Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Revista Brasileira de Educação, Volume: 29, Publicado: 2024
  • Percepção de professores sobre um programa de educação emocional: um estudo qualitativo Artigo

    Furlan, Natália Pozzan; Della Méa, Cristina Pilla

    Resumo em Português:

    RESUMO A educação emocional é de suma importância para o desenvolvimento integral do ser humano. Objetivou-se analisar as percepções de professores sobre os impactos e as mudanças de comportamento após a realização de um programa de educação emocional com crianças matriculadas na educação infantil. Participaram cinco professoras que realizaram um programa de educação emocional na educação infantil com crianças de 3 a 5 anos de uma escola particular localizada no Rio Grande do Sul. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada on-line para coletar os dados, e as respostas foram analisadas pela análise de conteúdo de Bardin. As professoras destacam a importância de um programa de educação emocional e de o lúdico auxiliar nesse processo. As crianças apresentaram melhora na aprendizagem e no relacionamento interpessoal. Conclui-se que um programa de educação emocional na educação infantil tem uma finalidade educativa e preventiva, possibilitando às crianças conhecerem sobre as emoções e serem capazes de avaliar e ter comportamentos mais assertivos em situações do cotidiano.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La educación emocional es de suma importancia para el desarrollo integral del ser humano. El objetivo fue analizar las percepciones de los docentes sobre los impactos y cambios de comportamiento tras la realización de un programa de educación emocional con niños de educación infantil. Participaron cinco docentes que realizaron un programa de educación emocional en educación infantil con niños de 3 a 5 años de una escuela privada ubicada en Rio Grande do Sul. Se utilizó una entrevista en línea semiestructurada para recopilar datos y las respuestas se analizaron mediante el análisis de contenido de Bardin. Los profesores destacan la importancia de un programa de educación emocional y la ayuda lúdica en este proceso. Los niños mostraron una mejora en el aprendizaje y las relaciones interpersonales. Se concluye que un programa de educación emocional en educación infantil tiene una finalidad educativa y preventiva, permitiendo que los niños conozcan las emociones y puedan evaluar y tener conductas más asertivas en situaciones cotidianas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Emotional education is of paramount importance for the integral development of the human being. The objective was to analyze the perceptions of teachers about the impacts and changes in behavior after carrying out an emotional education program with children enrolled in early childhood education. Five teachers participated who performed an emotional education program in early childhood education with children from 3 to 5 years old from a private school located in Rio Grande do Sul. A semi-structured online interview was used to collect data and the responses were analyzed using Bardin’s content analysis. The teachers highlight the importance of an emotional education program and the ludic help in this process. The children showed improvement in learning and interpersonal relationships. It is concluded that an emotional education program in early childhood education has an educational and preventive purpose, allowing children to know about emotions and be able to evaluate and have more assertive behaviors in everyday situations.
  • Diálogos entre as competências cultura digital e pensamento científico, crítico e criativo na Base Nacional Comum Curricular Artigo

    Machado, Aline Alvares; Amaral, Marília Abrahão

    Resumo em Português:

    RESUMO A Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) resgata uma agenda política, compreendendo que a neutralidade nesse contexto se vincula à submissão a valores hegemônicos e desloca o papel das pessoas em função da racionalidade tecnológica. Assim, este artigo teve o objetivo de analisar o conteúdo da competência pensamento científico, crítico e criativo (PCCC) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propor relações entre ela e a competência cultura digital (CD) por meio de um viés crítico, ancorado na Teoria Crítica da Tecnologia (TCT). Para isso, utilizaram-se a metodologia da análise de conteúdo de Bardin e a TCT na construção das categorias. Observaram-se conceitos de neutralidade e de determinismo em sete das nove subdimensões analisadas. Conclui-se que o campo CTS contribui com uma aproximação crítica entre as competências PCCC e CD e na construção de uma prática pedagógica que se vincula à criticidade e à dialogicidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La Educación en Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS) rescata una agenda política, en que la neutralidad está ligada al sometimiento a valores hegemónicos y desplaza el rol de las personas por la racionalidad tecnológica. Este artículo tiene como objetivo analizar el contenido de la Competencia Pensamiento Científico, Crítico y Creativo (PCCC) de la Base Curricular Común Nacional (BNCC) y proponer relaciones entre esta y la Competencia Cultura Digital (CD) través un sesgo crítico, anclado en la Teoría Crítica de la Tecnología (TCT). Para ello, se utilizó la metodología de análisis de contenido de Bardin y la TCT para la construcción de categorías. Se observaron conceptos de Neutralidad y Determinismo en 7 de las 9 Subdimensiones analizadas. Se concluye que el campo CTS contribuye a un acercamiento crítico entre las Competencias PCCC y CD y a la construcción de una práctica pedagógica que se vincule a la criticidad y la dialogicidad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Education in Science, Technology, and Society (STS) retrieves a political agenda, understanding that neutrality in this context is linked to submission to hegemonic values and shifts the role of people in terms of technological rationality. Thus, this article analyzes the content of the scientific, critical, and creative thinking competency (PCCC) of the National Common Curricular Base (BNCC) and proposes relationships between this and the digital culture competency (CD) through a critical bias, anchored in the Critical Theory of Technology (CCT). For this, we use Bardin’s content analysis methodology and the TCT for constructing the categories. Seven of the nine analyzed sub-dimensions showed neutrality and determinism concepts. The conclusion is that the STS field contributes to a critical approach between the PCCC and CD competencies and the construction of a teaching practice linked to criticality and dialogicity.
  • A Administração Educacional em Portugal em análise Artigo

    de Carvalho, Maria João

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho de natureza reflexiva tem o propósito de realizar uma abordagem do estatuto epistemológico da Administração Educacional baseada nos principais contributos para a sua afirmação como disciplina autônoma, identificando alguns aspetos que dificultam e alavancam o seu entendimento como ciência. Realizamos uma abordagem a alguns aspetos explicativos para a recente biografia da designação de Administração Educacional, não deixando de identificar o modo como o conceito se estabelece em contexto português, e fazemos referência às suas dimensões técnica e política, dando conta da relação de dependência que entre elas se estabelece, muito embora existam perspetivas que enfatizam cada uma das dimensões em prejuízo da outra.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este trabajo reflexivo pretende reflexionar sobre el estatus epistemológico de la Administración Educativa a partir de los principales aportes a su afirmación como disciplina autónoma, identificando algunos aspectos que dificultan y apalancan su comprensión como ciencia. Abordamos algunos aspectos explicativos de la biografía reciente de la designación de Administración Educativa, identificando la forma en que el concepto se establece en el contexto portugués y haciendo referencia a sus dimensiones técnicas y políticas, dando cuenta de la relación de dependencia que entre establecidas, aunque hay perspectivas que enfatizan cada dimensión en detrimento de la otra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This reflective work addresses the epistemological status of Educational Administration from the main contributions to its affirmation as an autonomous discipline, identifying some aspects that hinder and leverage its understanding as a science. We approach some explanatory aspects for the recent biography of the designation of Educational Administration, while identifying the way in which the concept is established in the Portuguese context and referring to its technical and political dimensions, giving an account of the relationship of dependence that holds between them, although there are perspectives that emphasize each dimension to the detriment of the other.
  • O encontro arte-museu-educação e a invenção de espectadores-alunos perenes Artigo

