:

A busca por evidências em fontes de informação científicas foi conduzida de dezembro de 2013 a janeiro de 2015 nas seguintes bases de dados: Medline/PubMed, Lilacs, Cochrane, Cinahl, Ovid, Scopus e Teses. Os critérios de inclusão foram estudos randomizados e controlados, que compararam anestesia geral monitorada com o parâmetro BIS com anestesia guiada apenas por parâmetros clínicos em pacientes com mais de 18 anos. Os critérios de exclusão foram estudos que envolveram anestesia ou sedação para procedimentos de diagnóstico e teste de despertar no intraoperatório de cirurgia da coluna vertebral.

Resultados:

O uso de monitoração com o BIS mostrou benefícios como a redução do tempo de extubação, orientação no tempo e no espaço, alta da sala de cirurgia e da sala de recuperação pós-anestesia. O risco de náuseas e vômitos no pós-operatório foi reduzido em 12% em pacientes monitorados com o BIS. Ocorreu uma redução de 3% no risco de disfunção cognitiva em três meses do pós-operatório e 6% no risco de delírio pós-operatório em pacientes monitorados com o BIS. Além disso, o risco de despertar com memória intraoperatória foi reduzido em 1%.

Conclusão:

Clinicamente, a monitoração com o BIS pode ser justificada, pois permite vantagens como reduzir o tempo de recuperação, principalmente, a administração de anestésicos gerais e o risco de eventos adversos.

PALAVRAS-CHAVE
Anestesia geral; Anestésicos; Inalação; Anestesia intravenosa; Monitoração do índice bispectral

Abstract

Background:

The bispectral index parameter is used to guide the titration of general anesthesia; however, many studies have shown conflicting results regarding the benefits of bispectral index monitoring. The objective of this systematic review with meta-analysis is to evaluate the clinical impact of monitoring with the bispectral index parameter.

Methods:

The search for evidence in scientific information sources was conducted during December 2013 to January 2015, the following primary databases: Medline/PubMed, LILACS, Cochrane, CINAHL, Ovid, SCOPUS and TESES. The criteria for inclusion in the study were randomized controlled trials, comparing general anesthesia monitored, with bispectral index parameter with anesthesia guided solely by clinical parameters, and patients aged over 18 years. The criteria for exclusion were studies involving anesthesia or sedation for diagnostic procedures, and intraoperative wake-up test for surgery of the spine.

Results:

The use of monitoring with the bispectral index has shown benefits reducing time to extubation, orientation in time and place, and discharge from both the operating room and post anesthetic care unit. The risk of nausea and vomiting after surgery was reduced by 12% in patients monitored with bispectral index. Occurred a reduction of 3% in the risk of cognitive impairment postoperatively at 3 months postoperatively and 6% reduction in the risk of postoperative delirium in patients monitored with bispectral index. Furthermore, the risk of intraoperative memory has been reduced by 1%.

Conclusion:

Clinically, anesthesia monitoring with the BIS can be justified because it allows advantages from reducing the recovery time after waking, mainly by reducing the administration of general anesthetics as well as the risk of adverse events.

KEYWORDS
General anesthesia; Anesthetics; Inhalation; Intravenous anesthesia; Bispectral index-monitoring

Introdução

O índice bispectral (BIS) é um parâmetro multiprocessado derivado do EEG (eletroencefalograma) desenvolvido especialmente para medir os efeitos dos anestésicos no estado hipnótico do cérebro, o que torna possível medir a profundidade da anestesia. A introdução do BIS na prática clínica mostrou que esse é um método confiável para avaliar a função cerebral e que permite a titulação de hipnóticos sobre a atividade cortical.

Devido à anestesia, respostas imprevisíveis podem ocorrer em momentos diferentes da cirurgia com grande variabilidade entre os pacientes, de modo que a dosagem exata de anestésico a ser administrada continua a ser um desafio. No entanto, muitos estudos apresentaram resultados conflitantes sobre as vantagens do BIS e se esse monitoramento melhora os tempos de recuperação e de altas hospitalares, bem como se minimiza os efeitos adversos.

O objetivo desta revisão sistemática com metanálise foi avaliar clinicamente o parâmetro objetivo de monitoração com o BIS, em comparação com os parâmetros clínicos em anestesia geral.

