Acessibilidade / Reportar erro

A vasta área de atuação das técnicas intervencionistas percutâneas

The broad field of action of the percutaneous interventional techniques

EDITORIAL

A vasta área de atuação das técnicas intervencionistas percutâneas

The broad field of action of the percutaneous interventional techniques

Áurea J. Chaves

Neste fascículo da Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (RBCI), editoriais instigantes comentam tratamentos inovadores que abrangem vasta área de atuação das técnicas intervencionistas percutâneas, compreendendo desde a recanalização precoce no acidente vascular cerebral isquêmico agudo até a terapia celular nas cardiopatias, passando pelo tratamento farmacológico adjunto à angioplastia primária e pelo fechamento de defeitos septais múltiplos com mais de uma prótese.

O editorial de autoria dos neurologistas Cláudia J. Chaves e Louis R. Caplan, da Tufts University School of Medicine e da Harvard Medical School, respectivamente, em Boston, Estados Unidos, comenta as diferentes estratégias de tratamento do acidente vascular cerebral isquêmico agudo com a utilização de agentes fibrinolíticos e/ou trombólise mecânica, que visam a restabelecer rapidamente o fluxo sanguíneo cerebral, minimizar o dano tecidual e reduzir seqüelas.

O grupo liderado pelo dr. Emerson C. Perin, do Texas Heart Institute, em Houston, Estados Unidos, atualiza conceitos e perspectivas da terapia celular, fechando o ciclo de cinco revisões excepcionais, que avaliaram esse novo tratamento no infarto agudo do miocárdio, na cardiomiopatia isquêmica e na cardiomiopatia dilatada, publicados consecutivamente nos últimos fascículos da RBCI.

O dr. Luiz Alberto Mattos, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, de São Paulo, discute a questão, ainda não resolvida, do uso rotineiro dos inibidores da glicoproteína IIb/IIIa adjuntos à angioplastia no infarto agudo do miocárdio, utilizando como recurso didático, e de forma muito criativa, algumas das citações mais conhecidas de "Hamlet", do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare.

Ainda neste fascículo, o dr. Carlos A. C. Pedra, também do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, faz uma revisão completa dos defeitos do septo atrial múltiplos e das possibilidades de tratamento percutâneo. O título desse editorial, inspirado em conhecido ditado popular, certamente provocará ainda mais a curiosidade dos leitores.

O ano de 2008 começou com notícia muito animadora: a RBCI foi indexada no SCOPUS, o maior banco de dados científicos da atualidade, estabelecido em 2002 e patrocinado pelo grupo Elsevier. Per-mite o acesso eletrônico a citações e resumos de artigos científicos e oferece links para os textos completos de mais de 15 mil periódicos. Proporciona, também, instrumentos para localizar e analisar temas relevantes, fazer a procura de autores e rastrear a influência dos resultados de determinada publicação. É a ferramenta de pesquisa oferecida aos revisores de artigos de uma série de periódicos de prestígio. A inserção no SCOPUS dará maior visibilidade internacional à RBCI, ainda restrita à esfera latino-americana, e é mais uma etapa vencida na busca do upgrade científico de nossa revista.

A partir desta edição, a composição dos artigos trará uma mudança, privilegiando ainda mais os artigos originais, que terão sua quantidade aumentada, passando a 12 artigos por edição ou 75% do total publicado, cumprindo as solicitações para a inclusão da RBCI na Scientific Electronic Library Online (SciELO), nossa próxima meta para a indexação.

Ajudarão a perseguir essa meta três jovens coeditores, recém-chegados de serviços de referência em Cardiologia Intervencionista no exterior, a quem damos as boas-vindas! O dr. Cristiano Cardoso, proveniente do Texas Heart Institute, de Houston, Estados Unidos, e os drs. Eduardo Missel e José Ribamar Costa, egressos da Cardiovascular Research Foundation, de Nova York, Estados Unidos, somarão seus esforços aos do dr. Carlos Pedra, desta editora e do dr. Rogério Sarmento-Leite na gratificante tarefa de conduzir a Revista. Agradecemos a contribuição inestimável do co-editor, dr. Marco Wainstein, requisitado para integrar a Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.

Finalizando, informamos aos caros leitores que seguimos quebrando recordes de acesso eletrônico aos artigos da RBCI, contabilizando nos últimos 30 dias mais de sete mil consultas.

Muito obrigada por sua participação!

Áurea J. Chaves

Editora

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Ago 2012
  • Data do Fascículo
    2008
Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista - SBHCI R. Beira Rio, 45, 7o andar - Cj 71, 04548-050 São Paulo – SP, Tel. (55 11) 3849-5034, Fax (55 11) 4081-8727 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbhci@sbhci.org.br