    Prates, Adriana Pedrassa; Aquino, Julio Groppa

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo visa oferecer uma imersão analítica nos discursos sobre as práticas expositivas de arte e sua vinculação ao discurso educativo, com vistas ao questionamento das assertivas que sustentam tal confluência discursiva. A argumentação opera em favor da hipótese de que a noção de democratização do acesso aos bens artístico-culturais - secundada majoritariamente por dados que atestam, hoje, altos índices de visitação a museus e espaços afins - diz respeito, antes, à consolidação de um sofisticado processo de pedagogização da arte deflagrado desde o momento em que se assistiu à forja histórica do encontro arte-museu-educação, no final do século XVIII. Sob tal perspectiva, a noção foucaultiana de governamentalidade foi acionada de modo a situar a inelutável vinculação do referido encontro com a produção de determinados modos de existência condicionados à forma de alunos-espectadores perenes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente estudio pretende ofrecer una inmersión analítica en los discursos sobre las prácticas de las exposiciones de arte y su vinculación con el discurso educativo, con el fin de cuestionar las afirmaciones que sustentan dicha confluencia discursiva. El argumento opera a favor de la hipótesis de que la noción de democratización del acceso a los bienes artísticos y culturales - respaldada, en su mayor parte, por los datos que atestiguan hoy en día los altos niveles de frecuentación de los museos y espacios similares - concierne, más bien, a la consolidación de un sofisticado proceso de pedagogización del arte que está en marcha desde la forja histórica del encuentro arte-museo-educación a finales del siglo XVIII. Desde esta perspectiva, se utilizó la noción foucaultiana de gubernamentalidad para situar el vínculo ineludible del mencionado encuentro con la producción de ciertos modos de existencia condicionados a la forma de espectadores-alumnos perennes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study formulates an analytical immersion in the discourses about the practices of art exhibitions and their connection to the educational discourse, in order to question the assertions that support such a discursive confluence. The text operates in favor of the hypothesis that the notion of democratization of access to cultural-artistic goods - mostly supported by data that attest, today, high rates of visitation to museums and similar spaces - refers, above all, to the consolidation of a sophisticated process of art pedagogization, which started the moment we witnessed a historical forging of the art-museum-education encounter at the end of the 18th century. From this perspective, the Foucauldian notion of governmentality was used to situate the inescapable bond of this encounter with the production of certain modes of existence conditioned to the form of perennial spectators-pupils.
  • Educação de crianças pequenas e em tenra idade na Colômbia, 1870-1930 Artículo

    Martínez Velasco, Miguel Ángel

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo analisa o surgimento da educação infantil na Colômbia entre 1870 e 1930 para orientar o homem desde o nascimento, tanto em casa quanto na escola. A história da prática pedagógica foi utilizada como método e a leitura temática como metodologia. Conceitualmente, a noção de governamentalidade foi usada para analisar a conduta das condutas das crianças com base nas relações que são tecidas entre práticas, racionalidades e tecnologias. Como resultados, são apresentados a individualização da infância em duas subetapas (os “párvulos” e a tenra idade), o desenvolvimento e salvação da alma infantil como um dos propósitos educacionais e a maternalização da educação como estratégia governamental. O texto termina problematizando a atual crise da educação da(s) infância(s) à luz das abordagens das sociedades neoliberais, a fim de propor outros modos de orientação para meninos e meninas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo analiza la emergencia de la educación de la tierna edad y de los párvulos en Colombia entre 1870 y 1930 para gobernar al hombre desde el nacimiento, tanto en el hogar como en la escuela. Se recurrió a la historia de la práctica pedagógica como método, así mismo se empleó la lectura temática como metodología. Conceptualmente se utilizó la noción de gubernamentalidad para analizar la conducción de las conductas de los niños a partir de las relaciones que se tejen entre prácticas, racionalidades y tecnologías. Como resultados se presentan la individualización de la infancia en dos subetapas: los párvulos y la tierna edad, el desarrollo y la salvación del alma infantil como uno de los fines educativos y la maternalización de la educación como estrategia de gobierno. El texto finaliza problematizando la crisis actual de la educación de la(s) infancia(s) a la luz de los planteamientos de las sociedades neoliberales, para proponer otros modos de gobierno de los niños y las niñas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article analyzes the emergence of education for toddlers and children in tender age in Colombia between 1870 and 1930 to guide man from birth, both at home and at school. The history of pedagogical practice was used as a method; likewise, thematic reading was used as a methodology. Conceptually, the notion of governmentality was used to analyze the conduct of children’s behaviors from the relationships that are woven between practices, rationalities and technologies. As results, we present the individualization of childhood in two sub-stages (toddler and tender age), the development and salvation of the child’s soul as an educational purpose and the maternalization of education as a government strategy. The text ends by problematizing the current crisis in childhood education in light of the approaches of neoliberal societies, to propose other forms of guidance for boys and girls.
  • Trajetórias formativas em cena: razões da docência em filosofia à docência em filosofia da educação Artigo