Métodos

A busca por evidências em fontes científicas de informações foi feita por dois revisores independentes (CRDO, WMB) de dezembro de 2013 a janeiro de 2015 nas seguintes bases de dados primárias: Medline/PubMed, Lilacs, Cochrane, Cinahl, Ovid, Scopus e Theses. A estratégia de busca foi feita com as seguintes palavras: Anesthesia, General OR Anesthetics, Inhalation OR Anesthetics, Intravenous) AND (Consciousness Monitors OR Monitoring, Intraoperative OR Bispectral index-monitoring technology OR Bispectral index-monitoring OR Bispectral index monitoring OR Drug Monitoring OR Awareness OR Monitoring, Physiologic OR BIS monitoring AND Random.

Os critérios de inclusão no estudo foram ensaios clínicos randomizados (ECRs), com nível de evidência 1B/2B (Oxford Centre for Evidence-based Medicine), em inglês, espanhol ou português, que compararam anestesias gerais venosas ou inalatórias monitorizadas com o parâmetro BIS, com anestesias guiadas exclusivamente pelos parâmetros clínicos em pacientes com idade superior a 18 anos.

Os critérios de exclusão foram estudos que envolveram anestesia e sedação para procedimentos de diagnóstico. Os estudos que envolveram teste de despertar no período intraoperatório para cirurgia de coluna vertebral foram excluídos, bem como os ensaios clínicos que utilizaram a cetamina como anestésico intravenoso.

Esta revisão sistemática com metanálise foi registrada no banco de dados PROSPERO sob o número CRD42015017240.

A tabela 1 mostra os resultados considerados.

Tabela 1
Desfechos considerados

Os resultados das metanálises foram obtidos com o programa RevMan 5.2 (Review Manager Computer. Versão 5.2. Copenhagen: The Nordic Cochrane Centre, Cochrane Collaboration© 2014).

Em relação à metanálise, a estimativa foi calculada pela diferença do risco para as variáveis dicotômicas com o teste de Mantel-Haenszel (M-H), com 95% de intervalo de confiança (95% IC), e pela diferença da média com efeito fixo com o uso do inverso da variância (IV), com 95% IC, para as variáveis contínuas.

Um I2 = 0% indica que não há heterogeneidade entre os estudos, os valores abaixo de 50% indicam que há baixa heterogeneidade e os acima de 50% indicam que há alta heterogeneidade.

Quando a heterogeneidade foi superior a 50%, uma análise de sensibilidade foi feita, excluindo-se os dados do estudo que estavam "fora" do gráfico "em floresta" (forest plot). Para alcançar a redução da heterogeneidade, estes estudos permaneceram fora da metanálise do desfecho considerado.

Resultados

Inicialmente, a pesquisa resultou em 1.747 artigos científicos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 17 ECRs foram selecionados (fig. 1).

Figura 1
Diagrama de fluxo consolidado (Prisma Flow Diagram, 2009).

A tabela 2 mostra os estudos selecionados com os respectivos níveis de evidência, escala de Jadad, número de pacientes randomizados e analisados, número de pacientes nos grupos de intervenção e de controle e estratégia PICO. Foram analisados 10.761 pacientes, 5.668 em grupos de intervenção e 5.093 em grupos de controle.

Tabela 2
Ensaios clínicos randomizados (ECR) selecionados

A tabela 3 mostra os 36 artigos com textos completos excluídos e os motivos.

Tabela 3
Artigos com textos completos excluídos e justificativas

O tempo para a abertura espontânea dos olhos é contado a partir do término da última sutura, quando então o anestésico inalatório ou intravenoso é descontinuado. O monitoramento com o BIS, comparado exclusivamente com os parâmetros clínicos, mostrou uma redução no tempo para a abertura espontânea dos olhos de 0,62 min (95% IC -1,08; -0,16), com um I2 = 83%. Na análise de sensibilidade, quando o estudo conduzido por Kreuer et al.77 Kreuer S, Biedler A, Larsen R, et al. Narcotrend monitoring allows faster emergence and a reduction of drug consumption in propofol-remifentanil anesthesia. Anesthesiology. 2003;99:34-41. foi removido, obtivemos um I2 = 0%, com redução do tempo para a abertura espontânea dos olhos de 0,28 min (95% IC -0,75; 0,20). Porém, a diferença estatisticamente significativa foi perdida (fig. 2).

Figura 2
Tempo para abertura espontânea dos olhos (min).

O tempo para a abertura dos olhos sob comando verbal é contado a partir do término da última sutura, quando o anestésico inalatório ou intravenoso é interrompido e o paciente é solicitado a abrir os olhos. Houve uma redução no tempo para a abertura dos olhos ao comando verbal de 0,63 min (95% IC -1,30; 0,05), com I2 = 67%, não houve diferença estatisticamente significativa (fig. 3).

Figura 3
Tempo para abertura dos olhos sob comando verbal (min).

O uso do BIS reduziu o tempo de extubação traqueal em 1,18 min (95% IC -1,65; -0,70), com I2 = 79%. Na análise de sensibilidade, quando o estudo conduzido por Kreuer et al.77 Kreuer S, Biedler A, Larsen R, et al. Narcotrend monitoring allows faster emergence and a reduction of drug consumption in propofol-remifentanil anesthesia. Anesthesiology. 2003;99:34-41. foi removido, o tempo de extubação traqueal foi reduzido em 0,87 min (95% IC -1,36; -0,38), com I2 = 59%, manteve-se, portanto, uma diferença estatisticamente significativa (fig. 4).

Figura 4
Tempo de extubação traqueal (min). O trabalho de Luginbühl (2003) considerou, dentro de um mesmo desfecho, dois regimes anestésicos diferentes, com propofol (a) e desflurano (b).

A combinação de três estudos11 Nelskylä KA, Yli-Hankala AM, Puro PH, et al. Sevoflurane titration using bispectral index decreases postoperative vomiting in phase II recovery after ambulatory surgery. Anesth Analg. 2001;93:1165-9.,22 Wong J, Song D, Blanshard H, et al. Titration of isoflurane using BIS index improves early recovery of elderly patients undergoing orthopedic surgeries. Can J Anaesth. 2002;49:13-8.,1414 Kamal NM, Omar SH, Radwan KG, et al. Bispectral index monitoring tailors clinical anesthetic delivery and reduces anesthetic drug consumption. J Med Sci. 2009;9:10-6. mostrou que o tempo para a orientação no tempo e no espaço reduziu em 3,08 min (95% IC -3,70; -2,45), com I2 = 73%. Na análise de sensibilidade, quando o estudo conduzido por Nelskylä et al.11 Nelskylä KA, Yli-Hankala AM, Puro PH, et al. Sevoflurane titration using bispectral index decreases postoperative vomiting in phase II recovery after ambulatory surgery. Anesth Analg. 2001;93:1165-9. foi removido, obtivemos uma redução de 3,76 min (95% IC -4,55; -2,97), com I2 = 0%, manteve-se, portanto, uma diferença estatisticamente significativa (fig. 5).

Figura 5
Tempo para a orientação no tempo e no espaço (min).

Ao usar o BIS, o tempo até o paciente estar em condição de ser retirado da sala de cirurgia e ser levado para a SRPA foi reduzido em 2,93 min (95% IC -3,68; -2,18), com I2 = 92%. Na análise de sensibilidade, quando o estudo conduzido por Kreuer et al.1010 Kreuer S, Bruhn J, Stracke C, et al. Narcotrend or bispectral index monitoring during desflurane-remifentanil anesthesia: a comparison with a standard practice protocol. Anesth Analg. 2005;101:427-34. foi removido, obtivemos uma redução de 4,89 min (95% IC -5,95; -3,83), com I2 = 0%, manteve-se, portanto, uma diferença estatisticamente significativa (fig. 6).

Figura 6
Tempo para deixar a sala de cirurgia (min).

O tempo até que os pacientes atendessem aos critérios de alta da SRPA (índice de Aldrete-Kroulik modificado) foi reduzido em 4,05 min (95% IC, -7,23; -0,87), com I2 = 91%. Na análise de sensibilidade, quando o estudo conduzido por Ibraheim et al.1313 Ibraheim O, Alshaer A, Mazen K, et al. Effect of bispectral index (BIS) monitoring on postoperative recovery and sevoflurane consumption among morbidly obese patients undergoing laparoscopic gastric banding. Middle East J Anesthesiol. 2008;19:819-30. foi removido, obtivemos uma redução de 22,35 min (95% IC -31,01; -13,69), com I2 = 20%, manteve-se uma diferença estatisticamente significativa (fig. 7).