    Pedreira, Andre Luiz Simões; Cruz, Giseli Barreto da

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo teve por objetivo analisar aspectos que estão contidos na motivação de professores formadores que lecionam Filosofia da Educação no curso de Pedagogia. Como campo empírico da pesquisa foram definidos os cursos de Pedagogia de duas universidades públicas, escolhidas em razão da tradição na oferta desse curso, ou seja, uma desde 1939 e outra desde 1984. A pesquisa dirigiu-se pela análise de conteúdo das falas em forma de entrevistas de oito professores de Filosofia da Educação. As análises foram desenvolvidas com base em quatro eixos interpretativos: a escolha pela docência; a docência como atividade inventiva; do ensino de Filosofia ao ensino de Filosofia da Educação: entre liberdade e imposição; ser professor formador de Filosofia da Educação. As constatações da pesquisa indicaram que a opção pela Filosofia deu-se: i. por vocação; ii. por motivação advinda de dentro e fora do processo de escolarização; iii. por mediação de um professor.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tuvo como objetivo analizar aspectos que están contenidos en la motivación de los formadores de profesores que enseñan Filosofía de la Educación en la carrera de Pedagogía. Como campo empírico de investigación se definieron las carreras de Pedagogía de dos universidades públicas, escogidas por la tradición en ofrecer esta carrera, es decir, uno de 1939 y otro de 1984. La investigación estuvo guiada por el análisis de contenido de los discursos en forma de entrevistas con ocho docentes de Filosofía de la Educación. Los análisis se desarrollaron a partir de cuatro ejes interpretativos: la elección de la enseñanza; la enseñanza como actividad inventiva; de enseñar Filosofía a enseñar Filosofía de la Educación: entre la libertad y la imposición; ser profesor de Filosofía de la Educación. Los hallazgos de la investigación indicaron que la opción por la Filosofía se dio: i. por vocación; ii. por motivaciones provenientes de adentro y de afuera del proceso escolar; iii. a través de la mediación de un maestro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes aspects of the motivation of teacher trainers who teach philosophy of education in pedagogy programs. The empirical research field is formed by the pedagogy programs at two public universities, chosen because of their tradition in this program, i.e., one since 1939, and the other since 1984. The study was based on the content analysis of accounts in form of interviews with eight professors of philosophy of education. The analyses were developed around four main interpretive topics: the choice for teaching; from teaching philosophy to teaching philosophy of education: between freedom and imposition; being a teacher trainer of philosophy of education. The findings indicate that respondents chose philosophy: i. by vocation; ii. by a motivation from both within and outside the schooling process; iii. through the mediation of a teacher.
  • Imaginários sobre a educação física escolar no interior do Amazonas: registros de percepções e possibilidades de transformação Artigo

    Oliveira, Victor José Machado de; Barros, João Luiz da Costa; Rocha, Jamillys Rocha da

    Resumo em Português:

    RESUMO Buscamos conhecer os imaginários acerca da Educação Física (EF) escolar em cinco municípios do interior do Amazonas. Foi conduzida uma pesquisa de campo exploratória, na qual entrevistamos 53 pessoas, entre professores, gestores e equipe pedagógica, e procedemos uma análise de conteúdo. Os resultados apontam que os imaginários compreendem: uma hegemonia esportiva; dicotomias entre corpo/mente e teoria/prática centradas na racionalidade cartesiana; uma concepção de saúde como ausência de doenças e que direciona a atividade física no combate ao sedentarismo e obesidade; a consideração da EF como uma área do conhecimento que desenvolve competências e habilidades motoras, sociais, psicológicas e cognitivas. Por fim, elencamos algumas implicações para os processos de interiorização da EF escolar na Amazônia, visto que essa disciplina necessita de ser valorizada para que contribua no desenvolvimento regional nos âmbitos da saúde, da educação, da cultura e do lazer.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Buscamos conocer los imaginarios sobre la Educación Física (EF) en cinco municipios del interior Amazónico. Se realizó una investigación de campo exploratoria, en la que entrevistamos a 53 personas, entre docentes, directores y equipo pedagógico, y realizamos un análisis de contenido. Los resultados indican que los imaginarios comprenden: una hegemonía deportiva; dicotomías entre cuerpo/mente y teoría/práctica centradas en la racionalidad cartesiana; una concepción de la salud como ausencia de enfermedad y que direcciona la actividad física en la lucha contra el sedentarismo y la obesidad; la consideración de la EF como un área de conocimiento que desarrolla habilidades y destrezas motrices, sociales, psicológicas y cognitivas. Finalmente, enumeramos algunas implicaciones para los procesos de interiorización de la EF escolar en la Amazonía, una vez que esta disciplina necesita ser valorizada para contribuir al desarrollo regional en las áreas de salud, educación, cultura y ocio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We have tried to know the imaginary about School Physical Education (P.E.) in five towns in the countryside of Amazonas, Brazil. We conducted an exploratory field research. We interviewed. 53 people, among teachers, managers, and pedagogical staff, followed by content analysis. The results point out that the imaginary encompasses: a sporting hegemony; dichotomies between body/mind and theory/practice centered in Cartesian rationality; a conception of health as the lack of disease that guides physical activity to combat a sedentary lifestyle and obesity; the idea of P.E. as an area of knowledge that develops competences and motor, social, psychological, and cognitive skills. Finally, we listed some implications for the processes of expansion to the countryside of School P.E. in the Amazon, considering that this subject needs to be valued to contribute to the regional development, in the areas of health, education, culture, and leisure.
  • Planejamento e orçamentação de carreira docente: análise da perspectiva dos professores do ensino básico em Moçambique Artigo

    Santos, Júnior João Samuel dos; Aliante, Gildo

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo teve por objetivo explorar a perspectiva dos professores do ensino básico sobre o planejamento e orçamentação de carreira docente. A investigação foi realizada em Nampula, Moçambique, e administrou entrevistas semiestruturadas a 21 participantes. Os resultados analisados pela técnica de grounded theory apontam a ocorrência de disfunções no planejamento e orçamentação de carreira, provocando a estagnação e congelamento da carreira docente. Igualmente, foram constatadas debilidades no desenvolvimento da carreira docente por causa da descoordenação entre os planos operacionais de recursos humanos e os de orçamento do setor de educação pública em Moçambique.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente artículo pretende explorar la perspectiva de los profesores de primaria sobre la planificación de la carrera docente y la elaboración de presupuestos. La investigación se llevó a cabo en Nampula - Mozambique, administró entrevistas semi-estructuradas a 21 participantes. Los resultados analizados mediante la técnica de la grounded theory apuntan a la aparición de disfunciones en la planificación y presupuestación de la carrera profesional, causantes del estancamiento y congelación de la carrera docente. Del mismo modo, se observaron deficiencias en el desarrollo de la carrera docente debido al desajuste entre los planes operativos de recursos humanos y los planes presupuestarios del sector de la educación pública en Mozambique.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present paper aims to explore primary school teachers’ perspectives on planning and budgeting. The research was conducted in Mozambique, and semi-structured interviews were administered to 21 participants. The results obtained by grounded theory method point to dysfunctions in career planning and budgeting, causing the stagnation and freezing of the teaching career. Thus, we found some weaknesses in the development of the teaching career because of the mismatch between the operational human resource plans and the budget of the public education sector in Mozambique.
  • A ideia de universidade em Van Rensselaer Potter e Jürgen Habermas: novos olhares para a universidade na era digital Artigo

    Paulo Neto, Alberto

    Resumo em Português:

    RESUMO A universidade está inserida no processo de “digitalização social” e coloca-se como espaço de interação discursiva. A ideia de universidade tem o seu sentido a partir de seu estabelecimento na forma de projeto de formação integral e cidadã. O objetivo deste artigo é analisar as concepções de universidade e suas implicações no contexto de tecnologias digitais com base nos referenciais teóricos de Van Rensselaer Potter e Jürgen Habermas. Essa investigação constitui-se em estudo filosófico e pesquisa bibliográfica por meio da análise minuciosa e comparada dos referenciais teóricos. Potter compreende que o ambiente universitário é o espaço para a prospecção do futuro da humanidade e a garantia de sua sobrevivência. O olhar bioético de Potter enraíza a universidade em seu projeto de servir à sociedade por meio da resolução de problemas globais. Em Habermas, a ideia de universidade resplandece o espaço para o agir comunicativo na formação humana. Nesse contexto, a universidade na era digital projeta sua atuação formativa e constitui-se em ambiente aberto e plural de fortalecimento das bases democráticas da sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La Universidad es parte del proceso de “digitalización social” y se sitúa como un espacio de interacción discursiva. La idea de Universidad tiene su sentido desde su constitución en forma de proyecto de formación integral y ciudadana. El objetivo de este artículo es analizar los conceptos de Universidad y sus implicaciones en el contexto de las tecnologías digitales desde los marcos teóricos de Van Rensselaer Potter y Jürgen Habermas. Esta investigación consiste en un estudio filosófico e investigación bibliográfica a través de un análisis minucioso y comparativo de referentes teóricos. Potter entiende que el ámbito universitario es el espacio de prospección del futuro de la humanidad y la garantía de su supervivencia. La visión bioética de Potter arraiga a la Universidad en su proyecto de servir a la sociedad a través de la resolución de problemas globales. En Habermas, la idea de Universidad hace brillar el espacio de la acción comunicativa en la formación humana. En este contexto, la Universidad en la Era Digital proyecta sus actividades formativas y constituye un ámbito abierto y plural para el fortalecimiento de las bases democráticas de la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The university is part of the process of “social digitization” and shows itself as a space for discursive interaction. The idea of university derives its meaning from its establishment in the form of a project of integral and citizen formation. The aim of this article is to analyze the concepts of university and their implications in the context of digital technologies based on the theoretical frameworks of Van Rensselaer Potter and Jürgen Habermas. This investigation consists of a philosophical study and bibliographic research through a thorough and comparative analysis of the theoretical references. Potter understands that the university environment is the space for the prospection of humanity’s future and the guarantee of its survival. Potter’s bioethical view roots the university in its project of serving society through the resolution of global problems. In Habermas, the idea of university shines the space for communicative action in human formation. In this context, the university in the digital era projects its training activities and constitutes an open and plural environment for strengthening the democratic foundations of society.
  • Análise da produtividade na alocação de recursos do FUNDEB no estado do AMAPÁ entre 2010 e 2019 Artigo

    Grillo, Cecília Calcagno; Souza Júnior, Celso Vila Nova de; Moreira, Tito Belchior Silva; Galvão, César Augusto de Souza Pinto

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa a produtividade na alocação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação no período de 2010 a 2019 com dados em painel, por meio de Índice de Malmquist, nos 16 municípios do estado do Amapá, para o 5º ano do ensino fundamental. Os resultados apontaram uma expressiva desigualdade entre os municípios, contudo, ainda assim, as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica melhoraram 31,88% nos dez anos analisados. A produtividade de 2010 a 2019 aumentou 3,8%. O período de maior crescimento da produtividade foi entre 2010 e 2011, com 17,1% de crescimento. O período que apresentou o pior resultado foi de 2012 para 2013, com declínio de -6,8% na produtividade total.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza la productividad en la asignación de recursos del Fondo para el Mantenimiento y Desarrollo de la Educación Básica y para la Valorización de los Profesionales de la Educación de 2010 a 2019 con datos de panel, a través del Índice de Malmquist, en los 16 municipios del estado de Amapá, al 5to año de primaria. Los resultados mostraron una importante desigualdad entre los municipios, sin embargo, aun así, los puntajes del Índice de Desarrollo de la Educación Básica mejoraron en un 31,88% en los diez años analizados. La productividad de 2010 a 2019 aumentó un 3,8%. El período de mayor crecimiento de la productividad fue entre 2010 y 2011, con un crecimiento del 17,1%. El período con peor resultado fue de 2012 a 2013, con una caída de -6,8% en la productividad total.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the productivity in the allocation of resources from the Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and the Valorization of Education Professionals from 2010 to 2019 with panel data, through the Malmquist Index, in the 16 municipalities of the state of Amapá, for the 5th year of elementary school. The results showed a significant inequality between the municipalities, however, even so, the Basic Education Development Index scores improved by 31.88% in the ten years analyzed. Productivity from 2010 to 2019 increased by 3.8%. The period of greatest productivity growth was between 2010 and 2011, with 17.1% growth. The period with the worst result was from 2012 to 2013, with a decline of -6.8% in total productivity.
  • Escala de aprendizagem cooperativa: validação para estudantes universitários de Portugal e do Brasil Artigo

    Silva, Helena Santos; Lopes, José; Estrada, Jose Antonio Cecchini; Fernandez-Rio, Javier; Leite, Ângela