Figura 7
Tempo para alta da SRPA (min).

Não houve diferença estatisticamente significativa entre a intervenção e o controle na avaliação do tempo necessário para a alta hospitalar (95% IC -22,08; 30,52), com I2 = 0% (fig. 8).

Figura 8
Tempo para alta hospitalar (min).

A incidência de NVPO foi menor em anestesias feitas com o BIS, com redução de risco de 12% (95% IC -0,22; -0,01), com I2 = 61%, o que foi estatisticamente significativo (fig. 9).

Figura 9
Náuseas e vômito no pós-operatório (NVPO) - n (%).

Não houve redução do risco de distúrbios cognitivos no pós-operatório com uma semana após a extubação em pacientes que usaram o BIS (95% IC -0,06; 0,01; I2 = 0%). Não houve diferença estatisticamente significativa entre a intervenção e o controle (fig. 10).

Figura 10
Transtornos cognitivos no pós-operatório (uma semana após a extubação) - n (%).

Os distúrbios cognitivos no pós-operatório em três meses após a extubação mostraram uma redução de risco de 3% (95% IC -0,05; -0,00), com I2 = 52%, o que foi estatisticamente significativo (fig. 11).

Figura 11
Transtornos cognitivos no pós-operatório (três meses após a extubação) - n (%).

Houve uma redução de 6% no risco de delirium no pós-operatório em pacientes monitorados com o BIS (95% IC -0,10; -0,03), com I2 = 11%, o que foi estatisticamente significativo (fig. 12).

Figura 12
Delírio no pós-operatório - n (%).

O uso do BIS mostrou redução de 1% no risco de memória no intraoperatório, uma diferença estatisticamente significativa (-0,01 [95% IC, -0,01; -0,00]), com I2 = 0%. Memória no intraoperatório é o despertar confirmado pelo paciente. Não houve uma diferenciação de estudos com pacientes classificados como de baixo ou alto risco para memória no intraoperatório (fig. 13).

Figura 13
Memória no intraoperatório - n (%).

Discussão

O uso de monitoração com BIS mostrou benefícios ao reduzir os tempos de extubação em 0,87 min, orientação no tempo e no espaço em 3,76 min e para deixar a sala de operação em 4,89 min. Os pacientes apresentaram uma redução de 22,35 min para atender aos critérios de alta da SRPA. Os resultados combinados dos estudos mostraram que a redução do risco de incidência de NVPO foi de 12% nos pacientes monitorados com o BIS.

Os distúrbios cognitivos em pacientes no pós-operatório uma semana após a extubação não mostraram diferença estatisticamente significativa. No entanto, houve uma redução de 3% no risco de distúrbios cognitivos em pacientes três meses após extubação. Houve uma redução de 6% no risco de incidência de delírio no pós-operatório nos pacientes monitorados com o BIS. Além disso, o risco de memória no intraoperatório mostrou redução de 1% com o uso do BIS.

Os 17 estudos selecionados de acordo com os critérios pré-estabelecidos mostraram uma heterogeneidade logo percebida. Fatores relacionados à técnica anestésica, ao paciente e ao procedimento cirúrgico foram observados. Os estudos que analisaram o consumo de anestésicos não apresentaram medidas padronizadas que permitissem a seleção de pelo menos dois estudos para a metanálise.

O estudo conduzido por Ibraheim et al.1313 Ibraheim O, Alshaer A, Mazen K, et al. Effect of bispectral index (BIS) monitoring on postoperative recovery and sevoflurane consumption among morbidly obese patients undergoing laparoscopic gastric banding. Middle East J Anesthesiol. 2008;19:819-30. envolveu pacientes com obesidade mórbida. Três estudos foram feitos exclusivamente com pacientes com mais de 60 anos.22 Wong J, Song D, Blanshard H, et al. Titration of isoflurane using BIS index improves early recovery of elderly patients undergoing orthopedic surgeries. Can J Anaesth. 2002;49:13-8.,1616 Chan MT, Cheng BC, Lee TM, et al. BIS-guided anesthesia decreases postoperative delirium and cognitive decline. J Neurosurg Anesthesiol. 2013;25:33-42.,1717 Radtke FM, Franck M, Lendner J, et al. Monitoring depth of anaesthesia in a randomized trial decreases the rate of postoperative delirium but not postoperative cognitive dysfunction. Br J Anaesth. 2013;110(Suppl. 1):i98-105.

Puri et al.66 Puri GD, Murthy SS. Bispectral index monitoring in patients undergoing cardiac surgery under cardiopulmonary bypass. Eur J Anaesthesiol. 2003;20:451-6. e Vretzakis et al.1111 Vretzakis G, Ferdi E, Argiriadou H, et al. Influence of bispectral index monitoring on decision making during cardiac anesthesia. J Clin Anesth. 2005;17:509-16. avaliaram pacientes submetidos à cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea.

Myles et al.88 Myles PS, Leslie K, McNeil J, et al. Bispectral index monitoring to prevent awareness during anaesthesia: the B-Aware randomised controlled trial. Lancet. 2004;363:1757-63. avaliaram pacientes com pelo menos um fator de alto risco para o despertar com memórias do período intraoperatório (cirurgia cardíaca de alto risco, cesarianas, choque hipovolêmico, broncoscopia rígida, instabilidade cardiovascular e hipotensão prevista durante a cirurgia, doença pulmonar em fase avançada, histórico de despertar com memórias do período intraoperatório, via aérea difícil, alto consumo de álcool, uso crônico de benzodiazepínicos ou opioides e terapia com inibidores da protease).

Os desfechos analisados com variáveis contínuas relacionadas ao tempo de recuperação e alta dos pacientes foram: tempo para abertura espontânea dos olhos, para abertura dos olhos sob comando verbal, de extubação, para a orientação no tempo e no espaço, para deixar a sala de cirurgia, de alta da SRPA e de alta hospitalar.

Os desfechos de variáveis dicotômicas relacionados a eventos adversos foram NVPO, distúrbios cognitivos no período pós-operatório uma semana após a extubação, distúrbios cognitivos no período pós-operatório três meses após a extubação, delírio no pós-operatório e memória no intraoperatório.

Alguns estudos primários contribuíram com apenas um desfecho analisado.33 Luginbühl M, Wüthrich S, Petersen-Felix S, et al. Different benefit of bispectal index (BIS) in desflurane and propofol anesthesia. Acta Anaesthesiol Scand. 2003;47:165-73.

4 Ahmad S, Yilmaz M, Marcus RJ, et al. Impact of bispectral index monitoring on fast tracking of gynecologic patients undergoing laparoscopic surgery. Anesthesiology. 2003;98:849-52.
-55 Başar H, Ozcan S, Buyukkocak U, et al. Effect of bispectral index monitoring on sevoflurane consumption. Eur J Anaesthesiol. 2003;20:396-400.,1111 Vretzakis G, Ferdi E, Argiriadou H, et al. Influence of bispectral index monitoring on decision making during cardiac anesthesia. J Clin Anesth. 2005;17:509-16.,1515 Zhang C, Xu L, Ma YQ, et al. Bispectral index monitoring prevent awareness during total intravenous anesthesia: a prospective, randomized, double-blinded, multi-center controlled trial. Chin Med J (Engl). 2011;124:3664-9.

A individualização dos desfechos derivados de estudos que envolveram anestesia balanceada ou anestesia venosa total não foi feita.

Clinicamente, o custo da implantação de um monitor BIS pode ser justificado por permitir vantagens na manutenção de cirurgias ambulatoriais, bem como nas técnicas de despertar precoce e, especialmente, porque pode reduzir a incidência de eventos adversos.

O custo dos eletrodos descartáveis é uma causa de discussão sobre o valor no uso do BIS. Assim, é importante a participação ativa dos profissionais, principalmente dos administradores de saúde, no desenvolvimento de um plano de ação que aprimore os recursos e proporcione mais segurança e conforto para os pacientes.