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a versão espanhola da Escala de Aprendizagem Cooperativa (EAC) para estudantes portugueses e brasileiros do ensino superior. Participaram no estudo 493 estudantes do Ensino Superior com idades entre 17 e 45 anos de uma universidade do norte de Portugal e 414 estudantes universitários brasileiros com idades entre 14 e 52 anos de universidades do Brasil. Para a adaptação, o instrumento original, desenhado e validado para contextos espanhóis para alunos do 3.º ciclo dos Ensinos Básico e Secundário, passou por várias fases: a) avaliação por especialistas; b) estudo piloto; c) análise fatorial confirmatória; e d) determinação da validade convergente e divergente. A versão portuguesa e a brasileira da EAC apresentam um bom modelo de ajustamento e incluem cinco fatores com três itens cada: interdependência positiva, competências interpessoais, interação estimuladora, responsabilidade individual e de grupo e processo de grupo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este estudio fue adaptar y validar la versión en español de la Escala de Aprendizaje Cooperativo (EAC) para estudiantes de educación superior portugueses y brasileños. Participaron en el estudio 493 estudiantes de educación superior entre 17 y 45 años de una universidad del norte de Portugal y 414 brasileños de entre 14 y 52 años de universidades de Brasil. Para la adaptación, el instrumento original, diseñado y validado para contextos españoles y para estudiantes del 3er ciclo de educación básica y de educación secundaria, pasó por varias fases: a) evaluación de expertos; b) estudio piloto; c) análisis factorial confirmatorio; y d) determinación de la validez convergente y divergente. Tanto la versión portuguesa como la brasileña del EAC presentan un buen modelo de ajuste e incluyen cinco factores con tres ítems cada uno: interdependencia positiva, habilidades sociales, interacción promotora, responsabilidad individual, y procesamiento grupal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study was to adapt and validate the Spanish version of the Cooperative Learning Scale (CAT) for Portuguese and Brazilian higher education students. The study included 493 higher education students aged 17-45 years from a university in northern Portugal and 414 Brazilian university students aged 14-52 years from different universities in Brazil. To this adaptation, the original instrument, designed and validated for Spanish contexts and for students from the 3rd cycle of basic education and secondary education, went through several phases: a) evaluation by experts; b) pilot study; c) confirmatory factorial analysis; and d) determination of convergent and divergent validity. Both the Portuguese and the Brazilian versions of the CAT present a good adjustment model and include five factors with three items each: positive interdependence, interpersonal skills, promotive interaction, individual accountability, and group processing.
  • Estressores acadêmicos como preditores da síndrome de burnout em estudantes Artigo

    Câmara, Sheila Gonçalves; Carlotto, Mary Sandra

    Resumo em Português:

    RESUMO A Síndrome de Burnout em estudantes é um sentimento de esgotamento devido às demandas do estudo, decorrendo em uma atitude de descrença e um senso de ineficácia da formação profissional. O objetivo do estudo foi identificar o poder preditivo dos estressores acadêmicos sobre a Síndrome de Burnout em uma amostra de 1.169 estudantes universitários. Como instrumentos foram utilizados a Escala de Avaliação da Síndrome de Burnout em Estudantes Universitários, um questionário sociodemográfico e acadêmico e um questionário de estressores acadêmicos. Os estressores que predisseram a Síndrome de Burnout foram: relação com professores, conciliar estudo e lazer, muitas disciplinas para cursar, relação com colegas, realizar trabalhos extraclasse, realizar provas e trabalhos de aula, realizar provas e trabalhos de aula, e conciliar estudos/estágio profissional. Os resultados sugerem a necessidade de intervenção nos estressores acadêmicos presentes no contexto universitário.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El Síndrome de Burnout en los estudiantes es una sensación de agotamiento por las exigencias del estudio, traduciéndose en una actitud de incredulidad y una sensación de ineficacia de la formación profesional. El objetivo del estudio fue identificar el poder predictivo de los estresores académicos para el Síndrome de Burnout en una muestra de 1.169 estudiantes universitarios. Se utilizaron como instrumentos la Escala de Evaluación del Síndrome de Burnout en Estudiantes Universitarios, un cuestionario sociodemográfico y académico y un cuestionario de estresores académicos. Los factores estresantes que predijeron el Síndrome de Burnout fueron: relaciones con los profesores, conciliar estudio y trabajo, muchas disciplinas para estudiar, relaciones con compañeros, hacer trabajo extraescolar, hacer pruebas y trabajos en clase y conciliar estudios / prácticas. Los resultados sugieren la necesidad de intervención en los estresores académicos presentes en el contexto universitario.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Burnout Syndrome in students is a feeling of exhaustion due to the demands of the study proceeding in an attitude of disbelief and a sense of ineffectiveness of professional training. The objective of the study was to identify the predictive power of academic stressors on Burnout Syndrome in a sample of 1,169 university students. As instruments, the Burnout Syndrome Assessment Scale in University Students, a sociodemographic and academic questionnaire, and a questionnaire on academic stressors were used. The stressors that predicted Burnout Syndrome were relationships with teachers, reconciling study and leisure, many subjects to take, relationships with colleagues, performing extracurricular work, performing tests and class work, performing tests and class work, and reconciling studies / professional internships. The results suggest the need for intervention in academic stressors present in the university context.
  • Coisas que em crianças viram, reminiscências que em adultos contam: a institucionalização da escola primária na província do Paraná através de egodocumentos (1854-1889) Artigo

    Anjos, Juarez José Tuchinski dos

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo investiga a institucionalização da escola primária na Província do Paraná do ponto de vista da criança, por meio de egodocumentos produzidos por adultos que, na meninice, frequentaram as escolas da região e, nessas escritas de si, legaram testemunhos sobre suas experiências de escolarização no tempo da infância. O recorte temporal abarca o período provincial paranaense, de 1854 a 1889. Num primeiro momento, analisa as práticas educativas e o papel dos professores primários na institucionalização da escola pública primária conforme percebido pelas crianças que foram seus alunos. Em seguida, investiga a constituição dos tempos escolares como elementos demarcadores de identidade e lugar da escola na vida das crianças e na sociedade paranaense provincial. Conclui-se que a história baseada nos egodocumentos que se pode escrever é a da institucionalização da escola primária num outro nível temporal e social: o vivenciado e percebido pelas crianças

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo del artículo es investigar la institucionalización de la escuela primaria en la Provincia de Paraná desde el punto de vista del niño, a través de egodocumentos producidos por adultos que, en la infancia, asistieron a las escuelas de la región y, en estos escritos de sí mismos, legaron testimonios sobre sus experiencias infantiles de escolarización. El marco temporal abarca el período provincial de Paraná, de 1854 a 1889. En un primer momento, analiza las prácticas educativas y el papel de los docentes de primaria en la institucionalización de las escuelas primarias públicas según la percepción de los niños que fueron sus alumnos. Luego, investiga la constitución de los tiempos escolares como elementos demarcadores de identidad y lugar de la escuela en la vida de los niños y en la sociedad provincial paranaense. Se concluye que la historia que se puede escribir a partir de los egodocumentos es la de la institucionalización de la escuela primaria en otro plano temporal y social: el vivido y percibido por los niños.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present paper investigates the institutionalization of elementary school in the Province of Paraná from the perspective of children with the use of egodocuments produced by adults who, in childhood, attended the schools of the region and, in these writings about themselves, bequeathed testimonies about their childhood schooling experiences. The study encompasses the provincial period of Paraná from 1854 to 1889. It starts with the analysis of educational practices and the role of elementary school teachers in the institutionalization of public primary schools as perceived by children who attended these establishments. Then, the constitution of school times as demarcating elements of identity and the place of school in the life of children and the provincial society of Paraná is investigated. It is concluded that the history that can be written based on the egodocuments is that of the institutionalization of the primary school in another temporal and social level: the one experienced and perceived by children.
  • Itinerários de Ludvig Kumlien e a divulgação da ginástica sueca na França (1895-1921) Artigo