Até o momento, não há um padrão-ouro para abranger todo o espectro do efeito anestésico sobre o sistema nervoso central e o BIS é, sem dúvida, o mais estudado, mas é um dos muitos monitores derivados do EEG atualmente usados. A monitoração da profundidade da anestesia como uma nova tecnologia está em seu início. A nova fronteira é a individualização do monitoramento do hipnótico e seus efeitos sobre o sistema nervoso central.

References

  • 1
    Nelskylä KA, Yli-Hankala AM, Puro PH, et al. Sevoflurane titration using bispectral index decreases postoperative vomiting in phase II recovery after ambulatory surgery. Anesth Analg. 2001;93:1165-9.
  • 2
    Wong J, Song D, Blanshard H, et al. Titration of isoflurane using BIS index improves early recovery of elderly patients undergoing orthopedic surgeries. Can J Anaesth. 2002;49:13-8.
  • 3
    Luginbühl M, Wüthrich S, Petersen-Felix S, et al. Different benefit of bispectal index (BIS) in desflurane and propofol anesthesia. Acta Anaesthesiol Scand. 2003;47:165-73.
  • 4
    Ahmad S, Yilmaz M, Marcus RJ, et al. Impact of bispectral index monitoring on fast tracking of gynecologic patients undergoing laparoscopic surgery. Anesthesiology. 2003;98:849-52.
  • 5
    Başar H, Ozcan S, Buyukkocak U, et al. Effect of bispectral index monitoring on sevoflurane consumption. Eur J Anaesthesiol. 2003;20:396-400.
  • 6
    Puri GD, Murthy SS. Bispectral index monitoring in patients undergoing cardiac surgery under cardiopulmonary bypass. Eur J Anaesthesiol. 2003;20:451-6.
  • 7
    Kreuer S, Biedler A, Larsen R, et al. Narcotrend monitoring allows faster emergence and a reduction of drug consumption in propofol-remifentanil anesthesia. Anesthesiology. 2003;99:34-41.
  • 8
    Myles PS, Leslie K, McNeil J, et al. Bispectral index monitoring to prevent awareness during anaesthesia: the B-Aware randomised controlled trial. Lancet. 2004;363:1757-63.
  • 9
    Bruhn J, Kreuer S, Bischoff P, et al. Bispectral index and A-line AAI index as guidance for desflurane-remifentanil anaesthesia compared with a standard practice group: a multicentre study. Br J Anaesth. 2005;94:63-9.
  • 10
    Kreuer S, Bruhn J, Stracke C, et al. Narcotrend or bispectral index monitoring during desflurane-remifentanil anesthesia: a comparison with a standard practice protocol. Anesth Analg. 2005;101:427-34.
  • 11
    Vretzakis G, Ferdi E, Argiriadou H, et al. Influence of bispectral index monitoring on decision making during cardiac anesthesia. J Clin Anesth. 2005;17:509-16.
  • 12
    Aimé I, Verroust N, Masson-Lefoll C, et al. Does monitoring bispectral index or spectral entropy reduce sevoflurane use? Anesth Analg. 2006;103:1469-77.
  • 13
    Ibraheim O, Alshaer A, Mazen K, et al. Effect of bispectral index (BIS) monitoring on postoperative recovery and sevoflurane consumption among morbidly obese patients undergoing laparoscopic gastric banding. Middle East J Anesthesiol. 2008;19:819-30.
  • 14
    Kamal NM, Omar SH, Radwan KG, et al. Bispectral index monitoring tailors clinical anesthetic delivery and reduces anesthetic drug consumption. J Med Sci. 2009;9:10-6.
  • 15
    Zhang C, Xu L, Ma YQ, et al. Bispectral index monitoring prevent awareness during total intravenous anesthesia: a prospective, randomized, double-blinded, multi-center controlled trial. Chin Med J (Engl). 2011;124:3664-9.
  • 16
    Chan MT, Cheng BC, Lee TM, et al. BIS-guided anesthesia decreases postoperative delirium and cognitive decline. J Neurosurg Anesthesiol. 2013;25:33-42.
  • 17
    Radtke FM, Franck M, Lendner J, et al. Monitoring depth of anaesthesia in a randomized trial decreases the rate of postoperative delirium but not postoperative cognitive dysfunction. Br J Anaesth. 2013;110(Suppl. 1):i98-105.