    Bonifácio, Iara Marina dos Anjos; Moreno, Andrea; Baía, Anderson da Cunha

    Resumo em Português:

    RESUMO A ginástica sueca fez parte de uma das propostas de educação do corpo presentes na Europa ao longo do século XIX, que circulou por meio de diferentes agentes mediadores. Entre os sujeitos envolvidos nesse processo, estava o sueco Ludvig Gideon Kumlien. Analisam-se as ações de divulgação da ginástica sueca realizadas por Ludvig Kumlien na França, principalmente em Paris, entre 1895 e 1921. Utilizaram-se como fontes jornais, revistas e manuais, localizados em acervos físicos e digitais. Concluímos que Kumlien assumiu múltiplos papéis na divulgação da ginástica sueca. Fez sua ginástica circular na França e fora dela de forma impressa e traduzida em manuais, ensinada e praticada em suas aulas e exibições de ginástica.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La gimnasia sueca formaba parte de una de las propuestas de educación del cuerpo, presente en Europa a lo largo del siglo XIX, que circuló a través de diferentes agentes mediadores. Entre los sujetos involucrados en este proceso se encontraba el sueco Ludvig Gideon Kumlien. Analizamos las acciones de difusión de la gimnasia sueca realizadas por Ludvig Kumlien en Francia, principalmente en París entre 1895 y 1921. Usamos como fuentes artículos de periódicos, revistas y manuales, localizados en colecciones físicas y digitales. Concluimos que Kumlien asumió múltiples labores en la promoción de la gimnasia sueca. Él hizo circular su gimnasia en Francia y en el extranjero en forma impresa y traducida en manuales, enseñó y practicó en sus clases y exhibiciones de gimnasia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Swedish gymnastics was among the proposals for physical education present in Europe during the 19th century, which spread through different mediating agents. The Swede Ludvig Gideon Kumlien was one of the persons involved in this process. Kumlien’s activities for disseminating Swedish gymnastics in France, mainly in Paris between 1895 and 1921, were analyzed for this paper. The sources used include newspapers, magazines and manuals from physical and digital collections. The conclusion herein is that Kumlien assumed multiple roles in the popularization of Swedish gymnastics. He made his gymnastics known, in and outside of France, via print media and translated into manuals, taught and practiced in his gymnastic classes and exhibitions.
  • Impactos das fusões e aquisições na qualidade acadêmica: uma análise das instituições de ensino superior privadas brasileiras entre 2007 e 2016 Artigo

    Freire, Eduardo José; Teixeira, Aridelmo José Campanharo

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo estima os impactos das fusões e aquisições (M&A) no Ensino Superior privado brasileiro no período de 2007 a 2016. Para isso, foram utilizados como base de dados cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas. As informações foram coletadas por meio de dados públicos divulgados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, bem como no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com uma amostra inicial de 35.324 observações, formou-se um banco de dados em painel sobre o qual se aplicaram duas metodologias: Propensity Score Matching e Diferenças em Diferenças. Os resultados demonstraram que as M&A geram efeitos positivos e estatisticamente significativos para a qualidade acadêmica somente a partir do terceiro triênio, confirmando a hipótese inicial, de que as fusões universitárias, em longo prazo, aumentam as médias dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente estudio estima los impactos de las fusiones y adquisiciones (M&A) en la educación superior privada (ES) brasileña en el período de 2007 a 2016. Para ello, se utilizaron como base de datos cursos de pregrado de Instituciones privadas de Educación Superior (IES). La información fue recolectada a través de datos públicos divulgó en el Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Anísio Teixeira (INEP), así como en el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE). Con una muestra inicial de 35.324 observaciones, se formó una base de datos de paneles sobre la que se aplicaron dos metodologías: Propensity Score Matching (PSM) y Differences in Differences (DD). Los resultados indicaron que las fusiones y adquisiciones generan efectos positivos y estadísticamente significativos para la calidad académica, solo a partir del tercer trienio, confirmando la hipótesis inicial de que las fusiones universitarias, a largo plazo, aumentan los promedios de los estudiantes en el Examen Nacional de Desempeño Estudiantil (Enade).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study estimates the impacts of mergers and acquisitions on Brazilian private higher education institutions in the period from 2007 to 2016. This was done by using as a database undergraduate courses of private higher education institutions. Information was collected from public data disclosed by the National Institute of Studies and Research Anísio Teixeira, as well as at the Brazilian Institute of Geography and Statistics. With an initial sample of 35,324 observations, a panel database was formed on which two methodologies were applied: Propensity Score Matching and Differences in Differences. The results indicated that M&A generate positive and statistically significant effects for academic quality only from the third triennium onwards, confirming the initial hypothesis that university mergers, in the long term, increase the averages of students in the National Student Performance Exam.
  • Competências na formação de líderes escolares: o caso do Mestrado em Liderança e Gestão de Organizações Escolares (MLGOE) Artículo

    Leiva-Guerrero, María Verónica; Segovia Embry, Hery Alejandro; Benavides Meneses, Matías

    Resumo em Português:

    RESUMO No Chile, a principal oferta de formação para os diretores está nos programas de mestrado, que demonstraram não dispor de mecanismos sistemáticos para avaliar o perfil de graduação. O objetivo deste estudo foi descrever as competências mais e menos significativas, em termos da sua aplicação no exercício da liderança escolar. Para este efeito, foi aplicado um inquérito aos diplomados de 2012-2018 e foi realizada uma entrevista com os que ocupavam o cargo de diretor e colaboradores. Os resultados mostram que toda as competências do perfil são altamente valorizadas, sendo a mais significativa a de no 2: conceber estratégias para motivar a comunidade para uma visão partilhada; seguida das de no 3: analisar as necessidades de desenvolvimento profissional do pessoal docente e fornecer apoio profissional; e no 5: analisar as práticas de gestão e os objetivos organizacionais de uma perspectiva sistêmica. Por outro lado, a competência 6, sobre mecanismos de responsabilização, é a que é difícil para alguns licenciados aplicarem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En Chile, la principal oferta formativa para directores está en programas de Magíster, los que han demostrado carecer de mecanismos sistemáticos de evaluación del perfil de graduación. Este estudio tiene por objetivo describir las competencias más y menos significativas, por su aplicación en el ejercicio de líderes escolares. Para ello, se aplicó una encuesta a los graduados 2012-2018 y una entrevista a aquellos con cargo de director/a y a colaboradores. Los resultados evidencian que todas las competencias del perfil son altamente valoradas, siendo las más significativas, la N°2: diseñar estrategias para motivar a la comunidad hacia una visión compartida; la N°3: analizar las necesidades de desarrollo profesional del staff docente y dar apoyo profesional y la N°5: analizar prácticas de gestión y metas de la organización desde una mirada sistémica. Por otra parte, la competencia N°6 sobre mecanismos de rendición de cuentas, es la que presenta dificultad de aplicación para algunos graduados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In Chile, the main offer of training for principals is in Master’s degree programs, which have shown to lack systematic mechanisms for evaluating the graduation profile. The objective of this study was to describe the most and least significant competencies, in terms of their application in the exercise of school leadership. For this purpose, a survey was applied to 2012-2018 graduates and an interview to those in the position of principal and collaborators. The results show that all the competencies of the profile are highly valued, the most significant being n° 2: designing strategies to motivate the community towards a shared vision; followed by n° 3: analyzing the professional development needs of the teaching staff and providing professional support; and n° 5: analyzing management practices and organizational goals from a systemic viewpoint. On the other hand, competency 6, on accountability mechanisms, is the one that is difficult for some graduates to apply.
  • Capitães da Areia de Jorge Amado e o “discurso herético” de Pierre Bourdieu Artigo

    Valle, Ione Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Mobilizar lentes interpretativas para mostrar quanto a relação com a literatura pode ser frutífera é o objetivo deste artigo. A intenção é entrelaçar as sensibilidades (literária e científica) de dois intelectuais: Jorge Amado e Pierre Bourdieu. A obra Capitães da Areia (1937) foi a referência principal para levar a efeito este exercício analítico, num momento em que se observa o recrudescimento de questões sociais, culturais, morais, doutrinárias, que marcaram o século passado. Além de desmistificar o “discurso performativo”, posto em prática pelas autoridades do Estado com o apoio dos meios de comunicação, Jorge Amado constrói um “discurso herético”. Ao apresentar uma espécie de retrato (sociológico) de crianças submetidas ao racismo social, Capitães da Areia é a explicitação da vulnerabilidade dessas crianças, que envolve o abandono, as ligações familiares, o efeito de estigmatização, o desenraizamento, o analfabetismo, a precocidade sexual e a virilidade, o prazer do risco.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo moviliza las lentes interpretativas para mostrar lo fructífera que puede ser la relación con la literatura. La intención es entrelazar las sensibilidades (literarias y científicas) de dos intelectuales que nos dejaron hace dos décadas: Jorge Amado y Pierre Bourdieu. Capitães da Areia (1937) fue la principal referencia para realizar este ejercicio analítico, en un momento en el que se observa el auge de las cuestiones sociales, culturales, morales y doctrinales que marcaron el siglo pasado. Además de desmitificar el “discurso performativo” puesto en práctica por las autoridades estatales con el apoyo de los medios de comunicación, Amado construye un “discurso herético”. Al presentar una especie de retrato de los niños sometidos al racismo social, Capitães da Areia explicita la vulnerabilidad de estos niños implica el abandono, los vínculos familiares, el efecto de la estigmatización, el desarraigo, el analfabetismo, la precocidad y virilidad sexual, el placer del riesgo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this article is to mobilize interpretative lenses to show how fruitful the relationship with literature can be. The intention is to interweave the (literary and scientific) sensitivities of two intellectuals who left us two decades ago: Jorge Amado and Pierre Bourdieu. The work Capitães da Areia (1937) was the main reference to carry out this analytical exercise, at a moment in which we can observe the upsurge of social, cultural, moral, and doctrinal questions that marked the last century. Besides demystifying the “performative discourse” put into practice by State authorities with the support of the media, Jorge Amado constructs a “heretical discourse”. By presenting a kind of (sociological) portrait of children subjected to social racism, Capitães da Areia is the explicitation of the vulnerability of these children, which involves abandonment, family ties, stigmatization, rootlessness, illiteracy, sexual precocity and virility, the pleasure of risk.
  • Educação ambiental na escola: literatura internacional e análise de estudos brasileiros Artigo

    Rosa, Maria Arlete; Kauchakje, Samira; Fontana, Maria Iolanda

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do artigo é caracterizar a literatura sobre educação ambiental escolar. A questão é como os estudos de perspectiva crítica e de autores de instituições brasileiras abordam essa temática. Utilizamos a busca sistemática nas bases Scopus, Web of Science e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os critérios de escolha e exame dos textos foram: exclusão por não aderência; categorização em eixos: política, formação, e prática pedagógica; seleção por autores de instituições brasileiras e abordagem crítica; e uso da regra de Pareto para a escolha de textos representativos de cada eixo. Demonstramos que a maioria dos textos selecionados está no eixo Prática Pedagógica, seguido por Formação e Política; há contradição entre teoria e prática; frágil menção das políticas vigentes; e falta de condições de trabalho para a formação e o avanço teórico. Discutimos a abordagem crítica como problematizadora da educação ambiental conservadora e naturalista, fomentando a reflexão na prática da educação ambiental na escola.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo objetiva caracterizar la literatura sobre educación ambiental escolar. La pregunta es ¿cómo abordan este tema los estudios desde una perspectiva crítica y de autores de instituciones brasileñas? Se utilizó una búsqueda sistemática en Scopus, Web of Science y Scielo. Los criterios de selección fueron: exclusión por no adherencia; categorización de ejes: política, formación y práctica pedagógica; Instituciones brasileñas autores y enfoque crítico; Se utiliza la regla de Pareto para elegir textos representativos para cada eje. Demostramos que la mayoría se encuentra en el eje Práctica Pedagógica, seguido de Formación y Políticas; hay contradicción entre la teoría y la práctica; frágil mención de las políticas actuales; y falta de condiciones laborales para la formación y el avance teórico. Discutimos el enfoque crítico como problematizador de la educación ambiental conservadora y naturalista, fomentando la reflexión sobre la práctica de la educación ambiental en la escuela.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to characterize the literature on environmental education at school. The question is how studies that have a critical perspective and are conducted by authors from Brazilian institutions approach this theme. We used a systematic search in the Scopus, Web of Science and Scientific Electronic Library Online (SciELO) databases. The selection and examination criteria were: exclusion due to non-adherence; categorization in axes: policy, training and pedagogical practice; authors from Brazilian institutions with a critical approach; and use of Pareto’s rule to choose representative texts for each axis. We demonstrate that most of the selected texts are in the Pedagogical Practice axis, followed by Training and Policies; there is a contradiction between theory and practice; meagre mention of current policies; and lack of working conditions for training and theoretical advancement. We discuss the critical approach as problematizing of conservative and naturalistic environmental education, encouraging reflection on the practice of environmental education at school.
  • Intelectuais e jogos de linguagem: o discurso sobre a educação primária na I conferência nacional de educação (1927) Artigo