  • 18
    Sebel PS, Lang E, Rampil IJ, et al. A multicenter study of bispectral electroencephalogram analysis for monitoring anesthetic effect. Anesth Analg. 1997;84:891-9.
  • 19
    Yli-Hankala A, Vakkuri A, Annila P, et al. EEG bispectral index monitoring in sevoflurane or propofol anaesthesia: analysis of direct costs and immediate recovery. Acta Anaesthesiol Scand. 1999;43:545-9.
  • 20
    Mi WD, Sakai T, Singh H, et al. Hypnotic endpoints vs. the bispectral index, 95% spectral edge frequency and median frequency during propofol infusion with or without fentanyl. Eur J Anaesthesiol. 1999;16:47-52.
  • 21
    Nakayama M, Ichinose H, Yamamoto S, et al. The effect of fentanyl on hemodynamic and Bispectral Index changes during anesthesia induction with propofol. J Clin Anesth. 2002;14:146-9.
  • 22
    Lehmann A, Boldt J, Thaler E, et al. Bispectral Index in patients with target-controlled or manually-controlled infusion of propofol. Anesth Analg. 2002;95:639-44.
  • 23
    Paventi S, Santevecchi A, Perilli V, et al. Effects of remifentanil infusion BIS-titrated on early recovery for obese outpatients undergoing laparoscopic cholecystectomy. Minerva Anestesiol. 2002;68:651-7.
  • 24
    Lehmann A, Karzau J, Boldt J, et al. Bispectral Index-guided anesthesia in patients undergoing aortocoronary bypass grafting. Anesth Analg. 2003;96:336-43.
  • 25
    Yamaguchi S, Egawa H, Mishio M, et al. Bispectral monitoring during vital capacity rapid inhalation induction with sevoflurane. J Clin Anesth. 2003;15:24-8.
  • 26
    Buyukkocak U, Ozcan S, Daphan C, et al. A comparison of four intravenous sedation techniques and Bispectral Index monitoring in sinonasal surgery. Anaesth Intensive Care. 2003;31:164-71.
  • 27
    Forestier F, Hirschi M, Rouget P, et al. Propofol and sufentanil titration with the Bispectral Index to provide anesthesia for coronary artery surgery. Anesthesiology. 2003;99:334-46.
  • 28
    Schneider G, Gelb AW, Schmeller B, et al. Detection of awareness in surgical patients with EEG-based indices-bispectral index and patient state index. Br J Anaesth. 2003;91:329-35.
  • 29
    Schneider G, Elidrissi C, Sebel PS. Bispectral index-guided administration of anaesthesia: comparison between remifentanil/propofol and remifentanil/isoflurane. Eur J Anaesthesiol. 2003;20:624-30.
  • 30
    Liu SS. Effects of Bispectral Index monitoring on ambulatory anesthesia. Anesthesiology. 2004;101:311-315.
  • 31
    Bauer M, Wilhelm W, Kraemer T, et al. Impact of Bispectral Index monitoring on stress response and propofol consumption in patients undergoing coronary artery bypass surgery. Anesthesiology. 2004;101:1096-104.
  • 32
    Bestas A, Yasar MA, Bayar MK, et al. The effects of two different anaesthesia techniques on bispectral index values and awareness during off-pump coronary artery bypass grafting. J Clin Monit Comput. 2004;18:347-51.
  • 33
    Boztug N, Bigat Z, Akyüz M, et al. Does using the Bispectral Index (BIS) during craniotomy affect the quality of recovery? J Neurosurg Anesthesiol. 2006;18:1-4.
  • 34
    Puri GD, Kumar B, Aveek J. Closed-loop anaesthesia delivery system (CLADS) using bispectral index: a performance assessment study. Anaesth Intensive Care. 2007;35:357-62.
  • 35
    Lindholm ML, Brudin L, Sandin RH. Bispectral index monitoring: appreciated but does not affect drug dosing and hypnotic levels. Acta Anaesthesiol Scand. 2008;52:88-94.
  • 36
    Avidan MS, Zhang L, Burnside BA, et al. Anesthesia awareness and the Bispectral Index. N Engl J Med. 2008;358:1097-108.
  • 37
    Bejjani G, Lequeux PY, Schmartz D, et al. No evidence of memory processing during propofol-remifentanil target-controlled infusion anesthesia with Bispectral Index monitoring in cardiac surgery. J Cardiothorac Vasc Anesth. 2009;23:175-81.