    Vieira, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo teve como objeto o discurso educacional enunciado na Primeira Conferência Nacional de Educação (ICNE), organizada pela Associação Brasileira de Educação (ABE), cujo tema central foi o ensino primário. Partimos da premissa de que a ABE e as suas conferências foram lugares privilegiados para projetar uma intelligentsia autorizada a falar sobre os problemas da educação nacional. As fontes utilizadas referem-se a documentos relacionados à ABE e à ICNE, com destaque para as 113 teses apresentadas e discutidas no evento. Em termos metodológicos, privilegiamos a interlocução com a história dos intelectuais e a história intelectual, especialmente as contribuições do contextualismo linguístico para a compreensão da linguagem praticada na I CNE. Nas conclusões, pretendemos caracterizar o discurso educacional como uma linguagem complexa, que tem como horizonte a combinação de conceitos oriundos dos discursos médico-sanitarista, cívico-nacionalista e religioso.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tiene como objeto el discurso educativo enunciado en la Primera Conferencia Nacional de Educación (ICNE), organizada por la Asociación Brasileña de Educación (ABE), cuyo tema central fue la educación primaria. Partimos de la premisa de que la ABE y sus conferencias fueron lugares privilegiados para proyectar una intelligentsia autorizada a hablar sobre los problemas de la educación nacional. Las fuentes utilizadas se refieren a documentos relacionados con la ABE y la ICNE, con destaque para las 113 tesis presentadas y discutidas en el evento. En términos metodológicos, privilegiaremos la interlocución con la historia de los intelectuales y la historia intelectual, especialmente las contribuciones del contextualismo lingüístico para la comprensión del lenguaje practicado en la I CNE. En las conclusiones, pretendemos caracterizar el discurso educacional como un lenguaje complejo, que tiene como horizonte la combinación de conceptos oriundos de los discursos médico-sanitarista, cívico-nacionalista y religioso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article has as its object the educational discourse enunciated in the First National Conference on Education (I CNE), organized by the Brazilian Association of Education (BAE), whose central theme was primary education. We start from the premise that BAE and its conferences were privileged places to project an intelligentsia authorized to talk about the problems of national education. The sources used refer to documents related to BAE and the I CNE, with emphasis on the 113 theses presented and discussed at the event. Regarding methodology, we have opted for an interlocution with the history of intellectuals and intellectual history, especially the contributions of linguistic contextualism to understand the language practiced in the I CNE. In the conclusions, we characterize educational discourse as a complex language, which has at its horizon the combination of concepts derived from the medical-sanitarian, civic-nationalist and religious discourses.
  • Aprendendo a construir explicações científicas: uma análise do cotidiano da sala de aula de ciências Artigo

    Carneiro, Thalita de Oliveira; Franco, Luiz Gustavo; Teles, Ana Paula Souto Silva; Matos, Santer Alvares de

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa analisa como estudantes de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental propuseram e revisaram explicações para um fenômeno em aulas de ciências. Orientados pela Etnografia em Educação, construímos dados com base em observações do cotidiano dessa turma e analisamos conexões entre textos, contextos e eventos. Os resultados indicam o papel do professor sobre o caráter provisório e incerto conferido às explicações científicas; o uso de discussões - ora em grupo, ora com toda a turma - como recurso por meio do qual os estudantes validaram (ou não) suas explicações; além das interpretações dadas pelos estudantes às relações entre dados e explicações em construção. Esses recursos deram forma às práticas de propor/revisar explicações, o que foi evidenciado por mudanças nas propostas explicativas ao longo dos eventos. O estudo oferece contribuições à área de pesquisa de Educação em Ciências e implicações para a prática pedagógica.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta investigación analiza cómo los estudiantes de una clase de la escuela secundaria de octavo grado propusieron y revisaron explicaciones para un fenómeno en ciencias. Guiados por Etnografía en la educación, construyeron datos a partir de observaciones de la vida diaria de esta clase y analizaron las conexiones entre textos, contextos y eventos. Los resultados indicaron el rol del docente sobre el carácter provisional e incierto que se le da a las explicaciones científicas; el uso de discusiones - a veces en equipos, a veces con toda la clase - como recurso a través del cual los estudiantes validaron (o no) sus explicaciones; y las interpretaciones dadas por los estudiantes a las relaciones entre datos y explicaciones en construcción. Estos recursos dieron forma a las prácticas de proponer/revisar explicaciones, lo que se evidenció mediante cambios en las propuestas explicativas a lo largo de los eventos. El estudio ofrece contribuciones al área de investigación de la Educación Científica e implicaciones para la práctica pedagógica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes how 8th graders proposed and revised explanations for a phenomenon in Science lessons. Guided by Ethnography in Education, we gathered data from observations of the daily life of these lessons and analyzed connections between texts, contexts and events. The results indicate the teacher’s role on the provisional and uncertain character given to scientific explanations; the use of discussions - sometimes in groups, sometimes with the whole class - as a resource through which students validated (or not) their explanations; and the interpretations given by students to the relationships between data and explanations under construction. These resources shaped the practices of proposing/reviewing explanations, which were evidenced by changes in explanatory proposals throughout events. The study offers contributions to the research area of Science Education and implications for pedagogical practice.
  • Em defesa de outra postura institucional: sobre leitura e escrita no meio universitário Resenha

    David, Antônio
  • Pensamento crítico e sabedoria prática na sala de aula: contribuições de Bell Hooks para a formação de professores Resenha

    Bitencourt, Silvana Maria
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br