  • 38
    Delfino AE, Cortinez LI, Fierro CV, et al. Propofol consumption and recovery times after bispectral index or cerebral state index guidance of anaesthesia. Br J Anaesth. 2009;103:255-9.
  • 39
    Kerssens C, Gaither JR, Sebel PS. Preserved memory function during Bispectral Index-guided anesthesia with sevoflurane for major orthopedic surgery. Anesthesiology. 2009;111:518-24.
  • 40
    Mashour GA, Tremper KK, Avidan MS. Protocol for the "Michigan Awareness Control Study": a prospective, randomized, controlled trial comparing electronic alerts based on bispectral index monitoring or minimum alveolar concentration for the prevention of intraoperative awareness. BMC Anesthesiol. 2009;9:7.
  • 41
    Satisha M, Sanders GM, Badrinath MR, et al. Introduction of bispectral index monitoring in a district general hospital operating suite: a prospective audit of clinical and economic effects. Eur J Anaesthesiol. 2010;27:196-220.
  • 42
    Meybohm P, Gruenewald M, Höcker J, et al. Correlation and agreement between the bispectral index vs. state entropy during hypothermic cardio-pulmonary bypass. Acta Anaesthesiol Scand. 2010;54:169-75.
  • 43
    Leslie K, Myles PS, Forbes A, et al. The effect of Bispectral Index monitoring on long-term survival in the B-Aware trial. Anesth Analg. 2010;110:816-22.
  • 44
    Avidan MS, Palanca BJ, Glick D, et al. Protocol for the BAG-RECALL clinical trial: a prospective, multi-center, randomized, controlled trial to determine whether a bispectral index-guided protocol is superior to an anesthesia gas-guided protocol in reducing intraoperative awareness with explicit recall in high risk surgical patients. BMC Anesthesiol. 2009;9:8.
  • 45
    Ellerkmann RK, Soehle M, Riese G, et al. The Entropy Module and Bispectral Index as guidance for propofol-remifentanil anaesthesia in combination with regional anaesthesia compared with a standard clinical practice group. Anaesth Intensive Care. 2010;38:159-66.
  • 46
    Yufune S, Takamatsu I, Masui K, et al. Effect of remifentanil on plasma propofol concentration and bispectral index during propofol anaesthesia. Br J Anaesth. 2011;106:208-14.
  • 47
    Liu N, Chazot T, Hamada S, et al. Closed-loop coadministration of propofol and remifentanil guided by Bispectral Index: a randomized multicenter study. Anesth Analg. 2011;112:546-57.
  • 48
    Avidan MS, Jacobsohn E, Glick D, et al. Prevention of intraoperative awareness in a high-risk surgical population. N Engl J Med. 2011;365:591-600.
  • 49
    Aimé I, Gayat E, Fermanian C, et al. Effect of age on the comparability of bispectral and state entropy indices during the maintenance of propofol-sufentanil anaesthesia. Br J Anaesth. 2012;108:638-43.
  • 50
    Mashour GA, Shanks A, Tremper KK, et al. Prevention of intraoperative awareness with explicit recall in an unselected surgical population. Anesthesiology. 2012;117:717-25.
  • 51
    Persec J, Persec Z, Kopljar M, et al. Effect of bispectral index monitoring on extubation time and analgesic consumption in abdominal surgery: a randomised clinical trial. Swiss Med Wkly. 2012;142:w13689.
  • 52
    Fritz BA, Rao P, Mashour GA, et al. Postoperative recovery with Bispectral Index versus anesthetic concentration-guided protocols. Anesthesiology. 2013;118:1113-22.
  • 53
    Villafranca A, Thomson IA, Grocott HP, et al. The impact of Bispectral Index versus end-tidal anesthetic concentration-guided anesthesia on time to tracheal extubation in fast-track cardiac surgery. Anesth Analg. 2013;116:541-8.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Feb 2017

Histórico

  • Recebido
    14 Jul 2015
  • Aceito
    22 Set 2015
Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org